André_Mestre Publicado Dezembro 1, 2009 Publicado Dezembro 1, 2009 Boas, eu tenho um aquario com 80x30x40 cm, que tem uma lampada de 18 w, e já tentei plantar por varias vezes, varios tipos de plantas, mas até agora sem sucesso, as unicas que se aguentam são as de plástico, será que há alguma maneira de eu ter plantas neste aqua com esta lampada, é que já tentei musgo, rabo de raposa, e também algumas que recolhi no azibo, e nada, todas elas morrem, será que com esta luz não dá mesmo, ou será que tenho de arranjar CO2? Espero que me possam ajudar, cumprss...
gervas Publicado: Dezembro 1, 2009 Publicado: Dezembro 1, 2009 Dar para plantar dá, mas ficas restringindo a plantas menos exigentes, visto que 18W é iluminação para um tanque de 36litros, tu com um tanque de 96L precisas de muito mais, no minimo dos minimos 48W. Mesmo assim, e mesmo sem substrato fertil (que já agora não é sempre necessário, apenas uma ajuda em plantados), podes ter uma série de plantas menos exigentes, por exemplo, anubias, hygrophilas, alguns tipos de amazonenses, alguns musgos mas ficas já sabendo que ficas muito limitado nas tuas escolhas, e vais ter que adubar por meio de pastilhas no areão, e com fertilizante liquido para compensar o deficit de nutrientes. Com uma lâmpada de 18W deves ter o quê? 60cm do teu tanque iluminado né? Ficas com zonas escuras no teu tanque, onde dificilmente irá crescer seja o que for.... O meu conselho é adquire uma calha maior que abarque o teu tanque na sua totalidade, mesmo que para isso compres uma calha um pouco maior que o teu tanque. Eu por exemplo estou a usar uma calha de 1.2m para um tanque de 1.1m. Fica um bocado de fora do tanque, mas obtens uma luz constante ao longo do teu tanque acabando com as zonas sombrias no teu tanque. O preço das Calhas no comercio especializado também podem ser algo ridículos e altos. No entanto com um pouco de savoir-faire podes adquirir calhas excelentes e altamente eficientes a preços muito baixos, se souberes onde te dirigir. Por exemplo, verás que aqui no fórum, assim como em muitos outros, há muito a cultura da Marca conhecida, como deves imaginar isso pagasse, e para te dizer a verdade pergunto-me se valerá a pena... A minha calha debita uma quantidade enorme de luz e custou-me apenas 20 euros e poucos, onde a comprei? AKI, se tiveres um AKI na tua zona, dá uma espreitadela, verás calhas de vários tamanhos, já prontas a trabalhar por preços muito atractivos. A desvantagem? A lampada(se trouxer) não presta para o aquário, tens que adquirir uma lâmpada adequada no comércio especializado. Se não perceberes de electricidade e manualidades, tens que te cingir á quantidade de lâmpadas que a calha trazia inicialmente. Mas caso saibas, podes adaptar a calha para fazer virtualmente qualquer coisa em termos de iluminação. Por exemplo a calha que comprei no AKI tinha apenas duas lâmpadas de 1.2m de 36W cada. Comprei uns balastros e as coisas necessárias, e agora tenho 4 lâmpadas de 36W+ 2x 25W, de forma a ficar o mais próximo de 1W/litro no meu tanque de 220L. Mas isso exige que saibas o que fazes. Mesmo essa tua calha que tens com apenas 18W pode ser alterada para aumentar a quantidade de luz mandada para o teu tanque. Por exemplo, se a tua calha já tiver reflectores incorporados, já nao precisas de fazer mais nada, mas caso nao tenha, podes sempre adquirir Fita de Aluminio adesiva resistente ao calor numa qualquer loja de ferragens, e forrar o interior da tua calha com isso, e assim aumentas a reflecção da luz que é desperdiçada pelos 180º(em graus matemáticos da circunferência, é aqueles 180º que são absorvidos pela maioria das calha caso estas não seja espelhadas) da lâmpada virados para o interior da calha, fazendo com que esse 180º de luz seja reflectido para dentro do teu tanque, aumentando para os 360º(ou muito perto disso) de luz reflectida para o teu tanque, reduzindo a luz desperdiçada e absorvida pela calha, e assim aumentando a sua eficácia. The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
André_Mestre Publicado: Dezembro 1, 2009 Autor Publicado: Dezembro 1, 2009 Boas, substracto fertil não tenho, porque eu tentei começar com plantas que não precisam de substracto, como o rabo de raposa, a minha calha é a que vinha no aquario, e como eu não percebo muito de electricidade, não mexi em nada, mas vou passar numa loja onde vi uma calha com 1m axo eu, com duas lampadas, e pode ser que já dêe para qualquer coisa, e vou aproveitar e compro substracto fertil, muito obrigado aos dois...cumprss...
Recommended Posts