Recommended Posts

Publicado

Sou um principiante nestas coisas de reefs ou, sequer, de água salgada (a minha principal área de interesse são os killis - parecido, hem?), por isso tenham um bocadinho de paciência. No meu nano de 50+ litros, com um plenum, areia viva, rocha viva, blá-blá, tenho um problema de falta de cálcio E alcalinidade. Os testes de ontem deram-me 360 Ca + 5º kH, e pH 8,4 o que me parece manifestamente baixo, para não dizer perigoso. O aquário é recente, mas graças à areia viva e a rocha bem curada já tem os níveis de N a zero. Adiante...

De visita ao Duarte, ontem, vi que ele tem um gotejador de kalkwasser, o que me parece ser uma boa solução, sobretudo depois de ler por aí que há gente que a aplica na água de reposição. A minha pergunta é: que tipo de concentração devo eu procurar para um sistema deste tipo, e que produtos recomendam?

P.S. A minha água é OI+Reef Crystals. A água de reposição é, obviamente, OI.

Z

APK 87

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Publicado:

Boas Z, bem vindo aos recifes

Se o aquário é recente e, imagino, está pouco povoado, nada de pânico com os valores de CA/Kh que te deram os testes.

São valores baixos, mas com trocas de água regulares tenderão a subir, especialmente se não tiveres ainda "consumidores" de calcário no aquário (leia-se corais duros).

Em qualquer caso, é boa ideia começar a usar kalkwasser.

Quanto a marcas, penso que não haverá uma preferencial sobre as outras. Qualquer uma das conhecidas e fiáveis, deverá servir.

Quanto à dose, eu uso 2-3 colheres de chá para 5 lts, em sistema de gota a gota, durante a noite - quando o ph do aquário desce - , uma vez que a água com kalk tem um ph mto elevado (da ordem dos 12, segundo creio).

No teu caso, tendo um ph a 8,4, penso que a introdução do kalk deve ser feita apenas à noite.

Abraços e boa sorte

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Olá, João, e obrigado pela resposta.

Sim, o aquário é recente e pouco povoado, mas o facto é que tenho muita alga coralina viçosa a "comer" cálcio e alcalinidade. No Sábado, depois da 1ª mudança de água, tinha 7º kH. Há uma semana tinha 420 de cálcio. Há alguma coisa a consumir, forte e feio, no aquário.

Já agora, uma questão que me deixa perplexo: é normal ter a água sobre-saturada de oxigénio, quando apenas se usam bombas internas para circulação? De manhã tenho o aquário bonito e limpo, mas ao fim do dia tenho tudo coberto de bolhas de ar. Imagino que seja, sobretudo, a Caulerpa que tenho para me consumir os fosfatos que esteja a fazer isto, mas é estranho...

Z

APK 87

Publicado:

Não tenho escumador... :twisted:

O aquário foi feito com base no sistema Jaubert - plenum, rocha e areia vivas, circulação.

Z

APK 87

Publicado:
Não tenho escumador...

:twisted: não é que seja obrigatório, mas neste caso aconselho-te a teres um. Sem o escumador estás a sobrecarregar a carga biológica do sistema, o que poderá ser um dos motivos de consumo de cálcio/alk.

Embora não acredito que seja o principal.

O pH de 8,4 é medido a que altura do dia? Faz várias medições em diferentes momentos do dia. Este se estiver muito alto pode ser a explicação da precipitação do cálcio e dureza.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Assim sendo..

Só uma dúvida, quando dizes tudo "coberto de bolhas de ar", são bolhas à superfície, a fazer uma camada, tipo espuma, ou pequenas bolhas soltas pela água.?

Pensando no segundo caso (mais provável) , pode ser das bombas de circulação. Algumas, quando colocadas mto perto da superfície, fazem um cone de aspiração de ar que depois "disparam" para a água.

Por último, penso que devias repensar a questão do escumador. A meu ver é essencial.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

São bolhas a cobrir tudo no aquário - plantas, rocha, etc. E as bombas não estão a aspirar nada (que se veja, pelo menos). :twisted:

O escumador - ou a ausência dele - faz parte da filosofia do sistema, que privilegia a máxima diversidade dentro do sistema e o mínimo de recurso a químicos. Com o escumador ia "queimar" muita bicheza miúda e necessitar de recorrer a aditivos de estrôncio e iodo. Assim, as reposições destes elementos ficam por conta das mudanças de água (esta é a teoria, pelo menos...).

Z

APK 87

Publicado:

As bolhas devem-se ao oxigénio produzido pelas microalgas por fotossintese. Deves ter uma fina camada de microalgas, ou até dinoflagelados, etc. que estão a produzir oxigénio. Ao fim do dia como já estão há várias horas a produzir, talvez se atinja saturação e não se consiga dissolver mais na água formando as tais bolhinhas. Isso é normal e passa quando tiveres as rochas e restantes superfícies livres de algas.

Em relação ao cálcio + kh, depreendo das tuas palavras que não usas qualquer método de manutenção destes parâmetros. É mesmo verdade? Se de facto é assim então aconselho-te a começar o quanto antes.

Num aquário desses o método mais barato é o kalk mas podes usar também suplementos equilibrados de duas partes, como o tech CB da kent.

Boa sorte.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Grazie a todos. Já tenho uma caixa de pó para fazer a "kalkwasser" e começarei esta noite (para além da questão do pH, suponho que a maior disponibilidade de CO2 à noite signifique também maior eficiência na produção de carbonatos e bicarbonatos, certo?). Atendendo ao preço que paguei compreendo muito melhor porque são os funerais tão caros, irra...

Z

APK 87

Publicado:

Olá Z...

Não te chateies... é o começo.... e por enquanto esquece valores e chatices. Trocas de água para cima e daqui a uns tempos (2 ou 3 semanas) logo te chateias com isso...

Vai com calma, colocaste umas caulerpas (fizeste muito bem) e tenta por já o kalk a gotejar na reposição !! Capricha nas trocas de água, de preferencia semanais de 10 a 20%...

Força !! :) !!

Abraço...