Ajuda please


vanuska

Recommended Posts

Boa noite a todos,

agradecia que alguém me ajudasse se possível.

Eu comecei agora com os peixinhos á coisa de um mês,o meu aquário é de 60l tinha piranhas anteriormente mas elas infelizmente morreram passados 4 anos e eu resolvi dedicar me aos mais pequenos.Comecei com um casal de platys depois neon's(já tenho 15),limpa vidros(2),Betta (1),Guppy's(2machos e 2 fêmeas),Kuhli's (2),Tubarão que o meu namorado quis comprar e que eu tenho receio que faça mal aos outros ele é cinzento escuro e tem todas as barbatanas vermelhas e na sexta comprei uma platy mickey,uma espada (que na noite de sexta para sábado teve filhotes) e um suposto platy amarelo(que eu acho que talvez n seja pq é diferentedos outros 3...mas n sei como inserir a foto aqui),depois tenho 2 plantas diferentes uma delas com vários pés espalhados pelo aquário e decorações..

As minhas questões são as seguintes:

 

1ºQuanto tempo devo manter os bébés na maternidade?

 

2ºEu tenho dado comida normal ao alevinos mas tudo partido tipo farinha faz mal?

 

3ºTenho muitos peixes para o tamanho do aquário?

 

 

Muito obrigado,

 

Vânia Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem vinda ao forum!

 

Por norma, usa-se 1 litro de água por cada cm de peixe, o que se torna relativo quando falamos na sua estrutura.

 

Para um aquário que tem capacidade para 60l terás ainda que ter em conta que o areão troncoa, pedras plantas, etc, também ocupa espaço, logo esses 60 litros reduzem.

 

O que poderá acontecer no habita será um desiquilíbrio, logo ocorrerá picos de amônia e provocará mortes.

 

O tubarão é uma grande gafe, no seio do outros peixes, depressa cresce, precisa de espaço para se mover, não combina.

 

Tens muitos peixes, não deves manter tanta quantidade de peixes num aquário tão pequeno, aconselho-te e adquirires outro aquário para os dividires.

 

Para alimentares os alevins podes perfeitamente servir-te da alimentação desfeita dos demais, o que não será o mais indicada, pois possui algumas matérias que poderão ser fortes para o seu organismo.

 

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pensei que como maior parte são pequenos que pudesse ter mais..já tou a tratar de um maior...qual seria o tamanho adequado para os meus peixes?e em relação aos alvins quanto tempo devem ficar na maternidade?obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário deve ter o tamanho tanto maior quanto a carteira poder...Acredita que nunca é demais...Se por acaso não der para comprar um aquário maior porque é uma despesa muito grande, podes dar metade dos teus neons e o tubarão que já és capaz de ficar com o aquário equilibrado.

 

Quanto aos alevins, não há um tempo definitivo. Devem sair quando já tiverem tamanho suficiente para não caberem na boca dos grandes. Assim que tiverem tamanho suficiente, podes soltá-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado crush é k eu acho k tenho uma platy e uma guppy quase a ter também :S e n gosto mt da ideia de pô las na maternidade com os alvins,mas por enquanto são só suspeitas...entretanto vou comprar um aquario de 100l será suficiente?Muito obrigado a sério

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e bem vinda.

uma aquario de 100l (como o meu) e bastante grande, mas quanto maior melhor!

para dividires os peixes 100l e bom mas se desejas ter ainda mais peixes e melhor pensares em comprar algo maior.

ate porque sao 100l brutos e nunca os ocupas todos so com agua como sabes.

eu, pessoalmente, perfiro que os peixes tenham mais espaço. atençao falta de espaço e muito peixe junto e factor de stress para eles!

e ha peixes que sao também territoriais.

tira o tubarao assim q puderes. devolve a loja ou da a quem tem 1 aquario com peixes maiores

ja tive um tubarao e eles crescem mesmo muito. que saiba não sao obrigatoriamente agressivos mas têm mesmo tendencia pra isso, especialmente quando juntos a peixes como guppies!

se fosse eu a ti comprava outra maternidade. sao baratas (cerca de 3euros) e colocar um femea com bebes nao acho q seja muito bom.

boa sorte com isso;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques as mães nas maternidades. Por dois motivos: primeiro, elas podem stressar com o espaço tão pequeno, ao ponto de terem doença, perderem os filhotes e em último caso, até pode morrer. Segundo, ela pode comer os alevins, uma vez que lá dentro eles não têm como escapar. Deixas as mães no aquário à solta. Arranja plantas flutuantes e tudo o que possa servir de esconderijos para os alevins. Se quiseres fazer criação mesmo, tiras os alevins para a maternidade. Se alguns forem comidos, não te preocupes, só faz é bem aos restantes peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o crush tem razao e eu tenho outra parte de razao tambem.

as femeas nao devem ficar mais de 24 a 48h na maternidade.

podem morrer de stress devido ao pouco espaço ou induzir parto prematuro.

ha varios indices que te permitem dizer s a femea prestes a ter filhotes ou não.

tipo ela pode regeitar comida, anda sozinha na parte de traz do aquario atras de tudo o q e decoraçao e planta e, as vezes junto ao aquecedor.

 

eu também perfiro que a femea tenha os filhotes no tanque principal do que arriscar a perder a femea!

mas caso veja estes sinais clarissimos ponho a na maternidade no max 24h. se nao tiver os filhotes iria tira la.

ja tive 2 gravidas. a molly teve os filhotes no tanque e depois andei a "pesca los" para os por na maternidade.

a guppie ainda continua gravida e nao lhe faço nada a nao ser que pareca claramente q ela vai ou esta a parir (parto pode demorar 4 a 6h)

outra dica que li. os machos guppies mordiscam a femea perto do orificio onde supostamente a femea vai dar a luz.

 

um caso curioso. a minha molly teve 19 filhotes a mes e 3 semanas atras. notei q ela andava muito inchada outra vez.

esta 3f fui presenteado com 3 filhotes novos. estavam escondidos nas plantas.

o que me apoquenta e que nasceram cerca de mes e meio depois dos outros e estes eram so 3 (que tenha apanhado e visto na 3f), ao contrario da primeira vez que eram 19.

estes 3 ja eram maiores e ja tinham cor. ao contrario dos outros supostos irmaos que quanto nasceram eram minusculos e incolores! removi todas as decoraçoes, excepto as plantas, e nao apanhei nenhum outro filhote.

 

podiam ter sido 3 peixes que nao tinha apanhado na primeira vez. mas ja varias vezes mexi na decoraçao do aquario quando fiz TPAs e quando aspirei o fundo e nunca vi nada.

no entanto esta 3f dei logo por eles so de passar ao pe do aquario. fiquei tao feliz :wink:

 

espero ter ajudado um pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez aos dois por me ajudarem...os peixes comerem os alevins n cria tendência aos outros peixes de se morderem?é k hoje o tubarão andava a querer morder o rabo de uma platy...mas eu n tenho a kem o dar..amanhã vou passar pela loja onde o comprei...dos alvins da espada só restam 3 eram vinte e tal :wink: e a mãe morreu sem explicação...sabem que tubarão é?obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a pensar em fundar um movimento anti maternidades, quem alinha? LOL

Agora a sério, evitem a todo o custo usarem as maternidades; um aqua bem plantado é a melhor solução. As plantas servem de esconderijo, e algumas como os musgos servem de fonte de alimentação pois servem de habitat para os infusórios que podem servir de alimento para alevins e camarões. Eu ás vezes utilizo uma caixa da vodafone quando quero safar bastantes alevins de guppy ou platy, encho-a com bastante musgo e ponho lá a femea, depois é só esperar. Normalmente não stressam elas, nem eu tenho que ter trabalho com a recolha dos alevins, e tenho uma taxa de sobrevivencia bastante elevada. Depois deixo-os lá durante um mesito. E a seguir estão prontos para irem "brincar" no aquário dos grandes.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom deixem ver se tiro um bocado a ferrugem nos doces :wink: ....

 

O que se tem dito é verdade, a regra dos litros/cm de peixe é realmente subjectiva, uma vez que também depende da necessidade dos próprios peixes se movimentarem, da disposição do layout , se tem zonas de refugio, se tens uma boa filtração e umas outras tantas questões.

 

Uma forma de verificar se tens muitos peixes é através da medição de nitratos e amónia, caso qualquer um comece a presentar valores muito diferentes de 0 (zero) estás a abusar :chair: .

 

Quanto a alvins e maternidades, tudo depende do que queres fazer, ficar com eles ou não. Pessoalmente deixo a natureza tomar o seu curso, sobrevivem os mais astutos e os mais fortes, os outros são excelentes fontes de proteína para os outros peixes.

 

Quanto ao tubarão será um bi-color, não aconselho para além de crescerem bastante, são também agressivos para com os mais pequenos, enquanto pequenos são óptimos para manter os neons em grupo, realçando assim o brilho e esplendor do cardume, depois....

 

Espero te ajudado alguma coisa.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uau. RE-utilizar uma caixa vodafone como uma maternidade e uma optima ideia! nunca me tinha passado tal pela cabeça!!!

aquilo e tão grande que desde que caiba bem no aquario principal ao fim ao cabo acaba por fazer de um mini aquario dentro do aquario principal.

devemos e que ter que fazer varios furos e pequenas ranhuras pra passar a agua e ela circular a vontade de modo a que a agua do "novo miniaquario vodafone" (LOL) nao estagne!

genial mesmo. assim damos outra vida a algo que ja nao tinha uso e não andamos a comprar mais plastico! menos poluiçao para o ambiente :D

quem fizer isto não se esqueça de desinfectar a caixa (agua quente mas não a escaldar pra não derreter o plastico deve servir) e dos furos se não e capaz de correr muito mal.

 

quanto a selecção natural... nao gosto da ideia. houve 1 dos meus peixes que eu não consegui "pescar" para a maternidade apos ter nascido. mas consegui apanha lo passado 2 semanas! ele consegui sobreviver! achei espantoso. mas comparado com os irmaos. ele tinha metade do tamanho e ainda nao tinhar cor. conclusao 1 mes e 3 semanas depois ja tenho alguns bem grandes e ontem foram para o aquario principal. os outros mais pequenos e os "novos" filhotes que encontrei ficam na maternidade pelo menos mais 2 semanas ou algo do genero (depende do quanto crescerem).

 

dizem que alimento vivo e excelente, mas eu nao concordo com isso. para mim todos tem direito a vida e gostava que TODOS sobrevivessem mas pronto isso depende de cada um.

boa sorte com isso.

 

Eu estou a pensar em fundar um movimento anti maternidades, quem alinha? LOL

Agora a sério, evitem a todo o custo usarem as maternidades; um aqua bem plantado é a melhor solução. As plantas servem de esconderijo, e algumas como os musgos servem de fonte de alimentação pois servem de habitat para os infusórios que podem servir de alimento para alevins e camarões. Eu ás vezes utilizo uma caixa da vodafone quando quero safar bastantes alevins de guppy ou platy, encho-a com bastante musgo e ponho lá a femea, depois é só esperar. Normalmente não stressam elas, nem eu tenho que ter trabalho com a recolha dos alevins, e tenho uma taxa de sobrevivencia bastante elevada. Depois deixo-os lá durante um mesito. E a seguir estão prontos para irem "brincar" no aquário dos grandes.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uau. RE-utilizar uma caixa vodafone como uma maternidade e uma optima ideia! nunca me tinha passado tal pela cabeça!!!

aquilo e tão grande que desde que caiba bem no aquario principal ao fim ao cabo acaba por fazer de um mini aquario dentro do aquario principal.

devemos e que ter que fazer varios furos e pequenas ranhuras pra passar a agua e ela circular a vontade de modo a que a agua do "novo miniaquario vodafone" (LOL) nao estagne!

genial mesmo. assim damos outra vida a algo que ja nao tinha uso e não andamos a comprar mais plastico! menos poluiçao para o ambiente :D

quem fizer isto não se esqueça de desinfectar a caixa (agua quente mas não a escaldar pra não derreter o plastico deve servir) e dos furos se não e capaz de correr muito mal.

 

quanto a selecção natural... nao gosto da ideia. houve 1 dos meus peixes que eu não consegui "pescar" para a maternidade apos ter nascido. mas consegui apanha lo passado 2 semanas! ele consegui sobreviver! achei espantoso. mas comparado com os irmaos. ele tinha metade do tamanho e ainda nao tinhar cor. conclusao 1 mes e 3 semanas depois ja tenho alguns bem grandes e ontem foram para o aquario principal. os outros mais pequenos e os "novos" filhotes que encontrei ficam na maternidade pelo menos mais 2 semanas ou algo do genero (depende do quanto crescerem).

 

dizem que alimento vivo e excelente, mas eu nao concordo com isso. para mim todos tem direito a vida e gostava que TODOS sobrevivessem mas pronto isso depende de cada um.

boa sorte com isso.

 

 

Boas, já fiz as maternidades com caixas da vodafone de várias maneiras. Fazendo aberturas em círculo em todos os lados da caixa e fechando-os com rede mosqueira; e outra ainda, fazendo aberturas em todos os lados da caixa de maneira a que os alevins consigam sair mas as femeas não possam escapar-se por essas aberturas. Dessas duas formas, e como é lógico arranjei maneira de segurar as caixas no rebordo do aqua. Na primeira tinha mais fauna no aqua, na segunda forma foi inserida num aqua de 40l.

Também utilizo as caixas como aquário/maternidade. Ou seja coloco uma bomba de ar e um termostato, bem como um termometro lá dentro e faço tpa's de 10% todos os dias.

De qualquer das formas de utilização das caixas que peço nas lojas de telemóveis fiquei satisfeito com os resultados.

Para quem não sabe, caixas da Vodafone são aquelas caixas estanque em acrílico onde a empresa de telecomunicações móvel Vodafone coloca os seus telemóveis para venda directa ao cliente. E por razões que ainda não percebi, existem pessoas que compram telemóveis que não querem essas mesmas caixas; e por razões ainda mais difíceis de perceber os empregado sdas lojas que vendem telemóveis deitam no lixo (e não na reciclagem). Vá-se lá perceber também como, e no meio deste desperdício que durava á anos alguém ligado a este hobby teve a feliz e ecológica idéia de começar a utilizar estas caixas como: aquário, maternidade, para criar micro-vermes, para eclodir artemia, para fazer nano-aquários e outras coisas que agora não me vem á cabeça.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.