Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal do hobbie,

Depois de ver um tutorial de construção de um nano elaborado pelo sharpness, magistralmente, permitam-me acrescentar, decidi fazer um pela minha mão.

De momento ainda não disponho de fotos do exterior, só do layout, pois para tutorial creio que o dele está fenomenal, e é mais do que suficiente.

Apenas lhe fiz uma mini sump, com o esquema do costume mas devidamente miniaturizada, e devo acrescentar que é muito eficaz, a cascata produz uma oxigenação excelente, com centenas de micro bolhas de ar, que, acreditemos ou não, e dadas as diminutas dimensões do nano, também transportam CO2 que existe naturalmente na atmosfera, muito benéfico para a flora. As bolhas da cascata são estilhaçadas em centenas de micro bolhas e introduzidas pela bomba.

Aqui está o esquema que utilizei para a sump. Digo já que dadas as dimensões demorei muito ao construir, foi trabalho de muita paciência e quase de relojoaria. Estava a ver que nunca mais acabava!

Com esta sump fiquei com um total de 8 litros de água. 5 dos quais são área habitável. (cubo VDF)

sump.png

A montagem ficou assim para ciclar:

Acrescentei uma ampola de acelerador biológico e esperei 6 dias.

dsc00136zb.jpg

Agora a vista de lado (dia da montagem):

dsc00137v.jpg

E agora 10 dias depois:

dsc00138d.jpg

Já com um Guppie fêmea juvenil (semi transparente).

Esta não é a fauna definitiva.

Actualmente também tenho lá 2 caracóis Physa Fontinalis (physa portuguesa), pois para espanto de alguns também comem restos de comida do fundo, além de algas.

Quanto á flora tenho musgo de java no tronquito de hardscape, e tinha na altura das fotos uns fetos de java juvenis.

Tenho ainda uma planta aquática portuguesa no background, que em 10 dias triplicou o tamanho, e musgo português que ambientei durante 2 semanas numa experiência que fiz, a qual está descrita na secção de plantas.

Hoje em dia, passados cerca de 20 dias após a montagem removi os fetos de java e coloquei mais duas espécies de musgo tolerante à submersão, também portugueses, que crescem verticalmente até aos 3cm apenas e formam denso tapete, semelhante a relvado. Excelentes musgos.

Peço desculpa pela não identificação dos mesmos, apenas digo que foram colectados na zona do Minho, nas densas e extremamente húmidas florestas do pré-gerês. (área circundante ao parque natural). Na secção das plantas um colega postou links sobre os musgos aqui de Portugal.

Um dia destes coloco aqui uma actualização com fotos pormenorizadas, até lá!

Cumprimentos Aquariofilos.

Editado por beyonder
Publicado:

um trabalho bastante interessante, gosto do aspecto, esteticamente bonito, vamos la ver se é funcional...

vou acompanhar esse trabalho

ps: fiquei curisoso por essa do musgo tolerante á submersao. vou tentar pesquisar

cumps e continuaçao de bom trabalho

Publicado: (editado)
vamos la ver se é funcional...

ps: fiquei curisoso por essa do musgo tolerante á submersao. vou tentar pesquisar

cumps e continuaçao de bom trabalho

Boas, obrigado pelo apoio e elogio!

Até agora que já vai quase num mês de idade está perfeitamente funcional e eficaz. :animal_fish:

Quanto aos musgos, na secção plantas, há um tópico chamado "musgo português" e um colega meteu lá uns links para o pessoal que quiser identificar e saber onde apanhar variadíssimos musgos do nosso pais, que, na minha opinião, e como apreciador de espécimes nacionais, são muito belos e não ficam em nadinha atrás dos musgos estrangeiros e comerciais, e em vários casos superam largamente em beleza e em utilidade.

Na minha terceira foto podem ver um "cluster" no canto inferior direito que contém 2 espécies de musgo nacional, aéreo, semi aquatico ou tolerante à submersão, é à escolha!.

Cumps!

Editado por beyonder
Publicado:

Podes tirar umas fotos dessa tua Sump sff?

Como tapaste a sump (aquela coisa preta)?

Cumps

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Podes tirar umas fotos dessa tua Sump sff?

Como tapaste a sump (aquela coisa preta)?

Cumps

Boas,

Aquilo é um plástico preto autocolante, é tipo aquele plástico de encapar livros que se encontra em qualquer papelaria.

Colei na sump e uni depois com silicone ao nano (deixei os rebordos para colocação do silicone sem plástico claro).

Nos próximos dias já coloco fotos pormenorizadas. Para já de seguida seguem os esquemas a pedido de alguns membros.

Cumps.

Editado por beyonder
Publicado:

Como prometido, aqui seguem os esquemas que usei.

É chover no molhado pois este modelo de sump já é mais velho que eu sei lá! Mas pronto, aqui vão umas instruções primitivas mas na medida dos possíveis da minha limitada paciência:

80000545.jpg

26671767.jpg

55170641.jpg

98638557.jpg

Esta tem a bomba do outro lado mas é a mesma coisa. (tinha feito este desenho antes).

sump.png

Boas (e demoradissimas e dificílimas e microscópicas) construções! :)

Cumps.

Publicado:

Boas,

Tenho estado com muito pouco tempo para tirar fotos e para fazer o upload no image shack etc, mas está prometido um super post com cerca de 10 fotos com a evolução actualizada do nano e algumas fotos da sump em pleno funcionamento.

As fotos incluirão actualização da fauna e flora.

Cumps.

Publicado:

Eh lah.. Eu ainda não tinha visto isto... Uma sump num nano??

Muito muito bom..

Beyonder, mete ai mais fotos po pessoal ver essa obra :P D:

Quanto ao nano tá bonito, tá simples, gostei ;) ;)

Manuel Castanheira

sig4tp.jpg

Publicado:

KupraR andas a ler pouco, no concurso do Nano Vodafone falávamos neste projecto... já votaste?

Gostei da explicação nos items 7 e 8, muito bem!

Beyonder

Não sei se vais explicar depois, mas as minhas dúvidas agora são relativamente ao silicone a utilizar, a minha primeira Sump era um cubo Vodafone, o sistema era idêntico mas com a caixa inteira, sem furos, uso sempre mangueiras, mas as placas divisórias descolavam-se com demasiada facilidade, na altura usei silicone para vidros de aquário, soube depois que, de facto, esse não era o indicado, se conseguires pormenorizar também como cortas o acrílico, como furas, é só para ficarmos com a papinha toda feita.

Pela minha parte obrigada, vou vendo por aqui as novidades até porque, convenhamos, as caixas Vodafone são grátis! ;)

Luisa Fonseca

Não sei se vais explicar depois, mas as minhas dúvidas agora são relativamente ao silicone a utilizar, a minha primeira Sump era um cubo Vodafone, o sistema era idêntico mas com a caixa inteira, sem furos, uso sempre mangueiras, mas as placas divisórias descolavam-se com demasiada facilidade, na altura usei silicone para vidros de aquário, soube depois que, de facto, esse não era o indicado, se conseguires pormenorizar também como cortas o acrílico, como furas, é só para ficarmos com a papinha toda feita.

Luisa Fonseca

Boas,

O silicone que usei é o da ELCH PRO silicone transparente para aquários, tem excelentes propriedades mecânicas, cola fortemente e isola, e ainda cura rapidamente, ou seja seca rápido e sólido e deixa virtualmente zero resíduos nocivos à fauna (depois do prazo de cura ter sido respeitado e de devidamente lavado).

Um tubo disto custou-me 8 euros, embora reconheça que talvez se encontre mais barato, ou não!

Eu corto o plástico com uma serrinha que se costuma usar para cortar arame e metal fino quase igual a esta:

image014.jpg

Comigo tem cortado maravilhosamente, marco os riscos e as medidas com caneta de acetato, que escreve bem no acrílico e depois corto.

Quanto à furação, como careço de ferramentas eléctricas adequadas, fiz com arames e chaves de fendas incandescentes, furam aquilo como se fosse manteiga. Apesar de artesanal o resultado foi o mesmo.

Deixem-me só ter mais tempo que tiro ai umas 10 fotos e ponho aqui.

Cumps aos aficionados.

Editado por beyonder
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!