Joana Maia Publicado Novembro 25, 2009 Publicado Novembro 25, 2009 Olá, tenho uma ampulária azul desde Setembro e não cresce. Ainda está com o mesmo tamanho com que chegou cá a casa. Ela tem qualquer coisa na concha que não consigo perceber o que é, mas penso que é isso que está a impedir o crescimento. Aqui ficam umas fotos: Já aconteceu isto a alguém? Ou sabem como resolver?
mjm Publicado: Novembro 25, 2009 Publicado: Novembro 25, 2009 Olá! A ampulária tem 2 problemas. Tem a casca um pouco descalcificada, provavelmente vive num aquário de pH abaixo dos 7,2-7,6. Teve um acidente que danificou ligeiramente o lábio, que é por onde cresce a casca. Por vezes cicatriza e passam a crescer normalmente, ficando sempre a marca, que é uma zona frágil em caso de descalcificação, por vezes morrem. Essa parece estar a cicatrizar. Ela crescer pouco neste caso é bom, caso contrário ficava com a casca frágil e podia ter morrido. Algumas nunca crescem muito, penso que seja genético, outras tendo boas condições crescem num instante. Para essa recuperar deves reforçar o cálcio e mantê-la num aquário não muito quente, não mais de 24-25ºC, sempre mais de 18-20ºC. Alimentá-la com alimentos ricos em cálcio como bróculos, couve galega e um a comida de fim de semana para peixes ou um bloco para tartarugas. Também aconselham o uso de decalcit, acho que faz bem. Mas acho que é fundamental que o pH seja elevado porque senão por muito cálcio que elas consigam pôr na casca é difícil contrariar a constante dissolução provocada pela água ácida. Boa sorte Bjs, joão
Joana Maia Publicado: Novembro 25, 2009 Autor Publicado: Novembro 25, 2009 Olá! A ampulária tem 2 problemas. Tem a casca um pouco descalcificada, provavelmente vive num aquário de pH abaixo dos 7,2-7,6. Teve um acidente que danificou ligeiramente o lábio, que é por onde cresce a casca. Por vezes cicatriza e passam a crescer normalmente, ficando sempre a marca, que é uma zona frágil em caso de descalcificação, por vezes morrem. Essa parece estar a cicatrizar. Ela crescer pouco neste caso é bom, caso contrário ficava com a casca frágil e podia ter morrido. Algumas nunca crescem muito, penso que seja genético, outras tendo boas condições crescem num instante. Para essa recuperar deves reforçar o cálcio e mantê-la num aquário não muito quente, não mais de 24-25ºC, sempre mais de 18-20ºC. Alimentá-la com alimentos ricos em cálcio como bróculos, couve galega e um a comida de fim de semana para peixes ou um bloco para tartarugas. Também aconselham o uso de decalcit, acho que faz bem. Mas acho que é fundamental que o pH seja elevado porque senão por muito cálcio que elas consigam pôr na casca é difícil contrariar a constante dissolução provocada pela água ácida. Boa sorte Bjs, joão Ela está num aquário com pH 7 e sempre que faço as TPA´s semanais coloco sempre uma pequena quantidade de decalcit. A temperatura está nos 26º. Nesse mesmo aquário tenho outras ampulárias que cresceram lá e não têm sinais de descalcificação. Vou dar-lhe esses alimentos que falaste. broculos e couve. Normalmente dou-lhes courgette, alface, cenoura e ervilhas, e elas apanham sempre bocados de pastilhas que dou aos peixes. Se ela não crescer também não se vai reproduzir, certo?
Recommended Posts