Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá,

Até ao final do ano, conto avançar com um novo projecto! Desta vez montar um fishroom em condições. Como é evidente, para criar Tropheus.

Aqui fica o primeiro esboço:

Fishroom1.jpg

A ideia é montar 4 aquários - 2 com 150x60x50 cm e 2 com 120x60x40 cm. Assim, tenciono aproveitar ao máximo o espaço que tenho, ainda que ficando com 2 espaços "mortos" numa das pontas de casa aquário de 120 cm. A ideia é que cada 2 partilhem a mesma sump.

Como é evidente aceito as Vossas sujestões e ideias.

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
  • Replies 93
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas,

À 1ª vista 40cm parece-me baixo para sump.

Qual a altura entre os aquários e o topo? Temos que pensar na iluminação.

Tenho uma bateria montada, podes sempre ir lá dar uma vista de olhos!!!

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

Betarato

Publicado:

Olá,

Nuno - como moramos perto, podes até acompanhar in loco!

À 1ª vista 40cm parece-me baixo para sump.

Qual a altura entre os aquários e o topo? Temos que pensar na iluminação.

O desenho ficou mal feito! Já vi muitas baterias e tive muitos aquários - sei bem que precisamos de espaço para nos mexermos! O objectivo é ter mais espaço entre os aquários e a estrutura. Mais ou menos assim:

Fishroom2.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Nuno - como moramos perto, podes até acompanhar in loco!

Abraço,

Diogo

Boas Diogo,

Não me convides, senão depois não te largo a porta :(

Agora um dia, temos de combinar e tu vais lá a minha casa e conversamos um bocado sobre os nossos tropheus.

Um abraço

Publicado:
Não me convides, senão depois não te largo a porta :thumbup3:

Agora um dia, temos de combinar e tu vais lá a minha casa e conversamos um bocado sobre os nossos tropheus.

Vem quando quiseres! E sim, temos que combinar isso!

Entretanto já enviei uma MP ao Cable a pedir um orçamento dos leds!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas Diogo...

Parece um projecto e pêras!

Qual a bomba que vais colocar na sump?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Publicado:

Este homem não para!!!

Força nisso, amigo!

Conta comigo se fôr preciso alancar com vidro!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Mais um que gostava de poder particiar nesse projecto, apesar de não estar dentro dos tropheus também pretendo construir uma fishroom e ideias / conhecimentos precisam-se!! :)

por isso já sabes, se precisares de alguem nem que seja para levar umas fresquinhas e carregar com uns vidros, conta comigo!!

força nisso!!!

Publicado:

Olá,

Obrigado pelas vossas propostas - provavelmente irei abusar!!!

Entretanto resolvi mudar um pouco o projecto e fazer dois aquários maiores (a ideia passa por eventualmente querer manter alguns Petrochromis...)

Picture1.jpg

A ideia é não fazer sump por forma a poder ter 2 aquários com 60 cm de altura. Tenho apenas 230 cm de altura úteis...

Os 2 aquários ficam com 720 litros cada um. Tenciono colocar o seguinte material:

2 filtros externos de 2800 l/h cada

4 filtros internos de 1400 l/h cada

2 calhas de leds de 200 cm

2 termosestactos de 300W

4 bombas de circulação de 5000 l/h cada

A ideia é fazer os aquários de tal forma que, as mudanças de água sejam fáceis de fazer - tenciono, tal como faço no aquário que tenho dentro de casa, fazer pelo menos uma muda por semana de 40%.

Abraço,

Diogo

Publicado:
A ideia é não fazer sump por forma a poder ter 2 aquários com 60 cm de altura. Tenho apenas 230 cm de altura úteis...

Pena não poder levar sump :medieval_mace: vais ter alguma dificuldade em esconder (se é que é possível) essa maquinaria toda!

onde é que vais arranjar tanto calhau para esses aquários ? ainda por cima cm 60 cms de altura cada, para levar calhau em altura (como tens no teu actual aquário) vai ser precisa MUITA pedra! :angelic008:

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

boas

acho que vai ser um abuso de peso....

vai ser quase 1 tonelada ou mais mesmo (nao fiz as contas), num pequeno espaço de area superficial... para nao contar com a estretura que vai ter de ser algo muito mas muito resistente...

isto para dizer que o movel deve ser algo mesmo muito forçado para aguentar tal peso sem vergar, estalar, ou quebrar com o tempo

mas invejo-te de tal projecto! :(

Publicado:

Olá,

acho que vai ser um abuso de peso....

vai ser quase 1 tonelada ou mais mesmo (nao fiz as contas), num pequeno espaço de area superficial... para nao contar com a estretura que vai ter de ser algo muito mas muito resistente...

isto para dizer que o movel deve ser algo mesmo muito forçado para aguentar tal peso sem vergar, estalar, ou quebrar com o tempo

Eu não uso móveis! Uso sempre estruturas ou em ferro ou em inox.

Mas a novidade hoje é que mudei de novo de planos! Hoje comprei uma bateria com 2 aquários e 2 sumps (obrigado pela dica Luis Madeira) e por isso o projecto alterou-se de novo. No entanto agora é bem mais definitivo, uma vez que vou começar a ir buscar o material, já na terça-feira.

Aqui fica um esquema do que vou montar:

Picture1-1.jpg

A ideia é ter o aquário grande ligado a uma das sumps e os 2 mais pequenos ligados à outra com duas bombas de retorno. O aquário superior será iluminado por leds, enquanto que os inferiores e sumps com calhas que a própria bateria já tem.

Picture2-1.jpg

Nas sumps clocarei 2 sacos de 200 micros nas quedas de água, por baixo uma caixa com bioballs. No compartimento seguinte cerâmicas. No seguinte substracto e plantas e por fim as bombas de retorno.

Dentro do aquário grande devo colocar 2 bombas de circulação de 5000 l/h e nos mais pequenos 1 em cada.

Abraço,

Diogo

Publicado:

grande projecto, Diogo.

Globalmente, agrada-me mais este. Para além de um aquário maior, beneficias de duas sumps, que dão logo outra capacidade de filtragem ao conjunto.

força nisso e vai colocando fotos.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Olá,

Hoje fui buscar a estrutura, os dois aquários de 125 cm e as duas sumps. As coisas não correram muito bem... A estrutura não passou na entrada para o Fishroom! Vou ter que a cortar a meio!

A ideia agora passa por montar duas estruturas, uma com os 2 aquários de 125 e outra com o aquário grande de 250x50x60 cm (este último à partida poderá assim ser colocado por forma a ter visibilidade das 4 faces - ainda estou a estudar a melhor forma).

Agora, uma coisa é certa, tudo se vai atrasar um pouco, pois tenho que arranjar forma de cortar a estrutura e depois de a remendar, por forma a acomodar os aquários em segurança.

Aproveito para Vos deixar uma foto do espaço.

Picture1-2.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Deixo-Vos ficar alguns desenhos de como pretendo fazer o fishroom:

Picture2-2.jpg

Picture3.jpg

Picture4.jpg

Picture5.jpg

Picture6.jpg

Picture7.jpg

Picture8.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Que chatice! a estrutura não coube pela altura, não ?

bom, há coisas que vêm por bem... se tens espaço para esta disposição, é capaz de ficar bem mais agradável à vista do que a disposição com a estrutura como está!

tens de cortar a estrutura à rebarbadora e depois arranjar forma de soldar isso!

força no projecto!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Olá,

Mas as portas da fishroom, não as consegues tirar? Se elas são de correr, como me parecem nas fotos, não podem estar agarradas. Tens de ter folga para as tirares.

O problema não é no fishroom, mas sim o acesso que se faz por um corredor com 70 cm de largura e apesar de ter um pé direito alto, tem duas curvas de 90º que impedem o acesso.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas,

parece anedota, mais foi verdade, um amigo meu mandou fazer uma cama e quando foi para mete-la dentro de casa, deparou-se com uma situação dessas, ele conseguia entrar em casa com a cama, mas no final do corredor, para virar para o quarto o ângulo não o permitia.

Solução - como se tratava de uma vivenda, o que parece ser o teu caso, passou a cama para o outro lado por cima do telhado.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:
Solução - como se tratava de uma vivenda, o que parece ser o teu caso, passou a cama para o outro lado por cima do telhado.

Pois... parece! Mas é um prédio e o anexo é nas traseiras - não há mais nenhum acesso.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo,

Parabéns pelo projecto, vejo que estás aqui com umas ideias brutais.

Estou ansioso para ver isso.

Abraço,

Abraço,

Bruno Barreiros