Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Adquiri um aqua novo, (em segunda mão) 54L com calha 15W, filtro EHEIM classic 2211 (veio sem os tubos condutores de agua, tenho de comprar mangueira ou outra opiniao ?), ainda um filtro biologico box, que em principio nao o irei usar, termoestato Hydor 50W, mais umas coisitas bomba de ar etc... 50€

Aproveitei, com isto quero começar um novo aqua, ainda estou indeciso se para um casal de ramirezi, ou se vá para uns guppys ou neos mais umas coridoras.

Agradeço opinioes nas especies, bem como nas plantas, tendo em conta que tenho só 15 W disponiveis, talvez invista numa calha de maior potewncia.

Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer,

mede bem a importância de um pequeno pormenor ...

O meu aquário "Pinni"

Publicado:
Boas pessoal,

Adquiri um aqua novo, (em segunda mão) 54L com calha 15W, filtro EHEIM classic 2211 (veio sem os tubos condutores de agua, tenho de comprar mangueira ou outra opiniao ?), ainda um filtro biologico box, que em principio nao o irei usar, termoestato Hydor 50W, mais umas coisitas bomba de ar etc... 50€

Aproveitei, com isto quero começar um novo aqua, ainda estou indeciso se para um casal de ramirezi, ou se vá para uns guppys ou neos mais umas coridoras.

Agradeço opinioes nas especies, bem como nas plantas, tendo em conta que tenho só 15 W disponiveis, talvez invista numa calha de maior potewncia.

Calha de luz depende das plantas, se forem anubias serve perfeitamente.

Para o filtro, é só comprar mangueira e instalar.

Primeiro deverás ciclar o aquário e o filtro.

Para plantas menos exigentes em luz e nutrientes como as anubias, feto de java, etc ( podes vereficar na trópica ou aquaplant.nl para ver as plantas que se adaptam melhor ao teu ambiente), podes usar areia de rio, silica ou melhor sempre a Akadama preferêncialmente a especial por ter granumetria menor e desfaz-se menos.

Para uma situação mais exigente, terás de fazer algumas alterações como a luz e teres um substrato fertil para dar nutrientes às plantas.

Para peixes, deves defenir o que fazer em termos de ambiente e depois colocar a fauna ( rasboras, cardinais, coridoras pigmeu, 1 casal de ramirezis serão sempre uma boa escolha, mas terás muitas mais, desde que não fique super povoado, assim os peixes deixam de ser a atenção principal)

Mais dúvidas, apita

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Sim já tinha em ideia colocar akadama como substrato, quanto a iluminação creio que chega para umas quantas plantas menos exigentes.

Quanto ao filtro, tenho de arranjar materia filtrante o que aconselham ?

Algodão sintético e mais ?

Posso juntar um casal de ramirezis com um cardume de cardinas ou guppies ?

O meu aquário "Pinni"

Publicado:
Sim já tinha em ideia colocar akadama como substrato, quanto a iluminação creio que chega para umas quantas plantas menos exigentes.

Quanto ao filtro, tenho de arranjar materia filtrante o que aconselham ?

Algodão sintético e mais ?

Posso juntar um casal de ramirezis com um cardume de cardinas ou guppies ?

Para mim, cerâmica e esponjas

Ramirezis são fantásticos, guppies não gosto, mas tens outras opções mais coloridas, arco iris, galaxy, pseudomugil, etc...

Uns camarões também ajudam muito

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Obrigado pela opinião, gostei muito dos pseudomugil não conhecia, sim uns camaroes dão animo ao ambiente mas os ramiz´s não iram achar graça a eles ?

Deram-me uma opinião de colocar a biobox e colocar a mangueira no tubo de saída de agua da biobox, fazendo assim uma segunda filtragem na filtro externo, acham que é má ideia, a biobox ocupa espaço, ou até vale apena .

A akadama ainda saí um bocado carote sendo um substracto, será desperdicio utilizar só akadama como "areao" ?

O meu aquário "Pinni"

Publicado:
A akadama ainda saí um bocado carote sendo um substracto, será desperdicio utilizar só akadama como "areao" ?

A akadama é só "areao". Não é um substrato fertil para as plantas.

Atencao que o akadama acidifica a agua.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Publicado:

hEheh , engraçado ou não foi um colaborador de uma loja de animais que me enfiou este barrete então...

Por estas e outras duvidas estamos nesta comunidade e sei que existe muitos sabedores da materia por aqui,

espero não moer muito o juizo ao pessoal mas quero realmente avançar para um novo projecto, e para tal tenho lido muito aqui no forum.

Sendo a akadama simplesmente areao, posso colocar que tipo de substrato nas zonas plantadas ?

O meu aquário "Pinni"

Publicado:

Aqui o aquario quando o vieram trazer, ainda com agua pois tinha um tapete de musgo no areao "um pouco estragado",e nao o queria manter.

PB250030-1.jpg

O aquario já limpo, pronto para receber o tratamento .

PB270034.jpg

Este e outro aqua que já têm 2 anos e tal, com 2 tubarões bala, 2 Pangasius hypophthalmus e um pleco.

(calma estes bicharocos vão ser dados ao Aquario vasco da gama, pois como tantas outras pessoas comprei os ditos sem me ser informado de que são peixes de crescimento rápido e ficam enormes)

PB250033.jpg

Aqui outra

PB270035.jpg

O meu aquário "Pinni"

Publicado:
_o/

Em relação á AKADAMA recomendo darem uma olhada:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...0&hl=bonsai

Cumprimentos :Fade-color

Tens razao quando dizes que nao é inerte.

Ha uma diferenca entre inerte e fertil.

Inerte tem a ver com a alteracao das caracteristicas da agua.

Fertil tem a ver com os nutrientes para as plantas.

Akadama nao é um substrato fertil porque nao tem nutrientes para as plantas ou tem em quantidades despreziveis, nem é inerte porque altera a propriedades da agua. Acidifica.

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Publicado:

Antes de escolheres que peixes colocar, faz o ciclo do azoto, depois mede, verifica os parâmetros da água e então depois escolhes as espécies, fica mais fácil escolher peixes para os parâmetros da tua agua... e não o contrário.

Publicado:

É isso mesmo que vou fazer, encher e deixar a fazer o ciclo, e faço os testes para ver os resultados, sem plantas ?

O meu aquário "Pinni"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!