Pink Publicado Novembro 9, 2004 Publicado Novembro 9, 2004 Caros amigos aquariofilistas, sou uma novata nestas lides, mas uma coisa temos em comum, a paixão pelo mundo os aquários. Decidi montar um aquário de reef, e desculpem-me os de mais aquariofilistas mas o reef é o expoente máximo deste maravilhoso hobbie. Bem, vamos lá ao assunto que me fez recorrer a vocês que já são batidos no assunto. Adquiri um aquário em 2ª mão, um Rena calypso de 200l, tenho também um filtro externo Sacem marathon (axo que é assim que se escreve). O objectivo será montar o resto do aquário com o minimo de €€ possivel por isso peço que me indiquem o equipamento necessário assim como marcas e preços. Uma outra dúvida que tenho é que dado que este aquário tem tampa como colocar lá a iluminação uma vez que vai ficar muito perto da água, levando ao aquecimento desta. Será que é possivel montar o reef sem recorrer aos chillers? Para já é tudo, mas prometo que vos vou chatear muitas mais vezes. Tenho mesmo que ser ajudada por quem percebe, ou seja vocês. Felicidades para todas as passoas do forum.
fizo Publicado: Novembro 9, 2004 Publicado: Novembro 9, 2004 bom dia pink.primeiro podias começar por mandar furar o aquario e instalares uma coluna seca e uma sump.isso é o principal para ja.e vende esse filtro exterior pois nao te faz falta nenhuma. e depois de teres feito isso começa por comprar um bom escumador e uma osmose. e depois tens ke pensar na iluminacao para 200 litros penso que uma hqi de 150w deve chegar,mas tb tens as T5. para ja ja tens trabalho para algum tempo.faz peskisas aqui no forum para te informares mais sobre cada "peça"
Sue Publicado: Novembro 9, 2004 Publicado: Novembro 9, 2004 Olá Pink ainda bem que não sou a única utilizadora do forum nestas andanças dos reef´s Antes de qualquer coisa acho que o filtro exterior é de dispensar e nao te vai trazer nenhuma vantagem (apenas te aumentará os nitratos). Acho que o teu primeiro passo deverá passar pela leitura exaustiva de muita e muita bibliografia,páginas da internet e tens tambem muita informação aqui no forum. Uma outra dúvida que tenho é que dado que este aquário tem tampa como colocar lá a iluminação uma vez que vai ficar muito perto da água, levando ao aquecimento desta. Será que é possivel montar o reef sem recorrer aos chillers? Vais ter que tirar essa tampa do aquario, pois a permanencia da mesma impedirá as trocas gasosas com o exterior e vais ficar com temperaturas muito altas. Depois tens que comprar uma calha de lampadas t5 ou optares pelas hqi ( de encastrar ou projector). Quanto ao chiller podes substitui-lo por umas ventoinhas do computador ligadas a uma fonte de alimentação tambem do computador (gastas uns 10 euros com esta solução). Ha outras soluçoes para poupares dinheiro noutras coisas se quiseres manda-me uma mensagem privada com o teu messenger que eu adiciono-te Beijinhos Susana
Duarte Conceição Publicado: Novembro 9, 2004 Publicado: Novembro 9, 2004 Olá. Concordo de facto com a questão da não utilização do filtro exterior em aquários de recife, porém já discordo da Sue e do fizo no que respeita à iluminação tendo em conta que a Pink quer gastar o mínimo €€€ possível. É um facto que ela ficaria bem servida se utilizasse hqi, t5 ou powercompacts, mas com uma tampa T8 também se podem manter bastantes espécies de corais moles interessantes. Agora se a opção for corais duros (SPS) é mandatório a utilização das hqi's ou T5 mas aí os custos já disparam para qualquer coisa como 100-200 euros. Depois necessitas de um escumador sobredimensionado em relação à capacidade do aquário (400 l p.ex). Podes optar pela construção de um sistema de coluna seca + sump onde esconderás todo o equipamento ou então comprares um escumador hang on estilo mochila que se pendura na parte lateral do aquário, outra alternativa mas esteticamente menos conseguida é a utilização de um escumador interno. O escumador também ronda os 100-200 euros depende das marcas e se é novo ou usado e da tecnologia. O resto são bombas de circulação que prefaçam entre 20 a 30x o volume do aquário por hora. Podes optar por 2 ou mais conjugadas. Se utilizares sump terás também que adquirir uma bomba de retorno. Aponta para uns 75-100 euros para umas bombas razoáveis. Depois só mais algum material como termostato, densímetro, termómetro e testes de parâmetros da água. Recomendo-te que leias este sub.fórum de equipamentos porque há tópicos excelentes sobre este assunto Boa Sorte e Bem Vinda ao fórum Duarte
Erazor Publicado: Novembro 9, 2004 Publicado: Novembro 9, 2004 Olá, Se tiveres confiança no filtro da Sacem ( eu pessoalmente não tenho no meu Sacem 1000, tive várias inundações quando o usei em água doce ), e se for um de "1000" L/h ou superior entao nao o vendas. Podes-o usar perfeitamente como bomba de circulação sem matérias filtrantes no interior. No caso de não poderes investir inicialmente na quantidade minima de rocha viva ( 10 % do volume do aquario ) aconselho-te a colocar alguma filtração biológica. Irás ter sempre possibilidade de ter um filtro onde podes por carvão activado e anti fosfatos/silicatos. Tenta retirar essa tampa e ficar apenas com o vidro onde poderás colocar uma calha com Power Compacts, há no mercado algumas em muito boa conta, é uma questão de te informares antes de comprares. Aconselhava-te a, se for possível $$, comprares uma osmose, mas tens sempre a possibilidade de ir comprando água de osmose em algumas lojas de aquariofilia, foi o que fiz no inicio antes de adquirir a osmose. Relativamente ao escumador, podes comprar escumadores para o dobro da capacidade do teu aquário ou entao para a capacidade do teu mas tendo mais atenção à população e à alimentação. Eu no meu de 180 reais tenho um mini flotor a funcionar perfeitamente, é tudo uma questão de não alimentar em excesso e monitorizar bem os parametros da água ( testes para ph, kh, nitritos, nitratos, cálcio, fosfatos ). Um escumador sobre dimensionado dá-te um maior factor de segurança relativamente a excessos que possas cometer. O principal conselho que te posso dar é leres muito, tanto este fórum como imensos sites internacionais sobre reefs, e leres sempre com uma postura crítica, nunca aceites um site como sendo o detentor da verdade absoluta, pois, como já deves ter percebido, não ha' 2 aquarios iguais e não há metodos perfeitos para se ter um reef com boa saúde. António Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Pink Publicado: Novembro 9, 2004 Autor Publicado: Novembro 9, 2004 Olá de novo! Desde já o meu obrigado pela prontidão das vossas respostas, mas como tinha dito ainda vos vou fazer muitas perguntas... António, tenho lido algumas coisas, no entanto às vezes em vez de ficar esclarecida ainda me baralho toda pois uns dizem uma coisa e outros outra. Tenho lido que não basta ter RV como filtro biologico! A RV assegura a total filtração biologica necessária? Duarte, fiz alguma pesquisa sobre iluminação e todos os preços rondavam os 300€ (calhas e lâmpadas HQI), o que para o meu bolsozito é um pouco sobrecarregado, mas como tu falas em 100€, já era uma coisa mais razoável. O problema é que no local onde moro não existem muitas lojas da especialidade (Alentejo). Será que me podias indicar onde posso encontrar iluminação a esse preço? É que se calhar a utilização das T8 na tampa iria aquecer demasiado a água e n deixar que se efectuassem correctamente as trocas gasosas, estou certa!? Quanto ao escumador estava a pensar num Prizm (assim o mais barateco). Susana, fico feliz por ter alguma companhia feminina, não desfazendo da parte masculina. Achei uma excelênte ideia a da ventoinha de PC, mas como aplica-la? E já agora explica-me melhor o que é encastrar e projector. Qual a melhor opção (€€) se é que me entendes. Fizo, como sabes sou pouco entendida no assunto, mas uma sump teria que levar uma bomba de reecirculação, logo mais €€. Não entendi o que queres dizer com coluna seca, tenho mesmo que furar o aquário? (desculpem a minha santa ingnorância) Bem por enquanto não tenho mais perguntas, mas é só por enquanto Mais uma vez o meu obrigado pela vossa paciência comigo.
Sue Publicado: Novembro 9, 2004 Publicado: Novembro 9, 2004 António, tenho lido algumas coisas, no entanto às vezes em vez de ficar esclarecida ainda me baralho toda pois uns dizem uma coisa e outros outra. Tenho lido que não basta ter RV como filtro biologico! A RV assegura a total filtração biologica necessária?Assegura se tiveres uma quantidade razoavel... mais ou menos 20% do volume total do aquario. O melhor seria mesmo fazeres uma deep sand bed, ou seja, colocares 10 cm de altura de areia, creio ainda ser melhor sistema e mais eficaz que a propria rocha viva. Duarte, fiz alguma pesquisa sobre iluminação e todos os preços rondavam os 300€ (calhas e lâmpadas HQI), o que para o meu bolsozito é um pouco sobrecarregado, mas como tu falas em 100€, já era uma coisa mais razoável. O problema é que no local onde moro não existem muitas lojas da especialidade (Alentejo). Será que me podias indicar onde posso encontrar iluminação a esse preço? É que se calhar a utilização das T8 na tampa iria aquecer demasiado a água e n deixar que se efectuassem correctamente as trocas gasosas, estou certa!? Quanto ao escumador estava a pensar num Prizm (assim o mais barateco). Eu para 2 projectores com 2 respectivas lampadas e vidro uv gastei 200 euros. Para ter uma boa iluminaçao e se quiseres ter mais corais alem dos corais moles menos exigentes não gastarás menos que isto. Quanto ao escumador para 200 litros acho que com o prizm ficas bem servida! Susana, fico feliz por ter alguma companhia feminina, não desfazendo da parte masculina. Achei uma excelênte ideia a da ventoinha de PC, mas como aplica-la? E já agora explica-me melhor o que é encastrar e projector. Qual a melhor opção (€€) se é que me entendes.de encastrar sao projectores que ficam embutidos no tecto ou numa calha em vez dos projectores suspensos normais. Em termos de preços são semelhantes.Quanto á ventoinha é so ligares a uma fonte de alimentação de um computador..compras uma das baratas (mais ou menos 10 euros) e a ventoinha tenta comprar de 12 cm. (mais ou menos 10 euros tambem) Fizo, como sabes sou pouco entendida no assunto, mas uma sump teria que levar uma bomba de reecirculação, logo mais €€. Não entendi o que queres dizer com coluna seca, tenho mesmo que furar o aquário? (desculpem a minha santa ingnorância) O aquario do meu namorado e o meu futuro aquario, ambos nao são furados e nao têm sump. Tem vantagens e desvantagens. depende do que queres fazer. Qualquer uma das hipoteses é viavel. Espero ter ajudado amiga!
Erazor Publicado: Novembro 10, 2004 Publicado: Novembro 10, 2004 António, tenho lido algumas coisas, no entanto às vezes em vez de ficar esclarecida ainda me baralho toda icon_confused.gif pois uns dizem uma coisa e outros outra. Tenho lido que não basta ter RV como filtro biologico! A RV assegura a total filtração biologica necessária? Relativamente a usar apenas rocha viva ( $$$ ) como meio de filtração, esta é suficiente caso a quantidade inicial seja minimamente razoavel ( 10, 20 % ) e caso tenhas uma boa equipe de limpeza bem como uma circulação de água adequada de modo a evitar zonas sem circulação. Caso isto nao seja possivel aconselho-te a usares a tal mal amada por alguns/muitos da filtração biologica. Uma outra coisa que deverás ter em atenção é ao genero de aquario que pretendes, pois caso o orçamento seja reduzido podes optar por um aquario de peixes onde poderás manter espécies que nao poderás menter em reefs. Faz um plano do que queres ter e de quanto estás disposta a gastar, mesmo que seja gradualmente. E depois opta, aquario de peixes, onde também podes ter rocha viva e alguns corais resistentes como actinodiscus por exemplo, ou um reef onde irás ter poucos peixes e sobretudo irás ter corais e rocha viva. António Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Pink Publicado: Novembro 11, 2004 Autor Publicado: Novembro 11, 2004 Realmente o que pretenderia era um aquário com uns peixitos (3 ou 4) e com algumas anénomas e corais moles. É possivel ou estou a sonhar? O objectivo é montar o reef com um custo relativamente baixo, daí procurar as soluções mais económicas. Quanto à filtração não poderei utilizar a RV juntamente com a filtração biológica das biobolas? Estou agora a estudar a iluminação.Acho que optar pela hqi é a solução mais rentável não acham, embora os preços sejam elevados. Sei que as coisas não são de graça, mas não é possivel arranjar uma calha com uma hqi de 150w+ uma ou duas actinicas por cerca de 200€? (secalhar só em sonhos ) Obrigado pela vossa prontidão
Duarte Conceição Publicado: Novembro 11, 2004 Publicado: Novembro 11, 2004 Olá. Quanto à iluminação não é preciso sonhares muito, fala com o user Ramirezi que ele tem soluções a excelentes preços (talvez ainda mais barato que os 200 euros se for 1 hqi + 2 actinicas) mas para corais moles não necessitas de Hqi para nada, já as anémonas são bastante exigentes em termos de iluminação e qualidade da água e não é muito comum vê-las em nano-reefs. Procura o meu post nos equipamentos e manutenção e vê como montei o meu nano Cumps Duarte
Recommended Posts