Recommended Posts

Publicado

Preciso de ajuda dos entendidos em plantas.

tenho um aquário com o seguinte setup

Setup:

Aqua: 121x51x62

Iluminação: T5 2x54W daylight/nature

Filtro: Bioflow 6.0 com bomba de 1000l/h

Aquecedor: 300W

Substrato:: Tropica Plant Substrate

Areão: Preto

Fauna Actual

2 Corydoras Albinas

10 Neons

7 nariz de Bebâdo

2 Iriatherina Werneri

1 Baryancistrus niveatus (?)

Flora Actual

1 Anubia Barteri nana

3 Anubia nana

2 Echinodorus Bleheri

1 Echinodorus Parviflorus

1 Echinodorus Red Devil

1 crinum calamistratum

Fundo em vinil preto autocolante.

Testes

PH -7.5

NH4 - 0.5mg/lt

NH3 - 0.003 mg/lt

NO2 - 0 mg/lt

NO3 - 5 mg/lt (+/-)

gallery_18634_1850_838590.jpg

Como podem ver, algumas folhas estão a ficar com manchas castanhas.

Alguem me sabe dizer qual é o problema e o que fazer?

Obrigado pela ajuda

Publicado:

A imagem está boa, mas tenho a dúvida.

As manchas são dentro da folha ou são algas superficie das folhas da planta?

Aguardo.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado: (editado)

Eu diria que isso são diatomáceas... Mas por outro lado com essa Intensidade de luz custa me a acreditar que tenhas falta de luz(a menos k as plantas em questão estejam num canto mais escuro do teu tanque. Podes também ter os silicatos muito em cima, pouca luz e silicatos desregulados são as condições óptimas dessas algas.

Editado por gervas
Publicado:

É um tanque com 300 lts e tenho duas T5 de 54W. Uma daynight e uma Natura da juwel.

O que acham da iluminação?

Publicado:

Que acho?=) Que me confirmaste as suspeitas=) A regra de ouro da iluminação é sempre 0.5W por litro. Logo tu, com 108W de iluminação tens apenas luz aceitavél para um tanque de de 200litros na melhor das hipoteses. Para um plantado com a tua litragem no mínimo dos mínimos 150Watts. Pessoalmente tentaria um pouco mais do que o misero 0.5W/litro, no meu tanque de 220l tenho 0.8W/l, e vou este fim de semana aumentar para o 1W e picos por litro, que é que posso dizer lol, adoro ver as minhas plantas a fazer pearling=)

Com 108W para essa litragem tens claramente um déficit de iluminação resultando em condições propicias ao desenvolvimento das diatomáceas. Elas preferem tanques com iluminação mais fraca, alta taxa de silicatos, e tanques recém montados. Também tive um problema com diatomáceas quando há coisa de 2 meses re-montei o meu tanque de 220l. Resolvi aumentando a minha iluminação de 0.5W/l para os meus actuais 0.8W, e com TPA's com água com baixo teor de silica. Resultou na perfeição para mim. Para ti aconselho-te pores o site seguinte nos teus favoritos...

http://www.guitarfish.org/algae

Tem tudo explicado de forma simples, de fácil compreensão e dá dicas para a resolução do problema. Para além disso tem imagens lindas de plantados para fazer água na boca a qualquer um=)

Publicado:

A Amónia está a 0.

Comecei na sexta feira a fertilização com Nutrafin Plant Gro.

O que acham?

Comprei também um peixe que come algas e as coisas já estão com muito melhor aspecto.

Acham que devia diminuir o n.º de horas de iluminação? O fotoperíodo está em 11h.