Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola pessoal, bom tenho um casal de discos que está desovando, os pais fazem o ritual normal de reprodução e cuidam bem dos ovos, acontece que quando os alevinos eclodem eles não conseguem nadar, não saem do local da desova, depois, no 2º dia, passam a cair no fundo do aquario, os pais tentam coloca-los de volta, mas eles voltam a cair e morrem, parecem fracos, alguem tem ideia do que ocorre? grato pela ajuda. Sousa.

Editado por sousa filho
Publicado:

Boas

Uma das razões e os pais estarem um pouco debelitados fisicamente, outra pode ser mesmo uma questão genetica ou seja um dos menbros do casal pode ter os genes fracos. Não sei se e o caso mas aconselhava-te a adicionar vitaminas a comida para ver se os fortaleces, e quem sabe numa proxima postura os alevins saem mais fortes

Cump

Marques

Publicado:

Ola Marques, obrigado pela tua contribuição. Em outra desova deste mesmo casal os alevinos se comportaram normalmente, mas como nasceram poucos, os pais desovaram novamente e acabaram por matar os que já estavam colados ao corpo, tentando pega-los como se fosse recem eclodidos.

Suspeito da agua, uso reverse osmose, condutividade bem baixa, mas não tenho como afirmar que seja o fator determinante, ou ação de algum agente danoso. Vc conehce os parametro ideias da agua para redprodução?Grato pela ajuda. []Sousa.

Publicado:

isso é simplesmente um ataque parasitário coloca formol na água que isso deixa de acontecer...

abraço

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

Francisco e João obrigado, vocês podem me informar qual a dosagem de formol recomendada para o caso, custumo utlizar 1 gota para cada 2 litros. Grato Souza.

Publicado:

eu uso 2ml para 100 litros de agua...

atenção que depende da concentração do formol...

abraço

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Publicado: (editado)

Amigos, adicionei o formol assim que ocorreu a desova, mas, infeliemente, não mudou a situação, tds os alevinos morreram após a eclosão, a unica diferença é que nascereu uma quantidade maior, acho que devido a ausencia de fungo. Não sei o que fazer agora...

[]Souza

Editado por sousa filho

Pode ser alguma carência alimentar por parte dos pais. Se não estiverem nas melhores condições e não tiverem uma alimentação adequada, podem nascer crias fracas.. Experimenta dar-lhes uns dias de descanso e começa a dar-lhes um suplemento vitamínico na comida. Eu tive que fazer uma coisa do género com um casal meu (pigeon silver) que só agora é que começou a conseguir ter crias. Há um suplemento muito bom para casos desses (é o que uso nos meus), mas tens de encomendar em algum site, pq n ha ca em Portugal. Foi desenvolvido por um criador de discus (Andrew Soh) em Singapura. Chama-se pro-more.

fica aqui um link com a descrição caso fiques interessado.

http://www.fishkeepers.co.nz/forums/viewto...?f=13&t=722

cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
  • 2 meses depois...
Publicado:

Ola pessoal, retornando ao topico.

Bom, ainda não resolvi o problema, a situação ocorre com os 03 casais que tenho, por isto descarto alguma causa relacionada aos pais, tentei adicionar agua da torneira na de reverse osmose, cerca de 10% e noutro casal 20%, o problema continua, então resolvi esterelizar os aquarios, caso exista algum patogeno mais resistente, depois informo se resolveu.

Se alguem quiser acrescentar algo, agradeço. Souza.

Publicado:
isso é simplesmente um ataque parasitário coloca formol na água que isso deixa de acontecer...

abraço

João Ferreira

Concordo com o João!

Cumps

Logofinal_28copy.jpg
Publicado:

Sousa dix.me uma coisa por acaso nao te apareciam no aquario uns bichinhos brancos colocados nos vidros?

se sim...o problema é esse...é que não são planárias mas sim nématodos...atenção que se alimentam dos alevins e dos ovos...

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Publicado:

Ola João, não observei a presença deste organismo citado por vc, mas como esterelizei os aquarios, se existiam, se foram, e ainda não ocorreu desova pós limpeza.

Aproveitando, a resina que fica apos a membrana da osmose está desgastada, ela quem fazia o PH ficar acido, agora está alcalino.

Você sabe a importancia do PH na reprodução dos Discos?

Obrigado

Publicado:

Na minha opinião desde que o ph esteja entre 6 a 7,5 a importancia é diminuta...

se me falares na conductividade ai sim podemos falar de importancia

sabes qual é a conductividade da tua água de osmose?

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Publicado:

Ola João, possuo dois aparelhos que medem o TDS e a Condutividade.

Agua de osmose reversa:

TDS = 23ppm Condutividade: 0,04 ms/cm

Agua de Reverse Osmose + 10% da agua de torneira:

TDS = 72ppm Condutividade: 0,13 ms/cm

No entanto, estou com difculdades para interpretar estes dados.

Se puder me ajudar, agradeço.

Atualmente uso a ultima combinação.

[]Souza.

Publicado:

ola sousa

olha em relação aos testes ta tudo bem

neste momento os testes ta tudo ok....

Agora eu inclino-me mais para o que o jCC disse ..isto é... ou falta de vitaminas ou um dos dois do casal é fraco geneticamente...

podes usar protovit ou vitaminas daquelas para crianças.,...

na comida

vai dando noticias!

Abraço

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

• 1 mês depois...
Como foi resolvido? Com as Vitaminas?

Não foi possivel determinar o que resolveu, pois tentei simultaneamente 04 opções:

1 - Vitaminas para as matrizes

2 - Adicionei Seachem Discus Trace

3 - Sulfato de Cobre (verifiquei, com uma lupa, que havia pequenos organismos no aquario, semelhantes a paramécios)

4 - Aumentei a condutividade para 150

Antes de aplicar os itens acima, os ovos eclodiam com 48 horas, passaram a eclodir com 60 horas.

[]Souza.

Editado por sousa filho