Andre_ Publicado Novembro 24, 2009 Publicado Novembro 24, 2009 (editado) Ola amantes da aquariofilia. Venho abrir aqui um topico para expor o meu aquário. Já a muito tempo que os aquários percorrem a minha casa, a uns tempos atras tive um aquário com 12 litros e já se sabe como é, é agua, por peixes e já está. Foi ai que pesquisei bastante e resolvi investir num aquário mais a séria, um de 100 litros aproximadamente, adquiri um filtro externo, termostato,topo o material necessário. Relativamente ao áquario vou começar por plantas naturais de fácil manuntenção, pois não tenho grandes experiência, e espero seguir e aprender com os mais experientes e menos experientes, pois todos contribuem para que muitas mais pessoas se interessem por este hobby. Quanto ao aquário: Dimensões: 80cm x 30cm x 40 cm Filtragem: Ex 600 Iluminação: ? 9h Diárias Ph: 7,2 Gh: 6º NH3: 0,2 (escala da Hagen 0,0 mg\l - 7,3 mg\l NO3:? 5 mg\l (escala da Hagen 5 mg\l - 110 mg\l. Fauna: 5 Ramirezis 8 Rasboras 4 Corydoras Substrato: Areia de Silica Hardscape: Troncos Flora: Anubia Nana,Feto de Java Fertilizante: Semanalmente 10 ml Nutrafin Plant Gro, Hagen Setup Actualizado( 26\11\09) Cump Editado Dezembro 13, 2009 por Andre_ Citar
Tugz Publicado: Novembro 25, 2009 Publicado: Novembro 25, 2009 (editado) Olha , outra planta que ai podes colocar e que se dá bem só em areia de sílica é a valisneria. E só uma coisa a dizer, bota ai fotos :D Mas de iwagumi não tem nada. Editado Novembro 25, 2009 por Tugz Citar
Andre_ Publicado: Novembro 25, 2009 Autor Publicado: Novembro 25, 2009 Lol, eu sei que de iwagumi nao tem nada, mas tive que me basear em algo para a construçao do layout, e nao pode mesmo nada a ver, uma vez que sou amador , a ideia é ter um aquário agradavel de se ver e saudavel para os peixes. cump Citar
krypticall Publicado: Novembro 25, 2009 Publicado: Novembro 25, 2009 Areia de silica nao é de todo uma boa opçao para substrato para as plantas. Porque não aguardas a montagem mais um mês ou dois e compras um substrato melhor e adequado ás plantas aquaticas. Iluminaçao para essa litragem, o minimo aconcelho-te 50w Citar
Andre_ Publicado: Novembro 25, 2009 Autor Publicado: Novembro 25, 2009 Eu tenho conhecimento que areia de silica nao é a melhora coisa para as plantas, mas como ja a tinha aqui... e agora é tempo de poupança lolol. Vou tentar com este substrato e ver como corre. Obrigado na mesma, foi uma critica construtiva, isso é que é preciso obrigado. Em breve actualizo. Cump Citar
Andre_ Publicado: Novembro 26, 2009 Autor Publicado: Novembro 26, 2009 Boa noite, aqui fica uma actualização, tenho tido alguns problemas com as Anubias, que estão com algumas folhas enroladas, falta de Cu e Fe, começei entao a fertilizar, agora é esperar e dar tempo ao tempo que recuperem. Sei que tambem tenho poucos nitratos, o que para as plantas não é o melhor, pois neste momento tenho 5mg\l, havia de ter ai pelo menos 10 a 15mg\l para ser certo o nitrato para as plantas, o que pode estar atrasar o seu desenvolvimento, no entanto continuo com o fertilizante e espero.... Como prometido,finalmente, aqui ficam as fotos, sei que não é o melhor layout, pois não tenho grandes experências com layout, tendo em conta o orçamento que é curto e a imaginação, foi o que consegui fazer. Quanto ao resultado final, há melhores, mas acho que consegui criar um layout agradavel para a vista como para quem nele habita.O Objetivo é ir melhorar aos poucos. Venham dai as criticas... Foi o aquário possivel de se fazer de momento, com o tempo espero melhora-lo... cump Citar
Tugz Publicado: Novembro 27, 2009 Publicado: Novembro 27, 2009 Se essas plantas de tapete fossem reais, tinhas um excelente layout, pelo menos para mim, pois as pedras(madeira?) do lado esquerdo estão muito loucas! Eu se fosse a ti era um monte de plantas que cresçam bastante em altura atrás desses troncos, mais umas que façam tipo bosque, ou seja , plantas de médio plano(esses fetos e tal eram boas ideias) para do lado esquerdo e direito e no meio dessas pedras(madeira?) e depois um grande tapete. Tinhas ai um aquario lindo num instante. Mas assim já está porreiro Citar
Andre_ Publicado: Novembro 27, 2009 Autor Publicado: Novembro 27, 2009 Novas actualizaçao e fotos: cump Citar
krypticall Publicado: Novembro 27, 2009 Publicado: Novembro 27, 2009 Até que ficou bastante agradavel. Quando vi a primeira imagem da panoramica causou algum impacto, o que é bom. A adiçao de plantas artificiais sao opçoes e gostos e quando olhei a primeira imagem até pareceu um verdadeiro tapete. Agora diz-me uma coisa , quanto gastaste nessas plantas artificias ?? Citar
Andre_ Publicado: Novembro 27, 2009 Autor Publicado: Novembro 27, 2009 Obrigado.Gastei 4 euros mas ainda tenho mais numa caixa, nao utilizei todo... acho que o tapete assim fica mais facil de manter, e uma vez que nao tenho grande experiencia prefiro manter as outras plantas e a medida que for evoluindo logo se ve... cump Citar
krypticall Publicado: Novembro 27, 2009 Publicado: Novembro 27, 2009 Sendo assim foi bem comprado esse tapete todo por 4€, foi em dia de saldos ?? :D é que por norma as plantas artificias são caras e essas proporçoes levou-me a pensar teres gasto mais dinheiro que podia ter sido aproveitado para o substrato Mas olha está engrassado e simples , gostei da posiçao dos troncos, é como dizes, agora com o tempo vais o moldando ao teu gosto e dependendo das tuas posses para isso. Citar
Andre_ Publicado: Novembro 27, 2009 Autor Publicado: Novembro 27, 2009 yap, foi mais ou menos em saldos sim... obrigado, tambem gostei muito do resultado. Eu tinha as anubias no areao, mas retirei e pus agarradas a rochas, que estao escondidas atras dos troncos, acho que se desenvolvem melhor assim, que achas??? é que no areao ha sempre o perigo de enterrar a rizoma e para isso ela nunca fica bem presa no areao. Os fetos de java é que estao um bocado chochos mas com o fertilizante, em semanas espero que recupere.... cump Citar
lavareda Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 (editado) Editado Dezembro 13, 2009 por lavareda Citar
Andre_ Publicado: Dezembro 13, 2009 Autor Publicado: Dezembro 13, 2009 (editado) Boas colegas, venho aqui actualizar o forum, pois o cada um gosta de expor a evolução do seu aqua, pois é isto que faz o gosto pela aquariofilia, ir evoluindo e mostrar aquilo que conseguimos. Venho aqui expor uma actualizaçao quanto á fauna, ja era um dejeso antigo possuir os famosos discus, quem nao os gostava de ter??? acho que toda a gente, isso aliado a um "bando" de ramirezis para mim nao pode haver melhor. Foi entao que decidi trocar as minhas 8 rasboras e adicionei 2 discus. Muitos de voces vao dizer, 2 discus? no minnimo 3, sao peixes de cardume. Eu sei, mas o meu aquario com 3 começaria a ficar muito cheio para eles e muito carregado biologicamente com o tempo. Eles mandam umas corridas atras um do otro pois o layout foi desenhado a deixar bastante espaço par os peixes. Agora quantoa sua introduçao, estiveram 48h sem comer,escondidos sempre a fazer pequenas investidas, sempre na desconfiança, ate que ao 3,4 dia começaram a procurar comida, coloquei um comedouro daqueles com ventosa, é so por comido que passado um tempito nao esta la nada ja, o meu azul esta bastante gordo, o laranja podia estar melhormas vai comendo, tambem o azul vai com um dia de avanço pois foi o primeiro a descobrir onde estava o petisco.Alimento-os com granulado, larvas,artemia. O laranja de vez em quando sacode-se um bocado mas come, apenas as vezes faz marcha tras e sacode as nadadeiras, alguem sabe o que podera ser??? mas de resto fartam-se de fazer corridas, estou bastante safisteito com esta 1 experiencia com discus, è certo que alguns problemas iram surgir e espero contar com voces para os resolver. cump em breve posto fotos actualizados Editado Dezembro 13, 2009 por Andre_ Citar
Hugo Bernardo Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 Boas André Esses discos prometem, agora só falta mesmo umas plantinhas naturais. Cumprimentos Hugo Bernardo Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Andre_ Publicado: Dezembro 13, 2009 Autor Publicado: Dezembro 13, 2009 Boas Hugo, quanto a questao das plantas naturais, possuo 3 fetos de java e 6 anubias nana e 1 amazonense, apenas possuo o tapete artificial porque acho que é termos de manuntençao é mais facil, ou seja, nenhuma, para nao estar sempre com as maos la dentro a fazer podas, para nao perturbar os discus e os ramirezis. De resto fertilizo todos os dias com 1,8 mg\l de plant gro. Obrigado cump Citar
Hugo Bernardo Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 Quando falei em plantas naturais referia-me ao tapete, se bem que mesmo com as plantas artificiais o aquário está bastante agradável. Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Andre_ Publicado: Dezembro 13, 2009 Autor Publicado: Dezembro 13, 2009 Fiz ma interpretaçao entao Hugo. Eu ja pensei nisso bastantas vezes mas ainda nao levei isso para a frente pois tinha que revirar o aquario para tirar o artificial, e esta tudo estabilizado. Já agora, conheco o teu aqua, esta simples e muito bom, parabens. Cump Citar
Rujorome Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 Boas, Só a título de curiosidade, existe uma planta de tapete, chamada "eleocharis parvula" (podes procurar imagens no google), que não cresce muito (logo não tens que andar a podar), e que para mim, é de muito fácil manutenção. Dá lá uma olhava, a ver se não vale a pena substituir por essas artificiais. P.S.: Continua o bom trabalho, pois o layout ficou excelente!! Abraço, Ruben Mendonça Citar
Andre_ Publicado: Dezembro 15, 2009 Autor Publicado: Dezembro 15, 2009 (editado) Muito obrigado. Quanto a elocharis ja tinha conhecimento dessa planta, mas de momento nao quero fazer grande alteraça para nao perturbar os bichos,talvez mais tarde coloque, mas para ja é mais facil assim e como ainda estou no começo das plantas naturais vou deixar assim, mas obrigado pelo conselho . Quanto aos discus estou a desparasitar com Sterazin e flagyl. Aqui fica o setup actualizado: Dimensões: 80cm x 30cm x 40 cm Filtragem: Ex 600 Iluminação: ? 9h Diárias Ph: 7,1 Gh: 6º NH3: 0,0 (escala da Hagen 0,0 mg\l - 7,3 mg\l NO3:? 5 mg\l (escala da Hagen 5 mg\l - 110 mg\l. Fauna: 4 Ramirezis 2 Discus 4 Corydoras Substrato: Areia de Silica Hardscape: Troncos Flora: Anubia Nana,Feto de Java, Amazonense Fertilizante: Diaria 1,6 ml Nutrafin Plant Gro, Hagen Desparatizaçao: Sterazin e flagyl Vista geral: cump Editado Dezembro 16, 2009 por Andre_ Citar
Andre_ Publicado: Dezembro 16, 2009 Autor Publicado: Dezembro 16, 2009 Novas fotos no post acima. cump Citar
Andre_ Publicado: Dezembro 26, 2009 Autor Publicado: Dezembro 26, 2009 Boas colegas, gostava que me podessem ajudar com um dos meus discus. Reparei que o meu azul acampa junto a um tronco mas na parte da frente do aquario e de vez em quanto treme, parece as pessoas quando estao com febre, mas este nao apresentar nenhum sinal de doença, come bem e assim que chego vem ao cimo para vir buscar a comida. Tambem ja reparei que este na zona onde costuma estar a tremer costuma estar a dar bicadas no vidro, como a limpar. De notar tambem que quando o azul esta acampado ao pe do tronco o o pigeon vai ter com ele e poe-se lado a lado e o azul começa a tremer bastante. Quanto a morfologia o azul apresenta a barriga um bocado "inchada" Sera alguma doença ou sera alguma tentativa de acasalamento??? O pigeon passa constantemente atras do azul. Espero que me ajudei pois nao quero que adoeçam. cump Citar
Andre_ Publicado: Janeiro 12, 2010 Autor Publicado: Janeiro 12, 2010 (editado) Boa noite, depois de uma crise pequena nos discus em que estes se coçavam bastante e apos esse problema estar tratado,aqui fica uma actualizaçao. Quanto a resoluçao dos sintomas dos discus, resolvi com um aumento de temperatura e sera costapur nos dias 1,3 e 5, pois estes nao apresentavam sinais externos a nao ser coçarem-se, logo o diagnostico levoume a ectoparasitas, tais como a trichodina, em que os peixes se sacodem e coçam. De resto estou bastante satisfeito mas espero ouvir a vossa opinao.Quanto aos discus todos eles comem na mão e inclusive deixam fazerlhe festas, o que ja se torna um bocado problematico, pois quando quero retirar alguma folha ou assim, em que introduzo o braço la dentro e mesmo com a tesoura na mao, estes vem ter comido e começam as bicadas na minha mao....mas é por estas pequenas coisas que os torna tao especiais. Dimensões: 80cm x 30cm x 40 cm Filtragem: Ex 600 Iluminação: 11h Diárias Ph: 7,2 Gh: 14º Kh: 5º NH3: 0,0 (escala da Hagen 0,0 mg\l - 7,3 mg\l NO3:? 5 mg\l (escala da Hagen 5 mg\l - 110 mg\l. Fauna: 1 Pigeon 1 Marlboro 1 Blue 4 Ramirezis 8 Neon Alimentaçao: Artemia seca, artemia congelada, Larvas, Sera vipgran. Complementos: Sera Fishtamin Manutenção: - Tpa 2 vezes por semana, de 10 litros cada, com aspiraçao do areao - Substituiçao lã filtrante de 2 em 2 semanas Substrato: Areia de Silica Hardscape: Troncos Flora: Anubia Nana,Feto de Java Fertilizante: Semanalmente 10 ml Nutrafin Plant Gro, Hagen Aqui fica um video: http://yfrog.us/1xhpim1986z Fotos: Comentem....digam de vossa justiça o que acham....pontos a mudar, alterar. Não é propriamente uma coisa 5 estrelas...mas acho que esta agradavel. cump Editado Janeiro 12, 2010 por Andre_ Citar
Andre_ Publicado: Janeiro 19, 2010 Autor Publicado: Janeiro 19, 2010 (editado) Boas, venho aqui postar uma actualizaçao do aqua. Depois de muito ponderar resolvi tirar o tapete artificial e introduzi Eleocharis parvula e Echinodorus tenellus, ambas de facil manuntençao e que formam tapetes rapidos. Gostei bastante do aspecto, irei gostar mais ainda quando tiver tudo fechado mas agora é deixar o tapete fechar. Espero os vossos comentarios e opinioes. Quanto a qualidade das fotos é o que arranjo. Tenho que sacar a Cannon ao meu tio. Cump Editado Janeiro 19, 2010 por Andre_ Citar
Maudi Publicado: Janeiro 19, 2010 Publicado: Janeiro 19, 2010 (editado) Olá, bem vindo ao mundo dos Discus. Realmente o aqua com plantas naturais vai com certeza ficar mais bonito, para já está com bom aspecto. Quanto aos Discus, dou-te um concelho... não dês larvas vermelhas pois mais cedo ou mais tarde vais ter problemas com parasitas internos, dá apenas granulado para discus, artémia, flocos e para caseira e muitas tpa´s e vais ver como eles crescem bue e saudáveis. Boa sorte e lembra-te.... Larvas Não. Editado Janeiro 19, 2010 por Maudi Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River
Recommended Posts