desiquilibrio no aquario


Paul

Recommended Posts

Olá a todos

 

Alguem me sabe explicar a razão de eu ter os nitratos a zero, mesmo tendo o aquario bem povoado? Os fosfatos pelo contrário estão elevadissímos logo, já começaram a aparecer algas filamentosas pretas.

 

Mudei recentemente a minha receita de co2 caseiro, tendo passado para a receita da gelatina. Entretanto retirei o co2 - não sei se por causa disso as plantas estão a consumir os nitratos mais rapidamente do que deviam.

 

Faço uma tpa semanal de 40%. Fertilizo a cada 2 dias com sera florena numa semana e com plantamin da tetra em semanas alternadas. Tenho ainda um fertistick da aquatic nature no sedimento.

 

Procurei por todo o forum, mas não consegui encontrar nada que me ajudasse.

 

Agradeço qualquer comentário que possam fazer!

 

 

 

Aquario : 35 L

Iluminação : LAMPADA GROLUX 45CM 15W T8

Fundo: 3/4 cm de Areão grosseiro (8/9 mm) por cima de 1/2 cm de areão fino (2/3 mm)

Filtro: AquaSzut KASKADA N 300 250L/H com esponja filtrante

 

pH: 6.5/7

NO3: 0 mg/L

PO4: >2 mg/L

Temperatura: 27º

Co2 Caseiro

 

Fauna

 

3 Ottocinclus

2 Gupys

2 Tetra Cardeais

2 Tetra xray

1 Danio Rosa

1 Botia Palhaço

 

 

Flora

 

Microsorium pteropus

cryptocoryne beckettii green

Lobelia Cardinalis

Cryptocoryne walkeri - que está a definhar não sei porquê, as outras plantas estão todas de boa saúde.

Anubia Lanceolata

 

Cumprimentos

 

Paul

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto voltei a fazer os testes.

 

Os nitratos continuam a zero. Os fosfatos estão a 1ppm. O ph subiu para 8

 

Já agora outra pergunta: Quão importante é a exposição à luz solar directa para o crescimento das algas. Pergunto isso porque temo que o meu aquario leve com uma ou duas horas de luz solar logo de manhã (a horas que não estou habitualmente acordado para confirmar isso). Será isso também um factor para o aparecimento das algas?

 

Aguardo resposta

 

Pau

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto voltei a fazer os testes.

 

Os nitratos continuam a zero. Os fosfatos estão a 1ppm. O ph subiu para 8

 

Já agora outra pergunta: Quão importante é a exposição à luz solar directa para o crescimento das algas. Pergunto isso porque temo que o meu aquario leve com uma ou duas horas de luz solar logo de manhã (a horas que não estou habitualmente acordado para confirmar isso). Será isso também um factor para o aparecimento das algas?

 

Aguardo resposta

 

Pau

 

Sim o aquario deve estarresguardado da luz solar, pelo menos quando tive um perto da janela era dessas algas como praga e nos vidros tb

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o aquario deve estarresguardado da luz solar, pelo menos quando tive um perto da janela era dessas algas como praga e nos vidros tb

 

cumps

 

Ok, vou mante-lo tapado durante uns dias a ver se as algas desaparecem. Um destes dias ainda vou ter que o mudar de sitio.

 

Mas continuo com o problema dos nitratos alguem me sabe dar alguma razão para ter os nitratos a zero?

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Alguem me sabe explicar a razão de eu ter os nitratos a zero, mesmo tendo o aquario bem povoado? Os fosfatos pelo contrário estão elevadissímos logo, já começaram a aparecer algas filamentosas pretas.

Humm... estranho. Geralmente é ao contrário. As algas filamentosas pretas costumam proliferar com valores baixos de PO4 e valores altos de NO3.

 

Ok, vou mante-lo tapado durante uns dias a ver se as algas desaparecem.

Isso não vai fazer nada... é certo que deves evitar a exposição de luz solar, mas duvido muito que isso seja o factor para teres algas pretas. Sem contar que o teu problema é a nível de nutrientes (desequilíbrio) e não propriamente de excesso de luz.

Mais até... mesmo que desligasses a luz do aquário, pouco ou nada iria acontecer às algas de tufo pretas. Há muito poucas coisas que as conseguem remover. O melhor é tentares arrancar as algas com uma pinça, ou mesmo cortares as folhas infectadas. Ou então, dosear Flourish Excel sob as algas. Mas qualquer destas medidas de pouco ou nada adiantará se não resolveres o problema que as está a criar.

 

Tens a certeza que o teu teste de NO3 está bom? Regra geral, o 3º reagente do teste (como os da Nutrafin) é susceptível de se deteriorar facilmente (oxida-se facilmente em contacto com o ar). Vê lá qual é a validade do teste, ou então diz-nos há quanto tempo é que tens esse mesmo teste. Se tiveres um fertilizante de nitratos, podes sempre testar o teste adicionando um gotinha do fertilizante no tubo de ensaio, e depois perfazendo o volume até ao traço com água que saibas que não contenha nitratos. Se mesmo assim o teste não acusar nada, é porque o mesmo está estragado/fora de validade.

 

Continuo sem perceber a falta de nitratos no aquario!

Se o problema não for do teste, só consigo imaginar que o problema seja a nível de consumos no aquário, mas uma vez mais digo, acho isso muito estranho porque costuma ser ao contrário. Quase sempre se tem uma carência de PO4 e excessos de NO3. Só em aquários com plantas flutuantes e/ou com filtros desnitrificantes (duvido que tenhas um) é que tal costuma ocorrer.

 

Por isso, para te podermos ajudar melhor, faz o despiste ao teu teste de NO3 primeiro.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Humm... estranho. Geralmente é ao contrário. As algas filamentosas pretas costumam proliferar com valores baixos de PO4 e valores altos de NO3.

 

Ok, de facto, esta não foi das coisas mais inteligentes que fiz até hoje. As algas são verdes, não sei porque raio fui escrever que eram pretas. Assim torna-se dificil alguem me ajudar. Peço desculpa pelo engano.

 

Quanto ao teste: o teste é da SERA, tenho-o há dois anos (não o usava muito antes) com validade até 2012. Não sei se está estragado ou não. Mas se está, foi de um dia para o outro, há quase um mês que faço testes praticamente todos os dias e ele parecia bom.

 

Presumo que seja impossivel arranjar somente o reagente 3 não? (não tenho nenhum fertilizante com nitratos para testa-lo). Alguem sabe do que é feito? Desconfio que seja Cadmio, geralmente é o que se usa em laboratório para testar os níveis de Nitratos na água (uma coluna de Cádmio, mais propriamente). Talvez dê para o substituir

 

Visto que afinal estamos a falar de algas verdes e não pretas :P , devo continuar a manter o aquario tapado?

 

abraços

 

Paul

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Ok, de facto, esta não foi das coisas mais inteligentes que fiz até hoje. As algas são verdes, não sei porque raio fui escrever que eram pretas. Assim torna-se dificil alguem me ajudar. Peço desculpa pelo engano.

Ok... assim já é mais coerente, pelo menos com a experiência que tenho em aquários plantados.

 

Quanto ao teste: o teste é da SERA, tenho-o há dois anos (não o usava muito antes) com validade até 2012. Não sei se está estragado ou não. Mas se está, foi de um dia para o outro, há quase um mês que faço testes praticamente todos os dias e ele parecia bom.

 

Presumo que seja impossivel arranjar somente o reagente 3 não? (não tenho nenhum fertilizante com nitratos para testa-lo). Alguem sabe do que é feito? Desconfio que seja Cadmio, geralmente é o que se usa em laboratório para testar os níveis de Nitratos na água (uma coluna de Cádmio, mais propriamente). Talvez dê para o substituir

Sim... é Cádmio. Basicamente, o que um teste de nitratos colorimétrico mede são nitritos... apenas temos que reduzir os nitratos a nitritos... e isso é feito com o Cádmio. Daí que estes testes alertem para o facto de no caso da água que estivermos a analisar conter nitritos, que os valores serão incorrectos... Para os mais atentos, o teste de Nitritos da Nutrafin são os dois primeiros reagentes do teste de Nitratos da mesma marca :)

 

Quanto à validade, eu arrisco a dizer que poderá já não estar a funcionar correctamente... 2 anos para um redutor se manter estável, por melhor manuseado que seja, creio que precises de sorte... muita, mesmo.

 

Visto que afinal estamos a falar de algas verdes e não pretas :P , devo continuar a manter o aquario tapado?

Tapado como? Da luz solar indirecta, ou com as luzes desligadas? Neste caso, por serem algas que necessitam de mais luz que as pretas, evitares outras fontes de luz incidentes sobre o aquário, vai ajudar... mas uma vez mais, isso é contrariares os sinais/sintomas do teu problema. Deverás resolver o que realmente te está a criar o problema.... e isso, na minha opinião, passa por controlares os nutrientes. Se dizes que tens níveis de PO4 altos... então trata de os baixar. Se na realidade o nutriente limitante for o nitrato, fertiliza com NO3. E assim, faz sentido que tenhas esse tipo de algas...

 

Já agora, tens o aquário montado há quanto tempo?

 

Cumpirmentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante.

No meu tanque, com equilíbrio de 1/10 entre Po4 e No3, tenho filamentosas verdes.

Infelizmente são Cladophora.

Pouco consigo fazer, mesmo com Flourish Excel, que apenas funciona quando injectado directamente nas zonas afectadas, danificando as plantas.

Perco horas a retirar daquilo á mão.

Dá uns novelos lindos. :P

Não será esse o teu caso?

Tenta, pf, identificar a alga em questão aqui

Boa sorte.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante.

No meu tanque, com equilíbrio de 1/10 entre Po4 e No3, tenho filamentosas verdes.

Infelizmente são Cladophora.

Pouco consigo fazer, mesmo com Flourish Excel, que apenas funciona quando injectado directamente nas zonas afectadas, danificando as plantas.

Perco horas a retirar daquilo á mão.

Dá uns novelos lindos. :)

Não será esse o teu caso?

Tenta, pf, identificar a alga em questão aqui

Boa sorte.

 

Olá malta, agradeço desde já a vossa ajuda.

 

A alga em questão PARECE me ser esta

Staghorn algae

 

Não está com estas dimensões, só que já me apareceu em algumas folhas. Não quero que se alastre.

 

Se calhar está na altura de comprar outro teste de nitratos, aconselham-me a comprar mais algum? Ia comprar de kh, mas se calhar justifica-se outros.

 

O aquario está tapado à luz solar que apanha de manhã. Não alterei o fotoperiodo, continuo a pôr o CO2, e não alterei a rotina de fertilização (uso um fertilizante sem nitratos)

 

Resumindo, parece me que antes de passar à proxima fase (seja ela qqual for) é melhor resolver a questão do teste de NO3

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer, o aquario está montado desde Setembro. Desde aí tenho controlado quase todos os dias os nutrientes. Estiveram sempre bem até agora.

 

Será possível que o ciclo não estivesse terminado?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certifica-te que os nitratos estão mesmo a zero, o que duvido.

Mantém nitratos/fosfatos numa relação de 10/1.

Isso acaba por desaparecer.

 

 

(o ciclo está mais do que terminado)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O facto de teres a Crypto a definhar é sinal de falta de nitratos, o problema maior no entanto é que essa alga se vai aproveitar dos nutrientes que vazam das folhas em mau estado.

 

O facto de teres o Aqua exposto à luz do sol, vai potenciar o metabolismo das plantas, que não tendo os nutrientes que necessitam entram em colapso, sendo logo aproveitado pelas algas para florescerem.

 

Não encontras melhor luz que a do sol para as plantas, o problema das algas não advém dessa luz (umas horas de manhã), o problema está no desequilíbrio de nutrientes.

Mantém esses Nitratos e Fosfatos em níveis suficientes para as plantas e então sim injecta o CO2, para já não te está a fazer falta e só te favorece as algas.

O Co2 é só um 'catalisador' que as plantas utilizam para metabolizar os nutrientes, não encontrando esses nutrientes na coluna de água ou (em alguns casos) no substrato vão recorrer às próprias reservas, acelerando o envelhecimento.

Essa alga é só o 'canário da mina', se não tratares disso em breve terás (agora sim) as algas pretas, as filamentosas, água verde, green spot, enfim um agradável algário.

 

Espero ter ajudado

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, por via das dúvidas amanhã vou desenbolsar uns trocos numa teste de nitratos novo. Aqui para Faro só arranjo o da Tetra. Presta para alguma coisa? Pelo que vi aqui no forum não me parece mau.

 

Caso se verifique a carência de No3, vou concerteza precisar de fertilizante com nitratos. No entanto, mais uma vez, não arranjo isso aqui em faro, só vendem fertilizantes da aqutic nature, mas nenhum tem nitratos. Qual marca é que me aconselham ou é preferível arranjar nitrato de potássio(acho que é isso, vale a pena para um aquario de 35 L)? Vou ter que mandar vir da net!

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já fui comprar um novo teste de Nitratos. O antrior estava mesmo estragado

 

Sendo assim, os valores actuais do meu aquario são:

 

No3: 12.5 mg/L

Po4: 2 mg/L

 

Ph: 7,5

Kh: 7

 

já vi que tenho os fosfatos altos e os nitratos baixos. Tirei o CO2. Devo começar a fertilizar com nitratos?

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ok, já fui comprar um novo teste de Nitratos. O antrior estava mesmo estragado

 

Sendo assim, os valores actuais do meu aquario são:

 

No3: 12.5 mg/L

Po4: 2 mg/L

 

Ph: 7,5

Kh: 7

 

já vi que tenho os fosfatos altos e os nitratos baixos. Tirei o CO2. Devo começar a fertilizar com nitratos?

 

Abraços

 

Paul

Fertiliza é com potássio e micro-nutrientes. Esses valores são bons... num aquário de alta manutenção e com CO2 bem doseado...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

micro nutrientes acho que já estou a usar, florena da Sera acho que é um fertilizante de micro nutrientes. Potássio vou ter que procurar aí onde arranjar.

 

Mas fiquei na dúvida com a tua resposta, para o caso do meu aquário, os valores são bons ou maus?

 

cumprimentos

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Mas fiquei na dúvida com a tua resposta, para o caso do meu aquário, os valores são bons ou maus?

Com essa iluminação e regime de fertilização... os valores são maus. Os Fosfatos estão muito elevados.

 

Se mantiveres essa iluminação, tens de tratar de baixar o NO3 e PO4. Eu aconselhava aí [NO3] < 5 ppm [PO4] < 0.5 ppm (mas não zero). Se optares por esta solução, não precisas de comprar potássio. Um fertilizante de espectro largo, tipo Tropica Plant Nutrition +, é mais do que suficiente.

 

Se quiseres seguir para um aquário de alta manutenção, aconselho arranjares um sistema de CO2 mais fiável e constante (botija) e alterares a iluminação (entre 24 e 36 W). Nesse caso, podes manter esses valores de PO4 e NO3, mas o regime de fertilização (micros e potássio) terá de ser mais rigoroso. Principalmente em 35 litros...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Consegui baixar os níveis de fosfatos para 1, e tenho o NO3 a 12.5 +/-. Em dois dias já comecei a ver uma diminuição da quantidade de algas. Pelo menos não cresceram mais.

 

Voltei a introduzir o co2. Parece me estar tudo a correr bem. Ainda tenho para resolver a situação da fertilização. Não sei se continuo a dar Sera florena às plantas ou se compre o Tropica plant nutrition plus e Kcl. Mas vamos ver como corre a partir de agora. Tirando a crypto, todas elas estão bonitas e a crescer

 

Uma última pergunta. O perling nas plantas ocorre na parte de cima ou de baixo das folhas? Não sei se serão bolhas devido às tpas e ao filtro de cascata.

 

Cumprimentos

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Consegui baixar os níveis de fosfatos para 1, e tenho o NO3 a 12.5 +/-. Em dois dias já comecei a ver uma diminuição da quantidade de algas. Pelo menos não cresceram mais.

Óptimo... assim é que mantém aquários plantados em condições :)

 

Voltei a introduzir o co2. Parece me estar tudo a correr bem. Ainda tenho para resolver a situação da fertilização. Não sei se continuo a dar Sera florena às plantas ou se compre o Tropica plant nutrition plus e Kcl. Mas vamos ver como corre a partir de agora. Tirando a crypto, todas elas estão bonitas e a crescer

Mantém o teu regime actual por algum tempo. Se vires que te safas bem com ele, continua-o... aqui a velha máxima "em equipa que ganha não se mexe", impera. Se ao fim de uns 10-15 dias os resultados não te agradarem, podes sempre mudar o teu regime/fertilizantes.

 

Uma última pergunta. O perling nas plantas ocorre na parte de cima ou de baixo das folhas? Não sei se serão bolhas devido às tpas e ao filtro de cascata.

Para saberes se é pearling ou gases dissolvidos que aderem às folhas, é bastante simples. Só as folhas é que apresentam esse fenómeno? Ou materiais inertes como troncos, rochas, vidros e equipamentos também têm bolhas? É que se fôr a segunda, de certeza que não é pearling... Depois de uma TPA, é normal que os gases dissolvidos se acumulem em pequenas bolhas e fiquem sobre as folhas e restantes superfícies no aquário. Eu até já tive esse fenómeno em peixes e animais :P

 

O Pearling, geralmente ocorre no verso inferior das folhas. Porquê? Há duas grandes razões:

 

- Por razões óbvias, é mais fácil uma bolha manter-se no verso inferior, do que no verso superior de uma folha (impulsão).

 

- Regra geral, no verso inferior das folhas, é onde se encontra um maior número de estomas. Estes órgãos actuam como válvulas de entrada e de saída de gases na folhas das plantas. Podes ler mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Stoma

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais