duvida da luminusidade led


Recommended Posts

boas,

 

andava eu a pensar sobre uma calha "barata" de se fazer e economica em termos de energia consumida quando me lembrei de aquelas lusitas novas, que andam na moda, que toda agente agora usa nos carros. sao aqueles leds brancos... penso que ja tao a ver quais me refiro...

 

adiante, eu gostaria de saber se esses leds sao propricios para uma iluminaçao boa para um aqua, do genero comprar umas poucas tiras desses leds e fixa-las numa calha que era de lampadas, mas claro, adaptada para apenas led...

 

eu sei que existe certas caracteristicas do genero 6500k e 8000k e por ai adiante, mas sinceramente nao percebo muito disso....

 

digam ai a vossa justiça, se realmente da para fornecer a luz suficiente a um aqua com este tipo de iluminaçao! ;):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem fala nas fitas de leds fala tambem naquelas lampadas dos xinocas de 20 leds....

 

umas 8 dessas lampadas deve dar para fazer tambem uma calha em condiçoes em termos de fornecimento de luz às plantas e animais...

 

o meu medo é mesmo se aquilo nao cega os peixes lol

 

 

digam ai...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem fala nas fitas de leds fala tambem naquelas lampadas dos xinocas de 20 leds....

 

umas 8 dessas lampadas deve dar para fazer tambem uma calha em condiçoes em termos de fornecimento de luz às plantas e animais...

 

o meu medo é mesmo se aquilo nao cega os peixes lol

 

 

digam ai...

 

Ola...

Em relação aos Led´s o que já vi e já vi alguma coisa, posso dizer é que é fantástico, mas... há sempre um mas...

Há algumas coisas que se tem que conjugar...

ter no mínimo 6500K ( o que é semelhante ao Sol )

depois temos que ter muitos mules, 1200 por metro ( quanto a mim ) pensando uma largura de 40cm leva três metros... em relação as cores há azul e o rosa...

O preço não é muito ( certa de 70€ por metro ) pode parecer caro mas temos que pensar que tenho luz por 20 a 30 anos o que faz reduzir bastante o preço, o que se gasta me luz também é menos ( talvez menos 4vezes).

Posso dar o nome da loja onde já vi…

Cumprimentos…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Em relação aos Led´s o que já vi e já vi alguma coisa, posso dizer é que é fantástico, mas... há sempre um mas...

Há algumas coisas que se tem que conjugar...

ter no mínimo 6500K ( o que é semelhante ao Sol )

depois temos que ter muitos mules, 1200 por metro ( quanto a mim ) pensando uma largura de 40cm leva três metros... em relação as cores há azul e o rosa...

O preço não é muito ( certa de 70€ por metro ) pode parecer caro mas temos que pensar que tenho luz por 20 a 30 anos o que faz reduzir bastante o preço, o que se gasta me luz também é menos ( talvez menos 4vezes).

Posso dar o nome da loja onde já vi…

Cumprimentos…

 

 

mas fizeste alguma calha a led "home made"?

 

ja agora se fizeste mostra ai, ou manda por PM...agradecia imenso! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao querendo de todo puxar a brasa a minha sardinha.

Se nao tencionas ter plantar exigentes, da uma olhadela aqui.

 

Nao gastei 70€. Gastei 40 e poucos.

 

Ja agora o que sao "mules"?

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito porreiro!

 

mules penso que seja o numero de leds

 

mas diz ai mais informaçoes sobre a tua instalaçao...numero de lampadas, instalaçao, leds por lamapda etc etc, e preços claro

 

 

e por acaso tenciono ter planas...e algumas eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito porreiro!

 

mules penso que seja o numero de leds

 

mas diz ai mais informaçoes sobre a tua instalaçao...numero de lampadas, instalaçao, leds por lamapda etc etc, e preços claro

 

 

e por acaso tenciono ter planas...e algumas eheh

 

As calhas sao estas.

Sao 3.

5000K atras, 6500K no meio e 12000K na frente.

 

Esta é a moonlight.

 

Todas as plantas que tenho sao de baixa manutencao, e estao a crescer à maneira.

Podes ver a montagem na minha assiantura.

 

Atencao que para plantados, nao esta nada testado. Nao consegui saber nenhum tipo de curvas para estas lampadas. Apenas sei que as plantas de baixa manutencao se estao a dar bem.

Anubias, Feto java, eegria densa, e as outras nao me lembro do nome.

 

O problema em encomendar daqui é que o dono do site nao gosta mto de enviar para PT.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tu compraste quantos modoles daqueles? cada um é 12€ disseste que te ficou a 40€, mas ja tinhas uma calha em casa, apenas fizeste a adaptaçao nao foi?

 

ps: vi agora, sao 3...vi mal

Editado por Pedrovsky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi com um tranformador deles, mas podia ter sido um dos chineses.

Cada calha precisa de 12V 2.5W.

 

Acho que mandei vir um transformador de 18W. Estava em promocao.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi com um tranformador deles, mas podia ter sido um dos chineses.

Cada calha precisa de 12V 2.5W.

 

Acho que mandei vir um transformador de 18W. Estava em promocao.

 

Desculpa lá mas não me estou a entender muito bem no site se me poderes dar o link desse transformador agradecia.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que mania que os franceses tem de escrever em frances :eusathink:

 

Este foi o que comprei. Mas estava em promocao. Acho que ficou em 5 ou 6€.

 

http://www.ampoule-leds.fr/transformateur-...eur-p-2495.html

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
boas, a moonlight que mostrou funciona bem?

tambem é em modulos de leds?!

 

é um modulo de3 leds azuis.

estao ligados no mesmo transformador.

o circuito completo e´composto por um temporizador ao qual esta ligado um rele de 220v.

Nos contactos comuns do rele esta ligado o transformador dos leds. no NA esta o "daylight" e no NF esta o moonlight.

qundo o temporizador acciona o rele, fica de dia, quando o temporizador desliga o rele fica de "lua".

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um modulo de3 leds azuis.

estao ligados no mesmo transformador.

o circuito completo e´composto por um temporizador ao qual esta ligado um rele de 220v.

Nos contactos comuns do rele esta ligado o transformador dos leds. no NA esta o "daylight" e no NF esta o moonlight.

qundo o temporizador acciona o rele, fica de dia, quando o temporizador desliga o rele fica de "lua".

 

cps

 

mas é possivel eu adquirir so os leds de moonlight?

e no aquario o efeito é o desejado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpe ser tao chato, mas gostava de saber se tem alguma relaçao de watts ou de leds versus litros!!!!

é possivel colocar uma foto?

a minha questao é a seguinte, tenho 450 lt para iluminar (moonlight), nao muito forte mas tambem nao muito fraco....

gostava de saber mais ou menos quantos leds azuis precisava de colocar......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que esse assunto não terá de ter uma comprovação ciêntifica, visto que os leds serão para decoração, por exemplo eu tenho uma calha com moonlight( 2 leds azuis ), e que até engraçado de vez em quando mas não serve para nada a não ser como aspecto decorativo a não ser que existam animais que façam desova na lua cheia e se tenha de usar tal equipamento para tal!

 

De qualquer forma, a quantidade depende, se queres muita iluminação, penso que não será muito benéfico para os peixes, colocas mais de 3 mas por experiência no meu de 250l um basta para iluminar bastante.

 

Cumps

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como foi dito, é so para decoracao. A intensidade depende da fase da lua que queres:)

O meu aquario é de 54L e tem 30cm de altura. tenho uma calha com 3 leds colocados a meio.

Este esta em fase de lua cheia com ceu limpo. :music_singguitar:

 

Fica mto engracado no escuro, faz uma boa luz de presenca na sala e é romantico :rainbowafro:

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação a testar Leds em plantados eu posso afirmar que não estou arrependido, apesar de saber que estou sujeito a ver aqui muita gente a discordar, mas passo a explicar....

 

a cerca de 3 4 meses decidi aproveitar um aqua de 200L que tinha cá em casa parado e fazer um aqua só de plantas ( aproveitar as podas e umas plantas de um aqua que desativei) e principalmente com baixos custos (para que a Maria não me desse na cabeça por causa da conta de electriciadade) então andei a pesquisar e encontrei a solução apresentada pelo grande Sergio Caneca, lampadas T5 do tamanho das T5 de 39w +/- 90cm e decidi arricar.... cada lampada tem 98 Led smd se não estou em erro e consome 4.5w, comprei 4 lampadas 3 de 8000K e uma de 6400K conforme o Sergio me recomendou, são alimentadas por um transformador de 24w que suporta até 6 lampadas... arrangei uma calha da jebo retirei os balastros e fiz as ligações para o transformador de 24w e coloquei as lampadas.... e advinhem... funcionou...hehehehehe

 

Aqui vai a foto das mesmas....

 

gallery_21830_1384_27721.jpg

 

O aqua onde estas estão é composto somente por substrato fertil e akadama como substrato, tenho uma bomba de 2w a fazer a circulação de agua e acopolado a bomba um difusor de co2 a injectar co2 caseiro, não faço qualquer fertilização liquida.... e o resultado é este

 

gallery_21830_1384_121697.jpg

 

gallery_21830_1384_99100.jpg

 

Estas fotos já tem um tempinho, mas as plantas estão porreiras desenvolvem-se bem atendendo que não fertelizo e não tenho fauna no aqua....

 

Por isso digo os leds apesar de na minha opinião ainda estão em fase inicial de desenvolvimentos no meu caso comprovaram a sua eficiência em plantados, de tal forma que pretendo mudar os 200w de iluminação do aqua principal para Leds.... só existe um senão o custo inicial do investimento pois cada lampada é um pouco carote, mas se fizerem as contas como eu, o consumo é só 4.5w por lampada versus 39w das tradicionais T5 o que significa passar de 6€ mes para 0.50 por mes, depois cada lampada dura no minimo garantido 5 anos e pode chegar aos 10 ao contrário as T5 tem devem ser substituidas após 1 ano, feitas as contas poupa-se uns cobres....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.