1º Aqua

davidf

Recommended Posts

Boas

Eu estive a ver deles mais ou menos dentros destes preços:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=973

Tenho a noçao que não posso gastar muito e por isso mesmo possivelmente vou ter de ir para um interno. Os internos são só de cascata? É que eu tive a ver deles de cascata a 10 euros.

Aceito sugestoes para filtros em conta

Boas

Para gastares pouco até podes colocar um destes Link

Este já vem com uma esponja e carvão activado no interior.

Vais é ter que ter em atenção que não podes colocar muita carga biológica no teu aquário, devido há pouca capacidade do filtro. Mas de resto funciona.

Os filtros de cascata são externos, ficam pendurados no vidro.

O filtro que apresentas é interno.

Se escolheste comprar um interno agora tem atenção ás suas medidas para veres se cabe no teu aqua em altura.

Boa sorte para a montagem

Partilhar nas redes sociais

ok. acho que já estou a perceber. entao por exemplo se escolher um que tem de Caudal: 690L/h, posso considerar que já é mais favorável para eu aumentar toda a parte biológica?

Não só pelo caudal mas sim também pela capacidade de acolher matérias filtrante.

O objectivo não é só por a agua a circular mas sim ter capacidade no filtro para alojar as bactérias.

A questão do filtro de cascata é ouvir-se mais do que um filtro interno.

Os inconvenientes do filtro interno poderá ser o espaço que mesmo ocupa dentro de um aqua de dimensões reduzidas.

Tal como já foi dito certifica-te se o filtro tem um bom espaço para alojar algum material filtrante para além das tradicionais esponjas.

ok.vou entrentanto comprar um filtro e depois também peço a vossa opinião se foi uma boa compra. tenho outra duvida: como neste momento não tenho iluminação e vou começar a colocar a agua no aquario, e os substratos, posso colocar também as plantas?

ok.vou entrentanto comprar um filtro e depois também peço a vossa opinião se foi uma boa compra. tenho outra duvida: como neste momento não tenho iluminação e vou começar a colocar a agua no aquario, e os substratos, posso colocar também as plantas?

Boas

Sem iluminação é melhor não colocares as plantas, pois elas não vão aguentar muito tempo.

E o filtro o que acham? o peixe ja está mais "vivo" e um pouco menos vermelho nas guelras.

Aconselham a fazer testes de ph a partir de quanto tempo, ou só e necessario os testes de nitratos?

Boas convém saberes o PH do aquário e da agua que utilizas.

Para acelerares o ciclo podes é adicionar umas bactérias.

A meu ver o filtro é fraco de mais mas como não podias gastar mais agora, tens é que fazer mais umas mudanças de agua e vai tudo correr bem.

Alguem me pode ajudar?

Sim, depende sempre se os peixes são para esse PH.

Mais importante; NO2, NO3, Amónia, Fosfatos. Assim sabes se todos os parametros estão aceitáveis.

NO2 e Amónia deverão estar a zero, NO3-10 Fosfatos 0,5

Faz uma pesquisa sobre parâmetros para àgua doce e terás mais respostas

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

O teu filtro tem um caudal de 200 a 400 litros. Um caudal de um filtro deve rondar 5 vezes o volume do aquário. No teu caso seria 175. Se tiveres o filtro no máximo, tens um caudal de 11 vezes mais. Se é assim tão notável que o peixe tem dificuldade, é porque o caudal está forte...Mete no mínimo, ou perto disso, pois continuas a ter muito caudal...

Para além do pH do aqua, qual o pH da água da torneira? Para isso, deves meter a água num recipiente aberto e medir só 24 horas depois (porque ele tende a alterar). Depois coloca aqui, para sabermos se houve oscilações no pH causados pelo aqua.

O pH nunca é mau, depende é dos peixes que lá colocares. Por exemplo, se colocasses discus, garantidamente que morriam, pois é demasiado alto. Se colocares ciclideos africanos, o pH é talvez ainda baixo...Mas sim, para a maioria dos peixes de iniciantes, o pH está bom (se bem que um valor mais preciso seria melhor,pois uma coisa é estar nos 7.0, outra é estar nos 7,5)

Boas

Já coloquei o caudal no minimo e ainda sinto o peixe a esforçar-se um pouco de mais. Isso poderá trazer consequencias más para ele? e mais tarde, ate que ponto a força do filtro podera afectar a carga biologica?

O filtro não dá para direccionar a saída de água? Assim viravas para o vidro mais próximo, tirando força no resto do aquário...

Perder a carga biológica? Como assim?

Uma corrente muito forte pode provocar cansaço ou stress nos peixes...Provavelmente passarão mais tempo escondidos ou parados onde não há corrente...

ninguem pode ajudar?

Tás a fazer uma grande confusão! A força do filtro não afecta a carga orgânica, o que afecta é a capacidade de filtragem, por outro lado a carga orgânica é a quantidade de nutrientes e não só, que existem na coluna de água.

Mas excesso de nutrientes não consumidos por plantas, darão origem a algas, o excesso de alimentação e excrementos de peixes, rápidamente darão origem a nitritos e amónia, tóxicos para os animais, por isso se fazem frequentemente TAPs para zerar os excessos.

Mas é muito mais do que eu refiro, falta-te muita informação e estudo para melhor compreender o que eu disse de uma forma extremamente simplista, mas para muitos errada.

A melhor forma de aprender para alem de estar no forum é ler sobre o básico da aquáriofilia.

Desta forma apenas vais aprender conforme as dúvidas e pode ser tarde em alguns casos.

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Tás a fazer uma grande confusão! A força do filtro não afecta a carga orgânica, o que afecta é a capacidade de filtragem, por outro lado a carga orgânica é a quantidade de nutrientes e não só, que existem na coluna de água.

Mas excesso de nutrientes não consumidos por plantas, darão origem a algas, o excesso de alimentação e excrementos de peixes, rápidamente darão origem a nitritos e amónia, tóxicos para os animais, por isso se fazem frequentemente TAPs para zerar os excessos.

Mas é muito mais do que eu refiro, falta-te muita informação e estudo para melhor compreender o que eu disse de uma forma extremamente simplista, mas para muitos errada.

A melhor forma de aprender para alem de estar no forum é ler sobre o básico da aquáriofilia.

Desta forma apenas vais aprender conforme as dúvidas e pode ser tarde em alguns casos.

Eu quando me referi a carga orgânica referi-me a peixes, plantas e tudo mais.. A minha questão não tem a ver com o que referiste mas sim sobre se o facto de existir tanta força no caudal do filtro não poderá afectar o comportamento de todos os constituintes do aquario.

Sim. Claro, um excesso de corrente obriga a um esforço extra por parte dos peixes, mas sempre depende dos peixes que introduzires, existem peixes que não toleram correntes mas existe o inverso.

Para as plantas, existe a probabilidade de desenraizar ou partir para alem de estarem em esforço também.

Quando se fala do filtro ideal, refere-se ao padrão base para que não aconteça os extremos, águas paradas ou com excesso de corrente.

O ideal é 4 a 5 vezes a capacidade do aquário litros/hora.

Mas depende de outros factores como o ambiente que se cria.

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

É que não sei que posso fazer para evitar isso. O caudal já está no minimo, e o filtro apontado contra a parede. Mas mesmo assim não existe mais nenhuma solução para evitar grandes estragos?

Sempre podes introduzir matéria filtrante mais fina que sempre diminui o caudal, não de uma forma significativa mas sempre ajuda, o facto de o teres apontado para um vidro é outra solução, deixa que com o tempo e sujidade que o filtro vai acomulando vai sempre diminuir o caudal, caso contrário existe a possibilidade de trocares por um inferior.

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!