ibanezvai Publicado Novembro 21, 2009 Share Publicado Novembro 21, 2009 Caros amigos Após 2 meses de ter iniciado o meu projecto, ter terminado o ciclo, ter plantado o Aqua, ter iniciado a fertilização por EI, e com CO2, e ter atingido já alguma estabilizaçao nos parametros do aqua, é chegada a altura de começar a introduzir os peixitos (tirando a brigada de limpeza que já o habita há algum tempo). Assim venho solicitar-vos apenas se me podem indicar alguns links uteis (ou mesmo alguma secção aqui no forum, pois não a encontrei), sobre compatibilidade de espécies, condições de habitabilidade, alimentação, etc, para que eu possa consultar, e assim, em função dos parametros do meu aqua escolher os habitantes mais adequados às mesmas, e não cometer erros que possam colocar em causa o bem estar dos meninos. Dessa forma faço eu a pesquisa (o que é algo que me dá imenso prazer) e não vos maço muito com coisas basicas. De qq modo se qusierem contribuir com a vossa opinião agradecia. Pretendo um sistema comunitário (com muita cor, até por causa da minha filhota), essencialmente com peixes de cardume, mas se possivel gostaria de lá colocar um ou outro peixe/especie mais alternativa que seja igualmente sociavel. Agradecia algumas combinações possiveis, bem como o nº adequado. Para isso deixo aqui alguma informação util sobre o aqua que pode ajudar às vossas opiniões: 200 litros pH = aprox 7.3, que durante o periodo de injecção do CO2 desce para aprox 7.0. kH = 3, que durante injecção do CO2 sobe para 4/5. Bem plantado, com diversas especies de plantas. Se precisarem de mais alguma informação por favor disponham.... Obrigado desde já pela vossa ajuda. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 (editado) Eu acho que deves deixar o CO2 ligado o dia todo, porque se não tens flutuações de pH todo o dia, o que é prejudicial aos peixes...E com o pH de 7.0, terias um leque muito maior de possibilidades... Antes de mais, não te esqueças que antes de comprares deves ter em atenção a regra de ouro: não deves ter mais que um centímetro de peixe (desde a cabeça até à cauda - a cauda não conta) ADULTO (ou seja, não deves ver pelo tamanho actual mas pelo tamanho que ele vai ter quando for adulto) por cada litro de água. Ou seja, no teu caso, num aquário de 200 litros, deves ter no máximo 40 peixes de 5 cm...Mas isto não é regra matemática: se tiveres escalares, que atingem 15 cm, já gastas mais que o tamanho deles na realidade. Deves ir controlando o limite da população através dos níveis de nitratos (quando começarem a subir, já tens muitos peixes). Sugestões básicas: Peixes de Cardume (deves ter sempre pelo menos 6 de cada espécie): neons (os mais comuns), barbos cerejas (especialmente machos, são muto bonitos naqueles tons vermelhos), peixes vidro (são invulgares, pois são todo transparentes). Depois há os tetras, vários tipos de neons, nariz de bêbedos, etc. Peixes vistosos (preferencialmente que tenhas numa proporção de 2 fêmeas para 1 macho - não metas mais que isso por espécie, porque têm filhos facilmente e depois não terias mãos para lidar com tantos) mollys (veliferas, são lindíssimas!), platis, guppies, espadas (estes todos têm filhos facilmente, o que também é muito interessante num aquário e a tua filha gostaria imenso certamente ver peixinhos com alguns milimetros), colisas, etc. Como estrelas no aquário, podias pôr um casal de escalares, são peixes muito bonitos. Arranja em pequenos, pois acho que seja um peixe fantástico de ver crescer. Para além do mais, como são peixes grandes e costumam comer outros peixes, se ele crescer juntos do pequenos, em princípio, em grande já não os deverá caçar. Completa a informação do aquário, para o pessoal ter mais dados para te ajudar: medidas do aquário (não digas só os litros, pois podes ter um aquário com 200 litros, mas se de comprimento for pequeno, pode não ser aconselhável a escalares), que filtro usas (e o seu caudal), iluminação (que lâmpadas usas, a sua potência e tempo de iluminação), que plantas tens... E mete fotos, que o pessoal gosta é de fotos! Ah, não te esqueças que não deves meter os peixes todos de uma vez. À excepção dos peixes de cardume, que deves meter todos de uma vez, não metas mais que dois/três peixes por semana. Espero ter sido útil, no entanto, espera por mais opiniões...Gostava de te ajudar no site, mas não conheço nenhum em que se meta os parâmetros da água e apareça uma lista de peixes compatíveis. Se bem que não percebo porque não fazem isso... Editado Novembro 21, 2009 por crush Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 21, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2009 muito obrigado crush.... a tua resposta foi muito esclarecedora. Agradeço-te bastante. Completando a informação aqua. 1.20m * 40 * 55* EHEIM 221 2x T5 (55 W), este é o aspecto que me falta melhorar. A medio prazo. E pronto... basicamente é isso. obrigado a todos..... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 Esse aqua tem mais do que 200 litros amigo. É um excelente aquário e escalares ai vão-se sentir bem Olha se vais por escalares faz algo só com cardumes de peixes de tamanho médio (tipo que não caibam na boca dos escalares ) para não correres riscos. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 21, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2009 Esse aqua tem mais do que 200 litros amigo. É um excelente aquário e escalares ai vão-se sentir bem Olha se vais por escalares faz algo só com cardumes de peixes de tamanho médio (tipo que não caibam na boca dos escalares ) para não correres riscos. Cumprimentos sim de facto tem mais de 200 L.... matematicamente... MAs como meti fertilizante e mais areao em cima (aquasoil) e mais 2 troncos red moor...... Ao enche-lo contabilizei o volume e foi à volta dos 200 L. Eu gosto mesmo muito de escalares. Tenho é receio dos petiscos que eles possam fazer dos outros. Há alguma especie em particular que não creça muito? E se optar por escalares, quanto poderei introduzir, e que outras especies poderei fazer cohabitar com eles?? obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 Olha os neons dizem que ficam petisco para eles. Se não queres correr riscos, faz um aquário só com peixes que eles não comam. Exemplo, barbos! Os tigres eles não tocam, mas faz um cardume generoso para eles se entreterem com os da propria especie e nao atacarem outros peixes. Depois tens muitos outros tetras grandotes . Vê assim pelo tamanho, e claro que não sejaexagerado. Os tetras buenos aires são porreiros mas crescem até aos 10 cm... Mas pelo que li, Desde que os peixes não sejam mesmo muito pequenos, neons já é arriscado, e os escalares sejam colucados em pequenos e só após todos os outros peixes estarem no aquário, e tendo o mesmo esconderijos , os escalares mesmo depois de grandes não deverão atacar os outros . Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 21, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2009 ok. Se decidir então pelos escalares vou fazer isso. Coloca-los depois dos outros. Digam-me. Num aqua comunitario, com especies mais comuns, posso colocar peixes como Betas, ou kribensis, por exemplo? que outros mais alternativos poderei adicionar à comunidade? Se sim em que quantidade e "sexualidade"?, eheheh Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
quitoso Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 (editado) Eu da minha experiência pessoal, já tive escalares com betas, e com viviparos, como molys e gupys. Se meteres betas põe 1 macho e 2 fêmeas, e convém que as fêmeas sejam da mesma cor entre elas, pois já tive um macho azul, com uma fêmea vermelha e outra azulada, e aquilo ele escolheu a azul! passando o dia a morder a vermelha! Mais tarde a azul morreu e ele pôs ovos com a vermelha xD Barbos dos maiores e peixes vidros também dão bastante vida, mas não compres escalares grandes e barbos pequenos, pois acaba por desaparecer alguns barbos Uma colega chegou a ver um escalar dela com a ponta da cauda de um neon na boca! Enfim, tive de ralhar com ela xD Editado Novembro 21, 2009 por quitoso Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 Antes de mais, não te esqueças que antes de comprares deves ter em atenção a regra de ouro: não deves ter mais que um centímetro de peixe (desde a cabeça até à cauda - a cauda não conta) ADULTO (ou seja, não deves ver pelo tamanho actual mas pelo tamanho que ele vai ter quando for adulto) por cada litro de água. Ou seja, no teu caso, num aquário de 200 litros, deves ter no máximo 40 peixes de 5 cm...Mas isto não é regra matemática: se tiveres escalares, que atingem 15 cm, já gastas mais que o tamanho deles na realidade. Deves ir controlando o limite da população através dos níveis de nitratos (quando começarem a subir, já tens muitos peixes). (Tinha começado a escrever isto, mas depois, não sei porquê, não finalizei. Já editei, para ficar à vista de quem for ver). Quanto aos bettas, já ouvi quem diz que teve muito sucesso com eles em comunitários, como também já vi que teve experiências terríveis...Eu acho que bettas deves colocar em aquários à parte...Acredita que mesmo sozinhos, ficam muito bonitos. Quanto aos kribensis, penso que não haja grandes problemas...Mas não te sei dizer ao certo... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 21, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2009 obrigado crush... Conto sem duvida por a regra de ouro em pratica. Por isso vos solicitei também o nº aproximado das eventuais especies compativeis que voces me pudessem aconselhar. Gostaria de colocar especies de cardume pois acho que o efeito é mais bonito, mas sei que por isso não posso esticar-me muito no número de especies diferentes, pois cada cardume deve ter penso eu no minimo 6-8 individuos. A minha duvida é em termos de especies compativeis e também de combinações que resultem bem VISUALMENTE, pois não poderei alargar-me assim muito. Dai vos solicitar opinião de várias combinações já com nº de peixes incluido. Ehehehhe (eu sei que se calhar é chato para voces, mas é uma grande ajuda). E depois solicitei algumas especies alternativas, menos comuns, para quebrar a rotineiro, e que possam ser mantidas no aqua em menor numero de individuos (tipo entre 2 a 3). Por exemplo os kribensis pode ser assim ou são de cardume? E as colisas? E os ramirezi? (Quanto aos beta estou mais ou menos esclarecido pois já tinha visto referido em quqluer lado aquilo que o quitoso disse). Agradeço os vosso conselhos. Muito obrigado a todos... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Novembro 22, 2009 Share Publicado: Novembro 22, 2009 A minha sugestão: 1 cardume de neons; 1 cardume de barbos cereja (preferencialmente machos) 1 casal de escalares; 1 casal de colisas 1 casal de ramirezzis (fica bonito, mas atenção que já são peixes mais exigentes...) ou 1 casal de mollys veliferas Acho que ficas com um aquário já bem composto... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 22, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2009 A minha sugestão: 1 cardume de neons; 1 cardume de barbos cereja (preferencialmente machos) 1 casal de escalares; 1 casal de colisas 1 casal de ramirezzis (fica bonito, mas atenção que já são peixes mais exigentes...) ou 1 casal de mollys veliferas Acho que ficas com um aquário já bem composto... Muito Obrigado crush. Parece-me uma sugestão muito equilibrada. Queria só ver se intrometia aqui no meio uns viviparos (tipo uns platys ou mollys). De resto parece-me muito boa a tua sugestão. Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Novembro 23, 2009 Share Publicado: Novembro 23, 2009 Sim, podes perfeitamente colocar um casal de mollys ou platis (eu prefiro os primeiros, mas é uma questão de gosto). Só uma coisa, há uma espécie de mollys e platis, que apesar de muito bonitos, não aconselho a comprares: a espécie balão. São invulgares, porque são muito cheios (tipo balões), só que esta característica não é natural. É uma deformação na espinha dos peixes, que fazem com que fiquem com as costas curvadas. Isso provoca dificuldades aos peixes. No entanto, graças à sua invulgaridade, foram aproveitadas e exploradas pelo homem para fazer vendas. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 23, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 23, 2009 Sim, podes perfeitamente colocar um casal de mollys ou platis (eu prefiro os primeiros, mas é uma questão de gosto). Só uma coisa, há uma espécie de mollys e platis, que apesar de muito bonitos, não aconselho a comprares: a espécie balão. São invulgares, porque são muito cheios (tipo balões), só que esta característica não é natural. É uma deformação na espinha dos peixes, que fazem com que fiquem com as costas curvadas. Isso provoca dificuldades aos peixes. No entanto, graças à sua invulgaridade, foram aproveitadas e exploradas pelo homem para fazer vendas. sim eu conheço essa "espécie"..... Vou ter isso em conta então..... abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts