J_Rosado Publicado Novembro 19, 2009 Share Publicado Novembro 19, 2009 (editado) Boas, Por ser para mim totalmente estranho, gostava de partilhar convosco um assunto que me parece importante, pois pode vir a induzir em erro alguns de vós, como aconteceu comigo. Tenho um aquario plantado com discus, em que como sabem o controlo dos vários nutrientes macro, pH, etc... assume particular importância... Há uns tempos comprei um kit de testes liquidos de NO3 da API, atraído pelo preço (valor unitário por teste, mais baixo do mercado) e pela sua simplicidade de utilização (utiliza apenas 2 reagentes). Passei então a regular-me pelos valores do referido kit, e logo me começaram a aparecer problemas, pois o aquario revelava sempre sintomas de carencia de nitratos embora os valores medidos me indicassem o contrário (tenho necessidade de adicionar regularmente). Resolvi então reutilizar o resto de um kit antigo da JBL que ainda tinha em casa, que me revelou valores consideravelmente mais baixos (3 a 4 vezes), i.e, se com o kit da API a minha leitura de NO3 eram 10 ppm, com o kit da JBL dava-me valores entre 1-5 ppm, mas como o kit da JBL já era antigo, admiti que já estivesse deteriorado, tendo continuado a utilizar o kit da API e continuei com os mesmos problemas (carências de nitratos). Resolvi então comprar uma recarga de reagentes da JBl, e qual o meu espanto, os valores eram praticamente coincidentes com os do kit antigo (apenas a mistura ficava mais limpida no final do tempo de reação necessário). Pensei então que o lógico era que afinal seria o kit da API que estava a apresentar valores incorrectos, até que li Isto Qual foi o meu espanto que, entre outras coisas, é referido... "This test kit measures nitrate as nitrate ion or “total nitrate.” Other nitrate test kits that measure “nitrate-nitrogen” (NO3-N) will give readings 4.4 times LESS than this test kit." Será que estou a ver bem o filme? Este Kit apresenta valores normalmente 4.4 x superiores aos restantes? Gostava de ouvir a vossa opinião e se têm alguma experiência na utilização / comparação de valores medidos com este KIT de NO3 Abraço Editado Novembro 19, 2009 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Novembro 19, 2009 Share Publicado: Novembro 19, 2009 Viva, Na bula do meu não diz essa cena das 4,4 vezes. Confirma que estás a fazer bem ambos os testes. Eu uso esse teste agora e antes usava o da sera. Nunca fiz comparação. O que te posso dizer é que quando fertilizo com NO3 os valores que o teste indica é sensivelmente aquele que esperava e não 4,4 vezes superior. O da api mede os total de nitratos e o as outras marcas só medem o N-NO3?... nao entendo de química, alguém que esclareça isto sff. Cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
J_Rosado Publicado: Novembro 19, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2009 Pois, eu também gostava de entender A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
J_Rosado Publicado: Novembro 20, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 20, 2009 Boas, Mais um relato que parce confirmar a mesma coisa: "This test kit works for me. I have the salifert kit also but you have to understand that Salifert and API measure two different things. API measures total nitrate, Salifert measures nitrate-nitrogen. To adjust you divide API by 4.4 or multiply Salifert by 4.4. Doing this has always yielded equivalent readings between the two kits. " A minha tentativa de tradução : "Para mim este Kit (API) funciona bem. Também tenho um kit da Salifert, mas temos de entender que os testes da Salifert e API medem duas coisas diferentes. O da API mede o nitrato total, enquanto o da Salifert mede o nitrato-nitrogênio. Para comparar os seus resultados divida o da API por 4.4 ou multiplique o da Salifert por 4.4. Ao fazer isto obterá leituras equivalentes entre os dois Kit's. " Confesso que estou confuso! Será que esta regra de conversão se aplica a todos os Kit's existentes no mercado e o da API e que é a excepção, ou ao contrário, apenas se deverá aplicar este factor a alguns kit's como o da Salifert (em que, esse sim, será a excepção)? :D A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Novembro 20, 2009 Share Publicado: Novembro 20, 2009 Olá. Os dois testes medem o mesmo... atrevo-me a dizer que até usam os mesmos reagentes, em concentrações idênticas Isso é apenas uma diferença na linguagem. Nós quando medimos uma espécie em solução aquosa, convém referirmos com exactidão os que é que estamos a medir. Neste caso, um dos testes apresenta o valor em ppm de NO3, o outro apresenta os valores em ppm do Azoto (N) do NO3... Vamos então fazer umas pequenas contas... Num ião de NO3(-) existem 3 átomos de Oxigénio para cada um de Azoto. Façamos então os cálculos, para saber que percentagem, em termos de massa, é que o átomo de N corresponde no ião de NO3(-): MA (N) = 14 g/mol MA (O) = 16 g/mol MM(NO3) = 62 g/mol Então, basta-nos dividir 62 g/mol por 14 g/mol para sabermos qual a relação entre esses dois testes... 62/14 = 4.4 Resumindo e concluindo... Os testes medem o mesmo... nitratos, mas um deles dá o valor em N apenas, enquanto que o outro dá em NO3. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 Viva, Era essa resposta que se queria Fico mais aliviado, obrigado. O teste já jbl também mede o total de NO3, não sendo por isso dos testes que apenas medem o N de NO3. Por isso os valores deviam ser iguais. J_Rosado, talvez estejas a fazer mal os testes... é a única hipótese que estou a ver. Lavar bem os provetes e segue à risca as instruções. Abana bem os reagentes antes de aplicar...n sei... cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
J_Rosado Publicado: Dezembro 4, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Boas, Como não gosto de lançar as "lebres" e depois "esconder-me" como se nada se tivesse passado, volto aqui para apresentar as minhas conclusões sobre os valores dos vários testes de NO3, bem como para esclarecer toda a confusão que aqui lancei, sobretudo sobre o que referi anteriormente neste tópico. Agradeço a colaboração dos restantes intervenientes, que certamente com mais conhecimentos de quimica do que eu, procuraram esclarecer as (des)informações que retirei da Net e que para mim eram alarmantes, pois não estava aperceber o que realmente se passava. Contudo, para mim permanecia uma duvida! Se ambos os testes que possuía mediam o NO3, porque me apresentavam valores tão dispares? Assim, comprei mesmo outro KIT de testes de NO3 da Salifert e fiz testes RIGOROSOS com os vários KIT'se, sendo os valores paresentados os seguintes: Kit da API -- cerca de 10 ppm Kit da Salifert - ligeiramente abaixo dos 10 ppm Kit da JBL - ligeiramente acima dos 10 ppm Estão perguntarão vocês, como é que agora os testes de repente estão todos bem? Essencialmente porque não estava a realizar o teste da JBL correctamente :D , devido a duas razões aparentemente muito simples: Excesso de confiança - como já fiz centenas de testes com o Kit da JBL, pensava que já sabia as instruções de memória, o que era falso pois não esperava os 10 minutos necessários para a reação quimica se verificar completamente Facilitismo - pelo motivo referido no ponto anterior, também já não utilizava o "comparador duplo" do Kit para verificar correctamente a côr da reação, fazia-o a "olho" e aproximadamente Assim, fica aqui o meu alerta, quando fizerem testes façam RIGOROSAMENTE o que é descrito nas instruções!!! Já agora, deixo-vos aqui também a minha opinião sobre os testes realizados: - API ---> Simples e o mais barato, se analizarmos o custo unitário de cada teste realizado. - Salifert --> o mais fácil e rigoroso, com uma escala alargada para valores baixos (< 10ppm) - JBL --> o mais complicado e moroso de utilizar, contudo com uma escala aceitável para valores reduzidos. Abraço A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Viva, Fizeste bem em fazer os testes com rigor e foi bonito da tua parte divulgares o porque dos testes anteriores não estarem a bater certo. Agora tou mais seguro dos valores dos testes. Obrigado cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro&Filipa Publicado: Janeiro 6, 2010 Share Publicado: Janeiro 6, 2010 Boas, Obrigado pela informação contida aqui quanto aos testes de NO3 pois andava á volta com isto já á alguns dias sem saber como desvender o mistério de saber a concentração de N exacta no meu aquário. Aproveito para fazer a questão quanto aos fosfatos - uso o teste da API - e tenho sempre valores na ordem dos 0,5 mg/l - este valor também tem que ser decomposto para saber o total da concentração de P? Espero não estar a fazer uma questão pouco inteligente, mas... ________________ Obrigado Pedro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Março 22, 2010 Share Publicado: Março 22, 2010 Muito bom tópico O problema da grande maioria dos teste é que se encontram desactualizados relativamente ao que o utilizador necessita. Escalas exorbitantes que de nada servem. Fosfatos- Actualmente já vão aparecendo alguns teste de fosfatos com escalas decentes, como o JBL sensitive ou o da Elos. Com escalas muito boas para plantados em que algumas décimas fazem diferença. Nitratos- Aqui fica mais difícil. Maior parte tem escalas que vão ate cento e tal mg/l? vergonhoso. Eu percorri varias lojas e fiz a pesquisa. E neste caso o melhor que encontrei foi mesmo o da Elos que para concentrações de menos de 10mg/l (1; 2,5; 5; 10) tem uma escala muito boa mas dp passa de 10 para 25 mg/l. De resto são todos 5, 10, 20, etc etc. Enfim para quem tem de manter plantados fica mais difícil. Abraços ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts