Recommended Posts

Publicado

Caros amigos,

Estou a pensar iniciar a minha caminhada pelo mundo da Aquariofilia. Para além de ter um filho de quase dois anos doido por peixes, eu também tive sempre o desejo de ter um aquario bonito e cheio de vida.

Assim sendo, estou a pensar em adquirir um aquario para peixes de água doce, quente.

Gostava que me ajudassem, em virtude de não estar nada dentro do assunto, ou seja, o que preciso para tudo funcionar e claro os peixinhos terem uma vida saudavel.

Em meu nome e em nome do meu filhote, agradeço desde já a vossa ajuda.

Hugo

Publicado:

Já te deram o melhor conselho: ler aquele tópico. Garanto que se o leres com atenção, já tens 90% do caminho andado.

O que aconelho: compra um aquário tanto maior quanto possível. Não é só por ser mais bonito e teres mais hipóteses de teres mais peixes, mas sim porque é realmente muito mais estável.

O ciclo de azoto é FUNDAMENTAl, ESSENCIAL e VITAL! NUNCA, mas NUNCA mesmo menosprezes isto. O ciclo de azoto é a preparação da água para a introdução de peixes. É demorada, mas tem de ser! Durante cerca de um mês, deves colocar um pedacinho de comida no aquário, diariamente. Parece palerma, mas dessa forma vais poluir o aquário. Qual o interesse de poluir o aquário? É que dessa forma, vão-se criar bactérias no filtro que eliminam essa poluição, que é prejudicial aos peixes. Após esse mês, deves colocar os peixes de forma lenta. Um ou dois peixes, no máximo, por semana. Isto porque a introdução de peixes implica um aumento de poluição no aquário e é preciso que o aquário ganhe novas bactérias.

Compra peixes adequados para o teu aquário e não por serem bonitos ou aconselhados pelos lojistas. A esmagadora maioria das mortes devem-se a peixes em águas impróprias. Mas nós estaremos aqui para te ajudar no que for preciso.

É importante que compres testes de pH e nitratos. Estes são essenciais e deves medir regularmente. Há outros testes importantes, mas por razões monetárias, podem ser descartados, como o da amónia (a tal poluição que falei), de nitritos (intermédio entre a amónia e a água mais saudável), de gH e kH.

Dicas: compra um filtro com caudal por hora 4 a 5 vezes o tamanho do aquário (ou seja, um aquário de 100 litros deve ter um filtro com um caudal de 400 a 500 litros por hora), com o máximo de matérias filtrantes diferentes. Compra um termostato com 1 watt para cada litro (aquário de 100 litros, termostato de 100 watts), uma boa iluminação (caso queiras ter plantas verdadeiras, algo que recomendo vivamente) que deve variar entre 0,5 e 1 watt por cada litro de água, um substrato fértil (caso queiras plantas, se não um substrato qualquer).

Técnicas de manutenção: semanalmente faz uma TPA (Troca Parcial de Água) de cerca de 20% do aqua. Sempre que tiveres que limpar os materiais do filtro, utiliza APENAS a água que retirste do aqua, nunca água da torneira, se não matas as bactérias. Deves deixar a água nova que vai entrar no aqua, repousar durante 24 hroas, de forma a que o cloro evapore (para isso, o recipiente onde está a água tem que estar aberto).

Aconselho-te a ires a uma loja de aquariofilia e trazeres revistas das marcas que falam sobre coisas básicas de aquariofilia. Aprendes imenso! E tiras muitas dúvidas. Tem bons conselhos. Só não ligues quando eles dizem para comprares mil e um químicos...

Acho que já disse o principal...Mas se tiveres dúvidas, é só perguntares que o pessoal responde.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Caros amigos,

Acabei de adquirir o meu aquario. Um aquapor de 200 l onde estava incluido o filtro interior tetratec plus IN100 120 - 200l, termostato scuba 200 de 200W e uma bomba de ar sera air 110 de 110 l/h (esta bomba de ar é para efeitos esteticos ou tem outro objectivo?). Também vinha umas pedras pequenas, tipo seixo escuro e uma mangueira que eu ainda não percebi para que serve.

A minha questão é a seguinte, é minha ideia colocar para além do seixo colocar também uma areia clara por forma a não tornar o aquario muito escuro. Também gostava de colocar algumas plantas e depois começar a escolher os peixes.

O que sugerem? posso colocar peixes que se alimentem de alimentos diferentes? como por exemplo peixes carnivoros e herbivoros? ou e melhor colocar especies que se alimentem do mesmo tipo de alimento? que plantas sugerem que deva colocar?

O equipamento que vem com o aquario é suficiente?

Claro que não irei esquecer os procedimentos que me explicaram anteriormente.

Obrigado,

Hugo

Publicado:
Caros amigos,

Acabei de adquirir o meu aquario. Um aquapor de 200 l onde estava incluido o filtro interior tetratec plus IN100 120 - 200l, termostato scuba 200 de 200W e uma bomba de ar sera air 110 de 110 l/h (esta bomba de ar é para efeitos esteticos ou tem outro objectivo?). Também vinha umas pedras pequenas, tipo seixo escuro e uma mangueira que eu ainda não percebi para que serve.

A minha questão é a seguinte, é minha ideia colocar para além do seixo colocar também uma areia clara por forma a não tornar o aquario muito escuro. Também gostava de colocar algumas plantas e depois começar a escolher os peixes.

O que sugerem? posso colocar peixes que se alimentem de alimentos diferentes? como por exemplo peixes carnivoros e herbivoros? ou e melhor colocar especies que se alimentem do mesmo tipo de alimento? que plantas sugerem que deva colocar?

O equipamento que vem com o aquario é suficiente?

Claro que não irei esquecer os procedimentos que me explicaram anteriormente.

Obrigado,

Hugo

Os filtros interiores tem muitos inconvinientes, a começar pela manutenção que terás de efectuar, por outro lado ocupa espaço que acabará por fazer falta ainda a situação estética que é inteiramente desaconselhavel.

Em termos técnicos os filtros internos são menos eficientes que os exteriores, mas esta informação encontra-se em muitos tópicos.

Como já referiram é preciso ler muito antes de comprar para não ter de gastar a dobrar. Outra grande virtude dos aquariofilistas é a paciência, porque esta área não é de montagem rápida antes pelo contrário, tudo leva o seu tempo, por isso é muito gratificante quando se atinge uma maturidade do seu aquário.

Porque tudo o que fizer de menos correcto vai-se refletir no futuro.

Pergunte sobre tudo o que não entende nos tópicos de ajuda e haverá sempre alguem a dar a sua opinião.

Boa sorte

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:
Os filtros interiores tem muitos inconvinientes, a começar pela manutenção que terás de efectuar, por outro lado ocupa espaço que acabará por fazer falta ainda a situação estética que é inteiramente desaconselhavel.

Em termos técnicos os filtros internos são menos eficientes que os exteriores, mas esta informação encontra-se em muitos tópicos.

Como já referiram é preciso ler muito antes de comprar para não ter de gastar a dobrar. Outra grande virtude dos aquariofilistas é a paciência, porque esta área não é de montagem rápida antes pelo contrário, tudo leva o seu tempo, por isso é muito gratificante quando se atinge uma maturidade do seu aquário.

Porque tudo o que fizer de menos correcto vai-se refletir no futuro.

Pergunte sobre tudo o que não entende nos tópicos de ajuda e haverá sempre alguem a dar a sua opinião.

Boa sorte

Sim, entendo o que diz. O aquario que adquiri é em 2ª mão e já vinha com este equipamento. Acha que posso inicialmente utilizar este filtro e depois trocar por um exterior? ou acha prodente aquirir já o filtro exterior? relativamente ao restante equipamento acha que é suficiente ? a referida bomba de água.. para que serve? apenas para questões esteticas?

Publicado:
Boas

O filtro interno no futuro podes trocar por um externo, para começar esse desenrasca.

A bomba de ar só tem efeito decorativo, normalmente ela só se usa quando estamos a tratar peixes num recipiente a parte.

Relativamente ao areão é mais ou menos a escolha do freguês mas atenção a uma coisa, so ter areão limita as plantas que se pode ter, eu colocava por baixo uma camada fértil porque desmontar um aquário para colocar um substrato fértil é muito trabalhoso porque o mesmo tem de estar vazio.

Obrigado pela ajuda,

Relativamente ao plantado, este deverá ser feito logo no inicio da montagem do aquario, ou seja, posso efectuar a plantação no inicio do ciclo do azoto ou só após este ciclo? fala-se muito no co2... é mesmo necessário? se este não existir as plantas poderão sofrer pela sua falta? Relativamente ao filtro se optar pela troca deste mais tarde quais os cuidados a ter? tenho de efectuar novamente o cilco do azoto?

Publicado:
Planta logo no inicio, e bem plantado.

Luz colocava 0.5 W/L com um fotoperiodo de 8 horas.

Ao fim de 2 semanas começava a fertilizar unicamente com cloreto de potássio KCL que se compra nas farmácias.

e relativamente ao co2? o que se entende por fotoperiodo de 8h? Esse fertilizante é dado com que periocidade?

Publicado:

Para quem se inicia, antes de pensar que plantas e peixes colocar, deve decidir sobre o ambiente a criar, que se baseia muito num ambiente àcido(ph 5 a 6,8) ou calcário(ph7 a 8,5).

Na distinção dos 2 existem muitos ambientes como por exemplo o amazónico, asiático, africano, etc... Depois cada um tem características diferentes para além do PH, como plantas e peixes que existem nestes ambientes.

Ao pesquisar sobre estes ambientes acaba-se por apaixonar pelos seus peixes, plantas hardscape. Por isso antes de começar épreciso saber o que se quer, o que torna muito mais fácil e económico a construção do seu aquário.

Para as plantas a iluminação, o substrato, a fertilização liquida, o CO2, depende muito de que tipo de planta se fala e voltamos novamente ao ambiente, porque as plantas são como os peixes cada uma tem a sua característica e origem, logo necessidades diferentes.

Para dar uma vista de olhos deixo alguns sites importantes em algumas dúvidas que tem e irão surgir

Experiência nacional, para se ir lendo

Com uma pesquisa mais atenta tem tudo sobre tudo ;)

Tecnica e fundamentos de necessidades de um aquário

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:
e relativamente ao co2? o que se entende por fotoperiodo de 8h? Esse fertilizante é dado com que periocidade?

Vivas,

Sou igualmente novato mas viciado já neste mundo ;)

Co2 no meu caso optei por comprar um kit (contendo garrafa, mangueira, e difusor) e depois vou substituindo a mistela com a receita caseira de açúcar + bicarbonato de sódio + fermento.

fotoperiodo - "representa o comprimento de um dia[1] e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano. Incluído no fotoperíodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limiar de compensação fotossintética." in wikipedia. Em suma e de pouca técnica científica as plantas usam a luz no processo de fotossíntese e aqui interessa luz X Hora

Uso um fertelizante comprado numa loja da especialidade e em norma faz referencia a que quantidade usar, no meu caso são 10ml/semana

Abraço e boa sorte com o novo projecto

.miguel.

Vai uma mordidela?

Bite

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!