joints Publicado: Novembro 19, 2009 Publicado: Novembro 19, 2009 (editado) fui criado numa casa de lavoura, onde sempre se mataram animais ( galinhas, coelhos, porcos ) de forma artesanal. eu próprio já o fiz, por necessidade, apesar de ser uma coisa que me incomoda bastante... no entanto e apesar dos métodos de abate serem arcaicos e rudimentares ( envolve facas, apenas ), entendia-se que era uma inevitabilidade, era para isso que o animal era criado, mas o acto de abater era tratado com o máximo respeito e fazia-se tudo para que acabasse o mais rapidamente possivel e com o minimo sofrimento possivel do animal. era uma coisa que ninguém gostava, ninguém tinha prazer com isso, uma tia minha chegava mesmo a chorar depoir de matar galinhas, mas tinha que ser feita... o que se vê no video é exactamente o contrário, é um acto de premeditado de prolongar o sofrimento do animal, repugnante e de uma crueldade tremenda apenas com o objectivo de se ser original... apesar de todo o respeito que tenho pelas outras culturas, não consigo aceitar isto, digam-me o que disserem. as tradições não podem justificar actos barbaros e é disso que estamos a falar. concordo com o Julius neste aspecto, aliás o que ele refere em relação a Roma, Africa ( excisão feminina ), Alemanha nazi, etc também era tradição... existe a velha máxima, cada um pode fazer o que quer desde que não incomode a liberdade do próximo, mas isto sim, incomoda a minha liberdade... lembro-me de no principio dos anos 80 uns amigos dinamarqueses dos meus pais, numas férias cá em Portugal, foram ver uma tourada.... o casal ficou tremendamente incomodado com o que viu, chegando mesmo o homem a desmaiar com o choque e ninguém percebia o porquê, afinal aquilo era uma coisa tão normal e tradicional... fraquinhos !! Editado Novembro 19, 2009 por joints O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
hmyxis Publicado: Novembro 20, 2009 Autor Publicado: Novembro 20, 2009 Bom dia a todos, estive a ler e a reler os vários comentários postados acerca deste debate.Dei comigo a pensar que afinal este fórum não foge a regra de outros tantos fóruns espalhados pela Internet onde os diversos membros, como bons exemplares de seres humanos facilmente passam do limiar de uma boa conversa onde se poderia trocar opiniões e diferentes pontos de vista bastante interessantes, para actos de discussão escrita misturada de comentários de "eu é que sei" e "eu é que sou". Afinal este fórum também não foge a regra... Idades a parte e formações académicas idem, afinal eu apenas tenho 30 anos e apenas tenho licenciatura, como tal peço desculpa a todos os colegas bem mais velhos do que eu e que serão no mínimo doutorados e irei dar a minha opinião sobre o assunto até porque se este está no fórum publico, o assunto torna-se publico e de acesso a debate ou opinião para quem bem entender dar a sua. Quando vi o filme, como é lógico fiquei sensibilizado apesar de saber que essa prática existe no mundo Oriental. De imediato lembrei me de lagostas, caracóis etc que são cozidos vivos os quais são sujeitos a uma morte horrível. Lembrei me também dos animais que são mortos aos Biliões todos os dias em todo o mundo em matadouros e vos garanto que ouvir os gritos ou gemidos dos mesmos no corredor da morte é algo que nos marca para toda a vida, acreditem que sei do que falo. Conclui então comigo mesmo que realmente é fácil apontar o dedo e condenar, e mais fácil é esquecer que não temos moral para condenar, pois errar é humano e todos os seres já o fizeram. Agora, de facto cozinhar um animal vivo e mete lo no prato é uma crueldade um pouco acima de todas as outras mortes que conduzem o animal já morto para a refeição, isto claro na minha opinião pessoal. Claro que os animais irracionais, matam outros animais para se alimentarem e devoram-nos ainda vivos, mas parece me a mim que existe uma grande diferença entre animais irracionais e animais racionais. Respeitando a opinião de todos que me parece ser algo correcto e muitas vezes difícil para alguns, devo no entanto salientar que mesmo que possamos nos deparar com alguém que não concordamos, existem maneiras simples e correctas de opinar sem entrar em numa de lições de moral, muito menos quando estamos a falar para pessoas que não conhecemos e que acima de tudo devemos respeitar. Não posso considerar que não tenha havido algum exagero da parte de alguns membros na forma como se expressaram num tom demasiado altivo para com os restantes colegas. Não será agradável termos um bom ambiente neste fórum de forma a que realmente nos de prazer virmos saborear alguma leitura e troca de informações? É lógico que cada Povo tem a sua cultura que deve ser respeitada mas vejamos então as coisas por este prisma: - O Império Romano tinha por hábito e costume atirar cristãos aos leões - Alguns países Orientais tem a tradição de mutilar as mulheres nos órgãos sexuais - O Povo alemão tinha por hábito meter tudo que fosse Judeu, cigano, polaco e de ideologia comunista em fornos de gás - Portugal comercializou durante séculos escravos africanos como de mercadoria se trata-se - Durante séculos todos os povos e culturas dominadas pela religião católica queimou milhares de pessoas e torturou outros milhares, e os lindos cenários eram atracções publicas como se de festas se tratassem. Sendo que eram praticas aceitáveis pelos diferentes povos, não podemos então condenar correcto? Se eu as posso condenar? Sim acho que sim, desde que a minha consciência me dite que sou contra isso, tal como sou contra a morte de qualquer animal estupidamente, seja Touros, lagostas e afins sinto me no direito de o fazer. Sou português e sou contra a morte de lagostas pela forma como o fazem, sou português e sou contra as touradas e mesmo que não o fosse seria contra isso e contra o vídeo que acabei de ver. Não tem haver (no meu caso) em nada com a minha nacionalidade mas sim com a minha idelogia de ver o mundo e pelo respeito que tenho pelo mundo animal, apesar de saber que temos que os comer e claro que adoro um bom bife ou um bom peixe na brasa. Agora acho que todos devíamos saber aceitar a opinião alheia, quer se concorde ou não concorde e evitar certo tipo de discursos de forma a que o bom ambiente se mantenha neste fórum. Mais calma nas respostas amigos e bom senso não ia fazer mal a comunidade. Um abraço a todos e perdoem o testamento mas sinceramente depois de ler tudo das duas uma ou o fazia ou não voltava a meter os pés nesta confusão.
hmyxis Publicado: Novembro 20, 2009 Autor Publicado: Novembro 20, 2009 Bom dia a todos, estive a ler e a reler os vários comentários postados acerca deste debate.Dei comigo a pensar que afinal este fórum não foge a regra de outros tantos fóruns espalhados pela Internet onde os diversos membros, como bons exemplares de seres humanos facilmente passam do limiar de uma boa conversa onde se poderia trocar opiniões e diferentes pontos de vista bastante interessantes, para actos de discussão escrita misturada de comentários de "eu é que sei" e "eu é que sou". Afinal este fórum também não foge a regra... Idades a parte e formações académicas idem, afinal eu apenas tenho 30 anos e apenas tenho licenciatura, como tal peço desculpa a todos os colegas bem mais velhos do que eu e que serão no mínimo doutorados e irei dar a minha opinião sobre o assunto até porque se este está no fórum publico, o assunto torna-se publico e de acesso a debate ou opinião para quem bem entender dar a sua. Quando vi o filme, como é lógico fiquei sensibilizado apesar de saber que essa prática existe no mundo Oriental. De imediato lembrei me de lagostas, caracóis etc que são cozidos vivos os quais são sujeitos a uma morte horrível. Lembrei me também dos animais que são mortos aos Biliões todos os dias em todo o mundo em matadouros e vos garanto que ouvir os gritos ou gemidos dos mesmos no corredor da morte é algo que nos marca para toda a vida, acreditem que sei do que falo. Conclui então comigo mesmo que realmente é fácil apontar o dedo e condenar, e mais fácil é esquecer que não temos moral para condenar, pois errar é humano e todos os seres já o fizeram. Agora, de facto cozinhar um animal vivo e mete lo no prato é uma crueldade um pouco acima de todas as outras mortes que conduzem o animal já morto para a refeição, isto claro na minha opinião pessoal. Claro que os animais irracionais, matam outros animais para se alimentarem e devoram-nos ainda vivos, mas parece me a mim que existe uma grande diferença entre animais irracionais e animais racionais. Respeitando a opinião de todos que me parece ser algo correcto e muitas vezes difícil para alguns, devo no entanto salientar que mesmo que possamos nos deparar com alguém que não concordamos, existem maneiras simples e correctas de opinar sem entrar em numa de lições de moral, muito menos quando estamos a falar para pessoas que não conhecemos e que acima de tudo devemos respeitar. Não posso considerar que não tenha havido algum exagero da parte de alguns membros na forma como se expressaram num tom demasiado altivo para com os restantes colegas. Não será agradável termos um bom ambiente neste fórum de forma a que realmente nos de prazer virmos saborear alguma leitura e troca de informações? É lógico que cada Povo tem a sua cultura que deve ser respeitada mas vejamos então as coisas por este prisma: - O Império Romano tinha por hábito e costume atirar cristãos aos leões - Alguns países Orientais tem a tradição de mutilar as mulheres nos órgãos sexuais - O Povo alemão tinha por hábito meter tudo que fosse Judeu, cigano, polaco e de ideologia comunista em fornos de gás - Portugal comercializou durante séculos escravos africanos como de mercadoria se trata-se - Durante séculos todos os povos e culturas dominadas pela religião católica queimou milhares de pessoas e torturou outros milhares, e os lindos cenários eram atracções publicas como se de festas se tratassem. Sendo que eram praticas aceitáveis pelos diferentes povos, não podemos então condenar correcto? Se eu as posso condenar? Sim acho que sim, desde que a minha consciência me dite que sou contra isso, tal como sou contra a morte de qualquer animal estupidamente, seja Touros, lagostas e afins sinto me no direito de o fazer. Sou português e sou contra a morte de lagostas pela forma como o fazem, sou português e sou contra as touradas e mesmo que não o fosse seria contra isso e contra o vídeo que acabei de ver. Não tem haver (no meu caso) em nada com a minha nacionalidade mas sim com a minha idelogia de ver o mundo e pelo respeito que tenho pelo mundo animal, apesar de saber que temos que os comer e claro que adoro um bom bife ou um bom peixe na brasa. Agora acho que todos devíamos saber aceitar a opinião alheia, quer se concorde ou não concorde e evitar certo tipo de discursos de forma a que o bom ambiente se mantenha neste fórum. Mais calma nas respostas amigos e bom senso não ia fazer mal a comunidade. Um abraço a todos e perdoem o testamento mas sinceramente depois de ler tudo das duas uma ou o fazia ou não voltava a meter os pés nesta confusão. Tens razão. Às vezes passo-me um bocado com estas coisas e estico-me nos argumentos. Peço desculpa! Abraços
Julius Publicado: Novembro 20, 2009 Publicado: Novembro 20, 2009 HMYXIS, o meu post era para todos e para ninguem em especial mas acredita que a pessoa que mais depressa o devia ler não eras tu. Deste a tua opnião calmamente e sem propotências ou recados educacionais arrogantes. Lamentavelmente, quem menos erra é sempre o primeiro a pedir desculpa. Mas olha, a humildade não ocupa espaço e so nos dá valor. Grande abraço e acredita que compreendi totalmente a tua revolta ao ver o filme. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts