Recommended Posts

Publicado

Boas a todos.

Como o titulo indica, procuro saber como identificar os sexos dos meus juvenis de nijsseni. Um deles, o suposto macho, tem as manchas negras tal como uma femea adulta apenas sem a mancha da cauda, o outro, tem a mancha caudal e a mancha abaixo do olho apenas. Nao sei se é uma femea ou um macho submisso.

Já pesquisei e nao encontro muita informação sobre esta espécie. Agradecia qualquer ajuda possivel.

Cumprimentos

Publicado:

Há alguns dados que preciso de saber sobre os peixes.

O primeiro é se tens apenas dois ou tens mais, segundo qual o tamanho de ambos e terceiro se são exemplares de cativeiro ou são de descendência próxima de selvagens.

Cumps

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Boas,

Julgo que posso ajudar.

O que não tem a mancha próxima da cauda é o macho.

Pelas fotos, a 3ª e 4ª fotos da fila do meio são de um macho a 2 da 3ª fila também. Também podes identificar pela cor vermelha que o macho aparenta ter na barbata caudal.

Espero ter ajudado.

Publicado:

Olá.

Estes são os unicos ciclídeos que tenho. Em relação as suas dimenções, tendo como ponto de comparação um corydora leopardo adulto, o ciclideo maior e dominante, tem um pouco mais de dois terços do tamanho do corydora, o ciclideo mais pequeno, tem um pouco mais de metade do tamanho do corydora leopardo adulto.. Comprei-os na Aquabit em Lisboa, por isso duvido que sejam F0, mas de qualquer maneira não perguntei, e não posso fazer nenhuma afirmação nesse assunto.

ps. Se quizer, posso medir os peixes na mão e dar valores exactos de tamanho, nunca o fiz, mas nao deve ser assim tão complicado.

(uma breve descrição do comportamento interactivo destes: maioritariamente, o peixe maior e dominante defende uma parcela do aqua e o peixe mais pequeno foge, mas, por vezez, o peixe mais pequeno "toureia" o peixe maior, expandindo as barbatanas e invadindo o territorio do maior. Qundo faz isto, repete o processo 4/5 vezes. Tambem ocorre o peixe mais pequeno aproximar-se do maior, com as barbatanas expandidas e nadando de cabeça para baixo, e quando o maior investe, o mais pequeno não se mexe, deixando que o grande lhe dê duas ou tres "mordidelas", ficando posteriormente os dois a escassos centimetros um do outro, numas tréguas provisórias. Outro comportamento interessante, quando coloco um espelho, defendem os dois em conjunto, não havendo agressividade entre si.)

Publicado:

Olá.

O peixe maior, tem as linhas vermelhas na barbatana caudal, mas não tem a mancha negra. O mais pequeno, no dia em que escrevi o post (a 3 ), tinha a mancha negra caudal, mas ontem e hoje tem apenas a mancha do olho e da barriga (primeiras 6 fotos).

Publicado:

Olá a todos. O meu nijsseni mais pequeno comessa a apresentar as manchas vermelho/laranja na barbatana caudal.

Tenho dois machos, portanto??

Cumprimentos.

Publicado:
Olá a todos. O meu nijsseni mais pequeno comessa a apresentar as manchas vermelho/laranja na barbatana caudal.

Tenho dois machos, portanto??

Cumprimentos.

Se te estás a referir à coloração do bordo da barbatana dorsal, as fêmeas têm essa coloração.

Do que vi e do que descreves há ainda a possibilidade de teres um de cada sexo. Mas, sinceramente, estou inclinado para que tenhas duas fêmeas. O maior é com 99% de certeza uma fêmea... o mais pequeno também parece ser.

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif