Recommended Posts

• 2 meses depois...
Publicado:

tb gostaria de saber o que acontece, de alguem que saiba realmente sobre o assunto.

Anotome helena come caracois pequenos... e não qualquer caracol, por exemplo nada acontece a uma ampularia, ja mantive as duas especies juntas e nada, so retirei porque quis as helena todas no mesmo aqua. mas tb foi pouco tempo, mas ja vi a ampularia e a helena lado e lado e cada um foi à sua vida.

o que comem as Tylomelania? algas?

Publicado:
Sim, comem.

Boas Joana essa afirmação é por experiência própria?

É que eu mantenho em dois aquários Anentome helena e Tylomelania e nunca me mataram nenhuma mas não ponho as mãos no fogo eheh

Ricardo Nunes

Publicado:

Sempre tive Anentome helena com Neritinas e também nunca aconteceu nada.

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Publicado:

Eu não mantenho juntas mas seguindo a lógica que Helenas comem caracóis é lógico assumir que comem qualquer caracól, o que vai condicionar será o tamanho.....

ou seja tylo pequenas podem marchar?!?!

ampulárias pequenas podem marchar?!?!

Publicado:

Sim hugo penso que tem lógica o comerem ou não devido ao tamanho.

Adultas tenho quase a certeza que não comem pois já lá vai quase um ano que estão juntas.

Ricardo Nunes

Publicado:
Sim hugo penso que tem lógica o comerem ou não devido ao tamanho.

Adultas tenho quase a certeza que não comem pois já lá vai quase um ano que estão juntas.

Ou seja a reprodução chapeu ;)

Mais vale não juntar bowdown

Publicado:
Boas Joana essa afirmação é por experiência própria?

É que eu mantenho em dois aquários Anentome helena e Tylomelania e nunca me mataram nenhuma mas não ponho as mãos no fogo eheh

Olá, no meu caso é por experiência própria.

Coloquei 2 helenas num aquário para controlar a população de planorbis e comeram-me 2 tylomelanias. Resolvi colocá-las noutro aquário onde tinha 2 ampulárias adultas e as helenas estavam sempre a atacá-las, tive de dar as helenas.

Publicado: (editado)

ao que parece (segundo uma leitura) num aquario com comida em excesso, os caramujos helena preferem os restos de comida/detritos que cai no fundo a comer caracois. Mas sao conhecidos por comer Melanoides adultos com 2.5 cm

Estou com dificuldade em encontrar tylomelanias... :D

Editado por Quo
Publicado:

Num aqua com detritus, as Helenas comem os outros caracois...

Nem tocam nos detritus....

Por experiencia própria...

E comem caracois com cerca de 1cm de diam. sem qualquer problema...

PauloA ;)

Publicado:

os de 1 cm, os physas já todos sabemos, foi se calhar por causa deles que começaram a ser comercializados.

A questao sao os tylomelania, que tem dimensao de 2.5-7.6cm

como sabes que nem tocam nos detritos?

Publicado:

Os physas estão nos detritus....

As helenas seguem os rastos deles e colam-se a eles. E com tempo fazem um lanchinho....

Quer o aqua esteja limpo quer esteja sujo todos os dias há cascas vazias...

PauloA ;)

Quo estavas a referir-te a isto ?? :)

P5130049.jpg

Fizeram-me uma limpeza em 2 dias de mais de 30 Melanoides hehehe

Cumprimentos

Editado por Okocha
Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Publicado:

sao mesmo eficazes, dar cabo de 30 desses em dois dias, que maquinas... tenho reparado que apesar de pequenotes e bonitos, os helena sao muito activos. De facto caracois muito fixes, mas penso que em areao escuro nao ficam bem, é mesmo melhor po-los em areia. onde se notam facilmente, e eles enterram-se e ficam com o corninho de fora. dão um toque selvagem ao aquario, nao me importava de ter esses caracois melanoides no meu comunitario maior, onde não tenho helena, estavas farto dos caracois?

É engraçado que eu tenho as helenas em areai (no Desert) e realmente são muito loucas.

Claro que os outros aquários tem caracóis que os apanho e meto para o Desert para haver papinha prás helenas. Detesto é ver as cascas na areia :s

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

boas.

os helena comem todos os tipos de caracois e de qualquer tamanho , ampularias , tylos e brotias pagodula ... sei por experiencia propria , tambem achava que nao comiam caracois tao grandes ... ficaram as cascas para contar a historia . um helena pode nao ter problemas , mas uma duzia deles , atacam em grupo. o brotia era bem grande e foi comido por uns 8 helenas.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

lixado.

nao conhecia esse brotia, bem porreiro.

no aqua onde tenho os helenas, pensei que nao tinha caracois, pois o aquario é pequeno, usei uns runners de uma valisnerias que tinha a mais, coisa pouca, e nao é que me apareceu cascas de um physa morto.