pacoo Publicado Novembro 17, 2009 Publicado Novembro 17, 2009 Boa tarde, Sou novo no forum e neste universo de aquariofilia, gostava de compartir as minhas experiencias e claro ouvir as vossas para poder aumentar os meus conhecimentos. Tenho um aquario com 60cm por 40cm que deve de andar nos 50 a 60 litros de agua e a minha ideia é fazer dele um aquario de agua quente! Neste momento o aquario esta a funcionar, tem as pedrinhas um aquecedor para a agua, e um motor para fazer circular e filtrar. Tenho tambem alguma decoração artificial mas nada de especial. Em suma é um kit que comprei pronto a utilizar!!! Coloquei a agua a dois dias e apliquei um acondicionador e um corrector, peço desculpa mas nao me recordo dos nomes pois tudo isto é novidade pra mim! Que etapas se seguem? Sera que devo de colocar plantas? Abraço Citar
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 17, 2009 Publicado: Novembro 17, 2009 Olá, Bem vindo. Primeiro deves ler o máximo que possas, sobre o ciclo do azoto em primeiro lugar e depois tudo o que poderes pois vai-te dar ideias e evitar gastos desnecessários. [manual]inicio Na Aquariofilia Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
jusi Publicado: Novembro 19, 2009 Publicado: Novembro 19, 2009 antes de por peixes , informa-te bem e quando decidires por a decoração deixa o aqu´+ario com água e com a decoraçãodurante masi ou menos 3 dias e depois mete apenas 3 ou 4 peixes para irem arrancando "o motor da água " para ela ir ganhando vida , microorganismos etc. depois vai metendo cerca de dois peixes por semana cump. jusi Citar
crush Publicado: Novembro 19, 2009 Publicado: Novembro 19, 2009 Já te deram o melhor conselho: ler aquele tópico. Garanto que se o leres com atenção, já tens 90% do caminho andado. O que aconelho: compra um aquário tanto maior quanto possível. Não é só por ser mais bonito e teres mais hipóteses de teres mais peixes, mas sim porque é realmente muito mais estável. O ciclo de azoto é FUNDAMENTAl, ESSENCIAL e VITAL! NUNCA, mas NUNCA mesmo menosprezes isto. O ciclo de azoto é a preparação da água para a introdução de peixes. É demorada, mas tem de ser! Durante cerca de um mês, deves colocar um pedacinho de comida no aquário, diariamente. Parece palerma, mas dessa forma vais poluir o aquário. Qual o interesse de poluir o aquário? É que dessa forma, vão-se criar bactérias no filtro que eliminam essa poluição, que é prejudicial aos peixes. Após esse mês, deves colocar os peixes de forma lenta. Um ou dois peixes, no máximo, por semana. Isto porque a introdução de peixes implica um aumento de poluição no aquário e é preciso que o aquário ganhe novas bactérias. Compra peixes adequados para o teu aquário e não por serem bonitos ou aconselhados pelos lojistas. A esmagadora maioria das mortes devem-se a peixes em águas impróprias. Mas nós estaremos aqui para te ajudar no que for preciso. É importante que compres testes de pH e nitratos. Estes são essenciais e deves medir regularmente. Há outros testes importantes, mas por razões monetárias, podem ser descartados, como o da amónia (a tal poluição que falei), de nitritos (intermédio entre a amónia e a água mais saudável), de gH e kH. Dicas: compra um filtro com caudal por hora 4 a 5 vezes o tamanho do aquário (ou seja, um aquário de 100 litros deve ter um filtro com um caudal de 400 a 500 litros por hora), com o máximo de matérias filtrantes diferentes. Compra um termostato com 1 watt para cada litro (aquário de 100 litros, termostato de 100 watts), uma boa iluminação (caso queiras ter plantas verdadeiras, algo que recomendo vivamente) que deve variar entre 0,5 e 1 watt por cada litro de água, um substrato fértil (caso queiras plantas, se não um substrato qualquer). Técnicas de manutenção: semanalmente faz uma TPA (Troca Parcial de Água) de cerca de 20% do aqua. Sempre que tiveres que limpar os materiais do filtro, utiliza APENAS a água que retirste do aqua, nunca água da torneira, se não matas as bactérias. Deves deixar a água nova que vai entrar no aqua, repousar durante 24 hroas, de forma a que o cloro evapore (para isso, o recipiente onde está a água tem que estar aberto). Aconselho-te a ires a uma loja de aquariofilia e trazeres revistas das marcas que falam sobre coisas básicas de aquariofilia. Aprendes imenso! E tiras muitas dúvidas. Tem bons conselhos. Só não ligues quando eles dizem para comprares mil e um químicos... Acho que já disse o principal...Mas se tiveres dúvidas, é só perguntares que o pessoal responde. Deves colocar plantas sim. para além de ficar mais bonito, é útil para manter a água saudável. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Recommended Posts