Recommended Posts

Publicado

Caros amigos

 

Lá adquiri um Kit de CO2. Tenho no entanto algumas questões para as quais gostaria da vossa ajuda, no sentido de fazer tudo como deve ser.

 

Antes, pois pode ser que ajude, informo que tenho um filtro externo Eheim com a aspiração e a flauta de saída em extremidades opostas do aqua. Perto da aspiração encontra-se igualmente o aquecedor.

 

Sendo assim:

 

1- Onde devo colocar o difusor de CO2? (é daqueles em vidro - cup-). do lado da aspiração? do lado da saída de água? a meio? e a que profundidade?

 

2 - As mesmas perguntas faço exactamente para o drop cheker.

 

3 - Tenho um kH de 3 e um pH de 7.4 (o qual deverá baixar devido à injecção de CO2). Como sei que estou a injectar 30ppm de CO2? Sei que a cor verde no drop checker indica uma quantidade optima de CO2. Mas como sei que é 30 ppm? (digo 30 pois segundo tenho lido parece ser a concentração recomendada). Ou a cor verde apenas indicará a concentração optima de CO2 para o KH que tenho? e claro para o abaixamento que o pH vai sofrer (isto tendo em conta a tabela KH/PH/CO2).

 

4 -Devo antes de introduzir o CO2 subir um pouco o KH? Se sim deve ser com bicarbonato de potássio ou de sódio? é que li que o sódio não é muito bom para as plantas.

 

 

Desculpem a série de perguntas mas estão interligadas e penso que é uma etapa importante na manutenção do aqua e eu queria ter a certeza de que estou a fazer direito.

 

 

ps: queria ainda dizer que o ajuste da minha valvula de agulha está praticamente fechado ao máximo e mesmo assim deixa passar um bom fluxo de CO2. è normal? Será devido ao facto de a botija ser nova e ainda ter uma elevada pressaõ interna?

 

 

Agradeço muito a vossa ajuda neste sentido.

Obrigado de novo por tudo......

cheers
Publicado:

Olá... procurando responder a todas as tuas questões.

 

A saida do co2 deverá ser posiçionada na frente do aquário, a meia altura... por uma simples razão... é,normalmente a zona mais livre do aquário.

Na traseira do aquário... é onde estão as plantas altas... que impediriam a correcta circulação do co2.

A flauta deverá ser colocada numa das laterais do aquário... o objectivo é fazer circular a água por todo o aquário.

Repara na seguinte imagem:

 

http://img241.imageshack.us/img241/3581/flow.jpg

 

A saida e entrada de agua estão do lado esquerdo... e o difusor de co2 está do lado direito.

Atravez da circulação da agua(a água é empurrada da esquerda para a direita), as bolhas de co2 que saem do difusor... em vez de subirem... descem... o que faz com que circulem por todo o aquário.

Temos portanto... uma correcta circulação da agua e um correcto dissolvimento do co2.

 

Em relação ao KH.

 

Tens uma tabela para te guiares... repara:

http://img300.imageshack.us/img300/505/tabelaco2atualfn0.gif

 

Com um KH de 3.. eu recomendo um PH de 6,5.

E ficas com uma concentração de co2... a rondar os tais 30ppm.

Para acertares ... é ires regulado o numero de bolhas... e deves começar sempre por baixo.

O drop checker, ficara verde... quando atingires o ph 6,5.

Se exagerares na quantidade de co2... o ph vai descendo... e o drop checker muda para amarelo.

POrtanto, medes o KH... medes o PH... e tens a quantidade de PPM de co2(ver na tabela).

O drop checker é só para teres uma indicação visual.... ou seja... se está tudo correcto.

 

Subir o KH... isso é um assunto polémico... apenas te lembro... que os substratos mais famosos... vulgo aquasoil... baixam as durezas da água... procurando condições optimas para o crecimento das plantas. KH 3.... PH 6,5... é na minha opinião... excelente.

Se vais subir o KH.... sobes tambem o PH... tens de injectar mais co2.... e entras num "sobe e desce" constante.... :)

Portanto... eu não mexia nesse KH.

E esse "sobe e desçe"... é fatal para algumas plantas.

Agora... cuidado com o forneçimento de co2 ao inicio... começa por baixo.

 

A valvula de agulha.... quando fecha... o co2 tem de parar totalmente... mas atenção que depois de fechar, o difusor ainda fica a deitar bolhas por mais 1 ou 2 minutos.

 

Não sei se respondi a tudo.... mas prontos... tá "respondido" ... :)

Publicado:

Caro Canito

 

Como sempre respondeste da melhor forma possível. Procurando esclarecer ao maximo possível quem precisa de ajuda. Presto-te aqui a minha respeitosa homenagem por isso, :D.

 

Fiquei bastante mais elucidado com a tua explicação. Perguntaria apenas mais o seguinte...

 

Segundo o esquema do aquario posso então posicionar o difusor na lateral e no lado oposto da flauta? (Para onde vou voltar a colocar igualmente a aspiração da água pois o meu objectivo inicial de diminuir as particulas em supensaõ com a separação da entrada e da saida de água não foi cabalmente atingido, ou seja,não provocou alterações significativas). ou devo coloca-lo como referiste, no meio do aqua? e a que altura? como a que está indicada na foto?

 

Como referi o meu pH é de 7.4. Ontem à noite depois de ter o CO2 ligado há já umas horas, o drop checker mudou a cor de azul para verde, mas o ph apenas desceu para 7.2. devo introduzir mais CO2?

 

Depois de desligar o CO2 o pH volta a subir para 7.4. Não será prejudicial para os peixes esta oscilação? (tendo até em vista a eventualidade de descer até pH 6.5?

Não sei como gerir esta situação.

 

Por fim, o meu difusor deixa de entrar agua. è normal? É que até dá para contar as bolhas. ehehehhe

E como eu não disponho de conta bolhas tenho visto por lá. Não sei se é correcto. Estou a ler 1 bolha por segundo sensivelmente, e o fluxo de CO2 é apreciavel. Pelo menos parece-me pois ainda não vi nenhuma funcionar ao vivo. DEvo manter ou aumentar? OU então comprar um conta bolhas à seria?

 

Obrigado pela tua atenão mais uma vez canito........

Queria mesmo ver se estabilizava esta questão para ver se faço tudo direito.

È que repara, além da brigada de limpeza não tenho mais nenhum peixe no aqua e já lá vão 2 meses de inicio do ciclo. Isto porque pretendo ter todas as condições estabilizadas para que os peixitos possam viver e sobreviver com todas as condições.

 

Por isso agradeço toda a ajuda

 

Grande abraço

cheers
Publicado: (editado)

Pá.... eu acho que estás levar tudo... muito "à letra"... :D

 

O difusor... colocas no lado contrario ao da saida da agua... tal e qual como na figura.

Na imagem... vês claramente a posição ideal para o difusor.

Só não compreendo, porque vais colocar a entrada e saida de agua... em lados opstos... mas prontos... é uma opção tua.

Na imagem... verificas atravéz das setas... o girar da água... e o efeito obtido.

APenas te chamo a atenção, para colocares o difusor... numa zona livre do aquário, onde exista corrente... o difusor... não é para estar escondido atrás de uma moita de plantas... :D

O objectivo.. é que as bolhas ao sair do difusor, não subam logo à superficie... e sejam arrastadas por uma corrente de água de forma a percorrer quase todo o aquário.

 

A melhor maneira de medir a quantidade de co2, é atravez da medição do KH da água e do ph.

Depois... vais ver a tabela.

Mas, teoricamente, se o Drop Checker... ficar verde... tens a correcta concentração de co2 na agua.

Repito... teoricamente.

.... mas se queres uma opinião... e se tiveres os testes de KH e PH... é mais fiável... :coffee: ... vais ver a tabela... e prontos.

 

Depois de desligares o co2... é perfeitamente natural, que o co2 suba novamente... existe sempre uma pequena oscilação.

Com o tempo, crescimento das plantas, mais peixes, a própria maturação do aquário... pode haver têndencia a estabilizar.

 

Se o difusor dá para contar as bolhas na curva do vidro... perfeito... é mesmo assim... ;)

É sim... podes contar as bolhas... ;)

Se deves... aumentar ou reduzir... verifica o teu valor de KH e PH... e vais ver na tabela.

Se queres os tais "30 ppm" .. é uma questão de aumentar ou diminuir... ;).

Editado por canito
Publicado:

ok canito...

vou então fazer como referes. Parece-me que faz todo o sentido.

Muito obrigado mais uma vez.

 

Grande abraço

cheers
Publicado:

Nova informação.

 

Como referi anteriormente entra água para dentro do meu difusor (para baixo da cerâmica porosa). Assim existe ali um aumento de pressaõ necessária para vencer a resistência desta água que entra no difusor.

O que acontece é que já por 2 vezes me saltou o tubo que está ligado ao difusor.

 

Que fazer?

 

Obrigado

cheers
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.