Recommended Posts

Publicado

Tenho (até há pouco tempo) introduzido CO2 caseiro através de uma garrafa com açucar, bicarbonato de sódio e água. Mas ao contrário dos comentários que tenho lido, estas mistura não provoca bolhas...

Será de a garrfa estar debaixo do aquário e o gás não subir em direcção ao difusor?

Obrigado

Puer

Publicado:

Não, não tenho acrescentado fermento, já que este é essencialmente bicabornato de sódio...

Já li para incluir fermento biológico (Fermipan). O que é isso? Onde posso comprar, nas lojas de aquariofilia?

Puer

Publicado:

O fermento é levedura que através da fermentação transforma o açucar em dióxido de carbono.

Suponho que se compre no supermercado.

Abraços

Luis

Publicado:

Tens duas hipótese:

-fermento de pão NATURAL (leveduras) no supermercado perto da farinha e do "ROYAL" que não serve

ou

-fermento de cerveja NATURAL (leveduras, no supermercado na secção dos productos dieteticos (mais caro)

espero ter ajudado :wink:

Publicado:

se fores a um hiper ou a super maior podes encontrar fermento na zona da padaria, pedes a quem la esteja a trabalhar. aquilo vem em cubos e é bem barato.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

já ouvi dizer que esse fermento da padaria não dá muitos bons resultados, além de ganhar bolor muito facilmente, pois dão-te aquilo em cubo e não vais gastar o cubo todo, logo não é assim tão facil de se manter em bom estado...

Não arrisques e usa o que todos usam, é seguro, simples e eficaz. FERMIPAN

:lol:

Pic_652_1.jpg
Publicado:
já ouvi dizer que esse fermento da padaria não dá muitos bons resultados, além de ganhar bolor muito facilmente, pois dão-te aquilo em cubo e não vais gastar o cubo todo, logo não é assim tão facil de se manter em bom estado...

Pode congelar-se. :)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

eu ponho o meu de padaria dentro de um saco plastico fexado do frigorifico num cantinho e nao ganha bolor, mas se o deixarem fora ganha concerteza...tambem é bom esse fermento "ás postas" lolol

Publicado:
Já li para incluir fermento biológico (Fermipan). O que é isso? Onde posso comprar, nas lojas de aquariofilia?

Puer

O Fermipan é um fermento em pó que existe normalmente nos supermercados,normalmente ele está na secção de bolos e deve estar perto do fermento Royal.

Publicado:

Caros Amigos,

antes de tudo os meus cumprimentos.

Gostava de ser esclarecido numa questão que talvez seja muito básica, mas tem a ver com o fermento em saquetas...

Não encontro a que é mencionada por diversas vezes "Fermipan". Encontrei a "Royal" (que alguns não recomendam) e outra cuja marca é "Vahiné - Fermento de padeiro [super rápido]". Se alguém conhece/utiliza essa marca agredeço que me diga se´é boa ou não..., mas a minha dúvida é relativa à questão de ser ou não biológica... Como reconhecemos isto (no fermento em saquetas) ???

A saqueta "Vahiné" apenas refere "Fermento de padeiro desidratado, emulsionante: E 491"

Agradeço a vossa preciosa atenção, e especialmente, a quem tiver a amabilidade de responder.

Um abraço para todos

João Correia.

Publicado:

Olá amigos,

No seguimento deste tópico, gostaria de efectuar algumas perguntas:

- Como posso medir e regular a quantidade de CO2 a injectar no aquário?

- Posso ligar a saída de CO2 em vez de à pedra difusora à entrada de ar que tenho na cabeça motorizada ou à saída do filtro externo na Venturi?

- Alguém tem a hipótese de me enviar, para a receita que o Zanito recomendou as medidas em gramas?

- E em relação à eventual descida do PH é siginficativa? É que o meu Já se encontra nos 6,7 +-.

Pic_2934_1.jpg

Se não forem vocês a ajudarem quem será.....

abraço a todos

Pedro Saúde

Publicado:

Olá!

Ainda não consegui injecção de co2 a 100%. Comprei fermento padeiro da Vahiné ( não encontrei o Fermipan- onde é que compram?) mas passado um dia deixou de deitar bolhas. Será que foi de eu ter posto água saída da torneira (com cloro)?

Pedro Saúde: é possível medir a entrada de co2 através dos parâmetros KH e PH, isto se naõ tiveres Turfa.

è possível ligar a injecção de co2 à cabeça motorizada.

E pelo que ouço dizer a descida de Ph não é significativa: depende da quantidade de co2 e da dureza carbonada

Puer

Publicado:

Existem uns testes à venda que se colocam no aquário ( uma ventosa e um pequeno copo), e apresentam em permanência os valores de Co2 ( e PH). Custam entre 12 a 15 euros.

Verifica nas marcas mais conceituadas ( ex: Jbl e ehiem ).

Julgo que é uma boa opção pois cada vez que se carrega permite a leitura por imenso tempo ( tenho à 1 mês apenas com uma carga).

Fica bem

Publicado:

Atenção que os testes servem principalmente para medir pH e só em aquarios cujos agentes acidificadores sejam o CO2 é que podem ser medidos desta maneira...a presença de troncos que libertam ácidos, turfa , etc...deturpam os resultados dos testes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Amigos,

Segundo o af tenho testes para medir o CO2, mas segundo o Just_me esses testes podem não ser precisos devido ao que enumerou, pergunto apesar de não serem precisos, e por eu ter uma raiz no meu aqua, posso usa-los com "alguma" certeza ou pelo menos posso ter a garantia que essa variação/deturpação não é suficiente para me poder envenenar os peixes, partindo já do principio de pecar por escassez do que por excesso.

abraço a todos

Pedro Saúde

Publicado:

Em principio o teste vai-te indicar mais CO2 do que aquele que realmente tens...o envenenamento por CO2 em excesso não é assim uma coisa muito usual.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 1 mês depois...
Publicado:

Ola pessoal

Tenho um aqua de 300L e estou a pensar meter o CO2 caseiro. Mas observei os parametros entre PH e KH, e os limites vão com o PH em 6.3.

Agora o problema e o seguinte, o meu PH ja esta a 6.0 o que significa, que se meto o CO2 ele baixa. Sera isso perigoso para os preciosos peixes? E se sim, que fazer? No aqua tenho troncos o que por si ja baixa o PH.

BOM ANO

Filosofar e facil, dificil e ficar simples

Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer

Publicado:

Boas,

uma boa maneira de aumentar o pH e por pedras calcaricas se nao me engano :?

Eu tambem tou a pensar em meter co2 caseiro!HEHE

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL