por ou nao CO2?


Joao Xavier

Recommended Posts

Eu gostaria de saber se me aconselhavam a colocar um injector de CO2 no meu aqua.

 

Por favor respondam. Gostaria muito que me esclarecessem.

 

João,

 

Depende sempre do teu setup e flora utilizada. Atenção também à fauna que tens...

Mete aí as especificações do que tens que alguém mais experiente ajudará certamente.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se for no de 300 litros não.

Se não for também não.

É?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora:

2x vallisneria gigante;

varias cabomba;

uma planta de crescimento rapido que nao sei o nome;

anubias gigante(achu eu);

e duas plantas que comprei recentemente que desconheco o nome;

 

Fauna;

6x mollys brancas

7x espadas

2x borboletas chinesas

2x botias palhacos

1x limpa-vidros dourado

4x bebados

6x raboras

 

O aqua tem uma ph de 7.6.

 

O aqua tem 1.20m e tem quase 300L, e sim é esse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

O CO2 deve ser introduzido através de um difusor para que as plantas possam tirar partido dele para a sua fotossíntese.

No entanto há casos onde a sua injecção num Aqua não se justifica.

Há casos onde o simples CO2 atmosférico e o da respiração dos peixes (bem como a nocturna das plantas) basta para manter níveis razoáveis.

 

No teu caso mais propriamente, com a fauna e a flora que manténs não vejo necessidade de o fazer.

Tens as Vals que utilizam carbonatos à falta de CO2 dissolvido, tens as Anúbias que também o fazem e as cabombas estarão servidas com o que a fauna lhes proporciona.

Portanto tens plantas não muito exigentes em termos de CO2 mas, e que tipo de iluminação tens, qual a quantidade e a qualidade?

Que valores de KH e GH tens, as tuas durezas serão capazes de servir de tampão à quebra de pH que a injecção de CO2 provocará?

Que valores de nutrientes tens, como andam os teores de NO2, NO3, PO4?

 

Há uma série de questões mais importantes do que o 'preto ou branco' do colocar um injector de CO2 no Aqua...

 

O CO2 só te vai permitir às plantas metabolizar mais rapidamente os nutrientes presentes.

Tem atenção porém ao facto de, no caso de estes estarem em falta as plantas mais rapidamente se ressentirão, o que inevitavelmente se traduzirá em algas e plantas a definhar ou morrer.

No caso de algum deles estar em desequilíbrio isso também se verificará, mas aí a conversa já é ligeiramente diferente.

 

Resumindo, notas alguma carência nas plantas, sentes que elas estarão sub-desenvolvidas?

Se tens as plantas saudáveis, o crescimento é lento mas regular, não tens ataques de algas, para que queres deitar isso a perder arriscando injectar CO2?

 

Lê mais um bocado acerca do CO2 e dos seus efeitos antes de te precipitares por causa de uma 'moda'.

Anda por aqui muita e boa informação acerca disto, é uma questão de procurares.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua tem 120x45x50 , tem 270 litros brutos.
2x vallisneria gigante;

varias cabomba;

uma planta de crescimento rapido que nao sei o nome;

anubias gigante(achu eu);

e duas plantas que comprei recentemente que desconheco o nome;

 

Mas as plantas que referiste não precisam de injecção de co2! Será um erro, a não ser que queiras ter cultivo de algas?!?!

A injecção de co2 apenas existe em sistemas mais complexos do tipo "Low-light High-tech ou High-light High-tech", isto por outras palavras são aquários com plantas mais exigentes quer em crescimento como em necessidades de luz, por isso o co2 é essencial para o equilibrio do crescimento das plantas, ora isto de uma forma muito simplista, porque é mais complexo.

Podes ler sempre um pouco do assunto e assim ficas mais atento e esclarecido: Visite este site

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por me esclarecerem. Já agora sem querer abusar da voça boa vontade de me esclarecer gostava de saber como baixar o ph sem baixar o kh. É que a água da rede da minha zona tem um ph de 7 e um kh de 5 mas no aqua o ph sobe para os 7.6 mas se eu baixar o ph com o produto que tenho ele baixa o kh para poder baixar o ph e depois fico com o kh baixo e não tenho o ph estável... Se me podessem ajudar agradecia. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais