Recommended Posts

Publicado

Ola a todos

Como o titulo o diz Salgado /doce

Tenho um aquário de agua salgada mas como me esta a dar muita dor de cabeça todos os meses

nas suas despesas onde incluo tudo em geral

E isto não esta nada para melhorar, antes pelo contrario caminha para o pior

só que nos não o queremos admitir, mas isto esta complicado

Serei obrigado a alterar para um aquário de agua doce

E aqui e que eu vos vou pedir uma grande ajuda

para eu montar um aquário Plantado,não tendo eu qualquer experiência nos plantados

O aquário tem as seguintes medidas

Comprimento -1200 cm

Largura - 700 cm

Altura - 550 cm

O aquário vai ficar com a coluna seca ao meio

e também com uma sump

onde eu vou alterar para colocar todo o material necessário para filtragem da agua

que tem as seguintes medidas

Comprimento - 800 cm

Largura - 600 cm

Altura - 460 cm

Um dos princípios que eu queria saber era o que me aconselham para o fundo

se colocar akadama

ou outros produtos que eu desconheça

pois tenho visto alguns plantados muito bonitos com akadama

quais os adubos ou fertilizantes a colocar, etc

e também alguns amigos aqui do fórum para me venderem

algumas plantas e também alguns camarões

Como ja repararam não sou la grande coisa nestas coisa de net se fosse possível

eu gostaria antes de falar pelo telemóvel eu tenho moche

estou a falar nos pequenos pormenores como por exemplo as compras e as montagens

Claro que eu depois coloco tudo em pormenor fotos e as ditas montagens

no forum

desde ja um obrigado a todos os que me possam dar uma ajuda

um abraço deste amigo

Henrique de Jesus

Deste amigo

HENRIQUE DE JESUS

Publicado: (editado)

Se tens um Salgado á partida não terás dificuldade com um plantado.... Quem se desenrasca com um salgado é capaz de fazer maravilhas no doce.

Já agora, se não for estar a ser demasiado coscuvilheiro, quanto gastas mensalmente no teu tanque? Há já algum tempo que ando a pensar montar um salgado de 2.5mx80X80 no meu quarto, mas não tenho tido "tempo", e tenho tido medo dos gastos de manutenção serem muito elevados quando juntos aos dos meus outros aquários.

Quanto ao akadama, é assim, se pretenderes enveredar pelo lado do japonesado, força, caso contrário há muitas outras opções, como por exemplo areia vulcânica escura, solo vulcânico mais claro, areia de sílica, seixos rolados, etc. Aconselho-te a visitar uma loja de aquariofilia e dar uma vista de olhos nos tipos de substracto não fértil que eles tenham. Também nunca te esqueças que o akadama é inerte e não substitui substracto fértil.

Para substrato fértil, aconselho-te ou o da Sera, ou da Prodac, são os que uso, são um pouco mais em conta, e têm um muito bom resultado. Há quem use outros solos mais caros e de marcas XPTO, mas não sei se compensa pagar uma fortuna. Há também a possibilidade de usares terra das plantas, aquela turfa das floristas, mas esse solo, apesar de ter um resultado espantoso pelo que me dizem, precisa de cuidados que os outros não requerem.

Editado por gervas
Publicado:

Ola amigo gervas

Obrigado pelos comentários e conselhos

Bem para começar sobre os gastos que eu tenho so em energia a EDP

esta me a levar todos os meses 100 euros isto agora porque antes estava com 85 euros

Agora a propósito do aquário que eu quero montar aproveitando o que eu tenho, e falando na akadama e so porque foi o que eu mais ouço falar

agradeço sim a quem me possa orientar mesmo ate em poupar alguns euros

e quanto a lojas esquece que aqui não a nenhuma so no inter marche (salvo a publicidade)

e como eu disse estou muito fraco nos plantados

Gostaria de uma boa grande ajuda nestas andanças eu por estas coisas de net sou um zero a esquerda

se possível gostaria de trocar algumas ideias a conversar por telm

Mas se não for possível pois la terei que fazer um grande esforço vendo e trocando algumas coisas por aqui

não estou a falar que não coloque aqui tudo o que tem a ver com a montagem

mas a certos detalhes que so mesmo falando pessoalmente

Isto de montar o plantado a ver se o consigo montar para o ano pois que ainda tenho o salgado montado

e so o desmonto ao fim deste mês e depois ter de preparar tudo para o plantado

isto desde a sump e lavar toda esta alga coralina

E depois ainda tenho de me deslocar para comprar algumas coisa que

preciso como os troncos para depois serem tratados

e também a minha duvida entre o fundo para o aquário

se a akadama ou outro fundo mais adequado ao que eu quero montar.

Deste amigo

HENRIQUE DE JESUS

Publicado:

Olá

Antes de mais aconselho-te a ler e a pesquisar bastante.

A questão da akadama (que não ficará barata para um aqua dessa dimensão) pode muito bem ser substituída por areão de rio e isso facilmente poderás arranjar na natureza. Tens algumas ribeiras por aí assim como a Barragem da Idanha e da Marateca, onde poderás recolher algum material (cuidado com os danos na natureza), mas que com alguma imaginação poderás fazer uma coisa engraçada.

Uma vez que te inicias nos plantados, deverás ter em conta dois coisas: fertilização e iluminação.

Se optares por plantas de facil manutenção podes remediar com uma iluminação muito perto do 1 watt por 1 litro de água.

Quanto ao fertilizante existem "n" marcas no mercado, muito boas e muito caras, mas também existem boas marcas e porventura um pouco mais baratas, tendo em conta que te estás a iniciar nos plantados.

Existe um tópico por aqui que fala no humus de minhoca com users a terem bons resultados.

Começa devagar (pois só contas montar o aqua para o ano). Vai reunindo material e fazendo contas e mais contas.

Vives numa zona onde os troncos não serão dificeis de arranjar e como tens tempo poderás facilmente tratar um, refiro-me ao tronco de oliveira. Está chegar a altura do madeiro e porque não dares um salto discretamente e pedires emprestado um pequeno tronco para o aqua?

Ficam algumas dicas, não tenhas pressas e lê bastante.

Boa sorte.

E quem diz oliveira diz Carvalho, pinheiro, ou sobreiro (cuidado que é proibido por lei o corte de sobreiros, mas podes sempre aproveitar ramos cortados durante as podas basta pedires aos donos quando esta é feita). Cuidado o Pinheiro requer bastantes ferveduras.

Ando actualmente a tratar(ou a tentar) um bocado de um tronco de oliveira com cerca de 60 cm que cortei diagonalmente nos topos para fazer um socalco para o meu tanque de 220 litros. Mas visto ser grande como tudo, ferver não dá. Tá de molho há mes e meio ahahaaha, e provavelmente vai ficar pelo menos mais uns 6 meses.... O objectivo é fazer metade do meu tanque ficar 20 cm mais alto ao invés de ter o fundo do meu tanque apenas elevado através de areão.

Editado por gervas
Publicado:

Ola amigo João Paulo Viegas

Obrigado pelas dicas e conselhos

Pois não sabia que os troncos de oliveira davam para esse efeito ou mesmo os que o nosso amigo gervas também menciona

e tambem me tinham dito que os de parreira também faziam um bom tronco

sendo assim o tronco esta resolvido pois agora e a altura de colher a azeitona e a muita gente que faz logo a limpeza das árvores

No que toca ao fundo do aquário eu falei na akadama porque gostei muito dos que ja vi

mas também ja me disseram que haveria melhor que a akadama e ja fertilizada

so pelo gosto de ser diferente e uma cor mais escura (castanha)que liga muito bem com o verde das plantas

mas se houver outra coisa semelhante pois digam que eu tanto meto uma como outra

Agora no que toca a fertilizantes se me puderes dar uma ajuda nas marcas ou mesmo onde comprar mais barato

podes me mandar uma mensagem privada se faz favor para eu começar a organizar essas compras

ou mesmo ate me adicionarem no msn para se falar e me ajudarem esta a vontade e so dizer que eu mando uma mensagem no privado

com o meu msn.

Tudo isto tem de ser bem pensado e organizado para não haver muitas falhas.

Deste amigo

HENRIQUE DE JESUS

Publicado:

Olá

A questão da akadama (e se pesquisares pelo fórum existem n tópicos sobre o assunto) é sempre boa de considerar para um plantado pela forma porosa que a mesma tem permitindo para além de uma boa circulação de água também serve para que as bactérias se instalem.

Existem n substratos e se a questão fundamental for o orçamento, penso que haverão com certeza outras opções a ter em conta, principalmente num aquário grande.

Os fertilizantes terás sempre duas opções: os de substrato e os liquidos.

Mas a questão aqui não saber se este substrato é melhor que o outro, pois hoje em dia, qualquer substrato de aquariofilia serve perfeitamente bem para quem se está a iniciar e depois tens substratos para determinadas montagens e exigências e que envolvem um grande conhecimento da parte do aquariofilista quanto à forma de fertilizar, como são as plantas, etc. etc.

A questão que te deves colocar a ti próprio é até que ponto queres um plantado, que plantas queres colocar, se queres um tapete verde ou não e então aí terás que considerar não só o substrato ou a forma de fertilização que vais fzer, como também a iluminação e só a iluminação irá dar-te mais dores de cabeça do que propriamente o substrato, pois nessa é que vais gastar ainda mais dinheiro do que no substrato.

Quanto à ausência de lojas em Castelo Branco, penso que poderás colmatar a ausência das mesmas pelas lojas na net, porque não ires procurando por aqui nos patrocinadores?

Vá boa sorte.

Publicado:

Ola a todos

Obrigada pelos comentários e também pela grande ajuda que me esta a dar

Pois quanto ao ao fundo ficar com um tapete era mais ou menos o que eu pretendia

no que toca a iluminação tenho uma calha com 10 lâmpadas t5 de 54w que e a que tinha no reef

ou seja que da mais do que 1w por litro de agua

O aquário tem a capacidade de de 460 litros brutos e no que toca a iluminação da 540w

Agora o que eu não sei e se tenho que trocar algumas lâmpadas da dita calha que eu tenho

em principio terei que trocar algumas

tenho 5 lâmpadas azuis 1 rosa e 4 brancas que eram as que estavam no reef

Ja alguém me disse que poderia colocar plantas com dificuldade media

mas para mim ainda e muito cedo saber quais as medias ou as difíceis não conheço quase nada de plantas

tirando as vulgares que aparecem por aqui nos hipers como exemplo cabombas e mais umas que não me lembra o nome

plantas que as vezes estão estragadas e sem cor ja amareladas

isto no que toca a plantas depois terei que me deslocar a Lisboa ou falar com os membros que as tem aqui a venda

para me as mandar por correios mas o mais certo e comprar aqui ao pessoal que depois eu so tenho que dizer o que eles me aconselham a colocar

o que espero não me enganarem como fui enganado quando em principio com o meu aquário de agua salgada

mas isso ja passou e ainda bem

espero que me possam ajudar.

Um abraço deste amigo

Henrique de jesus

Deste amigo

HENRIQUE DE JESUS

Publicado:

Bem quanto a iluminação “apenas” terás que reformular a calha de forma a dar a litragem que ficará no teu aqua, ou seja, manter a máxima do watt por litro, se quiseres manter plantas de tapete ou outras mais exigentes.

Hoje em dia existem lojas que te enviam plantas em boas condições por correio, mas uma vez mais, recomendo-te uma vista de olhos pelos patrocinadores, principalmente relacionados com plantas e iluminação, pois eles prontamente te esclarecem sobre as tuas dúvidas.

Existem também muitos membros que têm excedentes de plantas e podem vendê-las ou então entregar-tas gratuitamente, basta que fales com eles.

Recomendo-te ainda que leias quais os feedbacks dos membros para assim não comprares gato por lebre e saberes que estás a negociar com gente séria.

Toda gente pode ser enganada e qualquer um pode cair no conto do vigário.

Isto aplica-se a este mundo da aquariofilia como em tudo na vida…

Existem muitos erros que podem ser evitados se lermos muito e se perguntamos nos locais certos.

Boa sorte e boas escolhas.

Ola a todos

Obrigada pelas dicas e espero montar isto bem depressa

mas com muita calma e com tudo ja pronto

Um abraço deste amigo

Henrique de Jesus

Editado por henrique de jesus

Deste amigo

HENRIQUE DE JESUS

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!