Júlio Santos Publicado Novembro 15, 2009 Publicado Novembro 15, 2009 Boas, estou aqui com uma grande duvida. Tenho uma bateria de 6 aquas, sempre andei em cima do Ph, Kh e Gh, descurando um pouco os restantes paramentros da água. Setup: 6 Aquas - 51*27*31 (c*l*a), 42 litros brutos em cada um 1 Sump - 100*25*25 Tudo ligado entre si, conforme http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113658 Flora 4 anubias, 1 em cada aqua Fauna 17 Camarões caridinas sp cardinal (acho que é assim!!!) (12+5) 5 Tylomelanias 1 Helena (saparada dos tylo) ph - 7,5 a 8 kh - 6 nh4nh3 - <1 gh - 8 no2 - <0,01 temp -27º Agora o pior... NO3, estão a um valor que nem consigo fazer testes!!! ou o líquido está fora da validade/estragado... Algum fez estes testes nos vosso aquas? Solução para poder baixar o NO3? Visto que os aquas serem baixos e não ter substrato fica dificil colocar plantas para diminuir o NO3, alguem pode dar umas dicas? A filtragem é feita pela sump, mas adicionei dois filtros internos que tinha cá por casa, em dois aquas que só têm areão, para ver se ajuda em alguma coisa... Fico á espera de alguma ajuda dos ilustres membros. Amanhã vou fazer mais uma TPA de uns 50 lts
betarato Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Boas, A meu ver seria mais viável, e uma vez que não tens plantas, colocar carvão activo enrolado numa meia de senhora, e fazer TPA de 10/15%, dia sim dia não. Betarato Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Olá, Carvão activo dentro de água não sei se resolverá o problema além de ficar muito feio Podes colocar plantas flutuantes.... ou então (eu ia para esta opção apesar de ser mais cara) colocaria resinas removedoras de no3 nos filtros. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Cabrita Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Boas, Também podes por musgo preso a uma pedra ou tronco. Cumps, PC Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
AlbCab Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 A minha sugestão vai no sentido de tentar perceber o porquê desse valor . Sem tal acontecer, as medidas podem não surtir efeito. Há quanto tempo estão os aquários montados ? Os camarões aguentam assim um NO3 tão elevado ? (eu pensava que não, muito menos cardinais). Serão os produtos de teste que não estão bons ?
Júlio Santos Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Publicado: Novembro 16, 2009 A minha sugestão vai no sentido de tentar perceber o porquê desse valor . Sem tal acontecer, as medidas podem não surtir efeito. Há quanto tempo estão os aquários montados ? Os aquários estão montados à vários meses, mesmo sem fauna nunca deixaram de trabalhar. Os camarões aguentam assim um NO3 tão elevado ? Eu pensava que não, muito menos cardinais). Estes estão a aguentar-se, pelos menos até agora. Serão os produtos de teste que não estão bons ?Essa a minha grande dúvida, é que os testes que tenho, devem ter já uns 2 anos.
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 Olá, Pois acho melhor trocar esses testes.... Se possível e algumas lojas fazem testes (algumas de graça e outras a pagar) levas a uma loja e pedes para fazerem esse teste. Alguns dos meus aquários (shrimps)
AlbCab Publicado: Novembro 17, 2009 Publicado: Novembro 17, 2009 Há quanto tempo estão os aquários montados ? Os aquários estão montados à vários meses, mesmo sem fauna nunca deixaram de trabalhar. Se os aquários estavam montados sem qualquer animal, ou adição de produtos orgânicos, penso que o ciclo do azoto não se fez. Mas o melhor será comprar o kit de teste.
Recommended Posts