Recommended Posts

Publicado

Boas, estou aqui com uma grande duvida.

Tenho uma bateria de 6 aquas, sempre andei em cima do Ph, Kh e Gh, descurando um pouco os restantes paramentros da água.

Setup:

6 Aquas - 51*27*31 (c*l*a), 42 litros brutos em cada um

1 Sump - 100*25*25

Tudo ligado entre si, conforme http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113658

Flora

4 anubias, 1 em cada aqua

Fauna

17 Camarões caridinas sp cardinal (acho que é assim!!!) (12+5)

5 Tylomelanias

1 Helena (saparada dos tylo)

ph - 7,5 a 8

kh - 6

nh4nh3 - <1

gh - 8

no2 - <0,01

temp -27º

Agora o pior... NO3, estão a um valor que nem consigo fazer testes!!! ou o líquido está fora da validade/estragado...

Algum fez estes testes nos vosso aquas?

Solução para poder baixar o NO3? Visto que os aquas serem baixos e não ter substrato fica dificil colocar plantas para diminuir o NO3, alguem pode dar umas dicas?

A filtragem é feita pela sump, mas adicionei dois filtros internos que tinha cá por casa, em dois aquas que só têm areão, para ver se ajuda em alguma coisa...

Fico á espera de alguma ajuda dos ilustres membros.

Amanhã vou fazer mais uma TPA de uns 50 lts

Publicado:

Boas,

A meu ver seria mais viável, e uma vez que não tens plantas, colocar carvão activo enrolado numa meia de senhora, e fazer TPA de 10/15%, dia sim dia não.

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

Betarato

Publicado:

Olá,

Carvão activo dentro de água não sei se resolverá o problema além de ficar muito feio :medieval_mace:

Podes colocar plantas flutuantes.... ou então (eu ia para esta opção apesar de ser mais cara) colocaria resinas removedoras de no3 nos filtros.

Publicado:

A minha sugestão vai no sentido de tentar perceber o porquê desse valor . Sem tal acontecer, as medidas podem não surtir efeito.

Há quanto tempo estão os aquários montados ? Os camarões aguentam assim um NO3 tão elevado ? (eu pensava que não, muito menos cardinais). Serão os produtos de teste que não estão bons ?

Publicado:
A minha sugestão vai no sentido de tentar perceber o porquê desse valor . Sem tal acontecer, as medidas podem não surtir efeito.

Há quanto tempo estão os aquários montados ? Os aquários estão montados à vários meses, mesmo sem fauna nunca deixaram de trabalhar.

Os camarões aguentam assim um NO3 tão elevado ? Eu pensava que não, muito menos cardinais). Estes estão a aguentar-se, pelos menos até agora.

Serão os produtos de teste que não estão bons ?Essa a minha grande dúvida, é que os testes que tenho, devem ter já uns 2 anos.

Publicado:

Olá,

Pois acho melhor trocar esses testes....

Se possível e algumas lojas fazem testes (algumas de graça e outras a pagar) levas a uma loja e pedes para fazerem esse teste.

Publicado:

Há quanto tempo estão os aquários montados ? Os aquários estão montados à vários meses, mesmo sem fauna nunca deixaram de trabalhar.

Se os aquários estavam montados sem qualquer animal, ou adição de produtos orgânicos, penso que o ciclo do azoto não se fez. Mas o melhor será comprar o kit de teste.