Recommended Posts

Publicado (editado)

boas. ora então cá vai a minha triste história... mais ou menos á duas semanas que me morre um falso neon todos os dias, ontem morreu um ancistru com o corpo com manchas brancas, os meus neons tambem me estao a morrer com manchas brancas, basicamente todos os peixes de cardume (tirando o ancistru) me estao a morrer mas os falsos neons morrem sem qualquer tipo de lesoes que se possam ver.

até agora o problema nao é muito preocupante mas tenho 6 discus que até agora estão saudaveis e tenho medo que também eles fiquem doentes e morram. os outros peixes que tenho no aquario são: 3 ramirezis, alguns neons (poucos porque morrem todos os dias) um ancistru, 2 escalares, 4 corys, 1 borboleta chinesa e muitos reds e greens.

o aquario tem 250 litros, ph:7, temperatura a 29º nitratos e amonia em valores normais.

aceito ajuda com alguma urgência porque estou a ficar um bocado assustado com o que possa acontecer aos discus.

cumps

Editado por jggcfcp4ever
Publicado:

as manchas brancas que falas são tipo esponja, ou são pontos pequenos, no corpo todo ou apenas na boca?

Quando apanhas os peixes mortos, é possivel tirar o branco como se fosse escama?

O melhor é postar uma foto.

Já deste algum remédio?

Aguardo....

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

no ancistro as manchas eram tipo esponja. nos neons sao manchas tipo opacas, nada de pontos dispersos pelo corpo. nos falsos neons que é o que mais me intriga não aparece nada, apenas ficam com veias á vista tipo como se estivessem sem oxigénio mas nada de sinais externos de doença

Publicado:

Se puderes ver na net, imagens da doença do ancistrus, à partida é provocada por fungos.

O tratamento que a sera recomenda é Ectopur e Mycopur. Tens de outras marcas como a JBL, com as mesmas funções.

Os pontos branco opacos é que têm de ser vistos com mais cuidado, microscópio(estou a pedir muito, eu sei), o tratamento é sera cyprinopur, ou se não der ectopur mais costapur

Tudo o que eu escrevo é com base no manual da sera, sem ter visto o peixe, pode ser outra coisa(visita uma loja com manuais e verifica o que te disse).

Até já e melhor sorte.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

obrigado. ja fiz tratamento com esha 2000 e examita, curiosamente fiz o tratamento com esha 2000 dois dias antes do ancistru aparecer com fungos, depois começou a mortandade mais a serio. enfim... acho que agora so me resta esperar que nao afecte os discus.

cumps

Publicado:

Quando é que morreu o último peixe?

Não voltaram a aparecer manchas?

O que fizeste pareceu-me correcto para os fungos mas uma das doenças pode não ser suficiente.

Não é ictio que apareceu certo????

Verifica todos os parametros e dá vitaminas aos peixes para os fortalecer.

As rápidas melhoras....

Robin

Publicado:

boas. não ictio nao é. penso que seja da água que sai da torneira que esteja alterada... a agua esta um bocado (muito) mais dura do que é costume e penso que seja disso porque todos os outros parametros estao normais e só me afectou os tetras, tirando o ancisru. de resto a malta está toda saudavel. :medieval_mace: