Visitante Publicado Outubro 3, 2003 Publicado Outubro 3, 2003 Olá pessoal. Como alguns de vocês já sabem, coloquei um Post no tópico "equipamento e manutenção" referente à minha iniciação na aquariofilia, que foi sensivelmente à 7 dias atrás! Sempre tive um grande fascínio por aquários, mas nunca havia montado nenhum... Agora iniciei-me, e nunca pensei em fazê-lo sem antes estar minimamente consciente dos "prós" e "contras" dum aquário, ler bastante sobre o tema (a net ajudou-me imenso), e finalmente (já lá vai mais de 1 ano a pensar se montaria ou não o aquário) comprei o que achava ser o ideal, felizmente encontrando um óptimo kit da hagen. Por acaso sempre pensei que meter plantas artificiais estava fora de questão, e todos aqueles acessórios "não naturais". Não sei o que voces acham de ALGUEM QUE NUNCA MONTOU UM AQUÁRIO NA VIDA começar logo por plantas verdadeiras, mas eu pessoalmente vou tentar não fracassar e dar o máximo de mim para evitar o pior... Então, no dia em que fui comprar o areão, trouxe também umas plantas: Elódeas Valisnérias Cabombas Saururus Já passou 1 semana, a água está limpinha (ah, eh verdade, coloquei um tronco ontem, também comprado na mesma loja - clinica veterinária - e o tronco ainda não afundou, mas deve estar quase, pelo que tenho observado), já fiz umas alterações na decoração, até porque as Elodeas já cresceram e deram "rebentos", as valisnérias precisaram de 1 pequena poda, e as cabombas sinceramente não sei se lhes estou a dar o melhor tratamento... as saururus são optimas, muito fáceis, pois estão sempre muito bonitas e não dão trabalho nenhum (das 4 espécies, são as mais fáceis, pelo menos é a minha opinião até agora) Mas as minhas questões passam por querer o melhor para as minhas plantas, pois para a semana que vem vou já colocar uns peixitos resistentes (limpa fundos e vidros, provavelmente, e + 1 ou 2 de outra espécie resistente, para ajudarem a ciclar). Então é assim: - As Elódeas, posso cortá-las aonde? é que, para além dos rebentos, reparei que as 2 maiores que tenho têm umas "raizes compridas" a crescerem-lhes a meio... podem-se cortar a meio e plantar apartir daí? - As cabombas, 1 delas tá muito fraquinha no caule, onde se enterra. posso cortar o caule e enterrar o caule, ficando assim mais pequena? e ela cresce na mesma? - As valisnérias, posso cortar as folhas onde elas ficam velhas, com um corte em ângulo? P.S. detectei hoje que 1 planta tinha um caracolzinho minúsculo que estava a nascer... é normal? Já agora, puz fertilizante logo no dia que montei o aqua. Assim que tiver os peixes, já não preciso de fertilizar? é que só o fiz na sexta, e até hoje não puz mais químicos nenhuns (puz também CYCLE e AQUAPLUS). Obrigado, e desculpem a extensão deste post... :D
António Vitor Publicado: Outubro 4, 2003 Publicado: Outubro 4, 2003 vou repondendo: Olá pessoal. Como alguns de vocês já sabem, coloquei um Post no tópico "equipamento e manutenção" referente à minha iniciação na aquariofilia, que foi sensivelmente à 7 dias atrás! Sempre tive um grande fascínio por aquários, mas nunca havia montado nenhum... Agora iniciei-me, e nunca pensei em fazê-lo sem antes estar minimamente consciente dos "prós" e "contras" dum aquário, ler bastante sobre o tema (a net ajudou-me imenso), e finalmente (já lá vai mais de 1 ano a pensar se montaria ou não o aquário) comprei o que achava ser o ideal, felizmente encontrando um óptimo kit da hagen. Os kits de aquários geralmente nunca têm luz suficiente para plantas exigentes, se quiseres plantas mais complicadas tens de alterar provavelmente a iluminação... quantos watts tens? que tamanho tem o aquario? Por acaso sempre pensei que meter plantas artificiais estava fora de questão, e todos aqueles acessórios "não naturais". Não sei o que voces acham de ALGUEM QUE NUNCA MONTOU UM AQUÁRIO NA VIDA começar logo por plantas verdadeiras, mas eu pessoalmente vou tentar não fracassar e dar o máximo de mim para evitar o pior... Então, no dia em que fui comprar o areão, trouxe também umas plantas: Acho bem, não ganharias experiencia com plantas de plástico...isso de certeza! ElódeasValisnérias Cabombas Saururus Já passou 1 semana, a água está limpinha (ah, eh verdade, coloquei um tronco ontem, também comprado na mesma loja - clinica veterinária - e o tronco ainda não afundou, mas deve estar quase, pelo que tenho observado), já fiz umas alterações na decoração, até porque as Elodeas já cresceram e deram "rebentos", as valisnérias precisaram de 1 pequena poda, e as cabombas sinceramente não sei se lhes estou a dar o melhor tratamento... as saururus são optimas, muito fáceis, pois estão sempre muito bonitas e não dão trabalho nenhum (das 4 espécies, são as mais fáceis, pelo menos é a minha opinião até agora) as cabombas precisam de boa luz, talvez seja esse o teu problema... não tens luz suficiente para as cabombas. Mas repara as plantas precisam de nutrientes, os principais é o carbono (se tiveres um KH aceitável essas plantas conseguem se safar sem dióxido de carbono), nitrato e fosfatos, para estes dois ultimos terás de ter peixes, ou as plantas definharão dentro de pouco tempo. Mas as minhas questões passam por querer o melhor para as minhas plantas, pois para a semana que vem vou já colocar uns peixitos resistentes (limpa fundos e vidros, provavelmente, e + 1 ou 2 de outra espécie resistente, para ajudarem a ciclar). Então é assim: - As Elódeas, posso cortá-las aonde? é que, para além dos rebentos, reparei que as 2 maiores que tenho têm umas "raizes compridas" a crescerem-lhes a meio... podem-se cortar a meio e plantar apartir daí? claro que sim, mas repara, os cortes tem de formar plantas com tamanho suficiente para que possam continuar a crescer saudaveis. (vai depender da espécie)chama-se a isto reprodução vegetativa... cortas 1 planta ao meio e ficas com duas... - As cabombas, 1 delas tá muito fraquinha no caule, onde se enterra. posso cortar o caule e enterrar o caule, ficando assim mais pequena? e ela cresce na mesma? claro que cresce, o problema é que se esta está a começar a morrer (pelos sintomas que contas) poderás ter problemas de iluminação (falta de luz), no entanto poderás ter luz suficiente para as outras plantas. - As valisnérias, posso cortar as folhas onde elas ficam velhas, com um corte em ângulo?há quem diga que sim, tenho pouca experiencia com vallisnerias... O pouco tempo que as tive cortava-as como contas com uma tesoura, geralmente as folhas começavam a apodrecer a partir do corte, mas outras folhas não tinham problemas. P.S. detectei hoje que 1 planta tinha um caracolzinho minúsculo que estava a nascer... é normal? sim... se for daqueles pequenos, esses são completamente inofensivos! só atacam plantas doentes... Já agora, puz fertilizante logo no dia que montei o aqua. Assim que tiver os peixes, já não preciso de fertilizar? é que só o fiz na sexta, e até hoje não puz mais químicos nenhuns (puz também CYCLE e AQUAPLUS).deves continuar a fertilizar, aliás os peixes praticamente só contribuem com NO3, amónia, nitritos e fosfatos, os fertilizantes que se vendem para aquário têm os chamados trace elements (elementos traço), estes são sempre insuficientes mesmo quando se tem peixes...Obrigado, e desculpem a extensão deste post... :D não precisas de agradecer, Estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros... Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Visitante Publicado: Outubro 4, 2003 Publicado: Outubro 4, 2003 Olá a todos! António Vitor, muito obrigado, respondeste claramente às minhas questões, o que me deixou bastante elucidado. Em relação aos watts que o meu aqua tem, e ao tamanho, eis o que escrevi no outro post em EQUIPAMENTO E MANUTENÇÃO (tõpico: "Montei o meu 1º aquário: dúvidas é o que não falta"): "é um KIT da HAGEN, com o aquário de 60 largura x 35 profundidade x 40 altura. Tem uma tampa "light-glo" com 2 lâmpadas - 1 aqua-glo e 1 sun-glo. O filtro éo Fluval 2Plus, termostato de 100 watts Tronic (consegui trocá-lo pois vinha com um de 50 watts - o meu quarto é muito frio no inverno). Depois vinha com mais uns produtos: 1 fertilizante de plantas, 1 Cycle (para colocar as bactérias) e 1 Aquaplus, e "paparoca" para os peixinhos. Comprei à parte uma bomba, a ELITE 801." p.s. a bomba já a desactivei, e as luzes têm, cada 1, 15 watts de potência. A água deixei com 8, 9 cm de folga em cima, ou seja, tem à volta de 31, 32 cm de altura de água...
António Vitor Publicado: Outubro 4, 2003 Publicado: Outubro 4, 2003 tens +/- 75 litros e calculo que poderás ter 36 w (2x18 watts) portanto a luz é capaz de chegar para todas as tuas plantas menos as cabombas.. Atenção, esqueci-me de me mencionar algo, o processo de reprodução que falei só poderá ser aplicado em plantas de caule (a maior parte das plantas, cabombas, ludwigias, etc...), as outras reproduzem-se pelas raizes (cryptocorines, lilaeopsis, echinodorus, vallisnerias,etc...) espero ter ajudado! Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Visitante Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 OK! muito obrigado antónio vitor... Bom, mas tenho estado a discutir num outro tópico que criei no "EQUIPAMENTO E MANUTENÇÃO - "O MEU 1º AQUÁRIO, DUVIDAS É O QUE NÃO FALTA") acerca do aparecimento de pequeninas "algas" e "caracóis"... gostava que pudessem consultar e ajudar-me nesse tópico, uma vez que em relação às plantas estou (por enquanto, EHEHE) esclarecido! Muito obrigado
MotarSolitario Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 uma das tecnicas usadas no combate das algas e colocar plantas de crescimento rapido para que consumam todos os nutrientes existentes para que as algas nao consigam crescer, ou ums caracois, mas ai ja teremos de fazer um control de populaçao, extrair algums ao fim de 2 mesinhos para que nao deiam cabo das plantas em vez das algas.
Visitante Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 AAAHH! :D então ker dizer que estes meus 2 ou 3 caracóis estão aqui bem, certo? ou o que achas de colocar peixes que gostem de os incluír no seu "menú"???
Visitante Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 Wonder! O Bruno está a referir-se a uns caracóis já grandinhos (que ele compra nas lojas) e não daqueles minusculos que aparecem aos milhões. Fica bem Brotas
Visitante Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 LOL now i´m confused... :D então devo ou não aniquilar as caracoletas minusculas que já me estão a meter raiva??? (tou no gozo :D )
MotarSolitario Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 so nao aconselho ums caracois grandes e amarelos e ums que tem a concha conica. algums aquariofilistas consideram-nos uma praga mas eles sao boms a vcomer algas so passam as plantas quando as algas acabam, se forem muitos convem apanhar algums com uma folha de couve cozida. Peixes que comam caracois e bom se nao os quizer-mos mesmo mas eles comem todos, e nao so algums. e melhor a couve 1 vez por mes de um dia para o outro.
Visitante Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 Olá Desculpa se criei alguma confusão. É como o Bruno diz. Tem que se controlar a população. Se forem muitos temos de reduzir o número (quem é contra aniquila-os com um botia) mas em número pequeno ajudam no control das algas e dos restos de comida que existem no aquario. Espero desta vez não ter gerado mais confusão Brotas
MotarSolitario Publicado: Outubro 7, 2003 Publicado: Outubro 7, 2003 era isso mesmo que eu queria dizer. na natureza tambem existem caracois. E por exemplo se tivermos um aquario com um biotopo amazonico o botia nao fica bem uma vez que sao asiaticos, nao e?
Visitante Publicado: Outubro 8, 2003 Publicado: Outubro 8, 2003 No k diz respeito aos caracois se forem uns compridos e conicos em forma de fuso ate sao aconselhaveis porque alem de ajudarem a eliminar as ligeiramente as algas como se enterram e remexem no fundo ajudam a oxigenar o areao para alem de comerem os detritos. Quanto aos outros para já não os ponhas porque alguns comem as algas e na falta delas ate Anubias comem.Vai a http://www.sfish.com/index.html e le. Se puseste o Cycle da Hagen tens o "ciclo feito". já podias ter posto os peixes. Se já os pusestes ve o amoniaco os nitritos e os nitratos e vais ficar admirado. As elodeas dao-se melhor com temperaturas mais baixas da agua. Podias por uns Fetos de Java umas Anubias Nana k se reproduzem por divisao do rizoma bem como umas cryptocorines. São tudo plantas pouco exigentes e boas para começar. Se quiseres um tapete tipo relva compra umas Monosolenium tenerum ke aguentam tudo e sao de crescimento rapido. Se as plantas absorverem os nutrientes as algas nao se desenvolvem. Vai a http://www.tropica.com/default.asp e ve quais as plantas + adequadas ao teu aqua. Luis
Visitante Publicado: Outubro 8, 2003 Publicado: Outubro 8, 2003 Boas noites! Hoje iniciei mais uma etapa no meu aqua: comprei os primeiros peixes! 2 danios leopardo 2 danios zebra por serem bastante resistentes. Sexta-feira vou comprar 2 ou 3 corys e 1 limpa-vidros, e depois, por enquanto, vou esperar até comprar + peixes. Agora algumas dúvidas: - Será que os peixes me vão alimentar as plantas, agora que vão começar a deitar os seus detritos para elas? será que era por falta de peixes que 1 das minhas cabombas está "fraquinha"? - Já agora, pessoal, como fazem, apartir do momento que têm peixes, para "arranjar" as plantas, ou seja, posso em vez de retirá-las do aqua (deve ser stressante para os peixes) cortar, por exemplo, as valisnérias COLOCANDO A TESOURA NA ÁGUA??? E fazer o resto dos arranjos SEM AS TIRAR DO AQUA? - Li algures que algumas plantas, ao retirarem Co2 da água, fazem subir o PH... o que é um facto é que ontem o PH baixou (coloquei o PH ADJUST) mas hoje tive que colocar + umas gotas, pois já estava outra vez mais alto... será que vou conseguir estabilizar o PH? ah, até tenho um tronco que comprei aqui à dias, (INDA NÃO DESCEU AS MINHAS PLANTINHAS PRECISAM DE LUZ! DESCE TRONCO MALVADO :D ) - Quando fizer a minha 1ª muda de água (este fim-de-semana) o PH vai variar, certo? É 100% seguro para plantas/ peixes retirar, por exemplo, 10 litros de água e repô-la "directamente" da torneira, colocando logo AQUAPLUS da NUTRAFIN??? - Amanhã de manhã, antes de ir para o trabalho, vou alimentar os meus "bichinhos"... quanta comida devo colocar? (tenho comida em flocos) Obrigado pela vossa GRAAAANDE ajuda! Com tantas perguntas da minha parte, e com tão boas respostas, pode ser que um dia apareça aqui um "maçarico" (como eu ) neste mundo da aquariofilia, e seja eu o primeiro a ajudar! Brigadão pessoal!
Visitante Publicado: Outubro 8, 2003 Publicado: Outubro 8, 2003 Olá Os peixes que compraste são "Os mais resistentes do Mundo". Não te preocupes que eles não vão stressar de maneira nenhuma. Tu é que podes stressar de veres tanto movimento no aqua (não param um segundo). Eu gosto muito desses peixes. Dão vida ao aquário. Não os alimentes demasiado. Eles são vorazes. Quanto ao ph não andes a por produto pois assim nunca vai estabilizar. Se o queres mesmo baixar podes adicionar tufa. Ao nível das plantas não te posso dar grande ajuda. Posso adiantar que esses peixes não vão ser a solução para um crescimento saudável das plantas. Isso é mais complexo. Fica bem Brotas
Visitante Publicado: Outubro 8, 2003 Publicado: Outubro 8, 2003 No k diz respeito a qualidade da tua agua Ph etc. PH - entre 7,5 e 8 Venderam-te um teste com escalas de 0,5 ? Humm O ideal para os peixes k desejas manter eh um teste entre 6,2 e 7,4. A escala do PH nao varia aritemeticamente ou seja 0,1=1 0,2=2. A realidade eh outra + 0,1 em PH representa uma dif. de 100, 0,2 = 1000 e assim sucessivamente. Aconselho-te tentares manter um PH proximo do 7,0, porque as lojas, na sua grande maioria usam esse PH. Assim o choque de PH eh muito menor p os peixes. Podes baixar o PH usando um produto acido ah venda nas lojas da especialidade ou p/ ex. c/ acido cloridrico (vulgo acido muriatico) ah venda nas farmacias, drogarias e supermercados. Se tiveres um dKH muito elevado escusas de tentar k ele n baixa, algo no aqua fica a fazer efeito de tampao. Normalmente o areao ou uma pedra calcaria. Se deitares acido em cima deles e houver efervescencia entao vais ter efeito de tampao. So ah 1 maneira de o baixares, eh c/ injecçao de CO2. Podes fazer um injector de CO2 caseiro por fermentaçao juntando 300g de açucar dissolvido em 1L de agua sem cloro 1 colher de cha bem cheia de fermento de padeiro dissolvido num copo de agua e 1 colher de cha mal cheia de bicarbonato de sodio tudo metido numa garrafa de 2L de refrigerante vazia ah qual se adiciona agua ate 10 cm da tampa de onde sai um tubo de ar (k n toca no produto) e vai ao aqua. Na outra extremidade do tubo poes uma pedra de areaçao a libertar e dissolver o CO2 e consequente acido carbonico na agua. P/ ex. PH 7,0 c/ dKH 6 eh = a 18 mg/L de CO2. O unico senao eh o controlo do PH k deve ser feito no inicio diariamente ate veres como funciona o sistema. A grande vantagem eh uma vegetaçao luxuriante. As tuas plantas agradecem e em contrapartida es obrigado a tornar-te num jardineiro aquatico. Atençao k variaçoes de PH superiores a 0,2 em menos de 5 h sao prejudiciais p/ os peixes. Se estiveres interessado diz k eu explico + detalhadamente como fazer o injector. Subir o PH eh + facil introduzes no aqua uma ou varias pedras calcarias ou adicionas um produto alcalino ah venda nas lojas da especialidade ou p ex. bicarbonato de sodio ah venda nas farmacias, drogarias e supermercados. GH = 80mg/L ? estas a usar mg/L de CaCO3 e eh 4,5º dGH ? A dureza total eh determinada pela concentraçao de sais especialmente calcio e magnesio e normalmente eh medida em graus alemaes dGH devendo oscilar entre 5º e 12º podemos considerar de 0º a 5º agua doce, de 5º a 12º mediamente mineralizada, de 12º a 20º dura acima de 20º muito dura. No teu caso era bom que o enquadrasses entre os 5º e os 12º . 1ºd (Alemao) = 0,18mmol/l = 0,375mval/l = 17,80CaCO3 = 1,25ºe(Ingles) = 1,78ºf(Frances) KH = 50 mg/L ? p/ isso devias ter +/- 116mg/l de CaCo3? A dureza de carbonatos eh gerada por objectos contendo carbonatos e bicarbonatos (conchas marmore etc.), normalmente tb eh medida em graus alemaes dKH e devera acusar valores entre 5º e 10º, ja k estes sao bons para uma boa estabilidade do PH . Valores superiores sao bons p/ ciclideos africanos (falha de Rifft) assim como valores entre 9º e 12º sao bons p/ agua salgada. Se estabilizares os valores da agua a maior parte dos teus problemas resolvem-se. Os peixes e as plantas agradecem. Nao esquecas k p/ manter aquarios temos de ter um pouco de paciencia. Quando comecei ha 20 anos so fazia disparates, c/ o tempo aprendi. P/ ex. dantes esperavas 1 mes pl ciclo, agora tens o Cycle k vinha c/ o teu kit. Ao fim de 24h / 48h ja podes comecçar a por peixes resistentes, ao fim de pouco +de 8 dias se fores ver os valores esta praticamente feito o ciclo. Pessoalmente prefiro e uso o Biozyme fabricado pela Aquarium Products ( USA) e distribuido em Pt pela Avipeixe. E um producto k nao tem prazo de validade como as bacterias e enzimas liquidos, porque eh em po e so eh activado quando da introducçao em agua,vem em embalagens de 8g e da p/ +/- 1400 L de agua. 1/4 de colher de cha inicia um aqua de 90L e 1/8 de colher de cha mantem um aqua de 90L. Tas a ver o rendimento. A ultima embalagem k comprei custou 4,40 € em comparaçao aos outros produtos que custam p/ cima de 12 € e tem prazo.
Visitante Publicado: Outubro 8, 2003 Publicado: Outubro 8, 2003 Olá Slan. Então é assim: O PH, disse entre 7,5 e 8, por "julgar" ser esse o valor... na realidade o teste vem em intervalos de 1, ou seja, existe 1 cor para o 7, e outra cor para o 8... como me parecia uma cor intermédia, achei ser esse o valor (desculpa a ignorância, é que iniciei-me agora e estou a aprender todas estas coisas básicas que me pareciam fáceis na teoria, mas na prática as coisas são um bocadito + complexas ) Já agora, o teste é o BROAD RANGE PH TEST da WATERLIFE. Vem, para além do produto de teste propriamente dito, com uns frasquitos que são "tampões" (?), em que um é tampão ácido (mín PH 6, e outro é tampão alcalino (máx 8,3). Mas afinal como se usa isto dos tampões? inda por cima diz que é 2 colheres para cada 5 litros/ água... BOLAS quantos frascos são precisos?????? A injecção de Co2 não queria fazer por uma única razão: sou mesmo muito novato para entrar já nesse campo... fazer eu próprio está fora de questão, e os outros devem ser muito caros e complicados para um iniciante... Em relação ao GH e KH, vêm num teste da hagen, e os valores mencionados são em: GH - 80mg/L (ppm) CaCO3 KH - 50mg/L (ppm) CaCO3 Assim sendo, o GH são 4,49º e o KH são 2,81º, certo??? o que significam estes valores, afinal? Brigado! já agora, respondam-me por favor, também às outras questões que coloquei, relativamente à "tresoura na água do aqua", e mudas de água directamente da torneira (com aquaplus da nutrafin)...
Visitante Publicado: Outubro 8, 2003 Publicado: Outubro 8, 2003 Realmente o teste k tens da Waterlife n eh o ideal. Eh de espectro muito largo. Convem arranjares 1 com diferenças de 0,1, por ex. o da JBL. O problema eh ser caro. Penso que os da Aquarium Pharmaceutics são + em conta e tb sao muito bons, Es capaz de o arranjar no CC de Carcavelos na loja dos animais k eh da Avipeixe ou entao na sede deles em Lx em Campo de Ourique na R.Infantaria 16. Mas atencao ah escala. Deve ser de 0,1 max 0,2. ZodíacoAssim sendo, o GH são 4,49º e o KH são 2,81º, certo??? o que significam estes valores, afinal? Penso agora k tens o PH a cair certo. Era de esperar c/ 1 dKH de 2,8º. Tens de o manter entre 5º e 10º se n o fizeres nunca mais seguras o PH. No meu post anterior tens uma explicaçao sumarizada do k eh KH e GH. Le c/ atençao essa parte. O GH tens de o manter entre 5º e 12º. As plantas dao-se melhor com alguma alcalinidade e dureza. O melhor eh experimentares por uma pedra que contenha algum calcario. Mas atençao n ponhas um calhau enorme senao tens o problema oposto. Tenta 1 pedra pequena e 24h depois mede o PH e KH.Zodíacoum é tampão ácido (mín PH 6, e outro é tampão alcalino (máx 8,3). Mas afinal como se usa isto dos tampões? Tampoes sao produtos que acidificam ou tornam alcalina a agua, tendo normalmente um efeito lento e duradouro. dependendo dos fabricantes podem durar um mes ou mais. O alcalino tb te pode ajudar temporariamente. O calhau pequeno k te disse p/ por vai ter um efeito de tampao. Certo Zodíacorelativamente à "tresoura na água do aqua", Bom existem umas tesouras de plastico compridas que te permitem fazer alguma poda sem stressar muito os peixes. No meu caso os escalares e ate os botias nao se importam nao me largam as maos. Com o tempo vais ver k nem te podes aproximar do aqua k eles nadam logo para o vidro a espera de comida. Alguns ate vem comer ah mao.Zodíacomudas de água directamente da torneira (com aquaplus da nutrafin) A agua eh sempre preferivel ser tratada antes c/ um acondicionador ou deixada em repouso 24h. O cloro eh nocivo para as plantas peixes e bacterias. No caso de n teres outra hipotese poe o acondicionador no aqua sempre antes de pores a agua. A agua deve entrar no aquario muito lentamente. Fica bem Luis
Visitante Publicado: Outubro 9, 2003 Publicado: Outubro 9, 2003 Ok slan, vou "estudar" um pouco sobre o KH, e ver como o consigo subir... mas tinha ideia que as pedras ajudavam era a SUBIR o PH, vindo daí uma maior alcalinidade (será isto?). e o tronco? (deve estar QUASE a descer (ando a dizer isto à dias LOL)) não ajuda, também, a acidificar? Slan, desculpa, mas não percebi muito bem uma coisa: então meto o condicionador do cloro e metais pesados (aquaplus, nutrafin) na água do aqua que restou da que tirei para mudar, e só depois acrescento água? não era melhor meter, por exemplo, num garrafão de 5 litros a água, e colocar o condicionador (por uns 5, 10 minutos - SERÁ QUE CHEGA??) nessa água que está prestes a entrar??? e há uma coisa que não estou a entender: no recipiente diz: "1 tampa por 70 litros"... ora se eu fizer mudas de 10 litros, só preciso de acrescentar umas gotas deste produto à água a introduzir, certo? Obrigadus!
Visitante Publicado: Outubro 11, 2003 Publicado: Outubro 11, 2003 Olá! hoje kero ver se troco água, mas precisava de :D! conforme o meu post anterior: "então meto o condicionador do cloro e metais pesados (aquaplus, nutrafin) na água do aqua que restou da que tirei para mudar, e só depois acrescento água? não era melhor meter, por exemplo, num garrafão de 5 litros a água, e colocar o condicionador (por uns 5, 10 minutos - SERÁ QUE CHEGA??) nessa água que está prestes a entrar??? e há uma coisa que não estou a entender: no recipiente diz: "1 tampa por 70 litros"... ora se eu fizer mudas de 10 litros, só preciso de acrescentar umas gotas deste produto à água a introduzir, certo?" como é que faço? quantos minutos precisa a água depois de colocar o AQUAPLUS, até a colocar no aqua? quantas "gotas" ou quantos mililitros preciso, do produto? (é só relativamente à água a colocar, e não ao volume total certo?) thanks! :D
Visitante Publicado: Outubro 11, 2003 Publicado: Outubro 11, 2003 Desculpa mas só agora e k cheguei a casa. Quem falou em por agua directamente da toneira foste tu. Eu respondi k eh sempre melhor tratar a agua antes de a introduzir no aqua. 1º meter 10 L de agua num recipiente. Juntar o acondicionador necessario. Esperar +/- 30min. Por fim introduzir a agua no aqua. Esta eh a melhor opçao. 2º Se n houver outra hipotese e tiveres de meter a agua directamente da torneira, então eh mehor pôr o acondicionador de agua antes no aqua e depois introduzir a agua 3º Normalmente uma tampa é = a 5 ml. Confirma c/ uma seringa. Depois eh fazeres as contas. Não te preocupes se for a mais porque até e bom. os acondicionadores al´m de neutralizarem cloro e metais protegem as mucosas dos peixes e contêm oligoelementos k sao essenciais as plantas. Eu por ex. as vezes ponho acondicionador no aqua muito a + k a mudança que faço de agua.
Visitante Publicado: Outubro 11, 2003 Publicado: Outubro 11, 2003 Bom wonderman Em relçao ao KH e PH lê este extrato tirado das faq do The krib: Nos aquários de água doce, a maior parte da capacidade tampão deve-se a carbonatos e bicarbonatos. Assim, os termos "dureza dos carbonatos" (KH), "alcalinidade" e "capacidade tampão" são usados indistintamente. Embora tecnicamente não signifiquem a mesma coisa, são equivalentes na prática no contexto da aquariofilia. Nota: o termo "alcalinidade" não deve ser confundido com o termo "alcalina". Alcalinidade refere-se à capacidade tampão, enquanto alcalina refere-se a uma solução que é base (i.e., pH>7) Para subir ambos o GH e o KH simultaneamente, junte carbonato de cálcio (CaCO3). 1/2 colher de chá por cada 50 litros de água aumentará ambos o KH e o GH em cerca de 3-4 dH. Alternativamente, junte algumas conchas, corais, calcário, pedaços de mármore, etc. ao seu filtro. Para subir o KH sem subir o GH, junte bicarbonato de sódio (NaHCO3). Uma colher de chá por cada 50 litros aumenta o KH em cerca de 4 dH. O bicarbonato de sódio leva a um valor de equilíbrio de 8,2.
Visitante Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 em relação água eu nunca junto nada (só o fertelizante das plantas) ... encho é os garrafões 2 dias antes e deixo-os abertos par ao cloro evaporar. agora no inverno convem tb tentar introduzir a água +/- á mesma temperatura da água do aquário para evitar contratempos (ictio, ...)
Visitante Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 então, para quem coloque o AQUAPLUS, será um bom método aquecer a água directamente do esquentador para o garrafão, bem quente, para após 30mn do aquaplus no garrafão tiver surtido efeitos, a água estar morninha... correcto?
Visitante Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Sempre ouvi dizer que era melhor nõ usar a água do esquentador por causa do cobre que a canalização interna deste pode ter. Realmente não sei o que te dizer dado que os acondicionadores além de eleminarem o cloro também neutralizam metais. Deixa ver se alguém mais diz alguma coisa.
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