THE DARK CAVE - nano 40L


kAoZ

Recommended Posts

Como sabem apresentei este projecto para albergar Temporariamente um predador, Claria batrachus, e depois faria remodelaçoes para albergar mini fauna.

 

Aqui esta o andar do projecto ate agora, no entanto decidi colocar para os mais distraidos fotos desde o inicio, espero opiniões, e desde ja agradeço aos que me têm ajudado em especial ao kupraR e ao nuno da mania dos peixes.

 

Nome: DARK CAVE

Data da Montagem: 23-10-2009

Aquario: Aquapor Sirius 40 de 52x26x29

Filtro: aquapor q300

Iluminação: Aquapor 15w x 2

Substrato Fertil: Humus da Prodac

Substratos Inertes: Areia negra de Silica, Rochas negras de rio e magma vulcanico ( magma substituido no projecto por um pequeno tronco para fornecer fibra aos otos)

 

Flora:

-Cladophora aegragophila

-Alternanthera reineckii var lilacina ( retirada do projecto)

-Rotala Wallichii

-Bolbitis heteroclita

- A planta vermelha nao a consigo identificar. ( retirada do projecto)

- Cryptocoryne costata

- Limnophila Sessiflora

 

:sad2:Fauna: :animal_fish:

-2 Neocaridina Heteropoda var Green

-4 Caridina sp cf breviata "Hummel"

- 4 Neocaridina heteropoda var red (Red Cherry)

- 8 Boraras brigittae

- 4 Corydoras pygmaeus

- 2 Otocinclus affinis

- 3 Tetra Pristella ( retirada do projecto por nao as poder manter no futuro devido ao tamanho)

- um caracolito :)

- um camarao grande azul lol

Custos : :D

 

Logistica :60 eur

Fauna:50 eur

Flora: 15 eur

 

Desde ja pedia compreensao pela pessima qualidade de algumas imagens mas sao fotos tiradas de telemovel cuja camara nao é das melhores, pelo meio ha fotos de maquina mas sao poukinhas pois a camara não é minha. Pedia entao que ignorassem esse promenor e se focassem no que realmente interessa que é o aqua em si...

 

O projecto

20185040.jpg

 

o inicio

65114353.jpg

 

90147066.jpg

 

78981162.jpg

 

esta foto , pela canon do kupraR, introduçao da 1a plantinha no aqua

 

img2282n.jpg

 

a primeira poda

 

img2294d.jpg

 

teste com fundo preto ( um casaco lol)

 

img2304s.jpg

 

introduçao de mais flora ( obviamente o casaco é para a foto)

 

76118314.jpg

 

e pronto , pouco a pouco fui adicionando fauna e flora até a foto final

 

18580763.jpg

 

96979167.jpg

 

47720046.jpg

 

 

PROMETO!!! uma foto decente !!! em breve, quando chegarem as cory e boraras, para ja apesar da pessima qualidade das fotos gostaria da vossa opiniao.

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ng ajuda?!?!?!

 

opiniões??!!

 

 

 

para a semana vou por 7 boraras brigitae e 2 cory pigmaeus ( keria 5 mas sao muito caras.......)

 

ESTETICAMENTE FALANDO

na vossa opiniao que é preferivel dois cardumes de especies diferentes de 7 membros cada ou um de 14?

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amns

 

estou a pensar iniciar com 7 boraras brigittae que chegam para a semana, devido ao seu tamanho diminuto e a sua cor forte espero k encaixe bem no aquario.

 

E estava a pensar fazer mais um cardume de talves 5 , Celestichthys margaritatus , depende... apesar da regra do 1cm por litro gostaria de deixar bastante espaço livre. mas pelas cores vivas axo k contrastaria muito bem.

 

o k te parece esta combinação?!!

 

quando acham que deva começar a fertilizar o plantado?!!

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que prometi uma foto decente mas seria só quando chega-se o cardumezinho biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

aqui vai mais uma foto sem qualidade mas que espero k de pelo menos para perceber o k fiz.

 

substitui o magma por um tronco , plantei a rotala no 3º plano passando a bolbitis para 2º, contrastando com o tronco.

 

por a rotala ser exigente a nivel de luminosidade fiz rotaçao da calha por forma a que a iluminação incida mais sobre ela.

 

Acham que esta melhor assim ou fiz mal em mudar?!?!

 

quando acham que deva começar a fertilizar as plantinhas?

12112009218.jpg

 

tenho pena que na foto nao de para ver o forte que sao os verdes e vermelhos e o contrast que fazem no negro

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha rotala esta a morrer

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

aumentei a iluminaçao por achar que era pouca, como é visivel na foto... pessoal ajudem-me que faço !!!!!????

 

14112009220.jpg

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, a nível de montagem de aquários e tipos de peixes a juntar eu não não percebo nada.. de resto quanto às cores dos peixes que estás a pensar meter parece-me porreiro, também gosto bastante dos néons pelas suas cores! Quanto à iluminação, a mim, parece-me melhor assim como está na

ultima foto, assim realças todo o aquário.. Em relação às plantas plantas não sei, mas se já tens uma a definhar, não deve ser má ideia começares a fertilização..

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, a nível de montagem de aquários e tipos de peixes a juntar eu não não percebo nada.. de resto quanto às cores dos peixes que estás a pensar meter parece-me porreiro, também gosto bastante dos néons pelas suas cores! Quanto à iluminação, a mim, parece-me melhor assim como está na

ultima foto, assim realças todo o aquário.. Em relação às plantas plantas não sei, mas se já tens uma a definhar, não deve ser má ideia começares a fertilização..

 

Cumps.

 

 

Olá , amns :D e obrigado pela ajuda, mandei vir um fertilizante ja para as plantinhas

 

o que vos parece?? pelo rotulo promete lol

 

Liquid fertilizer for a full action, absorbed directly by leaves

They maintain lush growth of the water plants

Enriched with iodine and vitamin B, which are essential for plant and animal life.

 

Main Elements

FE - Iron Mg - Magnesium Z - Sulphur K - Potassium

Lesser Elements - Micronourishing

Zi - Zinc Mn - Manganese

Elements in Traces

B - Boron Cu - Copper Mo - Molybdenum Co - Cobalt

Vitamin B

I - Iodine

 

 

Quanto aos neons, tb adoro, principalmente o os chineses, mas estou a construir um nano com micro fauna todas as especies que escolhi sao pequeninas ( tirando os otos que eu queria vittatus mas nao deu)

 

Estive a ler e nao se devem misturar rasboras por haver risco de se cruzarem, no entanto penso nao possuir condiçoes para a reprodução pelo que nao acredito muito que isso se torne um problema :D

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aumento de iluminação produziu um aumento na temperatura, pelo que tive de regular o termostato.

 

na lampada ( economizadora de luz branca, tipica das casas...) diz 13w :D 75w

 

pelo k suponho que a sua intensidade seja "75W" certo?!?!?!?!

 

tendo em conta que as contas tipicas sao 1w por litro para lampadas de aquariofilia, e sendo estas mais frqacas, julgo estar bem de iluminaçao... "o tempo o vai dirá" como diz a Ferreira Leite.

 

 

Apesar de ninguem ligar nenhuma ao meu diario de bordo ca vou escrevendo, pode ser que mais tarde ajude alguem. :D

 

Vou adicionar ao setup os custos pra me guiar :P

 

aguardo sugestões e opiniões.

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Ficamos à espera de novas imagens do aquário já com os habitantes! :music_singguitar:

 

 

Tenho uma optima noticia :) esses habitantes chegam amanhã, estou ansioso para os ver, construi um lar variado, cheio de esconderijos, de tal maneira denso que muitas manhãs, acordo , levanto-me para ver o aqua... e nao vejo lá ninguem... Isso agora vai mudar :) ja ele esta cheio de vida ( as plantas sao seres vivos ;) ) estou ansioso para ver o cardume explorar todos os recantos.

 

Vou tambem amanha iniciar a fertilizaçao. Se as plantinhas corresponderem optimo, se não o fizerem terei de aumentar á luz :/

 

quando estava a ver as fotos que coloquei lembrei-me que vos queria fazer uma questão e nunca me lembro na hora de escrever, é hoje :), se repararem nas fotos no vidro frontal estao manchas... acreditem ... ja limpei c tudo e voltam a aparecer... alguem sabe como limpar aquilo?!?!?!?!?!?! ( apesar de estar a maior parte das vezes afalar sozinho, tenho fé que alguem se de ao trabalho de ler o meu post e responder as minhas duvidas, agradeço aos poucos que ja o fizeram.)

 

Prometivos uma foto decente quando adiciona-se cardume vamos ver se o KupraR me ajuda nessa tarefa , estou muito curioso quantos as cory... queria mesmo ter mais mas sao bastante caras, se forem tao bonitas quanto imagino nao demorarei a comprar mais. E pronto vou nanar para o amanha chegar... Amanhã vou-me sentar a olhar pra ele a espera que o telefone toque para s ir buscar... que lento passa o tempo.

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de admitir que o fundo nao me chama mt a atençao mas as plentas contrastam com ele e fazem com que nao olhe para ele ^^ ahah gosto mesmo das plantas

 

 

coloca la fotos dos peixitosss pf :alberteinstein:

 

quero mesmo arranjar uns desses ahah ^^ para finalizar o meu colocaria mais uns 4 boraras brigitae e dois endler se arranjar por estas zonas xD

 

 

hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de admitir que o fundo nao me chama mt a atençao mas as plentas contrastam com ele e fazem com que nao olhe para ele ^^ ahah gosto mesmo das plantas

 

 

coloca la fotos dos peixitosss pf :naughty:

 

quero mesmo arranjar uns desses ahah ^^ para finalizar o meu colocaria mais uns 4 boraras brigitae e dois endler se arranjar por estas zonas xD

 

 

hang loose

O fundo como assim?!?!?!

 

o que sugeres que faça?? :smile2:

 

as brigitae sao lindas lindas, pedi 7 vieram 8 por engano :) nao me queixo ( mas ja que se iam enganar podiam ter mandado uma cory a maise nao uma borara) , Decidi trocar de filtro vou passas de um 200l/h para um de 300l/h. Vou adensar ainda mais a rotala por forma a esconder melhor o filtro.

 

fotos... tentei... com o telemovel que é o k tenho, mas o kupraR quando puder sei k vem ca com muito gosto com a sua canon mostrar os peixinhos lindos.

 

vou agora montar o filtro e replantar aquilo e daki a uma horita digo eu ja venho e coloco fotos. as do kupraR talves amanha quem sabe.

 

 

 

NUNOO as boraras ainda nem sao vermelhas ;) so um bocado va lol, sao mesmo pequeninas mesmo. noticias para breve. :confused4:

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou sim senhor e com todo gosto...

 

Essa Micro mini fauna tem que ser fotografada....

 

Fiquei muito surpreendido com o tamanhinho dos bichos.. São muito muito pequeninos.. Muito bonitos mesmo...

 

Vá Kaoz, vai la tratar do teu nano... No fim de semana, quem sabe, haja mais um pre ser montado.......

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E bem... afinal demorou um poukinho mais do k pensava lol.

 

mudei o filtro e notei muita diferença, quando vos mostrar a foto do DEPOIS apesar da ma qualidade de imagem a culpa desta vez nao é da camara , é mesmo assim, o aqua ficou cheio de bolhinhas de ar, amanha ja vos digo se noto muita diferença de um filtro para outro.

 

o antigo filtro fazia corrente para a ESQUERDA. pelo k a rotala descaiu. o meu objectivo no layout era seguir a regra dos terços e no meio nao ter nada...

 

14112009220.jpg

 

so que a rotala ter caido para a esquerda estragou-me o esquema todo....

17112009230.jpg

 

Como coloquei um filtro ainda mais potente mais vai descair... entao decidi retirar por completo a rotala dali, pior... o outro filtro era pequeno e preto, este é um nada maior e azul... preciso de adensar mais para o tapar... entao podei as rotalas que retirei, pelo que fiquei com o dobro dos pés e plantei a frente, para ja nao fazem o efeito que queria, mas quando crescerem vao cobrir o filtro por completo.

 

As fotos que vou por agora onde ja não tem as rotalas no meu CENTRO DOS TERÇOS sao de ma qualidade é certo, mas como ja disse antes, é mesmo assim o aqua esta cheio de bolhinhas.

 

18112009244.jpg

 

 

aqui fica o k consegui da fauna :/ nao da mesmo, amanha o kupraR ja me ajuda com a canon

 

 

17112009233.jpg

 

nao chegam a 1cm as boraras têm apenas e ainda umas manchitas de vermelho, as pigmaeus ja têm a sua cor definitiva.

 

até chegarem as fotos de jeito, prometo fazer umas fichas sobre elas para matar a curiosidade a quem segue o meu projecto.

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seguinte tópico foi elaborado por mim pelo que pude ler em varios sites, se virem informações erradas por favor gritem

 

 

 

 

boraras brigittae

 

BC0923F1-017E-3B0B-71ED6EFC0B774382.jpg

 

Familia

 

Cyprinidae

Origem

 

Indonésia

 

Habitat

Em aguas profundas de pantanos. Aguas estas de pouca dureza, ph na ordem dos 4.0.

Medida maxima

 

Por volta de 2cm.

 

sakana20burizi4.jpg?t=1242381895

Tamanho minimo de aquario

Apesar de diminutos necessitam de espaço para nadar e o macho costuma criar territorio a quando do acasalamento pelo que necessitam de algum espaço. um cardumezito pequeno deve ter 18" x 10" x 10"/45cm x 25cm x 25cm/29.5 litros.

 

Setup do aquario

 

Devem ter um aquario densamente plantado cheio de esconderijos... Por serem de aguas profundas nao gostam muito de correntes ( pelo que tenho de mudar o meu filtro de sitio).

Caso queiram mesmo imitar o seu habitat para elas se sentirem mais em casa então aconselho plantas da indonesia como Microsorum pteropus, Vesicularia dubyana ou Cryptocorynes.

 

Temperatura

 

77 - 82°F/25 - 28°C

 

pH

 

 

5.0 - 7.0

 

Dureza

 

5 - 10°H

 

Dieta

 

Tal como qualquer borara sao pequenos predadores, alimentam-se de pequenos insectos, crustaceos e zooplancton na natureza.Pequenas doses de Artemia juntamente com bons flocos e comida granulada .

 

 

Compatibilidade

 

Por ser uma especie muito pacifica e timida , deve ser mantida com peixes das mesmas caracteristicas, de prepferencia diminutas , tais como Microdevario, Sundadanio, Danionella, Eirmotus, Trigonostigma, Corydoras pigmaeos e Otocinclus. Tambem se dao muito bem com Caridinas e Neocaridinas, nao se recomenda no entando diferentes boraras juntas por risco de criar hibridos.

Deve ser mantido em cardumes grandes entre 8 e 10 individuos, alem de se sentirem mais confiantes em cardume dao lugar a comportamentos bizarros entre os machos a cortejar a femea.

 

Bibliografia

 

 

www.petfrd.com

www.fishbase.org :D

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ja tenho fotos decentes :)

 

pela pesquisa que fiz as boraras percebi que tinha d voltar ao filtro antigo pois a agua tinha muita corrente para elas.

 

alteraçao feita.

 

hoje o kupraR veio ca espreitar e trouxe a canon, finalmente :D a ele um muchas gracias.

 

67798740.jpg

 

 

Na foto estao dois camaroes, conseguem encontralos??? :D humel e var green

42419264.jpg

 

Esta é a planta que nao consigo identificar alguem ajuda???

24953028.jpg

 

o cardume :)

 

98693447.jpg

 

69924436.jpg

 

23642874.jpg

 

 

as minhas lindas cory

 

87129816.jpg

 

os meu "ottoclismos" lol

 

49506025.jpg

 

 

mt mt mt obrigado ao kupraR

 

 

agora digam coisas :)

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos não me gustam.. Sabes que sou exigente... Mas pra proxima já sabemos o que temos que fazer... certo? :)

 

Epá, em relação aos peixes... Que coisinhas minusculas tão bonitas.. Fantastico!!!

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aqua tem potencial, só coloco 1 defeito, tens muitas plantas para tão pouco espaço e as plantas como qualquer ser vivo necessitam de algum espaço, poderas notar que algumas pravalecem sobre as outras, quanto a essa planta que não conheces agora não me recordo do nome mas não é aquatica e é vendida como tal ela aguenta algum tempo mas vai acabar por morrer. acho que havia por aqui um topico sobre plantas que são vendidas como aquaticas mas não o são mas não me lembro por onde anda.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@kupraR :rolleyes:

 

ta caladinho lol, estao muito boas as fotos basta comparar com as anteriores nem parece o mesmo aquario.

 

 

@amns banana rock

 

obrigado :D sao de facto muito lindos se conseguir com eles o milagre k tu conseguiste fazemos assim, trocamos betas por brigitae :D

 

@Nuno M. Lopes ;)

 

muito obrigado!!! apesar de me trazeres mas noticias finalmete alguem me identificou a planta... pior que isso descobri que a Alternanthera reineckii var lilacina tb é das falsificadas.......................

 

pelo k vou ter de remodelar todo o lay out :cry4:

 

como evitar estas situaçoes?????????????????????????????

tens muitas plantas para tão pouco espaço e as plantas como qualquer ser vivo necessitam de algum espaço, poderas notar que algumas pravalecem sobre as outras,

 

 

vou ter isto em conta, mas a verdade é que inicialmente tentei descobrir se havia alguma relaçao de espaço entre plantas... e nada encontrei... alguem sabe????

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para evitares ser "enganado" covem fazeres uma pesquisa e procurar as plantas que queres, aconcelho-te o www.tropica.com para visualizares as plantas que queres.

quanto ao espaço tambem não te sei dizer se há alguma distância de segurança mas ao colocares plantas muito proximas umas das outras e de folhagens diferentes/crescimentos diferentes iram "abafar" as mais frageis e de crescimento mais lento/maior necessidade de luz.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para evitares ser "enganado" covem fazeres uma pesquisa e procurar as plantas que queres, aconcelho-te o www.tropica.com para visualizares as plantas que queres.

quanto ao espaço tambem não te sei dizer se há alguma distância de segurança mas ao colocares plantas muito proximas umas das outras e de folhagens diferentes/crescimentos diferentes iram "abafar" as mais frageis e de crescimento mais lento/maior necessidade de luz.

 

Ola nuno, obrigado mais uma vez, quanto á planta vermelha tens toda a razao, quanto á alternanthera nao tinha hipotese, a replica e a verdadeira sao muito semelhantes. Tanto que ainda nao tenho 100% de certeza que seja falsa, ando pelos 98%...

 

O que me disseram que a planta e igual a alternanthera , e quando plantada cresce ate sair de agua, e depois de podada nao cresce mais.

 

Pelas fotos da para ver bem que confere.................

 

Hove tive de podar a rotala novamente, ainda ha dias vos pedia ajuda porque estava a perdela e neste momento ja tive de dar podas pois nao tenho mais por onde adensar, tem tido um crescimento vertiginoso. Enquanto podava dei com dois hummel mortos.. so ja me resta um... nao faço ideia o k tera acontecido...Em breve vou fazer aqui uma ficha do hummel pois vou investigar sobre ele...

 

Ando a estudar plantas para substituir as falsificadas, esta dificil a escolha... Estou tambem a pensar em preencher o meu centro vazio ( sem desrespeitar a regra dos terços) com um rio , ou talves um vale de Phoenix Moss - Fissidens fontanus

 

ando ainda a estudar o seu crescimento e exigencia... e nao sei s ficaria bem... mas como o seu verde tao forte, julgo k sim, k daria realce ao aqua todo.

 

Devagar devagarinho.

 

Dar tempo ao tempo , ver se as plantas realmente murcham.

 

ver o crescimento das boraras que estao ja (algumas lol) muito vermelhitas.

 

se as corys ficam bem se tenho de aumentar o carduma.

 

Se tenho de comprar mais camaroes :/

 

ate breve pessoal

 

 

 

se tiverem tempo de dar opiniao entre como esta, fazer rio ou vale agradecia :x-mas:

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.viverosnazaret.com/listaprod.asp?id=43

 

 

 

 

e pronto....

 

 

 

acabou.....

 

 

Estou mesmo muito triste, fui desenhando e podando um layout e no final,,, ardeu tudo...

 

tenho 6 tipos de plantas e dois nao sao aquaticos

 

sem tempo e dinheiro pra refazer tudo de raiz terei de redesenhar este projecto, dava-me gozo,olhava pra ele todos os dias, era o meu repouso depois do stress do trabalho. Sei k nao éra muito bonito, mas foi feito por mim, nao era nenhuma obra de arte como vejo por aqui, mas foi feito com os poucos meios e recursos que tenho, fiz o melhor que podia e sabia, falhei.

 

sabado e apenas sabado terei tempo para repensar... replantar... redesenhar...

 

enfim...resta-me agrader a todos os que me ajudaram neste projecto e prometer voltar com novidades.~~

 

ate breve

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.