Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, tenho um aquário com 3 pomaceas bridgesii que estão com um comportamento muito estranho. À mais ou menos 5 dias que não saem do sítio e estão viradas para cima, com metade do corpo fora da casca. Já as cheirei, mas não cheiram mal, mas também quando lhes mexo elas não se metem dentro da casca, parece que estão rijas. Para me tentarem ajudar melhor deixo aqui o setup do aquário:

- Aqua 33 litros reais

- Filtro de esponja

- bomba de ar 2 saidas

- termoestato 75W

Decoração:

- areão preto

- tronco

- várias pedras de xisto

Flora:

- musgo de java

- musgo christmas

- uma anubia nana

- feto de java

- uma bolbitis

Fauna:

- 6 red cherries

- 3 ampulárias (2 delas juvenis)

A temperatura mantêm-se nos 26º e o pH a 7.

Mais tarde tentarei tirar umas fotos para colocar aqui.

Publicado:

Tens a certeza que estão sempre no mesmo sítio, não dão uma voltinha durante a noite e volta mais ou menos para o mesmo sítio?

Não parece haver razão para estarem fechadas. Não há peixes?

Tens testes da água? A temperatura não desceu? Não tirar-te a luz?

Elas às vezes hibernam, a 26ºC é que não é muito costume. Foi desde a mudança da hora?

Cumps,

João

Publicado:

Tenho quase a certeza que não saíram do sitio, a menos que tenham ido parar precisamente ao sitio onde estavam e se tenham colocado exactamente na mesma posição (acho pouco provável). O aquário não tem nenhum peixe, só mesmo os 6 red's (que estão óptimos) e as ampulárias. A luz está ligada 10h por dia mais ou menos e a temperatura está sempre nos 26º.

Nitritos - 0

Nitratos - 5mg/L

Esqueci-me de mencionar que faço TPA's de 15% todas as semanas e a ultima que fiz foi domingo.

Publicado:

De facto estão estranhas, mas não parecem mortas, e se não cheiram mal ainda não estão.

Mas não vejo razão, têm comido? Dás comida?

Se fosse alguma coisa na água da tpa provavelmente também afectava os camarões.

Publicado:
De facto estão estranhas, mas não parecem mortas, e se não cheiram mal ainda não estão.

Mas não vejo razão, têm comido? Dás comida?

Se fosse alguma coisa na água da tpa provavelmente também afectava os camarões.

Pois, foi isso que eu pensei, mas os camarões estão muito bem, com as cores muito vivas.

Domingo dei-lhes courgette, mas elas nem se mexeram, mesmo quando coloquei a rodela perto delas, tirei na segunda feira e ontem pus alface (elas gostam muito), mas mesmo assim não se mexeram.

Não percebo mesmo o que se passa com elas, e tinha ideia que quando morrem ficam dentro da concha e não assim para fora. :discuss_gathering:

Publicado:

Geralmente sim, mas já tive 'quem' morresse assim. Eu nunca gosto de as ver nessa posição, viro-as sempre com o pé para baixo.

Quando não sei o que fazer ponho-as numa tijela de maneira que não tenham muita água e consigam respirar facilmente, dou comida de vez em quando e mudo muito a água. Ou se safam ou não.

Publicado:
Quando não sei o que fazer ponho-as numa tijela de maneira que não tenham muita água e consigam respirar facilmente, dou comida de vez em quando e mudo muito a água. Ou se safam ou não.

Vou experimentar fazer isso então, é que não as queria perder, e são logo 3. É muito estranho mesmo.

Publicado:

Acabei agora de colocar as ampulárias num fundo de um garrafão cortado e coloquei-o no aquário a flutuar, reparei que ao pô-las na água uma delas largou uma espécie de minhocas brancas muito pequeninas, penso que não sejam platelmintas, pois não têm aspecto disso e são mesmo muito pequenas, tentei tirar foto, mas não se consegue ver. Será que quer dizer que estão mortas?

Publicado:

Olá!

Vai aqui http://www.applesnail.net/ e vê se encontras lá alguma coisa, há discussões muito interessantes no fórum (discussions). Eu lembro-me de ter lá visto qualquer coisa sobre umas planárias que comiam as ampulárias 'por dentro' mas não liguei muito porque nunca dei por isso cá.

Depois de mortas toda a 'gente' as ataca, como é normal.

Se já estiverem mortas daqui a pouco tempo saberás, porque cheira mesmo muito mal.

Publicado:

Olá, o pior confirmou-se, hoje quando fui mudar a água cheirava muito mal mesmo, estavam mortas :cry: Mesmo assim obrigada por teres tentado ajudar.

Não consegui encontrar nada sobre as planarias no site que me deste, mas logo vou pesquisar melhor. Uma coisa é certa, não vai mais nenhuma ampulária para aquele aquário, pelo menos até perceber porque é que elas morreram.

Mas nem tudo são más notícias, no outro aquário estavam duas naquilo que eu penso que seja um ritual de acasalamento (pelas fotos que vi, acho que era mesmo). Vamos lá ver se sai o primeiro cacho de ovinhos cá em casa. :laugh:

Uma delas veio daí mjm. :)

Já agora, tu que és uma entendida nestes bichinhos, sabes quanto tempo elas demoram a por os ovos depois de acasalarem? Ou não há um tempo definido?

Publicado:

Às vezes é menos de uma semana outras andam só 'na brincadeira' e 'não sai nada'.

Por vezes os primeiros cachos de uma fêmea não são férteis, outras vezes são.

Nesta altura do ano é menos frequente haver posturas, é mais na primavera-verão, mas ocorrem.

As planárias acho que está na parte das doenças, eles costumam ter lá uns posts resumo com os mais importantes, e podes fazer search. Eu não tenho andado por lá, às vezes mudam a arrumação.

Publicado:

Consegui encontrar e depois de ler vários posts cheguei à conclusão que as tais minhocas poderão ser tubiflex worms. Descobri mais algumas no meio do areão. Pelo que li elas não são prejudiciais, por isso não devem ter sido o motivo da morte das ampulárias.