André Silvestre Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Boas, De facto, a Skywhite num aquário de água salgada dá um tom demasiado amarelo, já que as lâmpadas usadas em aquários marinhos promovem um espectro mais branco-azulado e mesmo quando uma lâmpada destas é colocada juntamente com outras de temperatura de cor superior, o seu tom amarelo faz-se notar na luz geral do aquário e no contraste de cores dos corais. Isto numa configuração de até 8 lâmpadas. Não está em causa a quantidade de lumens que emite pois nesse aspecto é uma lâmpada bastante eficiente. No entanto e tendo em conta as alternativas que existem a nivel de lâmpadas brancas, é mais fácil considerar as Skywhite como último recurso. Para plantados, é sem dúvida alguma uma das melhores lâmpadas a usar. Em relação às marcas indicadas, ninguém disse que eram as próprias a fabricar as suas lâmpadas mas são elas que escolhem e encomendam as lâmpadas aos fabricantes ( Osram, Philips, Narva, etc) consoante as características que desejam ver nos seus produtos, em que destaco, pelo menos, a banda espectral. Por alguma razão os gráficos dos espectros variam de marca para marca e algumas marcas fazem inclusivé questão de não divulgar os mesmos. A grande vantagem em utilizar estas lâmpadas é o facto de proporcionarem cores mais vibrantes nos corais ( e peixes), ao mesmo tempo que potenciam o seu crescimento ( dos corais e seres fotossintéticos, obviamente), ainda que com menos fluxo luminoso emitido mas com uma quantidade de PAR substancial, ao contrário das lâmpadas de temperatura de cor inferior a 10000K que emitem mais luz amarela/rosa à vista, independentemente da sua composição espectral ter picos entre os 400nm-460nm ( banda correspondente ao espectro azul) mas que compensam com altos valores em termos de fluxo luminoso ( lumens). A própria Skywhite tem alguma quantidade de azul no seu gráfico mas um pico exagerado aproximadamente nos 600nm faz com que o seu tom amarelo sobressaia no aquário, quando comparada com lâmpadas mais branco-azuladas. Mais uma vez, quanto a mim, estas últimas são mais indicadas para aquários plantados, não para aquários de água salgada onde as cores e a luz natural são promovidas por lâmpadas mais brancas/azuis. No entanto e em último caso, cabe ao gosto de cada um a maneira como deseja ver o aquário e os seus habitantes. Em relação à Fiji Purple, dificilmente se pode comparar esta a uma ATI Procolor ou a uma Grolux. Estas duas últimas são muito mais rosadas e na prática dão um tom muito mais vermelho ao aquário que é facilmente perceptível ao olhar, enquanto que a primeira é de um rosa muito suave ou rosa-esbranquiçado, para ser mais preciso que facilmente se mistura, na coluna de água, com as restantes lâmpadas. Mais uma vez, a diferença entre lâmpadas fabricadas pelas multi-nacionais, com a referência das multi-nacionais e com um propósito geral ( casa, empresas, jardinagem, etc) ao contrário das lâmpadas fabricadas pelas multi-nacionais, com a referência das marcas de aquariofilia que lhes encomendam as lâmpadas e com um propósito específico: iluminação de aquários de água salgada. Mais que a intensidade luminosa, são as combinações de cores e o PAR que levam as pessoas a usar estas lâmpadas. É possível que a nova lâmpada da Philips ( ActiViva Active) venha a ter sucesso no sentido de substituir as lâmpadas mistas com bons resultados, quer em cor, quer em crescimento mas enquanto não for testada nesse sentido, é mais fácil as pessoas optarem por algo que já está rodado e aprovado em termos de resultados. Abraço, André
André Silvestre Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Boas, Bem, que fotos espectaculares!!! Bom, como estou a começar com o meu aqua de salgados (330L), queria saber que configuração aconselham de lâmpadas T5 para uma calha de 4x54W. Por enquanto não tenho corais duros, apenas moles, mas o objectivo claro que será "puxar" pelas cores dos corais e dos peixes. Obrigado Para cores mais apelativas, sugiro: - 2 x ATI Aquablue Special ( branco-azulado) - 2 x ATI Blue Plus ( azul) Ricardo, actínica é uma coisa. Azul é outra. Abraço, André
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 Ricardo, actínica é uma coisa. Azul é outra. Olá André, Podias explicar as diferenças entre actínicas e azuis? Existem lâmpadas T5 de 80W actínicas? Eu considero que o importante para os corais crescer são as brancas, chamem-lhe o que quiserem mas por exemplo as que tenho ATI Aquablue Spezial de azul não têm nada, pelo menos a olho nú. As azuis são apenas para dar uma coloração mais engraçada aos corais e ao aquário no geral. Segundo me recordo do que foi dito na conferência do Sanjai Joshi no 4ª aniversário do Reefforum, informação mais direccionada para a iluminação HQI mas acredito que também se aplicará às T5, é que a temperatura de cor anunciada para as várias lâmpadas nada tem a ver com a temperatura de cor real das próprias lâmpadas e no fundo servirá apenas na altura da compra para termos com base no que conhecemos uma ideia aproximada da cor da luz produzida pela própria lâmpada. Já que estamos na discussão das T5 aproveito para perguntar aos utilizadores desta iluminação com que frequência trocam as lâmpadas e se utilizam algum aparelho medidor de Lumens ou PAR para se certificarem que de facto os valores são baixos em relação aos obtidos inicialmente?
André Silvestre Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 Viva Ricardo, Como já disse atrás, há lâmpadas azuis ( 22000K, para referência) e lâmpadas actínicas ( cor violeta escuro). Uma lâmpada azul, em termos de gráfico espectral, emite radiação maioritariamente na banda do azul que corresponde ao intervalo entre os 400nm e 500nm, bem como na banda do verde mas em menor proporção e ainda alguma coisa na banda do vermelho. Ao emitir maioritariamente entre os 400nm e 500nm, as lâmpadas azuis emitem também alguma radiação actínica ( zona dos 420nm) mas em baixa quantidade, sendo que o pico máximo da emissão no gráfico espectral situa-se mais perto dos 450nm/460nm que corresponde à cor azul e é essa cor que a lâmpada exibe quando é ligada. Tendo em conta que no gráfico espectral emite radiação na banda dos azuis-violetas, vermelhos e verdes, são essas mesmas cores que são realçadas nos corais através da fluorescência, como sabes. Uma lâmpada actínica, em termos de gráfico espectral, emite radiação maioritariamente num intervalo ligeiramente abaixo das lâmpadas azuis que vai desde os 350nm aos 450nm, com um pico máximo nos 420nm, traduzindo-se em cor violeta escuro quando a lâmpada é ligada. A zona da banda correspondente aos 350nm ( limite inferior da banda do visível) está também justaposta à banda dos ultra-violeta no espectro electromagnético e é por isso que estas lâmpadas potenciam ainda mais a fluorescência dos corais, principalmente os corais verdes. Os picos máximos da intensidade da radiação emitida nesses intervalos varia de marca para marca mas nas lâmpadas verdadeiramente actínicas, há sempre um pico máximo que ronda os 420nm. Sim, existem T5 de 80W actínicas. São elas: ATI True Actinic03, Giesemann Pure Actinic, UV Lighting Super Actinic, Sfiligoi Actinic Blue e Current Slimpaq 420 Actinic. Desconheço se alguma das multi-nacionais ( Osram, Philips, etc) tem alguma lâmpada que se encaixe nestes moldes. As ATI Aquablue Special, tal como outras lâmpadas mistas, não são azuis mas sim brancas, como disseste. No entanto, em termos de gráfico espectral, emitem uma radiação mais completa no que toca à cor, uma vez que têm picos na banda dos azuis, verdes, amarelos, laranjas e vermelhos em intensidade substancial e em que o pico maximo do espectro situa-se no intervalo dos azuis. É por isso que ela tem um branco frio ou branco-azulado ( tem um ligeiro tom). Claro que quando comparamos esta lâmpada com uma ATI Blue Plus e semelhantes, a primeiro parece-nos branco sólido. Em relação aos crescimentos, tanto uma lâmpada branca como uma lâmpada azul potenciam crescimentos e é aí que entra a importância de se terem feito testes e medições dos valores PAR. Uma lâmpada branca tem um valor PAR mais elevado que uma lâmpada azul por ser uma lâmpada mais completa em termos de espectro. No entanto, uma lâmpada azul tem, em toda a extensão da banda do azul no espectro visível, uma intensidade de radiação bastante elevada e isso leva a que as lâmpadas azuis não fiquem nada atrás das brancas em termos de PAR. De facto e pelos testes que se têm feito no RC no tópico que indiquei, há lâmpadas azuis que chegam aos 300 umol/m2/s ( microensteins/metro quadrado/segundo) sendo que a ATI Blue Plus é a detentora do valor máximo com 311 umol/m2/s. Para teres uma ideia, uma luz branca com bom valor PAR anda à volta dos 330 umol/m2/s, sendo que a Aquablue Special tem 336 umol/m2/s e a Coral-light da KorallenZucht tem 342 umol/m2/s. A Fiji Purple tem 330 umol/m2/s o que a torna uma excelente lâmpada numa combinação com 6 ou mais lâmpadas, não só pelas cores que realça como pelo quantidade de PAR emitida. Por isso, nos dias que correm, há de facto lâmpadas T5 bem testadas e com provas dadas na manutenção de aquários de recife. Se a combinação for bem feita, podemos tirar o máximo partido em termos de cor e de crescimentos nos corais. Em relação à temperatura de cor, também tenho essa ideia. Serve mais como referência quando falamos em grandes discrepâncias, por exemplo entre uma de 14000K e uma de 22000K ( quando juntamos as duas, sabemos de antemão que a primeira é branca e a segunda é azul). No entanto, comparando lâmpadas de 14000K e lâmpadas de 15000K a olho nú e com ambas justapostas, as diferenças são imperceptíveis. E depois há lâmpadas de 10000K que têm um tom rosa, quando estamos habituados a associar 10000K a lâmpadas brancas ( amarelas, se compararmos com lâmpadas de Ks superiores). Não uso qualquer medidor para controlar o estado das lâmpadas e guio-me um pouco pelo senso comum ou seja, pela observação, apesar da grande margem de erro. Há quem as troque aos 6 meses, outros aos 8 meses, outros aos 10 meses e depois há os que usam as mesmas lâmpadas durante 1 ano. Pessoalmente, acho que 9-10 meses é uma boa altura para trocar de lâmpadas, apesar de não ter refrigeração activa na calha e as lâmpadas operarem a temperaturas superiores às ideais. No entanto, quando assim for, o ideal é subir a calha uns centímetros, reduzir o fotoperíodo ou trocar as lâmpadas faziadamente, caso contrário, é muito comum causar pontas queimadas nos corais ou, em casos mais extremos, provocar branqueamentos totais, principalmente nos SPS que estão mais expostos. Abraço, André
Rui Feliciano Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 André, que belissimo tratado de iluminação T5 que escreveste! Como alguém que está prestes a experimentar T5 exclusivamente, apreciei o tempo dispendido a escreveres a resposta ao Ricardo. Abraço, Rui Feliciano
Jorge Gonçalves Publicado: Novembro 17, 2009 Publicado: Novembro 17, 2009 que belissimo tratado de iluminação T5 que escreveste! Como alguém que está prestes a experimentar T5 exclusivamente, apreciei o tempo dispendido a escreveres a resposta ao Ricardo. Olá Rui, Vais mudar porque te apetece fazer mais um teste, não estás satisfeito com a iluminação actual que tens ou chegaste à conclusão que só com T5 terás melhores resultados? Resposta fundamentada, sff... :D Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Rui Feliciano Publicado: Novembro 17, 2009 Publicado: Novembro 17, 2009 Olá Jorge, vou mudar um pouco por tudo o que mencionaste. Este primeiro ano tem sido um ano de muita experiencia felizmente conduzindo sempre a melhores resultados (quanto mais não seja para verificar que determinado caminho é para evitar seguir). A iluminação é das poucas coisas que se manteve inalterável ao longo destes primeiros 10 meses (o aquário está a fazer um ano mas os primeiros dois meses foram com um projector de halogéneo...não conta! ) salvo o ter experimentado 3 lampadas diferentes hqi. Apesar de estar longe de esgotar todas as combinações possiveis no campo das hqi (poderia ter experimentado outras lampadas, outros reflectores, combinações de temperaturas entre as duas lampadas, etc.) a verdade é que há uma coisa que me seria dificil de conseguir com as hqi, a abrangência das T5. Desagrada-me profundamente ter ali um unico foco de luz centrado em metade do aquário e ter corais imediatamente por baixo do foco, à sua esquerda, direita, trás e frente...os corais que estão à frente do foco apanham com luz unicamente por trás! Esses corais são muito mais bonitos vistos por trás do que pela frente do aquário...algo está mal neste conceito... Em termos energéticos não penso vir a poupar nada visto ir trocar 2x150W hqi + 2xT5 54W por 8xT5 54W (408W vs 432W ambos mais balastros) mas tenho a sensação que com uns bons reflectores nas T5 vou ficar com uma leitura de PAR homogénea no aquário muitissimo maior e espero que os corais aproveitem bem isso. O argumento que muitas vezes leio sobre as HQI aquecerem mais a água que as T5...não o compro mas, depois na prática to direi. O aquecimento da água pelas HQI é chato no Verão mas dá muito jeito no Inverno, por isso, por aí também não é. A nivel de custos de manutenção penso também que a coisa ande ela por ela, umas boas HQI são carissimas (eu experimentei as baratuchas do ebay e...não gostei! Neste momento estou com duas dessas baratuchas, uma delas de 14k e a outra de 10k...é necessário um olho de lince para descobrir qual é qual...), mudar 8 T5 cada 10-12 meses tb o é. Em suma, a principal razão é a abrangência de luz em todo o aquário seguido fortemente da vontade de experimentar a facilidade de composição do espectro de luz e porque é uma coisa que me falta experimentar nas muitas experiencias que fui fazendo ao longo destes primeiros 12 meses em busca dos melhores métodos para promover por fim a estabilidade no aquário. Regra geral em mim o que promove a vontade de mudança é o descontentamento e/ou a vontade de experimentar algo novo. Se fosse agora experimentar uma nova lampada HQI iria experimentar as CoralVue, vi-as no aquário do Carlos Mota e fiquei impressionado. Abraço, Rui Feliciano
Jorge Gonçalves Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Obrigado Rui. Eu, apesar das minhas HQI serem CoralVue, não estou completamente convencido. Além disso, tenho visto aquários apenas com T5 que enchem o olho... Nem falo da questão do calor ou dos consumos, apenas das várias tonalidades de cor que é possível obter através de infindáveis combinações. Também já me passou pela cabeça fazer essa alteração, mas a ser feita será daqui a uns bons meses, quando o aquário tiver cerca de 1 ano. Até lá, tenho muito com que me preocupar... Nessa altura, vejo os resultados da tua experiência e decido. :D Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Razstec Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Viva, depois de ver a explicação do Andre e a sugestao do Paulo irei iluminar o meu aqua de recife com 120x60x50 que levara apenas corais moles e alguns peixitos com: - 2 x ATI Aquablue Special ( branco-azulado) - 2 x ATI Blue Plus ( azul) Mas mesmo assim fico com espaço para uma lâmpada visto a calha levar 5, o que pensei por la foi uma luz negra que faz sobressair o fluorescente dos corais ( ) agora não sei é se haverão destas lâmpadas para T5. Outra coisa que tinha pensado era ter uma tira de led´s azuis ligado durante a noite toda, agora não sei se será bom estar ligado a noite toda, nos de agua doce era so uma hora ou assim… Outra coisa que não estava a espera era de usar a 5 lampadas… ai a conta da luz…. obrigado Aquasplender.com
Pedro Conceição Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Atenção às lâmpadas de Luz Negra, pois irradiam uma quantidade de UV que é mau para os corais. Sobre moon-light, acho desnecessário. MEGA ARQUIVO
Razstec Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Atenção às lâmpadas de Luz Negra, pois irradiam uma quantidade de UV que é mau para os corais. Sobre moon-light, acho desnecessário. é pena :D o moonlight achas desnecessario?? entao fica o aquario todo as escuras durante a noite??? Aquasplender.com
Pedro Conceição Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Eu tenho aquários de água salgada há 5 ou 6 anos e nunca tive, e conheço muitos, mas mesmo muitos aquários que não têm. MEGA ARQUIVO
Razstec Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Eu tenho aquários de água salgada há 5 ou 6 anos e nunca tive, e conheço muitos, mas mesmo muitos aquários que não têm. A questao do moonlight ate que da a sua piada esteticamente e visto ser indiferente ter ou nao ter acho que vou por, arranjo umas tiras de 1 metro a prova de agua com leds azuis em que basta ligar a um transformador, sim acho que mesmo assim vou por. obrigado Aquasplender.com
Pedro Conceição Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 A colocar que seja algo muito fraco. Imagina a luz da lua a tentar penetrar a água....não passa quase luz nenhuma, pois a lua não irradia luz, mas sim reflecte-a. MEGA ARQUIVO
Razstec Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 A colocar que seja algo muito fraco. Imagina a luz da lua a tentar penetrar a água....não passa quase luz nenhuma, pois a lua não irradia luz, mas sim reflecte-a. Eu estava a pensar nisto http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.16210 achas que é muito?? Aquasplender.com
André Silvestre Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Boas, Para bem da informação/experiência que já se disponibilizou e que se venha a disponibilizar no futuro com posterior pesquisa das mesmas, acho que nos devíamos manter " on-topic" visto que o que se discute aqui são lâmpadas T5. Razstec, se queres colocar uma quinta lâmpada, sugiro que coloques uma actínica para realçar a fluorescência dos corais moles. Algo como: - azul - branca - actínica - branca - azul O tom do aquário ficará ligeiramente azul. Já agora deixo uma das combinações que fiz com T5s: Da esquerda para a direita: KZ 14K New Generation, Giesemann Actinic Plus 22K, KZ Coral Light 10K, Giesemann Actinic Plus 22K, KZ Fiji Purple, KZ Coral Light 10K, Giesemann Actinic Plus 22K, KZ 14K New Generation Giesemann Actinic Plus 22K + KZ Fiji Purple KZ 14K New Generation + Giesemann Actinic Plus 22K As lâmpadas de 10K estão um pouco azuis nas fotos quando na realidade são mais amarelas mas penso que se consegue notar a diferença entre estas e as de 14K. Mais tarde alterei a configuração, colocando as lâmpadas azuis nas extremidades ( primeira lâmpada a contar da frente) em que normalmente corresponde à zona da areia onde são colocados os corais moles e LPS, de modo a realçar mais as cores destes. Abraço, André
Vodka7 Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Boas, o que acham desta configuração? -Aqua Blue Special -Blue Plus -Actinic -Fiji Purple -Blue Plus -Aqua Blue Special Aceito sugestões e cometários. Seria possivel indicarem-me quais devem acender 1º e quanto tempo depois devem de acender as seguintes?! Obrigado. Melhores cumprimentos, Vodka7
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Boas, o que acham desta configuração? -Aqua Blue Special -Blue Plus -Actinic -Fiji Purple -Blue Plus -Aqua Blue Special Aceito sugestões e cometários. Seria possivel indicarem-me quais devem acender 1º e quanto tempo depois devem de acender as seguintes?! Obrigado. Melhores cumprimentos, Vodka7 Na minha humilde opinião acho que é demasiadas Blue plus / actinic. Pessoalmente a configuração que uso é a seguinte: (duma extremidade até a outra) - Aquablue Special - Blue plus - Aquablue Special - Aquablue Special - Blue plus - Aquablue Special. Se calhar posso vir a experimentar uma fiji purple no futuro, no lugar duma Aquablue Special
Vodka7 Publicado: Novembro 18, 2009 Publicado: Novembro 18, 2009 Boas Ricardo, de momento é as lampadas que tenho prontas a estrear! Gostava de saber se a posição delas está boa assim e quais devem acender 1º e quanto tempo depois devem de acender as restantes?!
André Silvestre Publicado: Novembro 19, 2009 Publicado: Novembro 19, 2009 Boas, Em termos da proporção lâmpadas azuis/lâmpadas brancas, acaba por ficar ao gosto de cada um. Há quem goste de ver os aquários um pouco mais azuis, há quem os goste de ver com luz branca e aí basta jogar com as várias temperaturas de cor. Pessoalmente, também acho que colocar uma Fiji Purple numa configuração igual ou inferior a 6 lâmpadas com uma Actínica é capaz de tornar o aquário demasiado rosa/violeta mas se assim for, basta substituir a Fiji Purple por uma branca ou substituir a Actínica por uma azul. Bruno, no teu caso, eu colocava, de frente para trás: - Blue Plus - Aquablue special - Actínica - Fiji Purple - Aquablue special - Blue Plus ou - Blue Plus - Aquablue Special - Actínica - Fiji Purple - Blue Plus - Aquablue Special Azuis e actínica o mais à frente possível para realçar as cores dos corais que melhor produzem fluorescência ( moles e LPS) e lâmpadas com PAR mais elevado na zona da rocha para os SPS. Acender primeiro seriam as lâmpadas zuis ( agora tens de ver os circuitos e se estas configurações te permitem fazer isso), depois as brancas e por fim a Actínica e Fiji Purple. As azuis seriam também as últimas a desligar. Abraço, André
Vodka7 Publicado: Novembro 19, 2009 Publicado: Novembro 19, 2009 Boas André tudo bem desde ontem? A nova calha da ATi 6*39W tem duas ficas independetes, ou seja 2 por 4 calhas. As que acendem duas é a calha 2 e 5 e as que acendem quatro são a calha 1/3/4/6. Portanto teria de ser: -Aqua Blue Special - Acendem 2º -Blue Plus - Acendem 1º -Actinic - Acendem 2º -Fiji Purple - Acendem 2º -Blue Plus - Acendem 1º -Aqua Blue Special - Acendem 2º Agora não sei se posso mudar a disposição de acendimento das calhas de maneira que possa por a azul mais para fora. E em relação a tempos, quanto tempo estão todas acesas, quanto tempo antes e depois acendem e apagam as azuis? Obrigado. Cumps. Vodka7
Verissimo Publicado: Novembro 22, 2009 Publicado: Novembro 22, 2009 Boas, Eu acho que em relação á posição das lâmpadas que acendem primeiro não haverá assim tanta preocupação, uma vez que as tenhas bem colocadas, vão fazer seu efeito quando tudo ligado! A disposição que tens acho que está bem assim! Abraço Feedback das minhas vendas Aqui
Psicadelic Publicado: Novembro 28, 2009 Publicado: Novembro 28, 2009 Boas, estou exactamente com a mesma questão do Vodka7, depois de ter seguido um conselho do nosso amigo André, chegaram hoje as lâmpadas T5 para substituir as minhas antigas que já tinham mais de um ano e tal, agora estou com uma dúvida a nível de colocação pois no meu caso, que é igual ao vodka7, a minha calha acende 2 e depois 4. Neste momento tenho a seguinte configuração: 6 -> ---------------------- -> Ati Blue Special 54w 5 -> ---------------------- -> Ati Blue Plus 54w 4 -> ---------------------- -> Fiji Purple 54w 3 -> ---------------------- -> Ati Blue Plus 54w 2 -> ---------------------- -> Ati Blue Special 54w 1 -> ---------------------- -> Ati Blue Plus 54w Das 17.30 às 03:30 -> Arranca 1, 3, 4, 6 -> Total 10 Horas (3 x Azuis + 1 x Fiji) Das 18:30 às 02:30 -> Arranca a 2, 4 -> Total de 8 Horas (2 x Brancas) Neste momento devem estar a perguntar porque é que este "gajo" arranca primeiro com quatro e depois com as outras duas ?!?! Pois... a resposta é fácil, montei a calha e já não me apeteceu alterar pois fiquei na dúvida como iria fazer. Qual é a melhor solução para arrancar só com as Blue Plus de inicio e apenas duas? Ou devo arrancar logo com a Fiji também? Já agora a nível de horários acham que está bom ? André já vi que estas acompanhar este tópico, adorei a tua sugestão, gosto mais do tom do aquário assim e nota-se bem a diferença das lâmpadas antigas para as novas, estas agora até faz confusão olhar directamente para elas, com as antigas já não incomodava. Um abraço Luís Amaral
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 28, 2009 Publicado: Novembro 28, 2009 Olá Luis Amaral, Um conselho, não faças a troca das lâmpadas velhas pelas novas toda de uma só vez, vai substituindo gradualmente para salvaguardar a saúde dos corais protegendo-os de um eventual choque de luz. Em relação ao fotoperíodo as lâmpadas de cor azul normalmente acendem primeiro e as brancas depois, dessa forma promoves uma certa transição de luz menos intensa para luz mais intensa "simulando" a variação normal diária do amanhecer para o meio dia e do meio dia para o entardecer.
André Silvestre Publicado: Novembro 28, 2009 Publicado: Novembro 28, 2009 Boas Luís, Neste momento tenho a seguinte configuração: 6 -> ---------------------- -> Ati Blue Special 54w 5 -> ---------------------- -> Ati Blue Plus 54w 4 -> ---------------------- -> Fiji Purple 54w 3 -> ---------------------- -> Ati Blue Plus 54w 2 -> ---------------------- -> Ati Blue Special 54w 1 -> ---------------------- -> Ati Blue Plus 54w Das 17.30 às 03:30 -> Arranca 1, 3, 4, 6 -> Total 10 Horas (3 x Azuis + 1 x Fiji) Das 18:30 às 02:30 -> Arranca a 2, 4 -> Total de 8 Horas (2 x Brancas) Penso que te enganaste. Não querias dizer que das 18.30h às 02.30h arranca a 2 e a 5 com 1 x Branca e 1 x Azul? De qualquer maneira, para teres duas lâmpadas azuis a acender primeiro, eu no teu caso optaria por ( da frente para trás): - Ati Blue Special 54w - Ati Blue Plus 54w - Ati Blue Plus 54w - Fiji Purple 54w - Ati Blue Plus 54w - Ati Blue Special 54w É mais vantajoso teres duas lâmpadas azuis a acender primeiro e a apagar em último e o fotoperíodo podes aumentar para: - 11h de azuis - 9h das restantes para teres 1h de intervalo entre as duas fichas no acender e no apagar Quando se mudam as lâmpadas de uma só vez, convém levantar a calha ou diminuir o fotoperíodo e voltar a aumentá-lo progressivamente para que os corais que estão mais perto da luz não se ressintam com a mudança. Em relação ao tom do aquário, excelente. Agora não sei se posso mudar a disposição de acendimento das calhas de maneira que possa por a azul mais para fora. E em relação a tempos, quanto tempo estão todas acesas, quanto tempo antes e depois acendem e apagam as azuis? Bruno, não vale a pena chateares-te com o tentar mudar a disposição que já vem de origem. Arriscas-te a comprometer a garantia da calha e não vale o esforço, já que a configuração que tens permite ter menos lâmpadas brancas a acender de uma só vez, tradunzindo-se em menos stress para os peixes e corais. O teu aquário também só tem 50cm de largura por isso a zona dos moles e LPS é facilmente iluminada pela segunda lâmpada ( azul). Em relação aos tempos e a longo prazo, idealmente: - 11h de azuis - 10h das restantes com 30mins de intervalo entre as duas fichas no cender e apagar Tu e o Luís têm praticamente a mesma calha ( um é a Sunpower nova e o outro é a antiga) mas a luz difere numa lâmpada branca ( ao passo que o outro tem uma actínica). Logo, o que tem uma branca a mais ( Luís) não precisa de ter tanto tempo da mesma ligada ao invés de ti tens uma lâmpada branca a menos ( actínica). Isto é um bocado anedótico visto que o que conta é a experiência e a observação de cada aquário mas podem utilizar estes valores como referência. Mais do que isto é desnecessário e menos sem comprometer os vivos é aceitável. Abraço, André
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