nf98977a Publicado Novembro 9, 2009 Publicado Novembro 9, 2009 Boas, não sou propriamente novato nisto, mas surgiu-me uma dúvida que gostava de ver esclarecida para evitar um possível desastre. Comprei um aquário á Aquavitro, ou seja foi feito á medida, e não em série como a maior parte dos aquários. E a minha dúvida reside num pormenor que este aquário tem de diferente em relação aos aquários em série. A base do aquário não assenta em nenhuma protecção, normalmente a parte de baixo dos aquários tem um "rebordo" em plástico ou metal que acompanha as arestas do mesmo, e este não tem nada disso. Tenho quatro aquas e nunca pus esferovite ou qualquer outra protecção por baixo de nenhum, e até agora nunca tive problemas... Será que posso utilizar o aqua sem por nada a separar a base do aqua com a superfície do móvel onde o vou por? Cumps... Citar
alfapa Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 2 perguntas: 1.Tamanho do bicho? 2. Superficie onde ele vai ser pousado? O esferovite ajuda a eliminar vibrações da base para o aqua. Por outro lado se ele for muito grande e a superficie não for mesmo uniforme podes ter um desgosto. Nos meus prefiro meter esferovite. Mesmo quando assentes em madeira maciça esta pode vergar ou arquear e o aqua pode ficar apoiado somente em dois pontos e partir. PauloA Citar
João Paulo Viegas Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 Olá Também fui buscar um aqua à Aquavitro e já o tenho com água em testes em cima de uma placa de esferovite com cerca de 2 cm de espessura, aliás todos os meus aquas têm sempre uma placa de esferovite por baixo, e alguns ainda têm aquele material antiderrapante esponjoso que se pode comprar em qualquer superficie comercial. Alguns dos mesu aquas tiveram a conhecida protecção em plástico, mas preenchi sempre os espaços com uma placa de esferovite. Mais vale prevenir. Até no meu filtro externo tenho lá uma placa de esferovite e ele ainda têm uns apoios de borracha. Deve ser do hábito. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
SCO Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 Eu uso Corticite. Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
nf98977a Publicado: Novembro 9, 2009 Autor Publicado: Novembro 9, 2009 2 perguntas: 1.Tamanho do bicho? 2. Superficie onde ele vai ser pousado? O esferovite ajuda a eliminar vibrações da base para o aqua. Por outro lado se ele for muito grande e a superficie não for mesmo uniforme podes ter um desgosto. Nos meus prefiro meter esferovite. Mesmo quando assentes em madeira maciça esta pode vergar ou arquear e o aqua pode ficar apoiado somente em dois pontos e partir. PauloA Boas, o bicho é pequeno (60x35x35) e vai ser pousado num móvel de madeira maciça onde já está um aquário á cerca de 1 ano. Só que esse aqua vai ser dado e vai para lá este novo. Nunca tive problemas a este nível, mas vou optar por qualquer uma das hipóteses que aqui referiram... Esferovite, corticite ou ainda o material anti derrapante... Vou ver preços e depois decido... Obrigado. Cumps. Citar
vewinhah Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 Eu também uso corticite.. axo mais viável e duradouro que esferovite Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Novembro 10, 2009 Publicado: Novembro 10, 2009 Olá nf98977a Qualquer dos materiais referidos resulta bem para o efeito. Podes ainda utilizar uma membrana de espuma de polietileno com cerca de 5mm de espessura, que encontrarás com facilidade nas lojas que vendem materiais para construção e não são caras (penso que encontrarás nas cores preto, conza e branco). As vantagens destes materiais por debaixo do aquário são a de evitar que o fundo se parta com a deformação do móvel, e, principalmente, a de poupar uns euros de energia com as perdas de calor pelo fundo do aquário. Um abraço Martins de Sousa Citar
Paulo_Massama Publicado: Dezembro 2, 2009 Publicado: Dezembro 2, 2009 Ainda tens melhor! Por cerca de 3€ vai á Decathlon e compras uma esteira dessas de fazer abdominais e cortas á medida. Abraço... Citar
Recommended Posts