Recommended Posts

Publicado

Boas, não sou propriamente novato nisto, mas surgiu-me uma dúvida que gostava de ver esclarecida para evitar um possível desastre.

Comprei um aquário á Aquavitro, ou seja foi feito á medida, e não em série como a maior parte dos aquários. E a minha dúvida reside num pormenor que este aquário tem de diferente em relação aos aquários em série. A base do aquário não assenta em nenhuma protecção, normalmente a parte de baixo dos aquários tem um "rebordo" em plástico ou metal que acompanha as arestas do mesmo, e este não tem nada disso. Tenho quatro aquas e nunca pus esferovite ou qualquer outra protecção por baixo de nenhum, e até agora nunca tive problemas... Será que posso utilizar o aqua sem por nada a separar a base do aqua com a superfície do móvel onde o vou por?

Cumps...

Publicado:

2 perguntas:

1.Tamanho do bicho?

2. Superficie onde ele vai ser pousado?

O esferovite ajuda a eliminar vibrações da base para o aqua.

Por outro lado se ele for muito grande e a superficie não for mesmo uniforme podes ter um desgosto.

Nos meus prefiro meter esferovite. Mesmo quando assentes em madeira maciça esta pode vergar ou arquear e o aqua pode ficar apoiado somente em dois pontos e partir.

PauloA :character0050:

Publicado:

Olá

Também fui buscar um aqua à Aquavitro e já o tenho com água em testes em cima de uma placa de esferovite com cerca de 2 cm de espessura, aliás todos os meus aquas têm sempre uma placa de esferovite por baixo, e alguns ainda têm aquele material antiderrapante esponjoso que se pode comprar em qualquer superficie comercial.

Alguns dos mesu aquas tiveram a conhecida protecção em plástico, mas preenchi sempre os espaços com uma placa de esferovite.

Mais vale prevenir.

Até no meu filtro externo tenho lá uma placa de esferovite e ele ainda têm uns apoios de borracha. Deve ser do hábito.

Publicado:
2 perguntas:

1.Tamanho do bicho?

2. Superficie onde ele vai ser pousado?

O esferovite ajuda a eliminar vibrações da base para o aqua.

Por outro lado se ele for muito grande e a superficie não for mesmo uniforme podes ter um desgosto.

Nos meus prefiro meter esferovite. Mesmo quando assentes em madeira maciça esta pode vergar ou arquear e o aqua pode ficar apoiado somente em dois pontos e partir.

PauloA ;)

Boas, o bicho é pequeno (60x35x35) e vai ser pousado num móvel de madeira maciça onde já está um aquário á cerca de 1 ano. Só que esse aqua vai ser dado e vai para lá este novo. Nunca tive problemas a este nível, mas vou optar por qualquer uma das hipóteses que aqui referiram... Esferovite, corticite ou ainda o material anti derrapante... Vou ver preços e depois decido...

Obrigado.

Cumps.

Publicado:

Olá nf98977a

Qualquer dos materiais referidos resulta bem para o efeito. Podes ainda utilizar uma membrana de espuma de polietileno com cerca de 5mm de espessura, que encontrarás com facilidade nas lojas que vendem materiais para construção e não são caras (penso que encontrarás nas cores preto, conza e branco).

As vantagens destes materiais por debaixo do aquário são a de evitar que o fundo se parta com a deformação do móvel, e, principalmente, a de poupar uns euros de energia com as perdas de calor pelo fundo do aquário.

Um abraço

Martins de Sousa

• 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!