Recommended Posts

Publicado

Boas, não sou propriamente novato nisto, mas surgiu-me uma dúvida que gostava de ver esclarecida para evitar um possível desastre.

Comprei um aquário á Aquavitro, ou seja foi feito á medida, e não em série como a maior parte dos aquários. E a minha dúvida reside num pormenor que este aquário tem de diferente em relação aos aquários em série. A base do aquário não assenta em nenhuma protecção, normalmente a parte de baixo dos aquários tem um "rebordo" em plástico ou metal que acompanha as arestas do mesmo, e este não tem nada disso. Tenho quatro aquas e nunca pus esferovite ou qualquer outra protecção por baixo de nenhum, e até agora nunca tive problemas... Será que posso utilizar o aqua sem por nada a separar a base do aqua com a superfície do móvel onde o vou por?

Cumps...

Publicado:

2 perguntas:

 

1.Tamanho do bicho?

2. Superficie onde ele vai ser pousado?

 

O esferovite ajuda a eliminar vibrações da base para o aqua.

Por outro lado se ele for muito grande e a superficie não for mesmo uniforme podes ter um desgosto.

 

Nos meus prefiro meter esferovite. Mesmo quando assentes em madeira maciça esta pode vergar ou arquear e o aqua pode ficar apoiado somente em dois pontos e partir.

 

PauloA :character0050:

Publicado:

Olá

Também fui buscar um aqua à Aquavitro e já o tenho com água em testes em cima de uma placa de esferovite com cerca de 2 cm de espessura, aliás todos os meus aquas têm sempre uma placa de esferovite por baixo, e alguns ainda têm aquele material antiderrapante esponjoso que se pode comprar em qualquer superficie comercial.

 

Alguns dos mesu aquas tiveram a conhecida protecção em plástico, mas preenchi sempre os espaços com uma placa de esferovite.

 

Mais vale prevenir.

 

Até no meu filtro externo tenho lá uma placa de esferovite e ele ainda têm uns apoios de borracha. Deve ser do hábito.

Publicado:
2 perguntas:

 

1.Tamanho do bicho?

2. Superficie onde ele vai ser pousado?

 

O esferovite ajuda a eliminar vibrações da base para o aqua.

Por outro lado se ele for muito grande e a superficie não for mesmo uniforme podes ter um desgosto.

 

Nos meus prefiro meter esferovite. Mesmo quando assentes em madeira maciça esta pode vergar ou arquear e o aqua pode ficar apoiado somente em dois pontos e partir.

 

PauloA ;)

 

 

Boas, o bicho é pequeno (60x35x35) e vai ser pousado num móvel de madeira maciça onde já está um aquário á cerca de 1 ano. Só que esse aqua vai ser dado e vai para lá este novo. Nunca tive problemas a este nível, mas vou optar por qualquer uma das hipóteses que aqui referiram... Esferovite, corticite ou ainda o material anti derrapante... Vou ver preços e depois decido...

Obrigado.

Cumps.

Publicado:

Olá nf98977a

 

Qualquer dos materiais referidos resulta bem para o efeito. Podes ainda utilizar uma membrana de espuma de polietileno com cerca de 5mm de espessura, que encontrarás com facilidade nas lojas que vendem materiais para construção e não são caras (penso que encontrarás nas cores preto, conza e branco).

 

As vantagens destes materiais por debaixo do aquário são a de evitar que o fundo se parta com a deformação do móvel, e, principalmente, a de poupar uns euros de energia com as perdas de calor pelo fundo do aquário.

 

Um abraço

Martins de Sousa

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.