Recommended Posts

Publicado

Olá.

Tenho cerca de 0,5 Watt por litro de água numa aquário com água ácida e macia. Tenho alguns pés de Valinesrias mas elas parecem não crescer, algumas até se deterioram... Sei que esta espécie é de crescimento médio mas não crescem...

Co2 não tenho injectado devido a outras plantas não se deterem dado bem.

Alguém tem alguma ideia do problema?

Puer

Publicado:

Plantas a não se darem bem com CO2?

Eu tenho valisnérias nos meus aquas e elas crescem até depressa demais.

Tenho injecção de Co2... a minha água é muito dura, algo que as valisnerias até gostam bastante.

Tens usado fertilizante? Num dos meus aquas tenho até menos que 0,5W/l e tenho valisnérias que começaram com 1 pé e já vão com 4 e tenho um novo rebento.

Nesse aqua não uso CO2 mas meto fertelizante liquido (Fluorena) a cada TPA e elas dão-se bem.

Noutro aqua uso fertilizante e co2 e as valisnérias tomaram conta dele crescendo a um ritmo muito elevado :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Darius,

Será do fertilizante? Eu tenho substrato fértil da Azoo. Será mesmo necessário pôr fertilizante liquido?

Também ouvi dizer que não se devem enterrar muito os pés das Valinnerias... poderá ser isso?

Cumprimentos,

Publicado:

Eu tive más experiencias com substrato fertil, mas por culpa minha que andava sempre a mexer as plantas de um lado para o outro e levantava o substrato.

Se tens substrato fértil não deverás à partida necessitar de fertilizante. Em relação à plantação das valisnerias, as minhas ficam enterradas na areia... mesmo que não as coloque assim os meus peixes fazem o favor de mas enterrar pois andam sempre a brincar com areia :idea:

Pode ser problema da tua água. As valisnérias alimentam-se também na coluna de água e em águas muito alcalinas consomem carbonatos se não existir CO2 suficiente.

No teu caso talvez o problema seja mesmo a falta de co2. E olha que nunca ouvi de plantas que se dessem mal com co2, antes pelo contrário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Ois tass :roll:

As tuas valisnérias devem ser éstas, pelo menos são as unicas que encontro com crechimento médio. Eu tenho valisnérias, tenho as americanas gigantes e americanas natans, e éstas crechem lindamente, bem rápido e espalham-se muito bem.

As tuas devem ser éstas a Vallisneria americana var. biwaensis

Se fores ao site da www.tropica.com podes confirmar se é ésta ou não.

E como podes ler pelo que lá diz, é uma variedade de valisnerias que requer mais luz que o normal.

Tu tens luzes e tal, mas quanto tempo as deixas ligadas?

Pode ser isso, não deixas tempo sufeciente.

Ou pode ser qualquer coisa com a tua água mas via essa cena do tempo de luz primeiro ;)

E realmente co2 penso que nunca tenha feito mal a planta nenhuma. Umas podem precizar menos que as outras, por serem de crechimento lento mas mesmo assim mal não lhes deve fazer.

Eu tenho um biológico e tenho montes de plantas, entre élas anubias que são de crechimento lento e não tenho problemas nenhuns com o co2. Mesmo quando não tinha o co2 as valisnérias sempre foram plantas que se dávam muito bem :lol:

Foste logo arranjar as valisnérias mais picuinhas :lol:

Porta-te

:shock:

wassuuup

Publicado:

Peço imensa desculpa discordar de todos, mas o problema das tuas Vallisnerias é falta de Dureza. As Vallisnerias são plantas muito particulares, não prosperam mínimamente em águas moles. Na natureza são encontradas em locais de águas alcalinas com elevados níveis de dureza. Testes efectuados mostraram que estas plantas colocadas em diferentes aquários de teste, prosperaram naquele que apresentava água dura e alcalina e definharam em água mole e ácida. A sua capacidade de sintetização de Carbono dos carbonatos poderia ser uma explicação, mas mesmo na presença de CO2 as plantas definharam. A melhor hipótese para este fenómeno é uma forte necessidade de algum sal presente em boa quantidade nas águas duras e alcalinas e ausente nas opostas.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Obrigado a todos pelas respostas. Vieram informar melhor sobre a planta.

Não negando o MrPCB talvez a hipótese de uma variante mais exigente das Valinnesrias seja o meu problema. Fui logo arranjar as mais picuinhas wassup. :wink:

Vou ver o site da tropica... depois vou tomar atenção à àgua. Mas se fosse da moleza da água como é que existem Valinnerias no Amazonas e nos rios Sul-americanos. é que segundo seiáí existe uma água ligeiramente ácida e mole... Elas não fazem parte ho habitat dos escalares e discos, etc.

Obrigado

puer

Publicado:
Elas não fazem parte ho habitat dos escalares e discos, etc

Não, típicamente não. Não quer dizer que não possam ser encontradas pois são uma planta cosmopolita. Mas típicamente não prosperam nessas águas.

Pode ser que tenhas como dizes uma espécie mais delicada, não digo que não, isso contribuiria sem dúvida para o problema. Podes encontrar a experiência que te relatei no "Ecology of The Planted Aquaria" da Diana Walstad, bem como as conclusões tiradas da mesma.

Também podes tirar a prova dos nove, se tiveres outro aquário pequeno, mesmo que com pouca luz, e meteres algum calcário, um toque de sal grosso (pouco) e umas pastilhas de adubo de fundo, passados uns dias de adaptação verás como ela cresce :wink:

Não liguem muito ao parâmetro iluminação da Tropica, não é muito exacto.

Afinal qual é a espécie que tens? A biawensis é toda espiralada, a gigantea é lisa e grossa, a natans é lisa e fina, a spiralis é ligeiramente espiralada... enfim, não te informaram onde a compraste?

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Pois, não me informaram como deve ser (tanta loja que não devia ter licença). A culpa também foi minha porque parti do principio que aquela era a gigante. Acreditava que seria... não é. Agora tenho o aquário desguarnecido na parte de trás, vê-se o fundo decorativo. Não gosto de fundos, vou tentar comprar rapidamente Vallinerias e certificar-me que são gigantes. Essas, creio, são as mais fáceis de criar não é?

Abraços

Sam

Publicado:

Boas pessoal, só queria dizer que concordo com o MrPCB em relação à valisnéria se dar melhor em águas duras, eu també li o "Ecology of The Planted Aquaria" da Diana Walstad e desde então comecei a ter a água um pouco mais dura e as melhoras nalgumas plantas foram assinalaveis.

Só um problema... tenho notado que quando passo plantas de aquarios de agua dura para agua mole, as plantas definham um pouco até se adaptarem...

Abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!