NNelsoNN Publicado Novembro 7, 2009 Publicado Novembro 7, 2009 (editado) Boas! Bem já algum tempo que estava para mostrar, o meu passatempo deste verão... Já tinha um lago anterior a este, mas de pequenas dimensões, e uma imensidão de jardim maltratado em volta! Pelo que decidi por mãos à obra! Por muito que tenha costado às minhas costas, gostei muito do trabalho final. Apesar de ter as suas imperfeições, nada dá mais gozo que fazer diy! Ora aqui vai! O buracão, ainda nao terminado...(ate me dói só de lembrar) Já com tijolo, e a tomar forma. Com as suas imperfeições à maneira! Aqui depois de batumado e acabadinho de levar a primeira de mão de tinta Aqui supostamente a obra estava terminada! Tive uns problemas com a cascata que perdia água, e tive que a reconstruir) Como podem ver ainda ficou grandinho, o lado maior (o esquerdo nas fotos) tem 5mts, e o lago de profundidade tem 1,20mts. Tem aproximadamente 6500lts, e ainda um grande filtro mecânico/biológico que está a fazer maravilhas... O lago já está em funcionamento à 2 meses e consigo ter a água bem limpa... Mas quanto ao filtro e fauna fica para uma próxima Editado Novembro 8, 2009 por NNelsoNN
tmaster Publicado: Novembro 7, 2009 Publicado: Novembro 7, 2009 boas. ficou com bom aspecto. se fosse eu so nao tinha pintado de azul mas ta fixe. so gostava de ver o resto entao... como funciona o filtro e que material filtrante colocaste,que bomba tens? tens uv? o meu leva 6300l é quase a capacidade do teu dai querer saber o funcionamento. cumps Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
NNelsoNN Publicado: Novembro 8, 2009 Autor Publicado: Novembro 8, 2009 boas. ficou com bom aspecto. se fosse eu so nao tinha pintado de azul mas ta fixe. so gostava de ver o resto entao... como funciona o filtro e que material filtrante colocaste,que bomba tens? tens uv?o meu leva 6300l é quase a capacidade do teu dai querer saber o funcionamento. cumps Boas tmaster! Eu na altura também não gostei nada do azul, mas tinha poucas opções entre branco e um outro azul mais vivo... Bem quanto ao filtro, tenho muita leca como é comum, muita ceramica (usada normalmente em aquários), e muitas plantas! Aquele filtro está um autêntico mini-lago, tem sensivelmente 150lts (dependendo do caudal que lhe dou), mas ainda não está no ponto! As plantas ainda estão em crescimento...Admira-me como assim consiga manter a agua limpa , sem uv e tudo.... Tenho depois uma bomba com capacidade para 6500lts, de uma marca chinesa que tem funcionado às mil maravilhas! Isto porque tinha uma de marca que ao fim de uma semana queimou Recentemente tive de pôr lá uns guppys pa acabar com as larvas de mosquito, e tão-se a aguentar, já há filhotes e tudo! Espero que aguentem o inverno. Assim que poder vou postar mais fotos que é o que o pessoal gosta Cumps
oportunidade Publicado: Novembro 8, 2009 Publicado: Novembro 8, 2009 se precisares de lenna minor eu arranjo. está a ficar 5***** a mulher não te chateou ou disseste-lhe que era uma piscina para ela?????
tmaster Publicado: Novembro 8, 2009 Publicado: Novembro 8, 2009 ola outra vez. queimaste uma bomba? isso é mau. como fizeste isso? entupiu? estas bombas de maior caudal ,sem agua começam aos saltos e queimam. a minha é de 3600l para os mesmos 6000 e ta litros de agua e nunca tive problemas.so ao limpar caixa e ke a boia ligouse sem agua e reparei ke começa aos saltos..se durar mt tempo deve queimar. em relaçao á cor com o tempo sempre desvanece um bocado e as algar sempre se agarram as paredes e detritos no fundo e deixa de se notar muito a cor. agora teres dito que ate agora nao tiveste algas e a agua esta transparente é que fico surpreendido. que plantas tens? e usas agua da rede publica nao é? no meu lago uso agua do furo que é dura(tem algum calcário) e ao fim de uma ou duass semanas nao via mais de 40 cms na agua devido as algas que criou. la tive de colocar uma lampada de 15W durante uma semana em continuo pa matar akilo tudo e agora esta so a 5 horas por dia. e ta cristalino. ´mas deve ser da minh agua que é propicia a criar algas pq no outro dia fiz uma troca parcial de 10~ou 20% e descuidei me e mudou prai 30 ou 40% , resultado tive de por a alampada a mais umas horinhas durante uns dias porque ja tava a escurecer a agua. é que eu tamben tenho um pote de 120 lts enterrado com leca e a leca de nada resolve no que trata a algas. as plantas é so ver o meu topico pa ver o que tenho, mas sao poucas ainda e nada que de conta de 6300ltrs. talves por isso nao haja muita competicao com as algas ainda. tu tens a bomba dentro daquele circulo que parece feito com uma lata de tinta aki na parte de baixo da imagem nao é? aquilo nao entope ali? e como limpas a bomba a 1.20 de fundo? Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
NNelsoNN Publicado: Novembro 8, 2009 Autor Publicado: Novembro 8, 2009 se precisares de lenna minor eu arranjo. está a ficar 5***** a mulher não te chateou ou disseste-lhe que era uma piscina para ela????? love you Boas! Sou muito novo pa ter uma Maria a chatear-me 24h Obrigado pelas plantas mas as minhas carpas não sei porque devoram as lenna minor todas...Ainda tenho algumas no filtro Quanto ao tmaster: Antes de mais a bomba encontra-se naquele compartimento ao pé da cascata, não sei se notas, mas no canto superior direito das fotos... A água vai parar a esse compartimento por via gravitacional, e só depois de passar pelas materias filtrantes, é então sugada pela bomba directamente para a cascata. Assim previne entupimentos etc. "...queimaste uma bomba? isso é mau. como fizeste isso? entupiu? ..." - Não sei a causa, pois uma vez que avariou o compartimento da bomba encheu novamente, e eu fiquei sem perceber se avariou por estar a seco, ou se era por ter uso a mais, pois esteve em funcionamento num aqua de agua salgada. "...em relaçao á cor com o tempo sempre desvanece um bocado e as algar sempre se agarram as paredes e detritos no fundo e deixa de se notar muito a cor." - Sim ao fim de dois meses já não tem aquele azul que até fere a retina , e as paredes também vão ficando com alguns limos...mas a água limpa como sempre. O fundo é que está azulinho porque os plecostumus não perdoam e por vezes também atacam as paredes! "...que plantas tens? e usas agua da rede publica nao é?" Água da rede sim! E quanto a plantas, tenho bastantes elódeas, e valisnérias...Depois as volgares, um nenúfar, 2 lotus e mais... Outra coisa que me ajuda é o facto do lago apanhar sol somente entre as 10:00 e as 14:00, parecendo que não ajuda bastante em termos de algas! Espero que tenha esclarecido! Cumps
tmaster Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 (editado) ha ok . so falta mesmo as fotos..... fikamos a espera ja agora onde arranjaste as lotus? foram caras? gostava de arranjar mas nao sei onde. as kois nao comen e partem as elódeas e valisnérias?? eu tive para colocar mas tive medo porque as minhas kois gostam muito de arrancar as raises aos jacintos,,quanto mais plantas de aquario tipo elódeas e valisnérias. cumps Editado Novembro 9, 2009 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Recommended Posts