Hugo R. Silva Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 São todas aquáticas! Fica descansado. Se não fosse, já estariam podres após 24h Depende da espécie, mas faz a experiência. Repara no histórico dos teus post's. Quase de certeza que é essa.. ou então uma Cryptocoryne.. mas só assim pela foto não posso dar certeza. Por acaso penso que não seja a que indicaste, nem uma nem outra mas tb não sou nenhum expert em plantas. Mas à partida se ele comprou numa loja de aquariofilia, serão aquáticas né? Não, não existe garantia nenhuma disso. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
vewinhah Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 Epá, uma planta terrestre não faz fotossíntese dentro de água.. a não ser que tenha folhas de fora.. por isso a esta hora já estariam com as folhas podres certo? E diz-me lá então que espécie axas que é? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 Sabes quantas pessoas aqui do fórum já tiveram e durante quanto tiveram plantas não aquáticas dentro de aquários? Podem durar semanas dentro de água sem sinais de apodrecimento..... Na foto até pode não estar UMA planta não aquática mas como até podem estar duas plantas não aquáticas (a 2 não tenho certeza). Podes dar uma vista de olhos neste tópicos se quiseres primeiro aquario e Que planta será esta? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
vewinhah Publicado: Novembro 9, 2009 Publicado: Novembro 9, 2009 Interessantes estes tópicos! Obrigado! Mas a verdade é que tive uma igualzinha àquela do lado esquerdo e durou imenso tempo, e sempre de óptima saúde.. mas pronto, pelos visto não é igual.. apenas parecida. Citar
nantespov Publicado: Novembro 9, 2009 Autor Publicado: Novembro 9, 2009 (editado) Discussão acesa eheh Bem, parece que as mais pequenas são mesmo "Hemigraphis colorata 'broad leaf'"... Gato por lebre portanto... A outra maiorzita talvez seja a "Cordyline "Red Edge" do tópico do Hugo. Preciso de plantas vermelhas novas O que sugerem? Editado Novembro 10, 2009 por nantespov Citar
nantespov Publicado: Novembro 10, 2009 Autor Publicado: Novembro 10, 2009 Mas voltando à vaca fria: Com estes valores Temp 26ºC pH - 6.0 KH - 20 mg/L ou 1.12 dH GH - 20 a 30 mg/L o 1.4 dH NH4 - 0.2 ppm (a descer) NO3 - 5 a 10 ppm (rosa dificil de distinguir ) Será melhor colocar bicarbonato na água? ou estar quieto? E os camarões? Posso pô-los já ou é preferível no fim do ciclo só? Citar
nantespov Publicado: Novembro 10, 2009 Autor Publicado: Novembro 10, 2009 Vá lá malta, preciso mesmo de uma ajudinha para compõr isto. Comentem por favor. Obrigado. Citar
inexperiente Publicado: Novembro 10, 2009 Publicado: Novembro 10, 2009 Isso foi teste de fitas? Citar
nantespov Publicado: Novembro 10, 2009 Autor Publicado: Novembro 10, 2009 Não, comprei mesmo os testes da nutrafin e o jbl de amónia. O de fitas que comprei inicialmente foi uma banhada... Citar
inexperiente Publicado: Novembro 11, 2009 Publicado: Novembro 11, 2009 Lê este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=2067 Quanto aos parâmetros da água, vai depender dos peixes que queres manter... Por exemplo, essa água para os discos, acho que estaria perfeita: http://www.aquariumlife.net/profiles/south...scus/100017.asp Antes de mudares o que quer que seja, decide os peixes que vais colocar e só depois fazes as alterações, caso necessites mesmo... Citar
nantespov Publicado: Novembro 11, 2009 Autor Publicado: Novembro 11, 2009 (editado) Após alguma pesquisa decidi-me pela fauna inicial: 3x Corydoras panda 1 ou 2 Otocinclus affinis (ou outra espécie) 1 Cardume de Cheirodon axelrodi (tetras cardinais) 1 Cardume de Trigonostigma heteromorpha (Rasbora arlequim) Depois queria 1 ou 2 maiorzitos para serem as "estrelas da companhia" por assim dizer. Discus com esta bicharada toda penso ser impensável. Pensei em 2 ou 3 Borboletas (Carnegiella strigata ou outras espécies) mas ao que parece são de dificil adaptação... Que me dizem da escolha? Nova medição de pH hoje e está por volta dos 5.5... com o KH anda inferior a 20 (na torneira sai a 30) Nitratos a subir (estrão perto dos 20 ppm) e amónia a descer. Se isto continua assim fico com uma banheira de ácido lol Editado Novembro 11, 2009 por nantespov Citar
inexperiente Publicado: Novembro 11, 2009 Publicado: Novembro 11, 2009 Creio que o nº de corys seja reduzido... são peixes de cardume e gostam de companhia entre si... 5 a 7, talvez fosse o indicado, mas não fiz contas de peixes/capacidade do aqua. Quanto ao resto, acho que vais ter mesmo que experimentar algo calcário dentro do aqua, como as tais conchas. Aproveita que ainda não tens peixes, vais colocando gradualmente, esperas e testas, repetindo, até atingires os valores pretendidos.. Citar
crush Publicado: Novembro 11, 2009 Publicado: Novembro 11, 2009 (editado) Vi num outro tópico, após pesquisa, que o bicarbonato de sódio pode ser prejudicial para algumas espécies, nomeadamente uma muito usada: as corys... Se pretendes aumentar o pH/kH, podes usar Bicarbonato de sódio sem grandes problemas. Há algumas teorias que dizem que alguns peixes, nomeadamente corydoras e outros peixes de águas ácidas/moles, não toleram bem o sódio...por isso terás de ter alguma moderação na utilização do bicarbonato caso tenhas peixes deste tipo. Cumps, Nuno Reis Talvez as pedras calcárias sejam melhor solução. Mas vai metendo com alguns dias de intervalo, medindo sempre o pH. Assim que chegares ao pretendido, páras. Tens ainda um longo tempo para essas experiências, pois mal começaste o ciclo de azoto. Mais vale não colocares nenhuns peixes durante este tempo, pois arriscas-te a algo correr mal e depois não conseguires nunca equilibrar o aquário... Depressa e bem, não há quem! Editado Novembro 11, 2009 por crush Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
nantespov Publicado: Novembro 11, 2009 Autor Publicado: Novembro 11, 2009 Verdade universal eheh. Antes disso vou experimentar aumentar a agitação da água à superficie com uma bomba de ar e pedra difusora. Li algures que é outra maneira de aumentar o KH. Além disso tinha ainda carvão activado no filtro, que suspeito me andava a dar cabo da água... foi sumariamente removido Depois da experiência coloco aqui os resultados. Alterei também um bocadinho o layout do aqua na tentativa de criar as tais linhas de força: elevei o tronco na porção posterior e podei as elódeas de modo a progredirem em sentido descendente. Depois ponho fotos. Agradecido pelo input. Citar
nantespov Publicado: Novembro 12, 2009 Autor Publicado: Novembro 12, 2009 Bom, novo dia e nova medição: Ph 6.0 KH inf a 20 ppm NO3 entre 20 e 50 ppm NH4 0,1 ppm Será que o ciclo está prestes a terminar ou é dos meus olhos? :D Vale a pena fazer uma TPA agora para começar a põr a fauna? Ou ponho mesmo assim? Citar
nantespov Publicado: Novembro 13, 2009 Autor Publicado: Novembro 13, 2009 Bom, não resisti à tentação e ontem comprei duas Corydoras albinas e 2 Otos. Hoje medi a amónia e está quase a zero e os nitratos pareciam estar já acima de 50 pelo que fiz a 1ª TPA de 35 L. são uns bichinhos muito activos e só de ontem para hoje já tenho as plantas limpas eheh. Comprei ainda o Sera pH KH plus mas só vou usar se estritamente necessário. Os habitantes parecem estar a dar-se bem mesmo neste pH mais ácido. Vamos lá ver como é que corre. Já agora que tipo e comida recomendam para as Corys? Só tenho flocos que acabam por ir ao fundo porque não há quem os coma á superfície. Citar
crush Publicado: Novembro 13, 2009 Publicado: Novembro 13, 2009 Devias ter esperado mais um tempo antes de meteres os peixes. Ainda por cima logo quatro. Esperemos que não se queixem... Vai fazendo TPAs de 3 em 3 dias talvez...Porque agora ainda és capaz de ter um pico de amónia outra vez...Vai fazendo os testes... Há umas pastilhas próprias para as corydoras que vão ao fundo. Nesta altura de início de aquário, é o mais recomendado, visto que ainda não há comida suficiente no aquário para elas se alimentarem. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
nantespov Publicado: Novembro 13, 2009 Autor Publicado: Novembro 13, 2009 Eu vou estando atento com testes diários à água. Por agora vão estando bastante contentes e já lhes arranjei a dita comida. Ainda assim prefiro fazer mudas de 3 em 3 dias do que continuar a olhar para o aqua vazio lol Vou reportando a evolução. Citar
nantespov Publicado: Novembro 13, 2009 Autor Publicado: Novembro 13, 2009 (editado) Ficam aqui 2 fotos dos habitantes do aqua no momento. As corys são muito mexericas e é dificil apanhá-las sossegadas eheh. Um dos otos Uma das Corys albina O vídeo: É uma animação Editado Novembro 13, 2009 por nantespov Citar
godnelson Publicado: Novembro 13, 2009 Publicado: Novembro 13, 2009 Esse pH mais ácido do teu aquário, terá a ver não só com tronco e plantas, mas penso que também por causa da pedra de quartzo que aí tens.. o quartzo é composto por sílica, e isso diminui o pH.Para conseguires ter um pH estável, ou seja, teres o tal "efeito tampão" terá que haver um aumento de kH. Mas realmente tens aí um aquário todo jeitoso! Parabéns De certeza que o Quartzo faz baixar o pH? Eu nunca tinha ouvido falar por isso é que pergunto. NG Citar
nantespov Publicado: Novembro 13, 2009 Autor Publicado: Novembro 13, 2009 (editado) O "gato" do pH no meu caso está descoberto. Se a água de facto sai da torneira a 7,2, 24 horas depois de estar em repouso está a 6 (mais uma trenguice minha ) Por isso parece que o pH não se altera (o que não quer dizer nada em relação ao quartzo) O que se altera é o KH que diminui bastante em relação à água da rede. Editado Novembro 13, 2009 por nantespov Citar
karminzo Publicado: Novembro 13, 2009 Publicado: Novembro 13, 2009 Antes de mais parabens pelo teu trabalho! Partilho da opinião dos posts anteriores em que te avisaram para deixares o ciclo chegar ao fim. Parece-me que o valor NO3 é preocupante 50?!?!? No outro dia estava com 25 e já andava em paranoia. Cuidado com os animais, tenta lhes proporcionar as melhores condições de vida, pelo que li os nitratos em excesso a partir de 25 já são de evitar, nas tiras de teste da JBL, na embalaem tem pontos de exclamação(a avisar do perigo) a partir de 25 Efectua umas TPA com regularidade (Comentário baseado na tua assinatura do dia 13-11-2009) Citar
nantespov Publicado: Novembro 14, 2009 Autor Publicado: Novembro 14, 2009 Obrigado .png' alt=':biggn:'> Sim os 50 ppm de nitratos preocupam-me, mas se calhar fruto da profissão prefiro olhar aos peixinhos que ás análises. Ficaria muito mais preocupados se apresentassem sinais de stress, mas não me parece que esteja a acontecer (pelo menos por enquanto): comem bem, estão activas (e bastante) e tenho o aquário limpinho de algas eheh. Realmente a introdução de flora pode ter sido precoce e vai obrigar-me a estar mais atento, a fazer análises diárias à água e TPA's muito mais regulares (ainda há pouco fiz novamente de 20%). Amanhã de manhã meço novamente os valores e actualizo. Ainda assim, e pelo pouco que consegui perceber disto, parece-me que o ciclo está terminado ou a terminar. Tendo em conta a quase ausência de amónia e nitratos tão altos e não havendo nenhum factor introdutor de nitratos no ambiente (que penso ter sido o caso), os nitratos que tenho no aquário serão da responsabilidade das bactérias nitrificantes do areão e filtro. Esta é a minha interpretação "bioquímica" da coisa, mas poderei estar redondamente enganado. Citar
crush Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Fiquei um pouco preocupado com o video. As corydoras andavam meias malucas no topo, o que não é muito normal, elas só costumam andar mesmo pelo fundo. Vão ao cimo só de vez em quando respirar e pouco mais... Pode acontecer de não terem ainda comida suficiente no aquário (acho muito provavél, uma vez que eles comem restos orgânicos (lodo e algas), que no início não existem muito. Também pode ser de o aquário não ser arejado o suficiente, que tenha pouca agitação de água. Também podem estar em stress por causa da qualidade da água...Vai estando atento. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
nantespov Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Publicado: Novembro 15, 2009 Após nova TPA e passadas 12 horas os nitratos baixaram para cerca de 15 (entre 10 e 20 na cor) e com amónia indoseável. O pH ainda que a 6.0 tem estado estável também. Pelas fitas de teste da JBL também não me parece que tenha nitritos altos. Os bichinhos ainda andam muito activos e comem bem. Passam bastante tempo no fundo sem vir à superficie, mas de vez em quando lá se põem a bailar perto da superfície e da corrente de água. Além disso os otos, que segundo li são mais "sensíveis" à qualidade da água passam quase todo o tempo no fundo. Tenho andado a pôr apenas uma pastilha de comida por dia, será que vale a pena pôr mais nesta altura? (demoram bem mais de 10 minutos a consumi-la). Quanto à agitação à superfície reorientei a saída do filtro e subi-a um pouco, pelo que agora está muito mais homogénea e penso eu que com força suficiente. Agradeço todo o input que puderem dar porque quero tratar os animaizinhos o melhor que possa. (Sim já sei que não fui muito cordial com eles quando os introduzi precocemente eheh). Citar
Recommended Posts