PauloAgra Publicado: Novembro 16, 2009 Share Publicado: Novembro 16, 2009 Após nova TPA e passadas 12 horas os nitratos baixaram para cerca de 15 (entre 10 e 20 na cor) e com amónia indoseável. O pH ainda que a 6.0 tem estado estável também.Pelas fitas de teste da JBL também não me parece que tenha nitritos altos. Os bichinhos ainda andam muito activos e comem bem. Passam bastante tempo no fundo sem vir à superficie, mas de vez em quando lá se põem a bailar perto da superfície e da corrente de água. Além disso os otos, que segundo li são mais "sensíveis" à qualidade da água passam quase todo o tempo no fundo. Tenho andado a pôr apenas uma pastilha de comida por dia, será que vale a pena pôr mais nesta altura? (demoram bem mais de 10 minutos a consumi-la). Quanto à agitação à superfície reorientei a saída do filtro e subi-a um pouco, pelo que agora está muito mais homogénea e penso eu que com força suficiente. Agradeço todo o input que puderem dar porque quero tratar os animaizinhos o melhor que possa. (Sim já sei que não fui muito cordial com eles quando os introduzi precocemente eheh). Boas, deixa me dizer te que tens um aquário muito bonito... Eu também comecei há cerca de 3 semanas com um aquário de 50 e poucos litros e já cometi muitas asneiras apesar dos avisos tinha passado uma semana e eu feito inteligente meti uma coridora albina e uma coridora bronze lá dentro, resultado? Não está difícil morreram me as duas, sem desanimar esvaziei o aqua aproveite meti substrato que eu não tinha intenção de meter plantas naturais mas depois mudei de ideias esperei uns dias e meti um camarão madeira e uma coridora leopardo, mais 1 dia 7 neons rosa e mais 2 coridoras e até hoje parece estar tudo bem com eles mas voltei a espalhar me ao comprido ao ter metido peixes passado apenas alguns dias principalmente um camarão madeira que aconselha-se a meter em aquários maduros não num aquário de 15 dias =O... Moral da história eu pelo que vi no video acho que tens muita corrente no aqua se meteres aí um cardume de neons por exemplo os bichos vão andar as cabeçadas contra o aqua, digo isto por experiência própria eu quando meti os meus neons os bichos não aguentavam a corrente e fui obrigado a por o filtro no mínimo, anteriormente estavam sempre no fundo escondidos a fugir da corrente de vez em quando um era apanhado na corrente e só parava contra o aqua, agora andam a meio do aqua tranquilos em cardume ou seja convém ter corrente mas também não convém ter a mais tens de encontrar um ponto intermédio nisso =) Cumpz e boa sorte... Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2009 (editado) Obrigado Quatro dias e parece continuar tudo bem com a bicharada. Começam a aprender que as pastilhas são comida e vão cada vez mais cedo de encontro a ela. Ainda é cedo para ver se realmente sobrevivem, mas parecem-me bastante animados. De qualquer maneira mantenho vigiância apertada à qualidade da água com pequenas TPA's mais frequentes, sobretudo para ir sifonando os resto de comida e as dejecções para impedir que a amónia suba. Foi um risco eu sei, mas sabia também que teria que ter disponibilidade por estes dias para ir segurando as pontas. Além disso e apesar de não ter o tempo, em termos bioquímicos, e pelo que li, o ciclo parecia-me terminado ou prestes a terminar. Quanto ao filtro penso que não tem regulação (ou ainda não a descobri), mas é o caudal aconselhado para um aqua destas dimensões, e diminuindo o caudal diminuo a capacidade de filtração que penso não ser igualmente apropriado. Levantei-o um pouco, ficando mais á superficie, o que penso que criará menos agitação no andar médio e inferior do aqua. Quando arranjar o meu cardume de neons logo vejo se os bichinhos se aguentam á bronca eheh. Grato pelas comentários Editado Novembro 16, 2009 por nantespov Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Novembro 17, 2009 Share Publicado: Novembro 17, 2009 (editado) Obrigado Quatro dias e parece continuar tudo bem com a bicharada. Começam a aprender que as pastilhas são comida e vão cada vez mais cedo de encontro a ela. Ainda é cedo para ver se realmente sobrevivem, mas parecem-me bastante animados. De qualquer maneira mantenho vigiância apertada à qualidade da água com pequenas TPA's mais frequentes, sobretudo para ir sifonando os resto de comida e as dejecções para impedir que a amónia suba. Foi um risco eu sei, mas sabia também que teria que ter disponibilidade por estes dias para ir segurando as pontas. Além disso e apesar de não ter o tempo, em termos bioquímicos, e pelo que li, o ciclo parecia-me terminado ou prestes a terminar. Quanto ao filtro penso que não tem regulação (ou ainda não a descobri), mas é o caudal aconselhado para um aqua destas dimensões, e diminuindo o caudal diminuo a capacidade de filtração que penso não ser igualmente apropriado. Levantei-o um pouco, ficando mais á superficie, o que penso que criará menos agitação no andar médio e inferior do aqua. Quando arranjar o meu cardume de neons logo vejo se os bichinhos se aguentam á bronca eheh. Grato pelas comentários Sim realmente tu tens o filtro apropriado para o teu aqua mas no meu caso é um aqua de 50 L e o filtro de 570 L/H são 10 vezes mais logo era muita corrente (motivo de ter comprado um filtro tão potente é para meter no meu aqua maior este é só para ver se realmente gosto disto) coloco o filtro no mínimo faz 250 L/H que é o ideal e já não faz um "tsunami" no aqua =), realmente são situações diferentes, olha estive a ver o teu video mais atentamente e reparei que as coridoras só ficam aflitas no lado do caudal do outro lado é calmo, também podias experimentar meter o caudal em comprimento em vez de estar em largura digo eu corrijam me se estiver errado não estarei eu a dizer asneiras =) cumpz Editado Novembro 17, 2009 por PauloAgra Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 17, 2009 Já coloquei a saída do filtro na transversal e realmente elas lutam menos com a corrente. Além disso a agitação à superfície é muito mais homogénea Obrigado pela dica. Novos parâmetros na assinatura. Cumprimentos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Novembro 18, 2009 Share Publicado: Novembro 18, 2009 (editado) Já coloquei a saída do filtro na transversal e realmente elas lutam menos com a corrente. Além disso a agitação à superfície é muito mais homogénea Obrigado pela dica. Novos parâmetros na assinatura. Cumprimentos. De nada eu estou aqui para isso mesmo =) Quanto aos teus níveis, eu acho que a tua temperatura está um bocado elevada eu tenho entre 25.5 e 26 graus, o teu PH está baixo deves por pelo menos uma pedra calcária para te elevar o PH a beira mar tem muitas mas para confirmares se a pedra é calcária é muito fácil metes vinagre em cima da pedra esperas 1 minuto e se houver efervescência é sinal que é calcária se não acontecer nada não é... Caso seja calcária cozes a pedra uns 30 minutos depois deixas a pedra em agua a noite toda no dia a seguir passas por agua corrente e já podes por no aqua, esta maneira é mais que suficiente para tratar da pedra não precisas de deixar 1 mês de molho ou cozer 5 vezes isso é desnecessário, claro que é a minha opinião tu é que sabes =) Atenção quando meteres a pedra calcária tens de ter em atenção se não te aumenta demais o PH, porque há pedras mais calcárias que outras e também tem a ver com o tamanho da pedra se meteres a pedra e for para o teu PH pretendido ok senão adicionas ou tiras conforme o caso... Já agora tu usas CO2 para as plantas? Vai dando noticias, cumpz Editado Novembro 18, 2009 por PauloAgra Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Novembro 19, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2009 Já reduzi a temperatura para os 25-26ºC. Descobri que tinha o termostato avariado...estava sempre s funcionar e não desligava... Por pouco não cozia a bicharada. Quanto ao pH não pretendia aumentá-lo muito. A água sai da torneira a 6.0 e para a fauna que pretendo se andasse nos 6.5 era ideal. Vou ver se arranjo conchas ou pedras calcárias e ir doseando a ver se o ponho a esse nível. A fauna anda bem dispostinha, sem intercorrências de momento Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Novembro 20, 2009 Share Publicado: Novembro 20, 2009 Já reduzi a temperatura para os 25-26ºC.Descobri que tinha o termostato avariado...estava sempre s funcionar e não desligava... Por pouco não cozia a bicharada. Quanto ao pH não pretendia aumentá-lo muito. A água sai da torneira a 6.0 e para a fauna que pretendo se andasse nos 6.5 era ideal. Vou ver se arranjo conchas ou pedras calcárias e ir doseando a ver se o ponho a esse nível. A fauna anda bem dispostinha, sem intercorrências de momento banana rock Cumprimentos Boas, eu no teu lugar não metia conchas, isso é para aquários de água salgada e não de água doce. Torna um aquário muito artificial na minha opinião, prefiro ver um aquário apenas com uns troncos, pedras e plantas fica mais natural e mais bonito Pois isso do PH já varia consoante a fauna... Bem se a fauna anda bem dispostinha está bem, não adicionaste mais peixes? Posta ai mais um videozito para ver como isso vai Fica bem, abraço... Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Novembro 20, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 20, 2009 (editado) Claro que não ia pôr as conchas à vista eheh. Daqui a nada estava a comprar um mergulhador e um baú tb eheh. A ideia era escondê-las dentro o aquário ou no filtro. A única razão para pensar em conchas é pela maior facilidade em dosear a subida de pH e GH pondo mais ou menos conchas, podendo até fazer a coisa em gramas até acertar a dose se as esmagasse. A fauna que tenho neste momento (de notar que a introdução foi progressiva com monitorzação cerrada dos níveis de amónia e nitratos e do comportamento dos bichos): 2 Corydoras aeneus albinas 2 Corydoras aeneus bronze 2 Otocinclus affinis 6 Paracheirodon innesi (neons) 4 Hemigrammus rhodostomus (nariz de bêbedo) Eles andam felizes da vida excepto 2 dos neons que vieram de uma loja onde nunca mais comprarei peixes (vinham com as barbatanas caudais "ratadas" certamente por estarem com peixes agressivos no mesmo aquário). A única perda que tive foi de um dos neons que já vinha quase sem cauda e com as escamas maltratadas banana rock Comem bastante bem e têm comportamentos expectáveis para a espécie. Agora preciso de dicas para plantas que substituam as vermelhas que tenho (estou cada vez mais convencido de que não são aquáticas) e para peixes de superficie. Estou a pensar na familia da Carnegiella strigata e similares (as machadinhas ou peixes borboleta) mas não sei se se darão com os que já tenho. Já que foi pedido estou a colocar novo vídeo no youtube cujo link ficará disponível aqui assim que termine o upload. ~ Cumprimentos! Editado Novembro 20, 2009 por nantespov Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Novembro 21, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2009 E aqui está ele: Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 Claro que não ia pôr as conchas à vista eheh. Daqui a nada estava a comprar um mergulhador e um baú tb eheh. A ideia era escondê-las dentro o aquário ou no filtro. A única razão para pensar em conchas é pela maior facilidade em dosear a subida de pH e GH pondo mais ou menos conchas, podendo até fazer a coisa em gramas até acertar a dose se as esmagasse. A fauna que tenho neste momento (de notar que a introdução foi progressiva com monitorzação cerrada dos níveis de amónia e nitratos e do comportamento dos bichos): 2 Corydoras aeneus albinas 2 Corydoras aeneus bronze 2 Otocinclus affinis 6 Paracheirodon innesi (neons) 4 Hemigrammus rhodostomus (nariz de bêbedo) Eles andam felizes da vida excepto 2 dos neons que vieram de uma loja onde nunca mais comprarei peixes (vinham com as barbatanas caudais "ratadas" certamente por estarem com peixes agressivos no mesmo aquário). A única perda que tive foi de um dos neons que já vinha quase sem cauda e com as escamas maltratadas Comem bastante bem e têm comportamentos expectáveis para a espécie. Agora preciso de dicas para plantas que substituam as vermelhas que tenho (estou cada vez mais convencido de que não são aquáticas) e para peixes de superficie. Estou a pensar na familia da Carnegiella strigata e similares (as machadinhas ou peixes borboleta) mas não sei se se darão com os que já tenho. Já que foi pedido estou a colocar novo vídeo no youtube cujo link ficará disponível aqui assim que termine o upload. ~ Cumprimentos! Então já que vais esconder as conchas está bem =) O teu aqua está muito fixe e os teus peixes cheios de vida, olha porque que compraste 4 bêbados e 6 neons azuis em vez de teres comprado todos da mesma família tipo 10 bêbados ou 10 neons? Sabes que são peixes de cardume e gostam de estar em grandes cardumes, eu pelo menos actualmente só tenho 7 mas só paro quando tiver 15 neons rosa, no teu caso bêbados ou neons azuis... E já agora isto tem a ver com gostos claro mas mesmo assim vou dar a minha opinião em vez de neons azuis compravas cardinais que são idênticos só que mais bonitos a risca vermelha vai até a cauda em vez de ficar a meio era uma ideia... Queres peixes de superfície? Esses peixes que estás a dizer são fixes mas 1 colisa macho e 2 fêmeas acho que ficavam melhor dão muita vida ao aqua, são peixes extremamente curiosos e são peixes de meio/superfície apesar de não serem só de superfície também lá passam bastante tempo, fica assim um estilo 2 em 1 =), e quanto a coridoras digo te já que existem coridoras com padrões muito bonitos pesquisa e vais ver =)... Olha se quiseres passas no meu tópico e podes opinar também queria ver as opiniões dos outros, ainda só tem um video mas depois eu postarei mais coisas deixo aqui em baixo o link... http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry865186 P.S também não critiques muito que não está como eu quero =) é pequenito mas depois comprarei um do genero do teu =) Cumpz Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Novembro 21, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2009 Só tenho esses porque não quero introduzir muitos peixes ao mesmo tempo, senão corro o risco de a amónia disparar. De qualquer maneira os cardumes são para aumentar Talvez introduzir uns neons rosa como os teus ou uns rasboras. Os colisa parecem-me uma alternativa viável de facto. Aguentam-se com pH baixo e água mole como a minha e além disso têm uma forma diferente dos restantes que tenho por cá. Vou ver se pelas lojas de cá se conseguem arranjar. Quanto ás corydoras, optei por estas uma vez que penso serem da mesma espécie com vista à procriação (o que sei que é dificil, mas não custa sonhar eheh). De qualquer maneira a população de gatos irá ser reforçada em breve, só não sei com que espécies. Cumprimentos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 Só tenho esses porque não quero introduzir muitos peixes ao mesmo tempo, senão corro o risco de a amónia disparar. De qualquer maneira os cardumes são para aumentar Talvez introduzir uns neons rosa como os teus ou uns rasboras. Os colisa parecem-me uma alternativa viável de facto. Aguentam-se com pH baixo e água mole como a minha e além disso têm uma forma diferente dos restantes que tenho por cá. Vou ver se pelas lojas de cá se conseguem arranjar. Quanto ás corydoras, optei por estas uma vez que penso serem da mesma espécie com vista à procriação (o que sei que é dificil, mas não custa sonhar eheh). De qualquer maneira a população de gatos irá ser reforçada em breve, só não sei com que espécies. :D Cumprimentos. Mas se tu introduziste 4 bêbados e 6 neons, mais valia teres metido 10 de uma só espécie não sei digo eu... No teu lugar não metia assim muitos cardumes fica muito confuso o aquário decidia me antes por uma só espécie, já que tu tens duas metia só essas duas em grande escala assim tipo uns 20 de cada penso que tens aquário para isso, claro que tem de ser aos poucos, porque os peixes de cardume a nadar todos juntinhos é uma coisa realmente bonita de se ver... Agora imagina assim 30 bêbados de um lado para o outro todos juntinhos, era lindo (quando eu tiver o meu aquário maior vai ter de ser) como o meu é pequenito fico me por 11 neons no máximo dos máximos e já a esticar me um bocadito, mas já me decidi com o que tenho agora vai ser tipo 11 neons rosa, aí umas 4 corys (todas diferentes sem incluir albinas ou bronzes), 3 camarões madeira, 2 ottos e 1 ou 2 limpadores de algas siameses e já está muito peixe, claro que no teu aquário já tens mais opção de escolha... Quanto as colisas aqui no norte estão aos montes nas lojas =) Cumpz e vai dando noticias do teu aqua =) Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Novembro 21, 2009 Share Publicado: Novembro 21, 2009 Só tenho esses porque não quero introduzir muitos peixes ao mesmo tempo, senão corro o risco de a amónia disparar. De qualquer maneira os cardumes são para aumentar Talvez introduzir uns neons rosa como os teus ou uns rasboras. Os colisa parecem-me uma alternativa viável de facto. Aguentam-se com pH baixo e água mole como a minha e além disso têm uma forma diferente dos restantes que tenho por cá. Vou ver se pelas lojas de cá se conseguem arranjar. Quanto ás corydoras, optei por estas uma vez que penso serem da mesma espécie com vista à procriação (o que sei que é dificil, mas não custa sonhar eheh). De qualquer maneira a população de gatos irá ser reforçada em breve, só não sei com que espécies. :D Cumprimentos. Estive agora a pensar essas plantas vermelhas podem até ser aquáticas mas estive a ver e tu tens 0,5W por litro e isso para teres plantas assim com umas cores mais berrantes não sei se dá, porque tanto quanto sei, plantas com cores berrantes regra geral precisam de pelo menos 1W por litro, ou seja tu não podes por as plantas que te der na cabeça tens de meter conforme a luz que tens, o CO2 não adianta de muito se não tiveres luz suficiente, com essa luz tens de meter plantas mais para os verdes e mesmo assim tens de te informar quais podes por, fazes assim quando fores comprar perguntas ao homem da loja por plantas para 0,5W por litro e ele se perceber minimamente aconselha-te as plantas certas ou então se quiseres jogar pelo seguro vê na net as plantas apropriadas para a tua luz em antes de comprares, senão não vão vingar no teu aqua, logo além de estares a matar plantas e a teres trabalho a mexer sempre no aqua que é mau pois provoca stress nos peixes estás a gastar dinheiro em vão portanto pesquisa muito bem antes de comprar, eu pelo menos antes de comprar faço sempre uma pesquisa para ver se dá... E mais uma atenção antes de meteres peixes para dentro do teu aqua não vejas só os parâmetros da água, procura também saber se são compatíveis com os que já tens dentro do aqua, principalmente neons que são um verdadeiro petisco para escalares ou então coridoras outro petisco para o botia zebra e muitos outros peixes claro só dei exemplos, senão tiveres atenção a isso tens um espectáculo de carnificina no teu aqua levando a mortes sucessivas sem necessidade, consegues isso com facilidade um pouco de Google e vais ver que não te arrependes =) Cumpz e boa sorte... Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Novembro 23, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 23, 2009 Boas. A luz no meu aquário é um problema para resolver a médio prazo, uma vez que não estou a ver uma solução que não me deixe o aquário destapado. Era facilmente resoluvel comprando uma calha igual à que cá tenho da aquatlantis e ja ficava com 180W que seria mais que suficiente. Quanto aos peixes tenho feito pesquisa ais que afincada no google, no fishprofiles, na fishbase, no aquahobby e aqui no fórum e só ponho mesmo peixes que previsivelmente serão compatíveis. Mesmo os colisas, segundo li, podem tornar-se algo agressivos e territoriais na altura do acasalamento. Cumprimentos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Novembro 23, 2009 Share Publicado: Novembro 23, 2009 Boas. A luz no meu aquário é um problema para resolver a médio prazo, uma vez que não estou a ver uma solução que não me deixe o aquário destapado. Era facilmente resoluvel comprando uma calha igual à que cá tenho da aquatlantis e ja ficava com 180W que seria mais que suficiente. Quanto aos peixes tenho feito pesquisa ais que afincada no google, no fishprofiles, na fishbase, no aquahobby e aqui no fórum e só ponho mesmo peixes que previsivelmente serão compatíveis. Mesmo os colisas, segundo li, podem tornar-se algo agressivos e territoriais na altura do acasalamento. Cumprimentos. Boas, Quanto a luz não era mais que suficiente, era o mínimo recomendado para certas plantas =) Quanto a pesquisa para os peixes, ainda bem que assim é =) Isso é verdade, mas ficam agressivos entre si, nunca ouvi ou li relatos que uma colisa matou um peixe =O Cumpz Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Dezembro 3, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 3, 2009 Boas. Após a infelicidade de me ter morrido um Colisa macho que comprei (morreu passadas poucas horas, penso que já viria doente da loja), penso agora ter 3 Colis saudáveis, 1 macho (do qual fica a foto) e 2 fêmeas. Estes já andam todos contentes no aqua e até me vêm comer à mão eheh Os parãmetros do aqua mantêm-se estáveis sem grandes supresas até agora. Retirei entretanto as plantas verdes e vermelhas que definitivamente não eram aquáticas e tinham folhas a apodrecer todos os dias. Agora procuro plantas para substituir essas que retirei. Fica então a foto do macho (peço desculpa pelo reflexo mas não tenho engenho para melhor eheh) Cumprimentos! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Dezembro 4, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2009 E mais um vídeo dos habitantes novos Cumprimentos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 muito bonita a colisa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 E mais um vídeo dos habitantes novos Cumprimentos. Boas nantespov, pensei que tinhas emigrado! Nunca mais destes noticias =O Já vi que seguiste o meu conselho acerca das colisas =) Acho que fizeste muito bem =) fica bem, cumpz Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Morreu-te um peixe pouco tempo depois de comprares? Vou deixar umas dicas, não sei se já as sabes, mas nunca é demais repetir: 1º Antes de comprar peixes, vê o seu estado de saúde: peixes parados, pouco activos, que apresentem algum problema nas escamas, muito magros ou muito gordos, não se devem comprar. Se houver peixes mortos ou visivelmente doentes no aquário, não comprar nenhum peixe desse aquário. Perguntar há quanto tempo estão na loja e quais os parâmetros da água. 2º O transporte deve ser cuidado e não deve ser muito demorado. Se andares com os peixes no carro, evitar ao máximo travagens bruscas, buracos e tudo o que possa fazer chocalhar a água. 3º Colocar o saco com o peixe dentro do aquário, durante 15 minutos. Depois, colocar duas chávenas de água da água do aquário dentro do saco e aguardar mais 15 minutos. Só depois, retirar o peixe do saco e meter no aquário. Nunca meter a água que veio no saco dentro do aquário. 4º Apagar a luz do aquário. Os peixes novos costumam estar stressados, desta forma podem relaxar mais facilmente Ah e antes de comprares peixes novos, faz uma TPA, de forma a que tenhas a água nas melhores condições possíveis. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Obrigado pelas dicas. Em termos de transporte, aclimatação (durante mais de 1 hora e com as luzes desligadas) e TPA foi tudo feito O peixe pareceu-me bastante saudável quando o comprei e na loja onde fui é muito raro ver peixes mortos nos aquários, parecem-me bastante cuidadosos. Mesmo depois de morto não consegui identificar sinal nenhum de doença... A fêmea que veio juntamente com ele está bem e recomenda-se. Continuo sem saber bem o que se passou. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Janeiro 9, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 9, 2010 Depois de um período de ausência retorno para dar conta de um novo habitante do aqua. Um bonito Ramirezi que penso ser macho. Entrou ontem e parece estar a ambientar-se bem. Já come de forma bastante voraz eheh. Fica aqui uma foto dos machos do aquário eheh Cumprimentos. (Está um pouco desfocada mas penso que dá para perceber) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AntonioPedroPinto Publicado: Janeiro 11, 2010 Share Publicado: Janeiro 11, 2010 Realmente o ramirezi é um macho. Por outro lado acho que tens uma planta de terrário no teu aquário, a que está do lado esquerdo com tons vermelhos. Essa planta até se aguenta mas é de terrário a não ser que esteja muito enganado. Esses machos são realmente muito bonitos mas o ramirezi ainda vai ganhar cor. Boa sorte Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nantespov Publicado: Janeiro 11, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 11, 2010 Também gosto bastante das cores do bicho. A planta realmente cada vez me convence menos que seja aquática... Não está a evoluir e vai perdendo folhas a pouco e pouco... Qualquer dia lá terá que sair. Cumprimentos e obrigado pela chamada de atenção. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts