Os meus primeiros passos

nantespov

Recommended Posts

Boas.

Iniciei-me agora neste cativante mundo da aquariofilia e queria compartilhar convosco a minha primeira tentativa em montar um aqua minimamente decente.

Agradecem-se ideias, comentários e críticas.

É normal que haja muitos erros de montagem, por isso sejam meigos eheh.

AQUARIO:

Aquatlantis ambiance 101

101x41x50 cm; 180L

FILTRO:

Externo, Fluval 305, 1000L/h

Como massas tenho:

Ceramicas Fluval biomax

Fibras também da fluval para filtração mecânica fina

Filtração mecânica grosseira com esponjas já incluídas no filtro

O filtro trazia carvão activado que removi.

SUBSTRATO:

Fértil , coberto de areão grosseiro

Não me recordo da marca.

ILUMINAÇÂO

2x COLOR 45W com 895mm da aquatlantis

TERMOSTATO:

200w

HARDSCAPE:

Pedra de quartzo encontrada por aí

Pedra que suponho ser vulcânica e tronco comprados

FLORA:

As que reconheço:

1 Anubias nana (penso que seja a que está no tronco)

1 Anubias de dimensões maiores (presa a uma pedra logo acima do areão) (talvez uma barteri?)

Elódeas várias em background

Parâmetros da água (em principio é claro)

Temp: 26ºC

ph 6.5

NO3 5 (ou inferior)

NH4 0,4 ppm

Nas fitas de teste da JBL que comprei a GH e a KH dão-me muito baixas, mas não tenho a certeza se estarão a funcionar correctamente...

O aqua tem quase 2 semanas de existência com acréscimos progressivos de flora e de elementos decorativos.

Agora aguardo ansiosamente que chegue o momento de colocar lá um bocadinho de fauna, isto para além de um caracolito que por lá tenho a que tirarei foto assim que conseguir.

Ficam agora as fotos da montagem (tiradas pelo telemovel, pelo que a qualidade deixa a desejar):

Vista geral:

gallery_41281_1836_566323.jpg

Algumas "macros" da flora

gallery_41281_1836_619098.jpg

gallery_41281_1836_548237.jpg

gallery_41281_1836_36042.jpg

gallery_41281_1836_198691.jpg

Já agora em termos de fauna o que recomendam e quando poderei introduzi-la?

Será que já posso arranjar duas Corys para facilitar o ciclo?

Em termos de plantas estas parecem-vos apropriadas ou nem por isso (a compra foi feita mais por preferência que por conhecimento...)

Grato pela atenção.

Editado por nantespov
777_729.png
Partilhar nas redes sociais

• Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tenho a dizer uma coisa: estou verdadeiramente impressionado! Não acredito que seja o teu primeiro aquário. Tenho-te a dizer que está muito mais bem conseuido que muitos com muito mais tempo de experiência. Ainda por cima montaste sem a ajuda do pessoal daqui (não sei se tiveste ajuda de algum conhecido). QUanto à montagem, não vejo assim nada de errado no aquário. Parece-me tudo bem à primeira vista. Só não metia o termómetro no vidro da frente. Metia-o num dos vidros de lado, o oposto do termostato, mais escondido. De resto, acho que está tudo bem. Os próprios equipamentos parecem-me ser bons. Só não sei se a luz dará para tanta planta, pois tens apenas o mínimo aconelhável, mas como de plantas não percebo nada, não te sei dizer se é suficiente ou não.

Fizeste o tratamento das pedras e do tronco antes de os inserir?

Como tens estado a fazer o ciclo de azoto? Tens colocado comida todos os dias?

Deixa o aquário mais uma semanita e depois podes começar a meter as corydoras. AJudam sim. Mas têm que ir poucas de cada vez....

Parabéns pelo aquário. Está realmente muito bonito.

Muito grato pelos elogios ;)

Fi-lo sem ajuda de alguém experiente, pelo menos em presença física, uma vez que estive atento aos exemplos da malta aqui do forum e tentei adapta-los à realidade do que podia comprar/arranjar por aqui.

Ainda há muitos pormenores que me escapam, falha que espero ir colmatando a pouco e pouco.

Respondendo às perguntas:

As pedras fervi bastante tempo em água e escovei na medida do possível.

O tronco foi menos bem processado, fruto da ansiedade de o colocar no aqua :drool3:, de facto só esteve 2 dias em água para lavar e perder alguma côr.

O ciclo tenho feito como recomendado: comida todo os dias e tenho posto também bactérias (ainda que pelos vistos seja algo discutível).

A iluminação penso que de facto é algo fraca, mas logo se verá...

Mais uma vez obrigado pela resposta ao tópico.

Aguardo ainda alguma alma caridosa que me ajude a identificar as plantas e suas necessidades. (será o substrato fértil suficiente?)

Editado por nantespov
777_729.png

Mais um dia, mais questões levantadas.

Neste momento tenho o pH do aqua entre os 6.3 e 6.5.

No entanto na torneira a água sai com pH de 7.2.

O que me estará a baixar isto? Será o tronco que pus? Valerá a pena retirá-lo e tratá-lo convenientemente?

Poderá ser um problema de KH? Às tantas as tiras não estão estragadas e a água tem de facto uma dureza ridícula :alberteinstein:, de qualquer maneira tenho que arranjar um teste mais fiável.

Os valores de NO3 estão entre 5 e 10 ppm e a amónia está estável em 0,4 ppm.

Fiz uma TPA de pequeno volume ontem, fundamentalmente para aspirar e limpar os filtros mecânicos e não houve alteração do pH com a nova água introduzida.

Agradeço desde já as vossas respostas.

Editado por nantespov
777_729.png

O tronco faz descer um pouco o pH. No entanto, não é por estar bem ou mal tratado. É mesmo assim.

O kH regula o pH. Quanto mais alto, mais difícil é mexer no pH e por norma torna o pH mais alto. O facto de teres o kH baixo também contribui para que o pH se mantenha baixo.

A única forma natural para aumentar o pH, é a introdução de pedras calcárias e de conchas. No entanto, tem cuidado. É preciso ires monitorando constantemente o pH, de forma a veres as variações. O pH alto ou baixo não é grave. Grave são as variações de pH. É isso que tens que ter mais cuidado.

É normal que com uma pequena TPA não alteres o pH. Não faças TPAs antes de começares a meter os peixes, nem limpes os filtros. Isso atrasa um pouco mais o ciclo. Aspira só antes de introduzires os peixes.

Digamos que não foi bem uma TPA intencional eheh

Tive mesmo que limpar os filtros, porque não fiz a plantação desde o inicio e cada vez que plantei novos especimens levantei muito substrato que ficou em suspensão.

Apenas "sacudi" os filtros mecânicos em água do aquário.

De qualquer maneira vou ver se arranjo um teste de KH e de GH e ponho aqui os valores.

777_729.png

Tens aí um aqua, muito lindo...

Quanto ao pH é normal baixar devido ao tronco e plantas.

Agora depende dos peixes que queres ter. Se preferes neons, discus, escalares, etc... (peixes de águas ácidas), deixa estar o pH assim. Por outro lado, se queres optar por peixes de águas neutras/alcalinas, como já te foi referido, terás de inserir algo calcário. Tens aqui um Exemplo

De facto acho que vou ter que pensar em peixes de meios ácidos. No entanto continuo curioso para descobrir os meus valores de GH e KH, o que pode obrigar-me a intervir nesse aspecto. Nem que sej para adicionar alguma capacidade de tampão para o variar não variar como louco.

Já agora: as conchas ou material calcário são vendidas normalmente nas lojas de aquas? Ainda não dei por eles :alberteinstein:

Nova imagem já com uma máquina decente (ainda que o fotógrafo seja o mesmo :smile2:)

gallery_41281_1836_1329477.jpg

Editado por nantespov
777_729.png

Não compres conchas ou pedras calcárias. Isso é o que não falta por aí...Desloca-te a uma praia (intencionalmente ou por opoartunidade) e apanha umas conchas e pedras. Da praia, quase de certeza absoluta que são calcárias. Ainda assim, relembro para teres muito cuidado com as variações de pH. Enquanto andares a fazeres testes (que devem durar algum tempo, de forma a teres a certeza absoluta dos valores), não coloques peixes. VOu-te dar um exemplo que aconteceu comigo. Há uns tempos experimentei colocar CO2 no meu aquário. Ora, como eu sabia que o CO2 baixava o pH, coloquei conchas no filtro para aumentar. Passados uns dias, a minha estrela do aquário, uma molly velífera lindíssima, morreu. Quando fui medir o pH, estava a 8,5...Foi mortal. Não só o pH alto, mas sobretudo o facto de ter aumentado tanto em tão pouco tempo (tinha um pH de cerca de 6.:alberteinstein:

Esse pH mais ácido do teu aquário, terá a ver não só com tronco e plantas, mas penso que também por causa da pedra de quartzo que aí tens.. o quartzo é composto por sílica, e isso diminui o pH.

Para conseguires ter um pH estável, ou seja, teres o tal "efeito tampão" terá que haver um aumento de kH.

Mas realmente tens aí um aquário todo jeitoso!

Parabéns :character0050:

que sorte, começar logo com 180l! eu tb sou um novato nestas andanças, mas acho que devias pensar num layout mais organizado:

normalmente, por exemplo na fotografia ou na pintura, usa-se muito a organização com linhas de força em um ou mais triângulos. devias pensar nisso porque ias ganhar profundidade, muita profundidade, mesmo só com mais um elemento mais atrás. 3 grupos com dimensão suficiente para vermos o triângulo nas suas linhas de força. outra coisa seria não teres medo de encostar aos vidros e quebrar assim a ideia de margens rígidas. e por último criar um desnível a subir para trás ou para um dos lados, o que também ajuda a dar profundidade e volume ao conjunto.

não leves a mal, são só ideias! tenho a certeza que com o tempo vais construir as tuas da melhor maneira. força nisso porque a recompensa vai ser saborosa, em sentido figurado claro ;)

É claro que não levo a mal!

Começar com 180 L foi mesmo opção, já que ao que parece em termos de valores da água são mais fáceis de equilibrar.

Na realidade não estou completamente satisfeito com o layout, mas a minha imaginação não dá para muito mais eheh.

Pensei de inicio em fazer desníveis mas não tinha areão suficiente e ficou assim.

Mas estou a pensar em comprar mais areão, até mesmo porque há locais onde a camada por cima do substrato fértil é fininha.

Estou aberto a quaisquer sugestões que possam ter e aceito-as de bom grado ;)

Já agora, finalmente arranjei um teste de GH e KH, bem como um de pH mais alargado (quem compra barato compra a dobrar :P)

Confirma-se mesmo um KH baixo como suspeitava.

Então de valores temos:

pH - 6.0

KH - 20 mg/L ou 1.12 dH

GH - 20 a 30 mg/L o 1.4 dH

NH4 - 0.2 ppm (a descer)

NO3 - 5 a 10 ppm (rosa dificil de distinguir :P)

Hoje adicionei também Sera Florena para as plantas, uma vez que estão a ficar com as pontas amarelas e tenho medo que seja por falta de micronutrientes. Espero nõ ter um boom de algas :P

Sendo assim, com esta dureza carbonatada baixa será melhor adicionar um tampão como bicarbonato? Ou será mesmo melhor ir à procura de conchas? Ou será melhor estar quieto e não me pôr a inventar? eheh

E já agora (que não pago mais por isso) será que posso começar a pensar em colocar no aqua uns camarõezitos para animar a coisa e começarem a limpar as plantas?

Editado por nantespov
777_729.png

Olá,

Só queria chamar atenção para o facto de me parecer ver aí plantas que não são aquáticas....

Verde com rebordo vermelho do lado esquerdo e as outras coras por baixo e verde por cima (folhas).

É possível que não sejam, mas é das tais coisas... quem não sabe é como quem não vê... foram-me vendidas como tal.

De qualquer modo as segundas que mencionaste estão a lançar pequenos "rizomas" (se se podem chamar assim) em direcção ao substrato. Se vir que não se aguentam terei mesmo que as retirar... e aprender com o erro ;)

777_729.png

O 'problema' que pode surgir caso não sejam é o apodrecimento da planta o que irá degradar a qualidade da água.... o que a meu ver é sempre de evitar....

Ok, obrigado pela chamada de atenção.

Vou estar atento nos próximos dias e se vir sinais de inviabilidade vou mesmo retirar as ditas plantas.

Ainda assim queria algum elemento de vermelho no aquário. Alguma sugestão?

777_729.png

Como podes afirmar tal coisa? Isso é uma tremenda mentira, as plantas não apodrecem em 24 horas....

Bem agora já depende da espécie???

Quando afirmamos algo devemos ter em conta o que estamos afirmar.

Diz-me lá se souberes qual o nome desta planta

gallery_41281_1836_548237.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!