Recommended Posts

Publicado:

ok, roger ainda bem que posso servir de inspiração, é um belo incentivo para continuar!

crush: tens toda a razão, mas as algas eram tantas que eu tentei quimicamente controlar a praga até perceber como as posso evitar, sem ficar com o aqua irremediavelmente comprometido. são tantas a morrer que todos os dias fico com o fundo cheio delas :music_singguitar:

claro que sem resolver o problema nascem novas para ocupar o espaço desocupado, mas sempre ficou mais controlado...

estive a ler os tópicos, mas não tenho experiência e faz-me alguma confusão, e depois a fertilização ainda mais, assim sendo acho que vou precisar de alguma ajuda!

amanhã vou comprar os testes de no3 e po4 e mais umas plantas (por agora só tenho o de pH) e depois posto os resultados e novas fotos para ver se alguém me pode ajudar.

já agora, há mais algum teste que deva comprar? e quanto aos fertilizantes, quais são os essenciais para comprar nesta altura e que vá usar com toda a certeza (se houver alguma sugestão quanto a marcas/produtos agradecia também)?

obrigado pela ajuda, eu por agora só vejo siglas malucas e calculos estranhos, e penso que só a prática (vossa e depois a minha) me poderão verdadeiramente abrir os olhos...

Publicado:

setup actualizado e resultados dos testes:

aqua: 60x40x40 96litros brutos

harscape: xistos, basaltos, areia de filtro, e tronco pequeno

aquecimento: 100w

temperatura: 26/27º

luz: 4xt5 14w 6400k no total de 56w ligadas 12horas por dia

filtro: diy por gravidade com +-300l/h (perlon+sera biopur)

c02: garrafada caseira

tpa's: 15 / 20% uma vez por semana (mais ou menos)

fauna:

-2 cory albinas + 1 cory aeneus

-2 bótias yo-yo

-1 ampulária

-3 tetra serpae +3 tetra bentosi

-8 neon innesi

-4 nariz bêbado

-5 barbos tigre +2 barbos tigre verdes

flora:

-musgo de java

-elódea

-cabomba caroliniana

-cryptocoryne wendtii (?)

-echinodorus bleheri (?)

-anubia

-valisneria

-uns pés de jibóia (só a raiz imersa)

testes à água(todos da sera)

-pH: 7,1/7,2

-NO3: 0 / 0,2 mg/l (algures entre isto, não dá para ver bem mas está ligeiramente mais escuro que o zero acho eu)

-PO4: 0,1 mg/l

gallery_38787_1835_118805.jpg

gallery_38787_1835_138434.jpg

gallery_38787_1835_52188.jpg

dou comida 2 vezes por dia que logo desaparece (os barbos são extremamente vorazes) e sei que o aqua está claramente super-povoado, mas somos 2 e é difícil resistir :P ; a água está límpida e não apresenta matéria em suspensão;

as algas são mais que muitas e os resultados dos testes parecem-me indicar uma clara falta de nutrientes, mas as plantas antes de aparecerem as algas estavam a crescer razoavelmente bem. os peixes, depois de debelado o íctio, também me parecem todos saudáveis e vigorosos...

gallery_38787_1835_69957.jpg

com esta actualização espero que seja possível alguém me ajudar a debelar a crise de algas (tenho umas verdes sempre a aparecer nos vidros, umas que parecem lama castanha nas folhas, uns pouquinhos de greenspot e uns fios castanhos em algumas plantas variadas)...

como devo proceder???

ps: as imagens estão muito fraquinhas mas foi o que se pôde arranjar, ainda mais com os problemas que tenho recentemente no photoshop..

Publicado:

Reduz na comida (isto é o mais importante) e adiciona uns caracóis (ampulárias ou planorbis) ao aquário

isto vai fazer reduzir as algas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!