Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas tenho um trio de escalares (Altums peruensis) desde há 15 dias no meu comunitário amazónico (300 l brutos). Um deles teve probelmas de adaptação mas está a arrebitar ( ver tópico associado). Os outros dois pregram-me esta surpresa hoje:

2009_11060003.jpg

2009_11060004.jpg

2009_11060005.jpg

2009_11060006.jpg

E esta , heim !

Sei que isto não é novidade para muitos mas para mim é a primeira vez que tenho uma postura. E agora o que fazer ?

A culpa é do Vasconcelos, claro :smile2: !

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado:

Fizeste-os agora atura-os!

Bem, agora a sério, não há muito a fazer... que mais malta é que há no aqua?

O aqua parece ter muitas plantas, por isso pode ser que seja uma vantagem para os minis.

O que deves fazer no imediato é manter sempre uma luz acessa.

O resto depende do $$$ e da tua disponibilidade.

PauloA :smile2:

Publicado:

Se pretendes vingar a postura, o meu conselho é que trates de montar um aquário maternidade, com um filtro de esponja, e vai desde já preparando o estaminé para a artémia salina recém- eclodida. Mal os pequenos realizem que têm fome... Caso precises de alguma ajuda mais em particular, estás á vontade, tb sou de Gaia, e criações de Escalares para mim, enfim... sem comentários!!

Abraço, Francisco.

Publicado:

Mas os ovos estão no lily pipe de aspiração . Não é fácil retirá-lo. Ao nascerem serão sugados para o filtro ? Não tenho outro aqua com as mesmas características de água assim de um momento para o outro. O comunitário contem apistos, ramirezi, neon, aspidoras, tanichtys, ancistrus e otocicnclus.

O problema será mesmo a disponibilidade pois passo muito tempo fora de casa e não devo ter tempo para fazer comida viva...

Publicado:

A questão da tua disponibilidade é relativa... devo dizer-te que a minha ultima criação (se calhar a de maior taxa de sucesso) foi habituada a ser alimentada tal qual os adultos dos comunitários ou seja de manhã antes de ir trabalhar e ao fim do dia, e olha que não me morreram á fome! É tudo uma questão de hábito. Sinceramente, eu tentava vingar essa postura, estou disponível para te ajudar, caso precises, inclusivamente, se não tens o material necessário, e não queres dispender do teu orçamento, até pode ser que te consiga emprestar o que acho ser fundamental para teres sucesso.

Publicado: (editado)

Muito obrigado fguedes

Tenho um aquário de 120 litros a funcionar com um tronco e algums plantas. Ainda lá estão guppies e espadas juvenis e um SAE. Tem dois filtros : um interno de 440 l/h na biobox ( Hydor) e um externo de 400 l/h ( Eheim Classic 2213). Tem um termostato jagger de 100 w e calha com 3 x 39 w (ou em alternativa tampa adaptada para 2 x 39 w). O problema é que o substrato que lá está tem 3,5 anos e a a água teima em estar com pH = 7,5-8!

O que é que precisaria em concreto ?

Editado por Neon Tetra

Publicado: (editado)

Para essa postura vingar vai ser dificil, a menos que contes 48h desde à hora exacta da postura e depois fiques alerta e apanhes os minis e troques para outro aqua sem mais peixes.

Eu, se fosse a ti, concentrava-me mais no que é que vou fazer com as próximas posturas.

Esta é melhor esqueceres (esquecer é forma de dizer...) e não perderes mais tempo com ela.

Considera-a perdida e começa a trabalhar já para a próxima (obviamente se as quiseres vingar...) pois daqui a uma ou duas semanas haverá outra postura.

Quanto a material, qualquer aqua serve, se for um cubo de 50, melhor, sem areão, com filtro de esponja ou com esponja na entrada dos filtros, com aquecedor e luz.

PauloA :smile2:

PS: quanto ao PH eu não preocupava demais. Qual o ph do aqua principal?

Editado por alfapa
Publicado:

Objectivamente, a meu ver, precisas de:

1 Aquário vazio, sem fundo/plantas ou outros quaisquer habitantes. ( enches com água do aqua onde estão os ovos).

1 filtro de esponja indespensável ou os alevins são literalmente sugados pela aspiração de outro qq filtro.

Um sistema de fazer eclodir a artémia salina ( basicamente uma bomba de ar, 2 garrafas de coca- cola, e tubos de 3mm para oxigenação)

Ovos de Artémia, claro...

Termostato para aquecimento da água.

Mais uma vez, ponho-te á vontade, passas aqui por casa e terei todo o gosto em te ajudar, até te empresto aquário, filtro, e o dito sistema de eclodir artémia. Neste momento não estou a precisar pois os meus pequenotes já comem comida seca e já não precisam do filtro de esponja. Se precisares liga- me para o 919060266 ou 223700524.

Abraço, Francisco.

Publicado:

Perfeitamente de acordo com o Paulo, de 15 em 15 dias terás novas surpresas, agora em relação a esta postura , se foi hoje, e se o macho fez o seu papel ( fertilizou os ovos) ainda vais muito a tempo, pois só daqui a 2, 3 dias é os alevins começam a rabiar, e depois só depois de mais 2 a 4 dias é que começam a nadar e aí sim há que ter a artémia pronta para a 1ª refeição. Agora prepara-te pois os progenitores vão se tornar extremamenter agressivos para com os outros peixes na defesa dos ovos.

Publicado:

Enviei MP.

Entao a culpa e minha, que maravilha, o amigo tem e muita sorte, e ajudou a sorte tambem, porque senao nao criavam.

Vou mandar vir mais, ficou-me com os ultimos, que afinal eram os melhores.

Depois conversamos melhor, mas ja tem ai pessoal a dar bons conselhos.

GRANDE ABRACO.

Publicado:

Bom, eu nunca criei escalares, criei kribensis, não sei se tem muito a ver ou não, mas eu nunca fiz nada disso que dizem.. nunca os tirei do aquário, nem nunca dei artémia.. para dizer a verdade nunca fiz nada.. lool deixei as coisas correrem, e vingavam sempre imensos!! Apenas tinham a sua toca e pronto.. tds os meses tinha dezenas de kribensis..

Publicado:

Também acontece, também já tive criações de tetras imperadores que não fiz absolutamente nada até um dia qd observava o aquário vejo 1, 2 , 3, 8, 10 peixes que eu não conhecia. É a natureza... pura e dura.

Publicado:

Obrigado pela disponibilidade fguedese vasconcelos.

Desculpem a ignorância mas não sei bem o que é um filtro de esponja. É daqueles que se vêm nos aquas de discus ? Poderei por esponja nas zonas de admissão do meu filtro interno ou no tubo de aspiração do 2213 ?

Posso esvaziar o meu aqua de 120 L e enchê-lo com água do outro aqua, mas não garanto que estabilize o pH pois o aqua de 300 L tem sempre difusão de CO2 ( e tinha Humus da prodac que tem alguma turfa, acho eu).

Neste água tenho também UV 12 horas/dia. No outro áqua não é preciso azul de metileno (anti-fungos?) ou bomba de ar para oxigenar os ovos nesta fase ?

Existe uma comida líquida da JBL que pode substituir a artémia eclodida ?

Tenho receio que os ovos não durem até eu ter as coisas prontas e poderão até ser comidos por outros peixes ou pelos os camarões amano durante a noite.

Publicado:

ai,ai,ai...

Assim é complicado...

os ovos não vão ser comidos pois os pais vão montar guarda 24 horas por dia.

O JBL Fluid funciona, a meu ver, como recurso. Até pode ser aconselhável para as primeiras refeições mas não para uma alimentação contínua durante dias, semanas.

O filtro de esponja é de facto o filtro que se usa também para as criações de discus ( é exatamente a mesma coisa).

Não te preocupes com a água (desde que seja do aquário donde tiras os ovos/alevins), e desde que faças tpas regulares para compensar a pouca oxigenação que é dada pelo filtro de esponja. Os Escalares são peixes muito resistentes não precisam de grandes apaparicos desde que lhes dês o básico e essencial. Quanto ao Azul de metileno, eu pessoalmente nunca usei, mas isso sou eu, não serve de referência, ou serve, fica ao critério... e mais não digo...

Publicado:

Claro que serve de referência. Se não tinhas tido o sucesso que tens tido na criação de escalares.

Não quero complicar as coisas. Tenho duas hipóteses: o levo o lilypipe para o aqua de 120 l ou espero que nasçam as crias e tranfiro-as para o outro aqua ( o que deve ser díficil...).

Em relação ao sistema de eclodir artemia lembro-me que já vi um video que o José Garcia tinha no blog dele com uma garrafa cortada ao meio e uma boma de ar. Posso tentar fazer um. Até já cheguei a comprar uma vez artémia da sera para eclodir mas nunca cheguei a experimentar.

Tenho que arranjar então um desses filtros. O relógio vai avançando ....e logo neste fim-de-semana que estou a trabalhar...

Pode ser só sorte de principiante mas.... na verdade..já vi que isto ainda nem começou...

Publicado:

meu caro...

já me ofereci para te ajudar, sou teu vizinho e de facto até já tenho alguma experiência na criação de Escalares. Conforme te disse, por texto é um pouco complicado tentar explicar aquilo que eu acho, que tens a fazer, de qualquer forma, tás sempre a tempo! O que eu acho,e sublinho o que disse o Vasconcelos (penso ser quem te vendeu os Peruensis e que está á frente da antiga Biomaris), tiveste sorte, muita sorte em conseguir logo um casal num grupo de 3 exemplares, daí a minha natural disponibilidade para te querer ajudar pois são uns peixes magníficos, não fosse eu um fervoroso amante dos Escalares!

Abraço, Francisco!

Publicado:

Conseguir a reprodução de peruensis não é nada fácil e pode ser uma mais valia muito grande preservar esse casal, estamos a falar de “verdadeiros escalares”, sem demérito para os outros, mas eu sou um amante da natureza 100% natural ( que frase...) não manipulada..., por isso se tens ai um vizinho ( Fguedes) se me permites e dada a disponibilidade dele, aproveita.

Muito boa sorte, fico a torcer para que esse casal se não for nesta postura, mas noutras te /nos encham de alegria.

Publicado:

Já tinha andado a investigar e acabei por decidir transformar o meu aqua de 120 l em maternidade. Também estive a aprender a fazer ecolodir artémia e pelo menos em teoria já sei os passos todos. Já tinha uma ideia de como recolher os ovos do tubo....E aventura estava prestes a começar... :character0050:

Mas, hoje estive todo o dia a trabalhar e cheguei a casa depois das 21 h e quando fui ver o aquário nem queria acreditar...os ovos tinham simplesmente desaparecido :thumbup3: .

Os pais não devem ter conseguido montar guarda e os ovos acabaram por ser comidos....

Resta -me agradecer ao Francisco ( fguedes) a paciência que teve para me receber e me explicar esta história toda de criar escalares.

Vamos lá ver se houver próxima postura se as coisas correm melhor...ou se a viagem acaba antes sequer do barco ter deixado a doca seca...

Obrigado a todos os outros pelos conselhos.

Se calhar vou ter de levar o casal para o aquário de 120 L, por-lhes uma música romântica e acender-lhes uma velas.. :) e quando eles tiverem feito uma postura retiro-os novamente para o aqua grande...e claro que vou precisar da vossa ajuda.

Cumps

Publicado:

boas amigo, desde ja os meus parabens pelo belo casal.

tenho neste momento 3 casais iguais a criar com algum sucesso, mas é algo que requer muita paciencia pois são peixes q se assustam muito facilmente e comem muitas posturas.

a opção de retirar os ovos dos pais é sempre viavel e bastante rentavel, mas ve-los a cuidar dos filhos é algo de fantastico pois são muito mais protectores q os normais.

atençao q em 80% dos casos são as femeas q comem a postura, e caso consigas mante-los com os pais atenção pq assim que o macho quiser procriar de novo irá começar a comer os filhos, mas enquanto ovos e depois alevinos o macho será o mais protector e pode até afastar a femea.

abraço

David Carlos

AQUALAND

David Carlos

Blog Aqualand

Publicado:

Boas!

Isso é que se pode chamar sorte, em 3 escalares sacar um casal e em 15 dias uma desova! :)

O Vasconcelos tem a sua cota de responsabilidade eh eh

Boa sorte

Um abraço

Publicado:

Pois, João...

isso também acontece, mas terão sido os pais que comeram os ovos. Pelo que me explicaste, os Escalares ainda são novinhos, talvez a sua inexperiência os tenha feito comer os ovos. A mim tb aconteceu mesmo com eles mais do que experimentados: depois de teres estado cá, tive + uma desova, e hoje de manhã nem sombra de ovos... Assim por um lado ganhas também tempo suficiente para preparares o estaminé para vingares a próxima criação. E se precisares de alguma coisa, já sabes...

Abraço, Francisco.

Publicado:

Sou maçarico em escalares e por isso peço desde já desculpas em meter a colher mas a minha curiosidade fala mais forte ;)

Como podem ter a certeza que é um casal? (no caso dos discus existem diversos relatos de duas fêmeas colocarem ovos, nos escalares não sei).

Se de facto não forem casal, os ovos não vingariam e não poderia ter sido essa a razão de terem sido comidos?

Como disse anteriormente sou maçarico em escalares, acho lindos os teus neon tetra, os meus sinceros parabéns.

Publicado:
Boas,

Então fguedes ainda tens muita bicharada?????

Olá Tomás!

pois tenho, para dar e vender! amanhã sem falta passo em tua casa para ver os teus meninos! Ainda não deu.

Abraço, Francisco.