Recommended Posts

Publicado

Hoje estive no site na Sera e introduzi os valores que medi do meu aqua, em relação ao pH, entre outros.

No valor do KH - 4 drops

Indica que tenho o valor ligeiramente baixo, devia estar entre 5-8

Nas causas indica o seguinte:

Possible causes for too low or rapidly sinking carbonate hardness (KH):

Using very soft water; high fish stock with according pollution (The filter permanently forms acid during the pollutant breakdown process. This is normal and impossible to avoid.), and too high dosage of conditioners, fertilizers and care products that release acids (e.g., sera pH-minus, peat preparations).

O parâmetro que assinalei a negrito prende-se com alta dosagem de acondicionadores.

Ao ler as instruções que estão na embalagem do sera aquatan, tem o seguinte: 5ml para 20 litros de água do aquário

? Se eu efectuar um TPA de 10 litros apenas devo acondicionar esse volume certo? ou seja com 2,5ml

721_670.png
Publicado:

@jbrazio

A temperatura tenho no valor que o lojista me indicou, nunca mexi, achas que devo colocar em que valor?

o pH no valor que tenho é uma luta que travo, o valor que sai da torneira é exactamente esse, ou seja não utilizo nenhum produto químico para baixar, apenas tenho um pequeno tronco no aqua.

Os nitratos, altos, não devem ser por causa pela fertilização, apenas utilizo Ferro, e no inicio coloquei umas bolas de fertilizante JBL.

Os valores de nitratos vou controlando com TPA.

questão

E em relação aos valores de acondicionador estou a fazer bem? 2,5ml para 10 litros de água mudada?

Ao deitar o sera aquatan, devo deixar repousar a água quanto tempo antes de introduzir no aqua?

721_670.png
Publicado:

Boas,

Para eliminar esse no3 coloca, se tiveres plantas apenas durante 3/4 dias, carvão activo enrolado numa meia de senhora debaixo do filtro ou da puxada da água. Se mantiveres um dia os peixes sem comer não lhes fará mal nenhum, insiste em TPA's mais frequentes e de menor volume.

Para ajudar a baixar o pH coloca Akadama ou trufa no filtro, verifica de tens alguma condicionante (pedra, areão) que te faça manter esses valores elevados de pH, pois normalmente os valores de pH tendem em baixar um pouco os valores depois de sairem da torneira.

Não sabendo o volume das tuas TPA's, sugiro-te na mesma para que mantenhas a água nova 48 horas em repouso para eliminares o cloro, evitas gastos com anticloros.

Os aquários de menor volume são mais difíceis de estabilizar/manter parâmetros.

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

Betarato

Publicado: (editado)

Como sugerem que efectue a medição da água da rede?

1. Meço imediatamente a água quando retiro da torneira?

2. Retiro um pouco de água e mantenho em repouso durante umas horas e depois vou medir os valores?

Estou a fazer TPA de 10 litros por semana, o meu aqua é de 60L (Volume 54L) aproximadamente 20%

Editado por karminzo
721_670.png
Publicado:

Deves fazer os testes à água imediatamente quando sai da torneira.

A percentagem de água que deve ser retirada para TPA deve ser de 20% que dá 10l, a que vais repor é sempre um pouquinho mais por causa da que evapora, mas se o volume é de 60l aconselho-te a fazeres de 6 a 7l de 5 em cinco dias, porque os parâmetros num aquário mais pequenos são mais dificeis de estabilizar.

Betarato

Betarato

Eu faço uma TPA semanal de 50%, estou a fazer mal ? :smile2:

Uma TPA de 50% é diamasiada água, uma vez que a TPA significa troca parcial de água.

A TPA serve escencialmente para renovar a água e limpar as impurezas/restos de comida que se encontram no solo.

50% de água pode danificar a colónia de bactérias, se se fizer uma troca mais pequena menos ou nenhuma serão necessárias as bactérias a repor.

Lavar o filtro é um erro, deve-se apenas sacudir as matérias filtrantes na água que se retira do aqua aquando a TPA.

Betarato

Editado por betarato

Betarato

Publicado:

A percentagem que se deve utilizar para a TPA é de 20%, quando se pretende fazer alguma TPA com menor espaço de tempo também se deve diminuir essa percentagem.

50% também é parcial, também é percentagem, mas não é o mais correcto.

O ciclo do azoto está feito, se retirares mais água que o devido e retirares ou desbacterizares o filtro estás (corres o risco de) começar tudo de novo, ou podes ter um pico de amónia (eis o no3 elevado e parâmetros descontrolados).

Os peixes que comem comida de fundo ou comida que os outros peixes dixam cair, não comem porcaria.

As TPA's devem ser feitas semanalmente!!!

Betarato

Betarato

Publicado:
Já agora.. para "limpar as impurezas/restos de comida que se encontram no solo" não estou bem a ver como se vai fazer.. com um aspirador de areão ? E quem tem tapetes ?

Já chega de offtopic.. vamos ao que realmente interessa.

@karminzo, tens novidades ?

Boas,

Quem tem tapetes pode sinfonar o fundo sem qualquer problema.

Off-toppic é um tópico que se utiliza para falar de temas não relacionados com a aquariofilia.

E sim, vamos ao que interessa, afinal o que está em causa não é nem mais nem menos que dúvidas sobre o cilco do azoto.

Este link é óptimo para esclarecer dúvidas: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

Betarato

Betarato

Publicado:

Karminzo, espero ter ajudado de alguma forma com a minha contribuição, lê o link com atenção poderás tirar de lá bastante informação.

Betarato

Betarato

@jbrazio,

Sem dúvida que acompanho os teus comments, nos diferentes tópicos e a tua opinião pelo que leio é sem dúvida de quem tem conhecimento de causa.

As novidades que tenho são as seguintes:

Medições da água da torneira, aquela que utilizo para efectuar as TPA, apenas acrescento o Acondicionador

KH: 4 drops

GH: 7 drops

pH: 7,5

Nitratos: 10

Nitritos: 0

Amónia: 0

Em relação ao KH e GH, penso que não haja dúvida meto dentro do aqua com esses valores e são esses que tenho actualmente.

Em relação ao pH, coloco com 7,5, e neste momento tenho esses valores.

Alterei a temperatura para 26º (vou baixar um grau)

Em relação aos nitratos (introduzo com um valor de 10) e neste momento tenho a água do aqua a 20.

----------------

@betarato,

obrigado pelo link.

Na altura já iniciei outro tópico sobre o meu aqua, e estive a efectuar o ciclo de azoto (3-4semanas sem peixes apenas ia adicionando comida), por isso penso que nao seja esse o problema

-----------------

Surge outra questão importante a meu ver, são os valores dos nitratos, que podem atingir esses valores devido a excesso de comida, tento seguir aquela regra de os peixes comerem tudo em pouco tempo (20-30segundos)

Esclareçam-me quem consome nitratos? apenas as plantas?

-----------------

jbrazio, quando dizes que colocas a água directamente da torneira, e em relação à temperatura? ligas o esquentador(ou cilindro)? não existe perigo de choque térmico? o meu aqua é pequeno 54L

Editado por karminzo
721_670.png
Publicado:

Queria chamar a atenção para algumas coisas:

Temperatura:

O que faço é usar um jerrican com 30L que pernoita junto ao aqua (ou dentro de casa...) para ficar perto da temperatura ambiente.

Nunca se deve usar água que passou por esquentadores pois estes são feitos com cobre e o cobre é mau para os invertebrados e para a reprodução de algumas espécies.

Lavagens:

Quanto às lavagens dos filtros, os filtros devem ser lavados. Se possivel com água do aqua. Mas não exclusivamente.

As materias filtrantes devem ser limpas. A maior parte das bactérias importantes estão nas ceramicas expandidas.

Na parte de filtragem biológica. Portanto cuidado aqui.

Na parte da filtragem mecânica as bactérias não são tão importantes (pois não se fixam ai). Lavar bem com muita água para tirar a porcaria toda! Sem preocupações.

As bactérias existem em toda a coluna de água. Se mudares 50% nunca mudas 50% das bactérias, pois as que estão no areão e no filtro não são perturbadas.... a menos que metas água com cloro ou coisa do género.

TPA/Acondicionadores:

O que recomendo vivamente é que para não matar as bactérias (coisa que o cloro faz... e bem!) é usar balde/jerrican/panela/recipiente e colocar o acondicionador antes de misturar a àgua.

É claro que os peixes podem não morrer. Mas um dia que haja cloro a mais na água, tudo pode correr mal.

Aspiração:

Será que alguem me pode dizer como aspirar no meio das anubias nanas? Eu bem quero... mas não consigo...

Espero ter ajudado

PauloA :busted_red:

@jbrazio

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Em primeiro lugar como deves calcular ainda sou um principiante, amador, etc, nesta área, o que sei neste momento é daquilo que vou lendo, dos comments de utilizadores, e da minha pouca experiência.

Tenho mais informação detalhada da constituição do meu aqui aqui Meu Aqua

Não tenho o aquário muito plantado, apenas tem uns fetos de java, uma anúbia, uma Cryptocoryne walkerii - lutea, e um pouco de Taxiphyllum barbieri - Musgo de Java, num tronco e outra planta que ainda nºao descobri o nome.

Ou seja a nível de fertilização, nao tenho substracto fertil, apenas introduzi na altura que iniciei o aqua, umas bolas de fertilização da JBL, em determinadas zonas do aqua, e vou complementando com uma gota diária de ferro, e de 15 em 15 dias de ferropol da JBL

Quando me falas nos macro-nutrientes, fico um pouco à nora, daquilo que li é que as plantas que tenho são pouco exigentes, logo também devem ser pouco eficientes.

Ao colocar a questão se existe "algo" que consuma nitratos, era para além das plantas, existe?

------

@alfapa

Obrigado pela dica do esquentador, não me tinha lembrado do cobre no mesmo, mas penso que a tubagem aqui na minha casa ainda é da antiga e penso que seja constituida por cobre, pelo menos os canos.

Vou tentar arranjar dois jerrican, porque tenho o aqua no escritorio que ainda fica distante de uma saida de agua, logo preciso de tirar a água e depois voltar a colocar.

Calculo que a cultura das bacterias esteja a funcionar bem, porque a nível de nitritos não tenho valor, logo significa que estão a transformar bem os resíduos.

---------------

Editado: Para corrigir o link do tópico

Editado por karminzo
721_670.png
Publicado:

Esse acondicionador Prime é complicado de arranjar, não encontrei nas lojas habituais a que vou.

O que estou a utilizar é da Sera Aquatan

721_670.png
Publicado:

karminzo:

Só o esquentador é que tem cobre...

As casas antigas têm algo pior que é canos de chumbo... mas têm mesmo que ser muito antigas...

O normal a partir dos anos 60 são canos de ferro... e nas mais recentes PVP (ou familia).

Quanto a acondicionadores, tanto o Aquatan com o AquaSafe da Tetra fazem o serviço.

Se deixares a água repousar de um dia para o outro a maior parte do cloro evapora-se (bem, dentro do jerrican fechado é mais dificil,mas.....).

PauloA :)

Publicado:

@jbrazio

Entendo as questões de se damos acesso às plantas de outros nutrientes, elas devem-se desenvolver mais e como tal tornam-se mais eficientes, no consumo de nitratos.

Conforme já referi de 15 em 15 dias acrescento um pouco de Ferropol - JBL, nas instruções diz:

Abastece as plantas com ferro, potássio, enxofre e com os oligoelementos estáveis manganês, molibdénio, zinco boro, cobalto e cobre

Se calhar posso ir trocando, uma vez coloco este da JBL outra vez da Tropica. Tal como faço na alimentação dos peixes, não dar sempre o mesmo, variedade, embora os nutrientes sejam os mesmos, mas as marcas devem ter concentrações diferentes, penso eu.

Os esquemas DIY e os métodos EI, ainda são um dominio distante para mim, mas vou informar-me.

Ponto da Situação

Eliminação de Nitratos

1. Consumo pelas plantas

2. Efectuar TPA's

721_670.png
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!