HQ Publicado Novembro 5, 2004 Publicado Novembro 5, 2004 Construí uma pequena sump. Agora um dos problemas que surge é fazer a circular a água ao mesmo caudal a que entra e a que sai. Tenho uma bomba de 600L/H (acham pouco ou muito?), que vou ter que diminuir o caudal de saída, por esvazia muito depressa a sump. Como fazer para equilibrar os caudais.? Aquario 60x30x35 Citar www.souto.pt
Just_me Publicado: Novembro 5, 2004 Publicado: Novembro 5, 2004 Para esse aquario talvez seja uma bomba muito potente. Se a sump estiver por baixo, o que tens de fazer é um overflow ou um dursos pipe, e o tubo que faz a admissão na sump tem de ser mais largo que o da bomba. O equilibrio de caudais nao é o objectivo, o objectivo é que á medida que a bomba enche o aquario, sai mais água de volta para a sump, por isso o tubo tem de por gravidade ser caqpaz de fazer o débito para a sump. Assim se faltar electricidade nem o aquario esvazia nem a sump esvazia. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
FILIPEALMEIDA Publicado: Novembro 5, 2004 Publicado: Novembro 5, 2004 é exactamente como o just_me disse. Eu também já passei por isso. É um engano pensar que tens de equilibrar os fluxos de entrada e de saída. Se a sump estiver a um nível mais baixo que o aquario, o truque é deixar que o volume de entrada seja superior ao volume de saída (que a bomba debita de volta para o aquário), no entanto, tens de impedir que a sump inunde (ao fim de algum tempo ou por falta de electricidade) o que, consequentemente, te esvazia o aquário.Tens 2 soluções, 1 mais fácil e outra mais elaborada: Fácil - Arranjas um tubo mais largo que transporta a agua do aqua para a sump. Na pont que fica no aqua, coloca-a no fundo. Fazes as contas ao nível que o aquário fica quando a sump está quase a transbordar (ou antes de transbordar ). A esse nível do aquario, fazes 1 pequeno furo no tubo. Para quê ? para que o tubo "desferre" quando a agua do aquário chega a esse nível. O contra é que desferras o tubo, e depois tens de ferrar novamente. Enquanto não ferrares, a bomba fica a trabalhar em seco. Difícil - Tens de construir uma overflow box. este device funciona por nível de agua e soluciona o problema anterior. pesquisa aqui no forum por overflow ou sump e encontras esquemas. Outra solução que tens (é a que uso) é ter uma sump (eu fiz em vidro) ao mesmo nível do aquário (eu tenho por trás do aquário) e com a mesma altura do aquário. passas um tubo largo do aquário para a sump. funciona por nível de agua, ou seja: - Se o nível de h2o do aqua for mais alto do que a sump, o tubo passa h2o do aqua para a sump. - Se o nível da sump for mais alto que o do agua, o tubo inverte e passa agua da sump para o aqua. Claro que tens uma bomba submersível a tirar agua da sump para o aquario. Este esquema é o que ffunciona melhor para quem, como eu, não se quiz dar ao trabalho de construir uma overflow. Para além disso, nunca te esvazia o aquário, pois, se falta a luz, a sump enche no máximo até o nivel da sump equilibrar com o nível do aqua. O único cuidado que tens de ter é o de, nas TPA's, garantir que não colocas demasiada agua no aquário para que o nível da sump fique equilibrado com o nível do aquário. e pronto! bons projectos. Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
Just_me Publicado: Novembro 6, 2004 Publicado: Novembro 6, 2004 O filtro que estou a construir é exactamente assim...só que fechado...para aumentar a vazão da bomba...a vantagem é que a sump ou filtro é o proprio overflow! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
HQ Publicado: Novembro 8, 2004 Autor Publicado: Novembro 8, 2004 Obrigado pelas vossas dicas. A Sump está por baixo do aqua, e na saída de água do aqua para sump está montado um sistema de overflow, que retirei daqui do fórum. A tubagem é que é do mesmo diâmetro para a saída como para a entrada, e para isso coloquei uma pequena torneira logo na saída da bomba, que diminui a saída do caudal. Um dos problemas foi também as dimensões da sump 40x25x23, tive que a construir deste tamanho para a poder colocar dentro do armário. Agora está funcionar certinha, mas no entanto surge um novo problema, a temperatura da água baixo, mesmo aumentado a temperatura do termóstato de 50W esta não quer subir. Para colocar na sump não dá, nem na altura, nem largura. Tentei colocar um outro termóstato que tenho de 75W (mais pequeno) na Sump mas este não dá. (Será que existe algum de tamanho reduzido mas eficiente?) Uma das soluções encontradas foi colocar os dois dentro do aqua. Citar www.souto.pt
Recommended Posts