Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Neste momento no meu aquário de camarões estão a aparecer umas algas, que penso que sejam as Staghorn. Tenho feito TPA's e tenho tentado manter os valores de NO3 e PO4 certos mas em níveis mínimos mas até agora sem sucesso. Andei a pesquisar pelo fórum e reparei que o Flourish Excel é óptimo para combater algas, será que posso utilizar num aquário de camarões? Os camarões tratam-se de Crystal Red....

Desde já obrigado.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Boas

Tenta subir os valores de CO2 que essa alga desaparece num instante.

Basicamente é o que o Excel vai fazer, mas podes conseguir isso recorrendo apenas ao CO2 de fermentação.

Abraço

Publicado:
Eu uso é nunca tive mortes de camarões, não são cristal red mas acho que no fundo as necessidades são iguais.

Um abraço

nao é bem assim , alguns camaroes sao muito sensiveis ate aos fertelizantes liquidos para aquas. alguns medicamentos podem conter substancias que os camaroes nao toleram. se por um lado ha camaroes muito tolerantes , tipo os amano e os red cherry , por outro lado os cristal red e sulawesis entre outros sao muito sensiveis.

eu nunca tive problemas com camaroes ... e descobri por mim proprio o que um simples adubo "inofensivo" pode fazer ...

é melhor pesquisar bem.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Viva,

Aumentar o co2 não é bom para os camarões. O uso de excel não sei....

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas

Eu uso Excel com Amanos e nunca tive problemas.

Mas pelo que tenho visto são camarões bem resistentes, nem os Rams lhes tocam.

1 Abraço

Publicado:

Antes de mais obrigado a todos.

Pois o problema todo prende-se por serem crystal red grande A... daí as minhas dúvidas :cool2:

e descobri por mim proprio o que um simples adubo "inofensivo" pode fazer ... é melhor pesquisar bem.

E que tal uma dica sobre esse adubo "inofensivo" :roflroll2:

Um abraço.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado: (editado)

Double post. Desculpem.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Tenho uns gammarus de água doce (Hyallela azteca) que comem isso. São tão pequeninos que não devem fazer mal aos camarões, eles só comem algumas plantas e detritos.

Não sei é se havendo comida para camarão disponível no aquário eles comem as algas, ainda não os experimentei em aquário, só nos garrafões.

Cumps,

João

Publicado:

Pois desatenção minha, resumindo, Exel com crystal red não é boa ideia! É pena... CO2 também tenho receio...

Isto de ter um aquário de camarões com algas é uma chatice dos diabos.

Tenho que arranjar solução para estas algas :cool2:

Qual a vossa opinião sobre esses tais gammarus?

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Boas

Que os Hyallela azteca limpam as algas não haja duvida, aliás o meu muito obrigado mjm por mos teres vendido, a questão é que não te vão resolver o problema que origina as algas.

Essas algas são fruto de um baixo nível de CO2, para as eliminares aumenta-o.

O excel junto com os camarões vai dar mau resultado...

Volto a aconselhar a injecção de CO2 de fermentação (por ser a mais barata), a menos que o membro pedrioo queira deixar mais claro porque a desaconselha...

Mantenho Red's , CRs, Sulawesis (cardinais) e dois amanos num mesmo aqua onde injecto CO2 (25-35 ppm) e reconhecendo que o nascimento de algumas crias é sinal de boas condições, decidi dar a minha opinião acerca da injecção de CO2.

Abraço

Publicado:

Eu já tive CO2 no arranque do aquário e depois tirei-o por causa dos Crystal Red.

Mas vou experimentar a por como é caseiro não tem muita força. Caso não funcione tenho que falar com o mjm a ver se me vende também uns quantos Hyallela azteca para darem conta das algas.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Eu tenho usado Flourish Excel com Crystal reds, Babaultis e Reds sem problema.

O Flourish Excel não é um fertlizante pessoal.

Publicado:
Antes de mais obrigado a todos.

Pois o problema todo prende-se por serem crystal red grande A... daí as minhas dúvidas :character0050:

E que tal uma dica sobre esse adubo "inofensivo" :puppydogeyes:

Um abraço.

o adubo líquido é o florena da sera , nao tras nenhuma indicaçao sobre os invertebrados ... usava ocasionalmente , e tambem ocasionalmente apareciam varios camaroes de patas para o ar , nunca relacionei com o adubo.

ate que fiz uma adubaçao e pouco mais de 30min depois vi a minha populaçao de cristal red cair a pique ...

e nunca usei a dose recomendada ... usava menos de metade da dose.

no entanto no aqua comunitario nunca se passou nada com os red cherry nem com os amano. e é onde uso a dose maior de adubo , pois é muito plantado.

se um fertelizante tem substancias ás quais os camaroes sao sensiveis , penso que o mesmo podera acontecer com outros produtos, adubos , medicamentos , antiparasitarios, etc. ( alguns produtos ja contem a informaçao que nao deverao ser usados em aqua de invertebrados ).

agora para os aquas de camaroes o uso que quimicos, é sempre a ultima opçao e sempre bem pesquisada.

o problema das algas pode ser resolvido com alguma coisa que as coma , ou tentar descobrir o desiquilibrio que provoca o crescimento excessivo e tentar equilibrar.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "