Goodfeeling Publicado: Novembro 22, 2009 Publicado: Novembro 22, 2009 Boas! belo tópico. principalmente para os iniciantes. Estão aqui as principais formas de fazer trocas de água: Retirar água: - ponta da mangueira no aquário e outra na sanita. Vantagens: limpa logo o fundo Desta forma podes utilizar a gravidade ou ligar a ponta do tubo ao powerhead ou filtro Colocar água no aquário: 1 - ligar mangueira na banheiras e outra dentro do aquário 2 - colocar um garrafão em cima do aquário e com um tubo e gravidade encher o aquário. Desde sempre que utilizo garrafões e estou a ficar farto. Para esvaziar o aquário: retiro com o cifão para um balde e lá vou com o balde até à casa de banho deitar a´água fora,. Isto várias vezes... Para encher, coloco um garrafão de 25 litros em cima do aquário e utilizo a gravidade. MAs estou farto por dois motivos: - molho a casa toda de água; - fico dorido de acartar os baldes - por vezes prolongo a mudança da água só de pensar no que aí vem... e o tempo nem sempre é muito. Após ler este tópico vou fazer o seguinte: - Esvaziar: mangueira no aquario e na sanita. - Encher: fazer uma adaptação na banheira e encher directamente no aquario OBRIGADO Citar Projecto DIY- Fundo
J_Rosado Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 Boas, Só agora vi este tópico cujo tema é periodicamente levantado aqui no forum, o que até considero natural devido à sua importância e impacto no quotidiano de todos os aquariofilistas. (Exemplo). Assim, vou aqui partilhar 2 métodos distintos que me parecem eficazes (o 1º já utilizei e o 2º é o que utilizo actualmente) e relativamente simples: 1 - Método do Bidon/Jerrican (para aqueles que consideram fundamental repousar a água e tratá-la previamente com anti-cloros, aqua_safe's, etc..) Retirar a água por gravidade através de mangueira fina e aproveitando para limpar os detritos acumulados no fundo do aquario Repor a água no aquario, torna-se necessário vencer a gravidade, podemos usar uma bomba portátil muito pequena que caiba no gargalo dos bidões, onde a água esteve a repousar. Utilizando o seguinte material: - Bomba de água portátil de 12V ( http://www.marcampo.pt/catalogo.php?id=266) - 3 metros de mangueira silicone 1/2" - Transformador 12 V (2A) - Interruptor de pé (on/off) ( http://www.marcampo.pt/catalogo.php?id=271) Um pequeno truque - durante o inverno não encher totalmente os bidões (-10 a 20%) quando a água fica em repouso, pois quando forem fazer a TPA acabam de os encher com um pouco de água quente (directamente do esquentador) 2 - Método do chuveiro/torneira Como sabem já existem Kit's com mangueiras e adapatdores para ligar directamente às torneiras, só que são relativamente caros e quanto a mim pouco funcionais. Então pensei porque não aproveitar a tubagem já existente dos filtros e montar uma torneira de 3 vias (daquelas que se vendem no AKI para jardinagem) e com os respectivos encaixes e valvulas (on/off), controlar todo o processo? Pois foi o que fiz, montei a referida válvula (3 vias) no tubo de retorno de um dos filtros. Além de outras vantagens (na minha opinião), esta solução permite que a mangueira possa ser retirada quando não está a ser utilizada (devido aos encaixes da válvula e mangueira), funcionando o processo no meu caso da seguinte forma: Retirar a água - Encaixo a mangeira na válvula e abro a váluva respectiva, por gravidade deixo sair a água directamente para a sanita ou banheira (se estiver com pressa deixo o filtro a travalhar, pois o escoamento ainda é mais rápido) Repor a água no aquario, tempero a água (fria e quente) de modo a ter um a temperatura proxima da do aquario (como a quantidade de água quente é muito reduzida (não devemos utilizar caudais exagerados) normalmente tenho de abrir outra torneira de água quente para o esquentador disparar. Encaixo então, a mangueira na torneira do chuveiro e lá vai ela direitinha para o aquario (actualmente troco cerca de 25% da água por 2 ou 3 vezes por semana), só ainda não tive coragem de deixar o Prime (acondicionador) de lado, adicionando o equivalente a toda a água do aquario, pois não é posssivel fazer a dissolução prévia apenas na água reposta (como é obvio) Posso-vos garantir que, além das dores de costas e as pingas de água no chão terem desaparecido, consigo trocar 50 a 60L de água em pouco mais de 30 min. Além de de que, tenho um plantado com discus e até hoje além de não haver reclamações, noto que todo este processo é muito menos stressante para os peixes pois tudo se passa ser se mecher directamente no interior do aquario Espero ter ajudado. Abraço Citar A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Arlindo Publicado: Dezembro 5, 2009 Publicado: Dezembro 5, 2009 Viva, Eu uso o método do Jorge e do Canito, desculpem se faltar aqui outros com o mesmo método. Aliás foi com o Canito que o aprendi e não quero outra coisa. As costas agradecem e a mulher também. Acabaram as dores de costas e o chão molhado. No caso do enchimento só tenho o cuidado de colocar na agua do aquário anti-cloro e, no inverno utilizar água aquecida (esquentador). Até ao momento não tive baixas e faço trocas semanais na ordem de 100 litros. Em aquários menores em que a troca seja na ordem dos 15 a 25 litros (e onde tenho camarões), o enchimento faço-o com garrafões de 5 litros. Cumprimentos. Arlindo Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
SCO Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 Boas!(...)por vezes prolongo a mudança da água só de pensar no que aí vem... e o tempo nem sempre é muito. Após ler este tópico vou fazer o seguinte: - Esvaziar: mangueira no aquario e na sanita. - Encher: fazer uma adaptação na banheira e encher directamente no aquario OBRIGADO :D Cuidado com parte que está sublinhada, não te esqueças de ter a banheira isenta de detergentes. Não sei que peixes tens, se forem ciclideos...esquece a "adaptação na banheira" agarra no chuveiro e enche o aqua. O maior cuidado a ter ,e não esquecer a torneira aberta ao fazer o TPA como me aconteceu na 6ª feira. Durante o Tpa fui atender o telemovel, quando dei conta tinha o aqua a transbordar para o chão. Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
alfapa Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 O maior cuidado a ter ,e não esquecer a torneira aberta ao fazer o TPA como me aconteceu na 6ª feira. Durante o Tpa fui atender o telemovel, quando dei conta tinha o aqua a transbordar para o chão. Isso foi uma tentativa de alargar os aqua à sala? PauloA Citar
J_Rosado Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 O maior cuidado a ter ,e não esquecer a torneira aberta ao fazer o TPA como me aconteceu na 6ª feira. Durante o Tpa fui atender o telemovel, quando dei conta tinha o aqua a transbordar para o chão. Sobre este assunto comprei por cerca de 5€ na d-mail no Campo Pequeno (LX), um pequeno acessório que por acaso até é um peixito com ventosas, destinado a alertar através de um bezouro quando a água chega a um determinado nível e que é um descanço (recomendo!). Na loja vendem este artigo como sendo destinado a evitar o transbordo de água no enchimento das banheiras dos miúdos. Abraço Citar A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
GmDinis Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 sempre podes usar uma mangueira... para vazar e encher o aquário simples rápido e eficaz... uma mangueira transparente =D Sobre este assunto comprei por cerca de 5€ na d-mail no Campo Pequeno (LX), um pequeno acessório que por acaso até é um peixito com ventosas, destinado a alertar através de um bezouro quando a água chega a um determinado nível e que é um descanço (recomendo!). Na loja vendem este artigo como sendo destinado a evitar o transbordo de água no enchimento das banheiras dos miúdos. Abraço Boa, tenho que encontrar e comprar isso, já é a 2ª vez que me acontece. Já tenho as portas do movel a ficar empenadas. Cumps Citar Os Meus Peixinhos FEEDBACK
Ibraima Publicado: Março 12, 2010 Publicado: Março 12, 2010 Eu sou pouco poupado nestas coisas... Sugiro: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...mp;t=temartic_e Ibraima Citar
TAZ Publicado: Março 12, 2010 Publicado: Março 12, 2010 O meu sistema Aqui é facil metes a mangueira dentro do Aqua, ligas a outra ponta a uma torneira(de preferencia a um nivel mais baixo que o aqua), abres a torneira ate começar a correr e tiras a agua que queres.Para encher, fechas uma valvula e abres a torneira e enches o aquario com a rapidez que quiseres(torneira + aberta=mais rápido; torneira -aberta=mais lento). Demoro 10/15 minutos a tirar agua 50/60lts e 1 hora a encher porque encho muito devagar agora no inverno, no Verão demoro 45 minutos. Já experimentei encher com agua á temperatura do aqua(+/-) vinda do esquentador(tem regulação de temperatura) sem qualquer problema e tenho Reds e CRS, e não tive qualquer problema. É um bom sistema, já traz mangueira, adaptadores e uma peça para aspirar o fundo. É mais uma hipotese a considerares.Espero que te tenha baralhado mais um pouco Cumps José Ferreira Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Ridisc Publicado: Julho 3, 2010 Publicado: Julho 3, 2010 eu tambem sou muito pratico nessas coisas. Tiro a agua com uma mangueira directamente para a sanita e tiro cerca de 50 a 60l de agua todos os dias ou dia sim dia nao em 15/20m e nao tenho o problema de molhar o chao ou andar com baldes para cima e para baixo. Depois para encher é agua directamente da torneira....... sei que nao é o melhor mas ate ao dia de hoje nunca tive problemas e ate sinto que os peixinhos gostam (discus) a encher demoro cerca de 40m pois nao encho muito rapido, quando tem de ser um enchimento rapido por falta de tempo recorro ao esquentador e tambem nunca tive problemas, alias ate acho que eles gostam mais da agua vinda do esquentador. Aconcionadores é muito raro usar, a unica coisa que noto é que as tampas do aquario ficam com algum calcario mas penso que para isso nao haja nada a fazer, inclusive nao sei se isso faz bem ou nao aos discus. Citar
vspereira Publicado: Julho 5, 2010 Publicado: Julho 5, 2010 No meu caso tenho aquario de 200L e furei a parede da sala para a varanda e passei tubo de 12mm. Meti uma torneira na ponta e a outra ponta (com rede, para não sugar peixes) dentro do aqua. Sempre q faço a TPA demoro uns 5min a sacar 15 a 20% da água (todas as semanas). A meter é ao garrafão previamente deixado a descansar por causa do cloro. Demoro uns 20min a fazer tudo. Citar O meu Aquario - "A Selva" O meu blog (Vacuradas)
Recommended Posts