Recommended Posts

Publicado (editado)

Comprei na quinta-feira passada um filtro externo Tetratec EX 400 porque o filtro interno que uso no meu aquário, embora fizesse uma filtragem biológica aceitável, nunca deixava a água verdadeiramente limpa, para além de estar sempre a entupir.

Os dois filtros estão a trabalhar conjuntamente desde sexta-feira.

Quanto tempo acham que é necessário deixar os dois filtros a funcionar para que possa retirar o filtro interno sem perigo de os meus peixinhos morrerem?

Editado por Giantstep
Publicado:

Eu no meu deixei os dois a trabalhar em conjunto durante 15 dias,e não tive problemas.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Publicado:
Até podes deixar os dois, se quiseres, pois só ajudará mais na limpeza da água.

Obrigado pelas respostas!

É uma boa ideia mas no meu caso, infelizmente não é possível. O aquário é pequeno e os dois filtros em conjunto prefazem um débito de 740l/h, e mesmo com a torneira do filtro externo quase fechada a turbulência na água ainda é muita. Parece-me que as colisas mel pequeninas que tenho não estão a gostar muitos do excesso de turbulência porque têm andado muito paradas e protegidas atrás das folhas das plantas. Daí a minha pressa em tirar o filtro interno.

Mas queria fazer as coisas como deve de ser!

Publicado: (editado)

Eu quando fiz a troca, tirei o interno coloquei o externo e fui adicionando bacterias.

Nao tive problemas.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Publicado:

Olá

Não consegues regular o caudal do filtro interno?

Existem filtros internos que têm um pequeno regulador.

Poderás regular para o minimo o filtro interno e se o filtro externo o permitir também poderás fazer o mesmo.

Atenção que deves regular a saída do mesmo e não a entrada de água.

Poderás comprar um "acelarador" de bactérias e colocar dentro do filtro externo.

Não arranjas um espaço no filtro externo para colocares por exemplo a esponja do interno lá?

O teu aquário é recente ou têm já algum tempo de instalação?

Para aquário "velhos" as bactérias não estão apenas no filtro mas igualmente pelo substrato, se bem que no filtro estão em maior parte como é lógico.

Publicado:
Olá

Poderás regular para o minimo o filtro interno e se o filtro externo o permitir também poderás fazer o mesmo.

Poderás comprar um "acelarador" de bactérias e colocar dentro do filtro externo.

Não arranjas um espaço no filtro externo para colocares por exemplo a esponja do interno lá?

Para aquário "velhos" as bactérias não estão apenas no filtro mas igualmente pelo substrato, se bem que no filtro estão em maior parte como é lógico.

O aquário está montado há cerca de 3 meses e está quase terminado, a fauna está completa, falta apenas colocar algumas plantas.

O filtro intero não tem regulação de caudal, nem consigo reduzir o mesmo de qualquer outra maneira. O filtro está a funcionar com esponja e com um pequeno saco de ceramicas que coloquei depois de o comprar para facilitar a criação de uma boa colónia de bactérias. Acham que se tirar esse tal saquinho e colocar dentro do filtro externo (tenho espaço suficiente), os níveis de amónia e nitritos vão manter-se a 0?

Publicado:
Olá

A que tipo de acelerador te referes, daqueles liquidos tipo nitrivec?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!