Sump & Ciclídios


rui paulo

Recommended Posts

Olá a todos

 

Devido ao tipo de peixes que nós tratamos (Ciclídios), acho que é importante fazer uma captação de água o mais fundo possivel no aquário, penso que concordam com este pensamento, se não digam ...

 

Então como fazer uma sump funcionar com captação de fundo;

1º Com um furo o mais baixo possivel, claro só um doido fazia isto. Se ofendi alguém desculpem.

2º Com um overflow, penso que funciona, funciona ????

3º Ignoramos a captação de água no fundo do aquário. Penso que não será correcto, mas estarei errado ???

4º E que tal deixar a Sump trabalhar com a água do "topo", e aproveitar aquele filtro interior que está abandonado em qualquer sítio e pô-lo a captar a água do fundo do aquário, e utilizar como elemento filtrante só fibra? já que aquilo que se pretende é eleminar o cócó e os restos de comida dos nossos bebezinhos....

 

Qual a vossa opinião sobre estes quatro intems?

 

 

Desde já muito Obrigado pela vossa atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

penso que estejas a referir-te a ciclideos dos lagos africanos, quando apenas dizes ciclídeos, certo? :lol:

 

No meu caso, uso a opção 4. ;)

 

Tenho um sump Marineland Tidepool II com Overflow, e uma bomba de retorno Sacem com 1700 L/h (como o tanque tem 200 L, dá bom resultado, se bem que esteja com vontade de colocar uma bomba mais potente).

Dentro do tanque tenho um Fluval 4Plus, com 1000 L/h de fluxo.

 

Tenho tido bons resultados, se bem que tenho de aspirar o areão duas vezes por semana, porque há sempre lixo que não consegue ser captado pelo filtro interno.

 

Acho mesmo que vou colocar uma power head a enviar água para a zona do filtro interno para aumentar as probabilidades de o lixo ser apanhado por este.

 

O meu maior problema é a parte de trás da parede de rocha, bem como dois pequenos montinhos de rocha que fiz com pedras mais pequenas e posicionei de cada lado do tanque. O objectivo era criar escoderijos mais pequenos para os alevins sobreviventes, e tenho tido algum sucesso, diga-se.

 

Se calhar colocar a powerhead a apontar por detras das rochas é suficiente, ou então fazer uma coisa que eu acho feia, que seria refazer a parede de rochas, mas incluindo várias pedras difusoras espaçadas, ligadas a uma bomba de ar, de forma a cria uma corrente ascendente por detrás das rochas e levantar o lixo que lá vá ficando.

 

Mas tudo isto é resultado de uma constante observação e adaptação para se conseguir ter o tanque o mais limpo possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

ando com ideia de montar uma aqua de ciclideos e, como não tenho muito tempo, tentei imaginar um sistema que removesse os lixos do fundo.

 

A minha ideia é esta: antes de colocar seja o que for no aquario, colar no fundo uma mangueira e pelo meio colocar daqueles T plasticos que se usam em jardinagem. A minha ideia era por uma em cada canto e outra a meio (+/-), obedecendo ao esquema:

|-------T--------T--------T-----|

em que --- e a mangueira; T de plastico e |as laterais do aqua.

 

Sobre os T tens de colocar algo para nao puxar o areao ou os filhotes. Eu ja vi à venda os acessorios terminais para os filtros da eheim (custam a volta de 5 euros cada) ate que reparei nas esponjas para os filtros internos da Shark que se vendem em qualquer grande superficie por uns 3 euros. Sao umas esponjas azuis, que dentro tem um "plastico" que é ideal para colocar nas extremidades dos T. Depois de montado e colado ao aqua cobre-se com areao, deixando apenas mais ou menos 1 cm de fora.

Á extremidade da mangueira que sai do aqua, colocar um filtro externo (eu ando a pensar no fluval 404) pois e muito facil limpar as esponjas, ou uma solução mais em conta seria uma bomba de agua a enviar para a sump na zona das esponjas (embora possam haver problemas quando faltar a luz ou se a bomba de retorno não tiver capacidade igual à litragem que entra na sump). Daí a minha opção por um filtro e ter um sistema fechado, para alem de puder aumentar o poder de filtragem

A ideia é criar 3 zonas onde se puxe agua pela parte de fundo, não permitindo a acumulação de detritos.

É obvio que esta solução não acaba completamente com as aspirações ao fundo, mas se pudesse evitar umas quantas nao me importava.

 

Como disse este e um sistema apenas imaginado, ainda nao o testei. Irei faze-lo em principio por altura do natal, nas ferias.

Quanto a possivel problemas apenas vislumbro um: com tantas entradas de agua o filtro nao ter força para criar uma corrente que puxe os detritos. Se isso acontecer, talvez tentar estrangular um pouco a mangueira de modo a aumentar a pressao.

 

Se alguem tiver ideias que possam melhorar ou que vejam problemas com este sistema que eu nao vi, podem dizer, já que o objectivo deste forum é aprendermos qualquer coisa uns com os outros, tentando melhorar a vida dos nossos amiguinhos.

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um filtro fluval 304 no meu aqua e fundo de areia com manda o figurino :roll:

 

Sempre que limpo o filtro encontro particulas de areia no fundo, mesmo estando o intake do filtro a 3 ou 4 cm da areia.

Colocar o intake do filtro de forma a que possa receber areia é quanto a mim muito perigoso pois podemos simplesmente dar cabo do rotor do mesmo se tivermos o azar de entrar para lá areia.

 

Convém lembrar que os ciclideos dos lagos gostam de escavar e por isso existem sempre particulas em suspensão que podem ser apanhadas pelos filtros e danificarem os mesmos ou mesmo entupir a tubagem.

No meu aqua novo tenho uma overflow o que significa que vou apanhar água de superficie. Mas como uso uma bomba de circulação de 400 l/h metida dentro do aqua aí a 5 ou 7 cm do fundo, consigo garantir a mistura das águas filtradas com as do fundo e diluir os nitritos e afins.

 

De resto estou a pensar colocar plantas... embora seja pouco usual plantas com ciclideos do malawi, o que é certo é que elas existem no lago e por isso vou colocar algumas anubias, feto de java e valisnérias em pequenos bancos e sei que estas me vão auxiliar na filtragem biológica.

Pela experiencia que tenho andado a fazer os meus ciclideos mordiscam as valisnérias mas nem ligam às anubias e as valisnérias crescem bem depressa.

Enfim, com 2000 L/h de filtragem, uma sump de perto de 100L e uma bomba de circulação dentro do aqua penso que será mais do que suficiente para me safar com águas "limpas".

 

De resto... aguas cristalinas no malawi/tanganika... isso existe?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tudo muito o brigado pelas vossas tão atentadas respostas, digamos antes trocas de conhecimentos e ideias,......

 

"Respondendo" ao me163, sim tou a falar de ciclídeos dos lagos africanos. Quando meteres a power head pensa bem no caudal que vais colocar pois penso se o caudal for superior à aspiração do filtro não vai dar grande resultado, pois como se diz "os cães ladram mas a caravana passa". se o caudal for inferior ou igual vais fazer a porcaria se deslocar mais compacta e com maiores probabilidades de ser apanhada pelo filtro. Quanto ao teu problema da parte de trás das rochas, bom..., pensa um bocado acerca da resistência do alevins, se tens tido sucesso se calhar é melhor não mexer muito,....

 

newmie - quanto á tua ideia, penso que é arriscadissima e não sei se dará grande resultado, mas tenta e depois avisa o pessoal, mas continuo a achar que tens demasiada "admissão" de água e areia,...

 

Darius - se a areia for finissima penso que não te deves preocupar com a parte mecânica do filtro. Penso que isso não irá afectar o filtro mas por percaução acho que deves observar o estactor e o rotor do filtro. Se verificares areia nesses dois pontos á que pensar um bocado para evitar isso, se acontecer escreve para o pessoal.

E águas limpas dos lagos, pelas a imagens que tenho visto até são um bocadito limpas, por isso á que tentar aproximar o nosso pequeno aquario á imensidão dos lagos, penso eu de que,.....

 

 

Inté e boas peixarias (ou ciclidarias)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius -  se a areia for finissima penso que não te deves preocupar com a parte mecânica do filtro. Penso que isso não irá afectar o filtro mas por percaução acho que deves observar o estactor e o rotor do filtro. Se verificares areia nesses dois pontos á que pensar um bocado para evitar isso, se acontecer escreve para o pessoal.

E águas limpas dos lagos, pelas a imagens que tenho visto até são um bocadito limpas, por isso á que tentar aproximar o nosso pequeno aquario á imensidão dos lagos, penso eu de que,.....

A areia é areão de rio... tem pedaços fininhos e tem pedritas.

O que encontro no fundo do meu filtro é mesmo areia fininha, pelo menos fina o suficiente para atravessar as esponjas :evil: , não passa é na lã filtrante, mas nunca se sabe.

A bomba de circulação já me parou uma vez porque um dos meus mbunas resolveu cuspir areia para cima dela ao fazer um buraco 8)

 

Areia e peças em movimento não costumam combinar lá muito bem :roll:

 

Em relação aos lagos... as águas são limpas... mas não 100% cristalinas e puras como tentamos que sejam em nossa casa. Devido à movimentação e correntes existe sempre matéria em suspensão :evil:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais