vewinhah Publicado Outubro 30, 2009 Publicado Outubro 30, 2009 Queria saber se quando compram os vosso peixinhos, os metem directamente no vosso aquário, ou se têm um aquário à parte para fazer quarentena? Obrigado!
Pedro Ferrer Publicado: Outubro 30, 2009 Publicado: Outubro 30, 2009 Bom dia Quando compro peixes, coloco-os dentro de um balde de 10L. Com uma mangueira de 6mm, daquelas das bombas de ar e um torneirinha, durante 1h - 1h30 vou pingando água do aquário para dentro do balde. Findo esse tempo, coloco-o no aquário no seu período nocturno. Há quem tenha aquários de quarentena, mas o procedimento que descrevi é idêntico... pois não deixa de ser também um aquário cuja água tem condições distintas diferentes àquela onde o peixe estaria alojado na loja. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
vewinhah Publicado: Outubro 30, 2009 Autor Publicado: Outubro 30, 2009 Bom dia Quando compro peixes, coloco-os dentro de um balde de 10L. Com uma mangueira de 6mm, daquelas das bombas de ar e um torneirinha, durante 1h - 1h30 vou pingando água do aquário para dentro do balde. Findo esse tempo, coloco-o no aquário no seu período nocturno. Há quem tenha aquários de quarentena, mas o procedimento que descrevi é idêntico... pois não deixa de ser também um aquário cuja água tem condições distintas diferentes àquela onde o peixe estaria alojado na loja. Abraço Pedro Ferrer Portanto, o o principal objectivo de põr um peixe em quarentena é certificar-me que está em condições para ir para o aqua principal? Preciso de o pôr algum tempo em contacto com a água do meu aquário (noutro aquário) e se apresentar alguma anomalia assim ja sei que não devo ficar com ele, certo?
Pedro Ferrer Publicado: Outubro 30, 2009 Publicado: Outubro 30, 2009 Boa tarde Correcto e afirmativo! O mesmo se devia fazer com os corais... Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
jeff corado Publicado: Outubro 30, 2009 Publicado: Outubro 30, 2009 (...) durante 1h - 1h30 vou pingando água do aquário para dentro do balde. Findo esse tempo, coloco-o no aquário no seu período nocturno.Há quem tenha aquários de quarentena, mas o procedimento que descrevi é idêntico (...)Pedro Ferrer Pedro, Com do gancho seu scrap e para comentar a questão do colega "vewinhah", o procedimento que vc faz é aconselhado somente para aclimatar o peixe a ser introduzido em outra condição de quimica de água, ausência de luz para evitar hostilizações dos demais habitantes, mas em nada evita a contaminação por parazitas, pois o ciclo minimo dos mais comuns parasitas que nos afligem como "Oodinium ocellatum" é de 48hs até 72hs, sem falar nas demais doenças se o habitante for capiturado no meio selvagem. Como dissestes o mesmo vale aos corais, mas neste caso já se torna dificil a identificação de algumas doenças bem como sua manutenção prolongada em "hospital de quarentena". Eu tive um exemplo negativo ao comprar na loja AquaPlante de Benfica, um lace coral amarela, que trazia uma moléstia conhecida como "Yellow Bloth", não a identifiquei pois parecia-se com os próprios pólipos do coral mas num tom diferente. Ao final depois de banhos de coral dip (solução de iodine), que digamos me foi vendida pelo mesmo lojista, que nem considerou a hipótese me dar umas doses do tal medicamento, já que ele havia me vendido o coral doente, após os banhos o lace coral se foi, levando com ele uma eunicea (gorgonia), e uma colônia de xênias pulsantes. Sendo assim o melhor é mesmo quarentena, quarentena e mais quarentena. Valeu, Jeff Jeff Corado Meu Aqua
vewinhah Publicado: Outubro 31, 2009 Autor Publicado: Outubro 31, 2009 Jeff corado, podes então dizer-me como fazer a quarentena? Basta pôr o peixe num aquário com água do meu aquário durante 48h? esse aquário precisará de bombas, escumadores, etc??
Pedro Ferrer Publicado: Outubro 31, 2009 Publicado: Outubro 31, 2009 Boa tarde Jeff corado, podes então dizer-me como fazer a quarentena? Basta pôr o peixe num aquário com água do meu aquário durante 48h? esse aquário precisará de bombas, escumadores, etc?? Esse aquário deverá ter as mesmas condições do aquário principal, nomeadamente a água com a mesma características. Talvez 1 bomba chegue... escumador, claro que sim, a não ser que faças TPA's diárias... Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
vewinhah Publicado: Outubro 31, 2009 Autor Publicado: Outubro 31, 2009 Boa tarde Esse aquário deverá ter as mesmas condições do aquário principal, nomeadamente a água com a mesma características. Talvez 1 bomba chegue... escumador, claro que sim, a não ser que faças TPA's diárias... Abraço Pedro Ferrer Mais um escumador?? Puxa! Prefiro faz€r as TPAs..
sinover Publicado: Novembro 1, 2009 Publicado: Novembro 1, 2009 Boas, Eu quando compro um peixe na loja ou a um membro , por norma vem sempre dentro de um saco Coloco o saco directamente dentro do aquario e com um copo vou colocando pequenas quantidades de agua do aquario para dentro do saco +/- de 15 em 15 min. No total o peixe fica dentro do saco +/-1.30H,passando depois para o aquario. A agua que estava dentro do saco vai fora
André Silvestre Publicado: Novembro 1, 2009 Publicado: Novembro 1, 2009 Olá vewinhah, O método que o Pedro descreve é, concerteza, aquele que é mais usado por todos nós ( eu próprio usava até há pouco tempo) quando compramos peixes para introduzirmos no aquário mas a verdade é que não pode ser comparado a um método de quarentena onde os peixes ficam em observação e/ou são submetidos a tratamentos de controle de parasitas antes de passarem para o aquário principal e, neste ponto, o Jeff disse tudo. Por melhor aclimatização que se faça, por maior que seja o esforço em não introduzir a água que vem nos sacos no aquário principal, por mais que tentemos reduzir o stress do peixe quando o introduzimos no aquário, nada disto tem relevância se os peixes vierem contaminados com parasitas que até podem estar numa forma latente e manifestarem-se no aquário quando há indução de stress e, por conseguinte, enfraquecimento do sistema imunitário dos habitantes. E se isto acontecer, é bom que se este preparado para agir rapidamente ou enfrentar as consequências porque formas agressivas de parasitismo introduzidas no aquário principal são muito difíceis e trabalhosas de resolver, devido a várias condicionantes: intolerância dos corais e invertebrados a tratamentos que resolvem estas situações ( cobre), necessidade de transferir os peixes para aquários de tratamento ( mais stress, quer pelo apanhar, quer pela introdução a novos parâmetros e químicos agressivos), necessidade de manter o aquário livre de hospedeiros ( peixes) durante o ciclo de vida dos parasitas, peixes que não aguentam tratamentos tão agressivos e que são indispensáveis em casos mais graves, infecção proporcional dos restantes habitantes ( quanto mais hospedeiros houver, maior é a capacidade de reprodução/infecção dos parasitas - efeito bola de neve), etc. Além do controlo de parasitas, há ainda uma grande vantagem que é a promoção da saúde do peixe através da habituação de uma alimentação variada e mais habitual ( flocos, granulado, alimentos liofilizados) sem que haja competição nessa fase. Idem para os corais. Há dois tópicos muito bons ( um é artigo, outro é um apanhado breve) escritos pelo Rui Ferreira de Almeida sobre aquários de quarentena para peixes em que explica as razões para fazer quarentena, como são feitas, como devem ser montados os aquários e por aí fora. Aconselho vivamente a sua leitura e aplicação. Abraço, André
jeff corado Publicado: Novembro 3, 2009 Publicado: Novembro 3, 2009 Vewinhah, Boas, como o André já indicou leia quantos artigos sobre o tema puder. Quanto ao skimmer, dado as caracteristicas reduzidas que um hospital de quarentena tem (quase um bidon "melhorado"), aqueles skimmers com asperção de bolhas com compressores de ar, de tamanho e preço reduzido já lhe será bem útil, se possivel acompanhados de filtros biologicos compactos, que já trazem bombas e acabam por fazer a circulação. As tpa's para este faço apartir das do aqua principal, reservada e aerada em um balde, para introdução diária da agua no hospital (35l totais). Outrossim é reservar o aminal pretendido na loja, dias antes de sua introdução e observar em que condições de densidade de água e adição de sulfato de cobre (para peixes), são pontos a serem notados, apesar da controvérsia sobre a densidade baixa da água, muitos dos ciclos parasitários não resistem a este ambiente. Já agora há em Lisboa uma loja que faz este "favor" sem onus adicional para além do valor da compra do animal, não sei de outras que o façam, mas te mando por MP o nome desta, se quizeres. Abraço, Jeff Jeff Corado Meu Aqua
triclinas Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 [boas, eu faço exactamente como o sinover, e até hoje nunca tive problemas, para mim é a melhor tecnica e resulta bem. cumps
jeff corado Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 [boas, eu faço exactamente como o sinover, e até hoje nunca tive problemas, para mim é a melhor tecnica e resulta bem.cumps Penso que tem de definir-se objetivos: 1 aclimatação do habitante que será introduzido no sistema e 2 ação profilática para não indrodução parazitária no sistema. O medoto do "saquinho" com adição gradual da água do sistema atende somente ao objetivo 1! Valeu, Jeff Jeff Corado Meu Aqua
vewinhah Publicado: Novembro 4, 2009 Autor Publicado: Novembro 4, 2009 Bom, para não estar a abrir outro tópico, surgiu-me outra dúvida: Ao adicionar água do mar à água do meu aquário, vou ter que medir à mesma a densidade da água depois de fazer a adição, correcto? e se faltar sal tenho que adicioná-lo directamente no aquário??
rolim Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 Bom, para não estar a abrir outro tópico, surgiu-me outra dúvida: Ao adicionar água do mar à água do meu aquário, vou ter que medir à mesma a densidade da água depois de fazer a adição, correcto? e se faltar sal tenho que adicioná-lo directamente no aquário?? Boas 'vewinhah' Quanto a adicionar sal directamente no aquario, depois de estar em funcionamento penso que se pode afirmar NEM PENSAR... QUando se enche pela primeira vez pode se por primeiro agua doce e depois o sal e deixar uma ou mais bombas a misturar o sal. Depois de estar bem misturado e com a salinidade certa podemos adicionar areia e rocha morta ou comecar logo com alguma rocha viva e ja naos era recomendavel adicionar sal porque nao se ira dissolver todo e podera prejudicar seres vivos dentro do aquario. Toda a mistura devera ser efectuada no exterior. Penso que a unica agua salgada que sai do aquario sera a retirada pelo escumador (nunca provei nem penso faze-lo) e a que nos retiramos nas trocas parciais de agua ou em salpicos quando andamos a mexer. Mas a todo o momento esta a sair agua doce por evaporacao e dai resulta uma grande necessidade de controlar a salinidade porque excesso de concentracao de sal por litro de agua pode nos levar a ter em casa nao um Aquario de Recife mas sim uma aproximacao do biotipo do Mar Morto (Medio Oriente). Para issoe xistem equipamentos adequados que medem a quantidade de agua na caixa depurador e quando baixa repoem agua doce. Claro que deve ser desligado quando da mudanca de agua porque se nao estamos a retirar salgada e comeca logo a entrar doce em excesso. Uma forma de contornar a comprar destes equipamentos (muito uteis) numa fase inicial em que se gasta muito sera atraves de uma marca na caixa depuradora (fita cola, marcador ou outra) ou aquario apra quem nao tem caixa depuradora para ver quando o nivel vai baixando e repor com agua doce de osmose e deve-se ir sempre medindo a salinidade. Quanto a uma mudanca de parte da agua do aquario, podera ser com agua natural (do mar) ou artificial (mistura feita em casa). No que toca ao primeiro caso, eu nao percebo nada de quimica mas, penso que a agua da nossa costa tenha as 35g de sal por litro que sao perfeitamente toleradas pelos nossos aquarios de recife. Podes medir embora seja a uma temperatura diferente, nao andara muito longe do que se quer. Se fores pela agua artificial deves, num recipiente a parte, misturar agua doce e sal e ir medindo ate acertares com as quantidades e depois de muito bem disolvido deves procurar elevar a agua um pouco para uma tempreatura proxima da do aquario (normalmente nao efectuo este passo esperando que a temperatura ambiente da casa seja proxima da recomendada para a agua do aquario) e depois de estares certo da qualidade da agua e da salinidade ai sim retirar parte do aquario e repor com essa. Posso estar enganado mas penso que NUNCA DEVES INTRODUZIR SAL DIRECTAMENTE NO AQUARIO. E atencao a variacao brusca dos parametros da agua porque podes perder alguns seres, ou molesta-los bastantes com isso. E aqui falamos de tudo desde Ph a outros incluindo a salinidade. Resumindo, se adicionares agua do mar ao aquario (deve ser de proveniencia segura, zona sem poluicao) nao precisas de fazer qualquer correccao mas tambem nao perdes nada em deixar passar algum tempo para se misturar bem e medires. Se precisares de aumentar salinidade (por exemplo supondo que tenhas efectuado um tratamento que consistuiu numa baixa progressiva da salinidade) entao deves misturar agua salgada fora do aquario e depois de bem dissolvida gradualemente ir acrescentando ou usando-a como agua de reposicao ate atingires a salinidade correcta (e so neste caso porque de resto a reposicao sera sempre com agua doce). Espero ter sido claro mas pelo menos conseguir evitar que se atire sal para dentro do aquario quando ja esta em funcionamento. Mas podem aparecer outras opinioes, bem mais validadas, com conhecimentos ou experiencias onde isso seja possivel. Por exemplo ja ouvi falar em matar Aptasias com sal mas era com as rochas retiradas para fora do aquario e ai era coberta com sal a zona onde estava a Aptasia. Tambem ha quem utilize KalkWasser em grande concentracao, injeccao de acido como sumo de limao, quem as quieme com ferro de soldar e medicamentos proprios que podem ser utilizados dentro do aquario e muitos outros metodos. Cumprimentos Rolim
Recommended Posts