Fertilização Caseira e Agua Destilada


JPAM

Recommended Posts

Boa Tarde, comprei Cloreto de Potássio e agua destilada para fazer fertilizante caseiro! No entanto estive a ler que há problemas com a água destilada e com Cobre! Como posso saber com 100% de segurança que a água que vou usar não contem cobre? A marca que comprei (Continente) não tem qualquer informação, pelo que não gostaria de arriscar! Tenho cardina japonica e reds no aquário!

 

Outra duvida para aproveitar, li que excesso de potássio não provoca algas nem prejudica os peixes e invertebrados! É verdade?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Porque é que não usas água da torneira para diluir o KCl? Vais fazer soluções muito concentradas? Se não, não compliques e usa água da torneira...

 

E não, excessos de Potássio não criam algas nem matam camarões. Com excessos, falo em concentrações da ordem dos 100 ppm... não abusemos, não é...?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís Fortunato!

 

O que entendes por solução concentrada? A minha ideia era fazer 1Litro de mistura de forma a aumentar 10ppl por cada ml! Desta forma evito andar com seringas grandes, já que o potássio é sempre em doses grandes!

 

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Obrigado Luís Fortunato!

 

O que entendes por solução concentrada? A minha ideia era fazer 1Litro de mistura de forma a aumentar 10ppl por cada ml! Desta forma evito andar com seringas grandes, já que o potássio é sempre em doses grandes!

 

 

Obrigado

 

Cumps

Não sabendo o volume do teu aquário, não te posso responder a isso.

 

E já agora, devias usar uma razão mais baixa, do estilo: 1 ppm/mL... porquê?

 

Porque é mais fácil de trabalhar. Um dia precisas de adicionar 5 ppm apenas, e não consegues medir correctamente 0,5 mL. O erro, proporcionalmente falando, é maior quanto menor fôr o volume que se está a medir.

Sem contar com o factor mais importante. Para a maior parte dos aquários, uma solução para ter essa concentração excede a solubilidade do KCl... logo, é impossível de fazer tal coisa. Por isso, não sejam preguiçosos e usem soluções menos concentradas. Quem adiciona 2 mL também adiciona 20 mL... aliás, até é mais fácil medir 20 mL do que 2 mL.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquários em questão são todos de 30 Litros, prefiro plantados em aquários pequenos! Ou seja, será uma solução que aumente 1ppm por ml! Achas que há problema com a agua da torneira?

 

Agora uma pergunta, não querendo ser muito chato, deverei adicionar seachem prime à agua nem que seja para retirar os metais pesados (e os nitratos se for mesmo verdade que retira que nunca consegui comprovar)?

 

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Os aquários em questão são todos de 30 Litros, prefiro plantados em aquários pequenos! Ou seja, será uma solução que aumente 1ppm por ml! Achas que há problema com a agua da torneira?

Eu não sei como é a tua água da torneira, mas se a utilizas para fazer TPA's, então podes usá-la à vontade. Ou seja, desde que não seja muito dura e não tenha NO3 e PO4...

 

Agora uma pergunta, não querendo ser muito chato, deverei adicionar seachem prime à agua nem que seja para retirar os metais pesados (e os nitratos se for mesmo verdade que retira que nunca consegui comprovar)?

Não és chato em perguntar... Eu é que posso não responder ;)

 

Sinceramente, nunca acreditei muito nessas coisas... eliminam os metais pesados. Quais? Depois dos quelatarem, o que é que lhes acontece? Ficam em suspensão? Vão ao fundo? Qual a estabilidade do produto final? Há muitos factores em jogo...

Com os nitratos... é muito giro, mas os peixes continuam a produzir amónia. E quando já não tivermos mais agente quelante na água? Os nitratos continuam a ser produzidos... o que é que lhes vai acontecer? Pois...

 

E já agora, outra questão pertinente. O que é que esse produto faz aos outros nutrientes essenciais? Como Fosfato, Cálcio, Magnésio, etc...?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei como é a tua água da torneira, mas se a utilizas para fazer TPA's, então podes usá-la à vontade. Ou seja, desde que não seja muito dura e não tenha NO3 e PO4...

 

Sim realmente tenho um traço de NO3 na água! O PO4 é zero mas quando faço testes de NO3 á água marca cerca de 0.5-1 ppm. Não creio que seja muito significativo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim realmente tenho um traço de NO3 na água! O PO4 é zero mas quando faço testes de NO3 á água marca cerca de 0.5-1 ppm. Não creio que seja muito significativo...

E não é... basta-nos fazer umas pequenas contas. Se tu adicionasses 1 litro de água da tua torneira a um aquário de 30 litros a quantidade de NO3 que aumentarias seria na ordem dos 0,03 ppm. Como tu vais usar, no máximo dos máximos 20 mL do fertilizante por dia, esse valor será 50 vezes menor... podes fazer as contas :)

 

Luis Usa-se agua destilada para, alem de evitar o cloro, sabemos que estamos somente a adicionar um determinado nutriente..

Eu sei... mas não faz sentido. É desperdiçar dinheiro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais