Valores de PH, NO2 e NO3 estranhos!


Gon13

Recommended Posts

Comprei um pequeno aquário, apenas para ter a embelezar um móvel. O aquário tem cerca de 17 litros de água e tem um casal de guppys e 3 platis. Acontece que numa semana o ph aumentou de 7 para 7.8 e os valores de NO2 e de NO3 passaram de zero para 7mg/l e 55mg/l respectivamente. Alguém me sabe dizer porque motivo isto está a acontecer? como posso fazer para fazer diminuir estes valores e impedir que voltem a subir? colocar plantas ajuda? estou muito preocupado.... agradeço todas as respostas que me possam dar.

 

O aquario está montado à duas semanas, mas só introduzi o casal de guppys à 10 dias e os 3 platis à 3 dias.

 

Desde já obrigado

Editado por Gon13

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal começar pelo principio ...

Setup aqua

data de instalação vs entrada dos primeiros habitantes

ciclo do azoto ...

 

A informação que apresentou é demasiado vaga

 

De qualquer forma, TPA ajudam a baixar esses valores, no entanto o que está a provocar a subida, já depende das outras questões

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao pH, o mais provavél é que tenhas rochas (ou conchas) calcárias. Pode também ter acontecido uma má medição inicial.

 

Quanto ao NO2 e NO3, é normal, pois não fizeste o ciclo de azoto. Só deves meter os peixes no aquário após um mês (no mínimo três semanas) de ciclo de azoto. Esses valores significam que o ciclo ainda vai a meio. O ciclo de azoto, basicamente, serve para transformar a amónia (NH4) em nitritos (NO2) e por sua vez se transforma em nitratos (NO3). A amónia e os nitritos devem estar a zero, pois são tóxicos para os peixes. Os nitratos, é normal que haja um valor algo acima do zero, mas devem ser mantidos mais próximos de zero. No teu caso, está já afastado.

 

O que correu mal? Teres colocado peixes tão cedo e tantos para um aquário pequeno (acredita, eu percebo-te quando ficas confuso como apenas 5 peixinhos pequeninos são demasiados para um aquário). Deves obedecer à regra de 1 cm de peixe (desde a cabeça até ao início da cauda, ou seja, a cauda não conta) em adulto por cada litro de água. No teu caso, têm cerca de 3 a 4 cm. O que significa que para um aquário de 17 litros brutos (menos de 15 reais) tens já 15 a 20 cm de peixes.

 

O que fazer? TPAs (Trocas Parciais de Água) de cerca de 30 ou 40% diariamente (troca um garrafão). Não te esqueças de deixar o garrafão cheio a repousar de um dia para o outro aberto, de forma a que o cloro se evapore.

 

Entretanto, lê este tópico que vais ver muita informação útil e sucinta para o início na aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.