Gon13 Publicado Outubro 29, 2009 Publicado Outubro 29, 2009 (editado) Comprei um pequeno aquário, apenas para ter a embelezar um móvel. O aquário tem cerca de 17 litros de água e tem um casal de guppys e 3 platis. Acontece que numa semana o ph aumentou de 7 para 7.8 e os valores de NO2 e de NO3 passaram de zero para 7mg/l e 55mg/l respectivamente. Alguém me sabe dizer porque motivo isto está a acontecer? como posso fazer para fazer diminuir estes valores e impedir que voltem a subir? colocar plantas ajuda? estou muito preocupado.... agradeço todas as respostas que me possam dar. O aquario está montado à duas semanas, mas só introduzi o casal de guppys à 10 dias e os 3 platis à 3 dias. Desde já obrigado Editado Outubro 29, 2009 por Gon13 Citar Cumprimentos, Gon13
Pedro Godinho Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 E que tal começar pelo principio ... Setup aqua data de instalação vs entrada dos primeiros habitantes ciclo do azoto ... A informação que apresentou é demasiado vaga De qualquer forma, TPA ajudam a baixar esses valores, no entanto o que está a provocar a subida, já depende das outras questões Citar cmp Pedro Godinho
crush Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Quanto ao pH, o mais provavél é que tenhas rochas (ou conchas) calcárias. Pode também ter acontecido uma má medição inicial. Quanto ao NO2 e NO3, é normal, pois não fizeste o ciclo de azoto. Só deves meter os peixes no aquário após um mês (no mínimo três semanas) de ciclo de azoto. Esses valores significam que o ciclo ainda vai a meio. O ciclo de azoto, basicamente, serve para transformar a amónia (NH4) em nitritos (NO2) e por sua vez se transforma em nitratos (NO3). A amónia e os nitritos devem estar a zero, pois são tóxicos para os peixes. Os nitratos, é normal que haja um valor algo acima do zero, mas devem ser mantidos mais próximos de zero. No teu caso, está já afastado. O que correu mal? Teres colocado peixes tão cedo e tantos para um aquário pequeno (acredita, eu percebo-te quando ficas confuso como apenas 5 peixinhos pequeninos são demasiados para um aquário). Deves obedecer à regra de 1 cm de peixe (desde a cabeça até ao início da cauda, ou seja, a cauda não conta) em adulto por cada litro de água. No teu caso, têm cerca de 3 a 4 cm. O que significa que para um aquário de 17 litros brutos (menos de 15 reais) tens já 15 a 20 cm de peixes. O que fazer? TPAs (Trocas Parciais de Água) de cerca de 30 ou 40% diariamente (troca um garrafão). Não te esqueças de deixar o garrafão cheio a repousar de um dia para o outro aberto, de forma a que o cloro se evapore. Entretanto, lê este tópico que vais ver muita informação útil e sucinta para o início na aquariofilia. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Recommended Posts