Recommended Posts

Publicado

Caros amisgos

Venho partilhar convosco a evolução do meu aqua durante a fase de ciclo que faz hoje 1 mês.

Aqua: 120x40x50 (aprox. 200L)

Fundo: Fertilizante e por cima Aquasoil Africana

Filtro: EHEIM externo 2217 com massas filtrantes (mecanica e bilogica), esponjas....

Iluminação: 2xT5 de 55W (uma Flora e uma Colour) - Penso que aqui posso e devo melhorar e por isso agradecia sugestões.

Aquecimento: 25ºC com termo de 200 W.

FLora: varias Anubias nana e uma ou outra de diferente especie de anubia, 2 cabomba, 2 echinodoros, 2 valisneria, 1 hygrophila, 1 bacopa, 1 Ludwigia e mais uma ou outra cujo nome não retive. Mas está bem plantado.

Fauna: Brigada de limpeza, introduzida gradualmente em função de alguns problemas que foram surgindo e que tive a oportunidade de partilhar convosco - 1 pleco, 1 ancistrus, 2 corys e 3 SAE.

TPA: 1 vez por semana 20-30%

Testes: pH e NH4 (JBL), os restantes são da SERA.

Evolução dos parâmetros da água:

Água da torneira: pH: 7.2 e kH: 7

Água do aqua:

1ª Semana 2ª Semana 3ª Semana 4ª Semana

pH 7.0 7.2 7.4 7.4

kH 3 3 3 3

NH4(ppm) 0.4 0.2 0.2 0.2

NO2(ppm) n medi 0.5 0.2 0.0

NO3(ppm) n medi 10-25 10-25 10-25 (a cor cai sp dentro deste intervalo)

O baixo valor da dureza deve-se ao facto de ter usado inexperientemente Aquasoil que baixa significativamente a dureza da água da torneira. Penso usar Bicarbonato de sódio para a subir.

Não percebo porque o pH subiu....

Continuo com o problema das algas tipo fio de cabelo que os SAE parecem não gostar. Não sei como o resolver.

Gostaria então de ouvir comentários, conselhos e sugestões em relação a esta evolução.

Gostaria tb de saber se acham que estão reunidas as condições para começar a povar o aqua (Muito Gradualmente está claro :discuss_gathering: )

Relativamente às plantas que até são bastantes gostaria que me sugerissem melhores condições de iluminação (lâmpada, marca, potência, referência etc). Quero melhorar neste ponto.

Por fim ando a querer comprar um kit de CO2 mas não sei bem por que me decidir. Entre 150 e 250 euros o que me aconselham....? Tenho mesmo alguma urgência nisto até porque me vai baixar o pH e queria ver como o aqua estabilizava depois de introduzir o CO2, para depois então em função disso e em definitivo introduzir os peixes. Ajudem-me por favor nesta escolha. Se não for muito incómodo para vocês gostaria muito que me enviassem um link ou dois com possibilidades de escolha, que vocês com mais experiência em CO2 achassem adequados. Ou até que me recomendem uma loja que venda bons kits de CO2. Agradeço.

As vossas intervenções são todas muito importantes e muito bem vindas. Ando a procurar fazer tudo direitinho e por isso esta fase de arranque é crucial.

Obrigado desde já pela vossa atenção que se tem revelado determinante e que me tem feito gostar cada vez mais deste hobby fascinante.

cheers
Publicado:

O género de tabela que coloquei com os resultados dos testes acabou por desformatar mas penso que dá para perceber. São 4 valores para cada teste correspondendo à evolução ao longo de exactamente 4 semanas. O primeiro valor para a primeira semana, o segundo valor para a segunda semana e assim sucessivamente.

Obrigado...

ps: assim que dominar a cena das fotos meto na respectiva secção fotos do aqua para o pessoal ver.

cheers
Publicado:

Continuo a aguardar comentários meus amigos.

São sempre bem vindos...... E eu gostaria mesmo de ouvir as vossas sábias opiniões.

Obrigado mais uma vez.

Acrescento que tnho 2 troncos red moore no aqua.

;)

cheers
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!